RELATÓRIO DE ESTÁGIO DAPTADO A PANDEMIA IBRAFABRAS - LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Religião

Documento 1

RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE A CONCEPÇÃO DE CIDADANIA E DEMOCRACIA DENTRO DA ESCOLA. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE O FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO DO ESTADO, DA ESCOLA E DA FAMÍLIA. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE O PAPEL DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E CURRÍCULO (OBSERVAR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO) 7 6. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OBJETIVOS DO ENSINO E A SELEÇÃO DE CONTEUDOS SIGNIFICATIVOS NAS CATEGORIAS: CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL. As 10 competências da BNCC) 8 7. Essa participação efetiva deve ser estimulada e permitida pela equipe gestora da instituição escolar permitindo a participação nas decisões, bem como a autonomia de professores e alunos na construção do processo de ensino aprendizagem.

No espaço educacional onde os discentes se apropriarão do conhecimento historicamente acumulado, priorizando a prática social a escola não pode estruturar seu trabalho e as relações humanas em bases autoritárias. Somente é amparado o direito do cidadão autonômo quando este usufrui da oportunidade apreender e aprender sua prática social e educativa por meio da socialização. A democracia é o conceito chave na construção e garantia da cidadania. Democracia e participação são as condições básicas para a gestão eficiente da escola, que têm como princípio básico o treinamento crítico, reflexivo e participativo dos cidadãos pertencentes à comunidade escolar. Esse tema parece bem polêmico e amplo a ser debatido em sua dinâmica, pois há várias visões sobre fracasso e sucesso escolar.

Além de envolver a escola, a família e a sociedade. Desta forma, apenas breves considerações serão feitas aqui a respeito. Primeiro, é importante entender o conceito histórico de fracasso escolar. Assim, Bossa (2002 apud Jamar, Garcia e Silva, 2014 p. Desta forma, um currículo compreende conhecimentos, ideias, valores, hábitos, convicções, técnicas, recursos, artefatos, procedimentos, símbolos, etc. Ao pensar no professor como mediador do currículo, logo se entende que esses profissionais são agentes de construção e execução, portanto, parte importante neste processo. O Projeto Político Pedagógico que é construído dentro da escola com a participação da equipe gestora, professores e comunidade escolar é considerado a espinha dorsal da escola, sendo assim o currículo deve estar alinhado aos princípios norteadores constante no PPP.

O currículo escolar apresenta as experiências de aprendizagens implementadas pelas instituições escolares e que deverão ser vivenciadas pelos estudantes. Nele estão elencados os objetivos, conteúdos, metodologias e avalição que serão abordados ao longo do ano letivo e que auxiliarão no processo de ensino-aprendizagem nos diferentes níveis de ensino. Juntas elas oportunizam o aluno apropriar-se integralmente do conteúdo que esta sendo ministrado pelo docente nas respectivas disciplinas. Lopes (2001) conceitua as categorias de conteúdos Conceitual, procedimental e atitudinal. Aos conteúdos conceituais o autor lembra que este está relacionado aos conhecimentos que o professor detém e transmite de forma teórica ao aluno. Enquanto o procedimental permite a autonomia na construção do conhecimento ao permitir um contato mais direto com o objeto de pesquisa.

Por fim, o conteúdo atitudinal é formado pelas normas e valores que, através da função socializadora e mediadora da escola, possibilitam ao aluno diferente leituras e interpretações do mundo em que se vive. Aquela que tem como bandeira o combate á exclusão social e que possa, ao mesmo tempo, trabalhar a relação escola-aluno-família, possibilitando que a comunidade escolar participe de forma assídua a todos os interesses que envolvam o bom andamento do ensino aprendizagem e do sucesso escolar em geral. E propondo colaborar com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, tendo em vista que o homem é um ser ativo, social e histórico Bock (2002) enfatiza que a psicologia no âmbito da educação foi construindo formas de compreensão do ser humano, cujas condutas no espaço escolar são compreendidas a partir das relações que se estabelecem entre si, e dando atenção às diferentes subjetividades construídas na relação com a cultura e a sociedade.

Para o autor é da psicologia que o sujeito começa a relacionar-se com o mundo, tendo em vista que a escola é responsável pela construção, elaboração e difusão do conhecimento, formando cidadãos críticos capazes de lidar com os desafios da época bem como com as influencias interpessoais deparadas em diferentes pessoas e situações. Percebe-se que as relações interpessoais e a aprendizagem possuem características em comum, para que venham acontecer é necessário pelo menos duas pessoas, portanto em um ambiente escolar ela se faz fundamental devido os grandes desafios cotidianos que a escola enfrenta. Nesse mesmo sentido, Goergen (2005) defende que o sujeito não forma a sua identidade a partir de um impulso subjetivo, mas a partir da relação intersubjetiva com o outro, no meio social no qual vive.

