Relatório de estágio em Matemática Ensino Fundamental II - Modelo UnoparAnhanguera

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Matemática

Documento 1

RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS A leitura do artigo Estágio Supervisionado em Matemática: Significados e Saberes sobre a profissão docente de autoria de Fillos e Marcon, como o título infere, apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou compreender os significados e saberes construídos pelos acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Matemática na realização do Estágio Supervisionado e suas implicações para a futura atuação profissional. A partir da leitura e dos dados apresentados é pertinente afirmar que as contribuições deste estudo oferecem aos acadêmicos, uma reflexão sobre o papel do estágio e sua relevância na formação do futuro docente. Na introdução do artigo, os autores chamam atenção ao lembrarem que “aprender a ser professor é um processo que vai muito além dos conhecimentos específicos e pedagógicos com os quais os estudantes entram em contato nas licenciaturas, estando relacionado também com uma diversidade de outros conhecimentos que se aprendem na inserção em um ambiente de trabalho e na interação com os pares”.

Diante de tal pressuposto é pertinente complementar afirmando que o trabalho docente é bastante amplo. Entre suas principais atribuições, está a formação de cidadãos e também a formação para o mercado de trabalho. RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) O Projeto Político Pedagógico é documento fundamental que norteia as ações que constituem a identidade da instituição de ensino. Este é construído por todos que estão envolvidos no decorrer do processo. No PPP da Escola, é possível encontrar descrito dificuldades, desafios e oportunidades enfrentadas diariamente na rotina educacional. É nele que estão definidas concepções importantes, que orientaram todo o processo de ensino aprendizagem dos profissionais que atuam nesta instituição. Enquanto missão, o PPP da Escola de Ensino Fundamental XXXXXXXXXXXXXXX destaca a importância de oportunizar uma educação alicerçada na conservação de valores humanísticos e éticos em um ambiente dinâmico e integrador para formar alunos com autonomia intelectual e condições de prosseguir na vida acadêmica.

Já o final do ano letivo 2022 ocorrerá em 19 de dezembro. A Secretaria Municipal de Educação oferta formação continuada para os professores, bem como os coordenadores internos que criam grupos de estudos na finalidade de construir e socializar conhecimentos. RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE O planejamento anual tem como função definir o que será ensinado e com qual objetivo. Ele busca explicitar o que se espera de cada professor e turma ao final do ciclo anual de ensino e os métodos que serão utilizados. Desta forma, o documento analisado promete aprofundar os conhecimentos e estabelecer estratégias para a utilização das práticas da cultura corporal do movimento humano nas diferentes fases da vida e os conteúdos selecionados para serem abordados durante o ano letivo corroboram com a proposta.

No caso dos livros, este são utilizados comumente em sala de aula, porém o Data show, notebook e caixa amplificadora, além da sala, são usados no pátio em apresentações realizadas com plateias. Foi possível observar que o professor, ao escolher os recursos didáticos, consideram a adequação às habilidades que se quer desenvolver (cognitivas, afetivas ou psicomotoras) além do baixo custo e manipulação acessível, haja vista que se trata de uma escola pública e as verbas são bastante limitadas. A escola dispõe de alguns materiais direcionados aos alunos com necessidades educativas especiais: com diferentes tipos de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, exemplo de tabuada em EVA, caixa Montessori, caixa silábica, trilha dos seres vivos, painel de votação digital, roleta silábica, baú para contação de histórias, mapa-múndi interativo, tabela periódica digital, lupas e quebra-cabeças de Placas tectônicas, régua de madeira, material dourado, separador para material dourado, ábaco, jogo da memória e jogo pulga maluca.

PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC Aspectos Especificar Tema contemporâneo transversal a ser abordado Meio ambiente A quem será destinado Alunos do 6 º ano Tempo de duração Duas aulas Objetivos • Conscientizar da importância da preservação do meio ambiente e vivenciar brincadeiras com materiais produzidos por ele mesmo; • Conhecer as complicações de um descarte não adequado, meios de reutilizar materiais e como produzir algo por meio de produtos que a princípio não iriam ter mais utilização; • Entender e refletir a importância de preservar o meio ambiente, as consequências da não preservação. Ter a consciência de que nossos atos podem interferir em outros seres vivos, como o descarte inadequado de plástico, poder transmitir os conhecimentos adquiridos aos familiares e conhecidos.