Ainda cabe ao gestor a função de trabalhar com os conflitos e as diversidades de personalidades, vez que cada indivíduo traz para o convívio social e escolar suas peculiaridades e culturas, então o gestor deve estar preparado para buscar alternativas que atenda o interesse de todos, e principalmente compreender que o sucesso escolar depende da participação efetiva de todos os profissionais, incluindo vigias, merendeiras, pessoal de apoio, agentes administrativo, enfim estabelecer um convívio de harmonia e conscientização em prol de uma educação de qualidade. Baseado no texto acima, estabeleça a importância das Relações Interpessoais no âmbito escolar e cite algumas intervenções que poderão serem realizadas para eventuais problemas na relação aluno-professor-gestor. A boa relação interpessoal é algo de grande relavãncia na vivência e na convivência em todos os ambientes e segmentos da sociedade.

Por tanto, deve ser alimentada dia a dia , e na escola é construída com dialogo interativo concomitantemente com a transmissão do conhecimento sistematizado. Desta forma, professores e quipe gestora devem lidar e trabalhar na perspectiva do fortalecimento dos laços afetivos interpessoais. São Paulo: Summus, 1997. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017 BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. LOPES, M I. Critérios para seleção de conteúdos. Anápolis-GO 2001. Disponível em :< cepedgoias. com. CARVALHO, M. A. B. O currículo escolar e sua possível contribuição para uma educação crítica. In: PARANA. Organizar a turma em grupos de 4 alunos para que elaborem e escrevam suas respostas às questões-desafio. Essas respostas constituirão as hipóteses dos alunos que poderão confirmadas, complementadas ou refutadas no segundo momento da aula.

QUESTÕES-DESAFIO 1) Uma pessoa ao se levantar de manhã, coou o café, adoçou-o com açúcar, em seguida, separou o feijão das pedrinhas. Foi ao quintal, lavou as roupas e as colocou para secar ao sol. Resolveu, a seguir, limpar a sala usando um aspirador de pó. htm. O texto aborda os conceitos de substância pura e mistura, fazendo a caracterização de cada uma e as distinções pertinentes. Questões para discussão do texto 1 1- O que se deve considerar ao analisar se um determinado tipo de material/matéria é um substância pura ou uma mistura? 2- O que diferencia as substâncias puras simples das compostas? 3- Exemplos de substâncias puras e misturas. Exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas. Atividade 4 Texto 2 - Separação de misturas heterogêneas Disponível no endereço http://www.

deboni. he. com. br/tq/experimentos/misturas4. htm Material: Misturas de água e sal, água e areia, arroz e sal, arroz e feijão, ferro e arroz, óleo e água, béquer, peneira, lamparina, tripé, funil, papel filtro, proveta, imã, papel toalha, espátula, tela de amianto. Roteiro para elaboração do relatório da atividade experimental TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência. RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados. INTRODUÇÃO: Descrição da teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese das fontes consultadas. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.  Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária do aluno, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem.

• Referências: DIAS, Diogo Lopes. Substâncias puras e misturas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola. uol. Em que situações do cotidiano utilizamos os processos de destilação e filtração? Atividade 4 Separando a água por infiltração e destilação Forme grupos de cinco alunos. Etapa 1: Situação-problema João estava brincando na praia e encheu duas garrafas de 2 litros e levou para casa. Em uma garrafa ele colocou água do mar e na outra areia e água da torneira. Quando em casa, sua mãe, que estava terminando a limpeza,comentou: _ João, acabou a água das torneiras de casa. Eu precisava de um pouco de água para terminar de limpar o chão. Fique atento a cada etapa do processo. Após visualizar a simulação, escreva um amensagem para João , na folha de resposta, indicando qual processo que ele pode utilizar para separar a água do sal.

Etapa 5: Finalização: João seguiu suas orientações, a água foi separada! Encha o balde com água para a amãe de João terminar de limpar a casa.  Atividade 6 Imprima, o material abaixo e comente com os alunos que João utilizou a filtração para separar a água da areia e a destilação para separar a água do sal. Pergunte para os alunos: A filtração é diferente da destilação simples? Por quê? Peça agora para eles escreverem três características da filtração e três da destilação. Por isso, nosso país recebe grande quantidade de calor durante todo o ano, o que favorece essa grande diversidade. Veja, no mapa a seguir, Apresente mapas que dê exemplos dos principais ecossistemas encontrados no Brasil.