O professor informou que a sua rotina não é diferente dos demais colegas, o seu tempo é dividido entre o planejamento e execução das aulas, correção de provas e atividades e a participação em reuniões da instituição. No desenvolvimento das atividades de ensino utiliza vídeos, livros didáticos, computadores com acesso à internet para a realização de ´pesquisas. O profissional lembrou que trabalhou recentemente nas turmas do sexto ano uma sequência didática com o tema História da Matemática e que foi muito proveitoso. Não é comum desenvolver atividades voltadas para temas específicos, como “cultura afro-brasileira e africana” e “cultura indígena”, entretanto quando são desenvolvidos projetos interdisciplinares, atividades mais voltadas para a área da exata são desenvolvidas pelo professor de matemática.

A Secretaria Municipal tem oferecido suporte às escolas da rede para o desenvolvimento dos Temas Transversais Contemporâneos, por meio de doação de materiais pedagógico e alimentação para a culminância. Na escola, temas transversais são trabalhados envolvendo crenças, as etnias, as raças no cotidiano escolar, embora não seja trabalhado por todos os docentes. Na maioria das vezes esses temas são empregados em forma de projetos, mas eles são tão importantes que deveriam fazer parte do currículo, ser tratado como matéria e não como algo extra. Trabalha-se os temas transversais (que podem ser estudados em várias disciplinas) e algumas turmas falaram sobre o armazenamento do lixo, a contaminação e a importância da separação, da coleta seletiva.

Os professores também inseriram na escola os conteúdos da cultura Afro brasileira e africana dentro de seus Planos de Trabalho Docente. Salienta-se ainda que estes temas são debatidos junto a todos os professores e funcionários nas Semanas Pedagógicas, levando em consideração que o negro brasileiro faz parte da cultura deste país, quebrando alguns preconceitos que ainda hoje existem em nossa sociedade. As formações para conhecimento do documento ocorreram no período das férias escolares mais intensamente, desde o início do semestre letivo ocorrem de acordo com a disponibilidade dos profissionais. No que diz respeito ao material didático adotado pela escola o mesmo se encontra atualizado para atender às diretrizes da BNCC, tendo os professores recebido uma formação adequada acerca do mesmo e de como implementá-lo em sala de aula, esta ocorreu na própria escola antes do início do ano letivo.

Outro desafio tem sido o processo de atualização do PPP da escola a fim de alinhá-lo às diretrizes da BNCC, este processo exige muita dedicação da equipe gestora e dos docentes que vem se reunido acerca das adaptações e alterações necessárias, especialmente ao que diz respeito ao processo de revisão curricular dos componentes curriculares. Visto que, estes educadores que vivenciam a realidade da sala de aula são os mais capacitados a auxiliarem neste processo de acordo com a disciplina ou turma em que atuam. A referida participação se dá a partir de reuniões pedagógicas, rodas de conversas e do envio de sugestões à equipe gestora por parte destes educadores. A educadora ainda informou que, todas as escolhas relacionadas ao processo avaliativo, se dão por meio do compartilhamento de informações entre os profissionais da Instituição de ensino, bem como que sempre que sentem necessidade é aberto um espaço destinado a elaboração colaborativa dos referidos instrumentos avaliativos que são utilizados pelos educadores de uma mesma área na escola.

Restou ainda evidente no decorrer das conversas que culminaram na realização deste estágio e dos relatos aqui apresentados que no que diz respeito às avaliações ocorre uma busca constante da intensificação do protagonismo dos alunos no referido colégio. Visto que, é preciso que os estudantes sejam entendidos enquanto o centro de todo o processo de ensino-aprendizagem, sendo necessária a utilização de metodologias e avaliações que favorecem essa personalização. Já que a partir das alterações ao longo do tempo o professor já não é mais compreendido como o único detentor de todo o conhecimento. Contudo, a avaliação é uma maneira de obter informações e avaliá-las para tomar decisões no futuro. O coordenador também atende individualmente os professores, conforme as demandas.

Quanto a orientação e acompanhamento da disciplina, ele orienta os professores tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e a Proposta Curricular. Essa orientação ocorrer através de formações, pois o profissional da educação precisa se adequar, se preparar para fazer parte de uma equipe que trabalhe com excelência. Quando identificado uma fragilidade, o pedagogo tem autonomia para além de orientar o trabalho docente, contribuir com o processo de formação do professor. É importante destacar que a relação da direção com a equipe pedagógica é importante para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar, é extremamente importante que ambos consigam desenvolver trabalho em equipe. Com a exploração do Geogebra no ensino da matemática são criadas oportunidades a fim de tornar os alunos mais ativos na sua aprendizagem, além disso proporciona uma maior aproximação entre o professor e o aluno na busca do conhecimento dos conteúdos.