Floresta Amazônica Estende-se além do território nacional, com chuvas frequentes e abundantes. Apresenta flora exuberante, com espécies, como a seringueira, o guaraná, a vitória régia, e é habitada por inúmeras espécies de animais, como o peixe boi, o boto, o pirarucu, a arara. Para termos uma ideia da riqueza da biodiversidade desses ecossistemas, ele apresenta, até o momento, 1,5 milhões de espécies de vegetais identificadas por cientistas. O pantanal é escolhido como pouso de milhões de pássaros, entre eles o tuiuiús, a ave símbolo da região. Os cervos do pantanal, bem mais raros, também fazem parte da fauna local. Campos sulinos Os campos sulinos são formações campestres encontradas no sul do país, passando do interior do Paraná e Santa Catarina até o sul do Rio Grande do Sul.

Os campos sulinos são conhecidos como pampas, termo de origem indígena que significa "regiões planas". Em geral, há predomínio das gramíneas, plantas conhecidas como grama ou relva. Como exemplos de plantas características da restinga podemos citar: sumaré, aperta goéla, açucena, bromélias, cactos, coroa de frade, aroeirinha, jurema e taboa. Manguezal A costa brasileira apresenta, desde o Amapá até Santa Catarina, uma estreita floresta chamada manguezal, ou mangue. Esse ecossistema desenvolve-se, principalmente, no estuário e na foz dos rios, onde há água salobra e local parcialmente abrigado da ação das ondas, mas aberto para receber a água do mar. Os solos são lodosos e ricos em nutrientes. Os manguezais são abrigos e berçários naturais de muitas espécies de caranguejos, peixes e aves.

Entre outros tipos de árvores abriga o pinheiro do paraná, também conhecido como araucária. Da sua fauna destacamos, além da ema, a maior ave das Américas, a gralha azul, o tatu, o quati e o gato do mato. O professor deverá solicitar que os alunos façam a leitura do texto e destaquem as palavras desconhecidas por eles/as. A seguir, eles/as serão orientados pelo professor a procurar o significado dessas palavras em um dicionário.  Atividade 2 Concluindo o momento da aula anterior, cada um dos trios deverá ser orientado pelo professor a, responder o questionário abaixo: Responda: 1 – Qual o bioma predominante na região nordeste do Brasil? Resposta: Caatinga 2 – Complete: a Mata Atlântica está sendo destruída. Vegetação de gramíneas.

– Como se chama a vegetação do Sul do país? Resposta: Campos 6 – Complete: a Mata de Cocais é um pequeno bioma localizado. No Norte brasileiro, perto da linha do Equador. Não existe esse bioma. Na fronteira do Nordeste com o Norte, área do estado do Maranhão. Material Figuras de plantas e animais dos ecossistemas brasileiros (previamente selecionadas pelo/a professor/a) Papel pardo (para a elaboração dos cartazes) Fita crepe Procedimento Cabe ao/a professor/a expor as figuras aos alunos para que os/as mesmos/as selecionem algumas delas para serem coladas no papel pardo. Alguns espaços devem ser preservados entre as figuras. Nesses espaços, os/as alunos/as devem apresentar informações básicas sobre os animais ou as plantas às quais as figuras são referentes, concluindo, assim, a elaboração dos cartazes.

Cada trio deverá, então, apresentar seu cartaz aos demais. Nesse momento da aula, o/a professor/a poderá complementar a descrição, caso exista elementos que não foram abordados pelos grupos. asp Atividade 2 Apresente as seguintes definições para os alunos: A energia eólica, que é a energia A energia elétrica, que é a energia cinética originada pelo vento, pode ser utilizada para realizar trabalho e pode ser transformada em outras formas de energia: mecânica ou elétrica. A energia potencial gravitacional está associada à altura de um corpo em relação a um nível de referência, que pode ser o solo, por exemplo. A energia cinética está associada à velocidade do corpo. A soma das duas energias é a energia mecânica total do sistema. Organize grupos de trabalho e disponibilize os materiais e as instruções dos experimentos para cada agrupamento.

Discuta: Quais as transformações de energia observadas?  Atividade 5 Levante a seguinte questão para a turma: Em sua opinião, qual seria a melhor forma de se gerar energia elétrica? Aponte que em todas as formas de geração de energia podem-se levantar pontos positivos ou negativos. Os grupos devem, então, voltar a reunir-se e fazer a sua indicação. Combine com a turma que será organizado um debate como se eles estivessem defendendo um investimento financeiro no tipo de usina escolhida. Para isso, deverão preparar-se pesquisando os argumentos prós e os contras, usando a Internet, além dos argumentos já elencados por eles. Nesse debate, eles deverão ter informações suficientes para defender a sua usina e apontar por que as demais não são as mais indicadas.