As experiências obtidas com a observação e a participação foram cruciais na preparação para a etapa da regência. Durante essa etapa foi possível compreender como se desenvolve o processo educativo no contexto escolar, considerando os aspectos comportamentais, didáticos e conteudistas. Desta forma, a é pertinente afirmar, numa avaliação geral do estágio, que as vivências foram muito válidas e enriquecedoras, pois no curso deste evento foi possível acompanhar a forma de trabalho dos professores, seus métodos de desenvolvimento do conteúdo, sempre fazendo com que o aluno desenvolva sua criatividade, imaginação e senso crítico. Por fim, é importante destacar que mediante a observação do trabalho docente do professor regente possuem um ótimo domínio de sala, uma boa dicção, conseguem se comunicar e articular bem, postura que favorece o aprendizado dos alunos.

Blog Canal do Educador. Disponível em: https://educador. brasilescola. uol. com. br/exercicios-trigonometria/ Imprimir o exercício e solicitar que os alunos respondam. Fazer a correção. Avaliação: Será realizada mediante observação do desenvolvimento das atividades propostas individualmente e em grupo. Referências SOUZA, Joamir Roberto de. Multiversos Matemática. Recursos Slides, Notebook, Data Show, material impresso, lousa, pincel, caderno, caneta Avaliação Atividade: Organização de um seminário a ser apresentado na aula seguinte. Avaliação: Será realizada mediante observação do desenvolvimento das atividades propostas individualmente e em grupo. Referências SOUZA, Joamir Roberto de. Multiversos Matemática. São Paulo. Avaliação Atividade: Seminário Avaliação: Empenho e desempenho na apresentação dos seminários Referências NOÉ, Marcos. Plano de aula: trigonometria no triângulo retângulo e no triângulo qualquer.

LINK SOUZA, Joamir Roberto de. Multiversos Matemática. São Paulo. uol. com. br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-equacao-2-grau. htm#questao-395) Avaliação: Será realizada mediante observação do desenvolvimento das atividades propostas individualmente e em grupo. Referências SOUZA, Joamir Roberto de. com. br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-as-grandezas-diretamente-proporcionais. htm Recursos Exercícios impressos Avaliação Atividade: Exercício Avaliação: Será realizada mediante observação do desenvolvimento das atividades propostas individualmente e em grupo. Referências SOUZA, Joamir Roberto de. Multiversos Matemática. Destacou que os educadores elaboram os planos de aula considerando os objetivos que pretendem alcançar. Além disso, pontuou que na estrutura deve conter obrigatoriamente os conteúdos que serão ministrados, as características e ainda o nível do desenvolvimento e os conhecimentos prévios de cada turma, bem como, definir quais os assuntos presentes nos materiais didáticos e que de fato serão explorados e quais os trabalhos/atividades deveram ser realizados e apresentados.

Sempre considerando neste contexto os recursos que são disponibilizados por cada instituição destinados a realização das tarefas previstas. De posse de um notebook, o estagiário apresentou visualmente os referidos planos, momento em que a regente analisou cada um deles individualmente. A cada plano visualizado alguns apontamentos eram feitos e informações novas de como aplicá-lo eram apresentadas. Objetivos propostos nos planejamentos foram alcançados, embora houve situações esporádicas de alunos fazendo gracinhas tentando desviar o foco da aula. Nada de mais que com uma conversa amistosa não pudesse retomar o controle da situação. A respeito dos encaminhamentos metodológicos, estes foram importantes na execução das aulas e, mostraram -se eficazes no desenvolvimento dos temas abordados. Quanto a fixação dos conteúdos, foram utilizados exercícios com problemas e trabalhos em grupo.

Numa autoavaliação, entende-se que a experiência docente na regência foi bastante produtiva. Notou-se claramente a contribuição que o estágio fornece, pois através dele é possível moldar-se novas estratégias para resolução de problemas que talvez não fosse possível imaginar que tivesse na área profissional. REEFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

200 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download

Documentos semelhantes

Ensino da matemática

Palavras: 35475

Páginas: 129

Portifolio unopar

Palavras: 1375

Páginas: 5

ProInter 2019 e Desafio profissional

Palavras: 1375

Páginas: 5

PROINTER 1 e DESAFIO PROFISSIONAL

Palavras: 1375

Páginas: 5

Revolução industrial

Palavras: 2475

Páginas: 9

Portfólio calçados sustentáveis

Palavras: 2750

Páginas: 10