Lance outras perguntas, como: O que vocês observam no mapa brasileiro? Por que será que os biomas brasileiros são tão importantes? Após a discussão, comente com os alunos que eles irão desenhar alguns personagens de umas espécies bem interessantes. Imagem disponível em: https://crbio04. gov. br/noticias/campanha-da-fraternidade-tem-como-tema-os-biomas-brasileiros/  Atividade 3 Leia a pergunta para os alunos. Não se preocupe em obter respostas corretas, neste momento apenas instigue-os a pensar no assunto. Moro em áreas florestais. Aqui as árvores são muito altas e fazem uma sombra muito boa. Xiu! Silêncio! Eu vivo fugindo da onça-pintada. Não faço nenhum mal para ela, mas a feroz vive andando pela floresta querendo me comer. TEXTO 2 Oi! Sou uma planta muito forte e resistente, pois consigo habitar em lugares muito quentes.

As pessoas me acham muito bonito. Deve ser por minha cor dourada ou porque tenho uma juba que lembra o rei da selva. Acredita que até colocaram uma foto minha em cédulas de dinheiro? Talvez seja porque está ficando difícil de me encontrar, igual o dinheiro. Então, já sabem quem eu sou? Isso mesmo, eu sou o mico-leão-dourado. Adoro ficar sobre as árvores para me alimentar e fugir de predadores. TEXTO 5 Olá! Meu nome é lobo-guará. Sou o maior canídeo da América do Sul. Posso atingir até 90 centímetros de altura e 30 quilos. Sou fácil de ser reconhecido por minha pelagem avermelhada e minhas longas pernas. Sou um lobo diferente: geralmente vivo solitário, me alimento de frutos, além de carne. • Componente curricular: Ciências • Série 8º ano • Tema da aula A célula • Campo de Experiências Não há  Habilidades BNCC Não há • Orientações O professor levará o aluno a conhecer as origens das células humanas.

Atividade 1 ESTUDANDO A CÉLULA. Não é só a curiosidade é a necessidade de compreender a natureza que fazem cientistas estudaram a célula. Estudando as células eles descobriram que quando há problemas em seu funcionamento, podemos ficar doente. Esse estudo ajuda. A turma pode ser dividida em duplas, sendo proposta que os mesmo façam maquetes relacionadas as imagens abaixo para que depois seja apresentada na turma. • Recursos Imagens, lousa, pincel, apagador, equipamento multimídia, lápis, caderno, xamex, borracha, atividade de fixação no final de cada conteúdo apresentado, materiais para a confecção das maquetes. etc. • Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária do estudante, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem.

 Componente curricular Ciências • Série 8º ano  Tema da aula Entendendo a puberdade  Campo de Experiências Vida e evolução  Habilidades BNCC (EF08CI08) - Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. As respostas às dúvidas e curiosidades dos alunos serão discutidas e as dúvidas esclarecidas ao longo do desenvolvimento das aulas, sem que o aluno, autor da pergunta seja identificado.  Atividade 2 Desenhe o contorno de um corpo de menino e outro de menina com idade aproximada a de seus alunos, em tamanho natural. É interessante que estes desenhos sejam apresentados prontos à turma para que os alunos não os identifiquem consigo mesmo ou com o corpo dos colegas, pois isso pode causar constrangimento ao realizar a atividade.

A seguir dívida a turma em dois grupos compostos de meninas e de meninos. Distribua um desenho para cada grupo e peça que preguem os cartazes numa parede da sala. Ela produz um tipo de hormônio que estimula as mudanças no corpo do adolescente. Essas mudanças preparam os jovens para a reprodução. O hormônio chamado testosterona, produzido nos testículos, induz a produção de espermatozoides no corpo dos meninos. Nos ovários, o hormônio chamado estrogênio induz a liberação de óvulos no corpo das meninas. Nas meninas inicia-se o amadurecimento dos óvulos, os quadris se alargam e ocorre a menarca, primeira menstruação, que é um fluxo sanguíneo eliminado por meio da vagina. Acontece nas meninas, geralmente, por volta dos 12 anos de idade, mas pode variar entre os 8 e os 16 anos.

Substâncias químicas segregadas pelo sistema endócrino responsável pelas mudanças biológicas ocorridas na puberdade. Órgãos que produzem os hormônios. Nome da primeira menstruação. Ocorre nas meninas um alargamento dessa parte do corpo durante a puberdade. Os cuidados higiênicos de modo geral são essenciais. Cuidados em relação ao corpo: Tomar banho diariamente ou mais de uma vez por dia, se necessário. Usar desodorante nas axilas. Trocar roupas suadas por limpas. Cuidados em relação aos pés: Trocar as meias todos os dias e usar meias de algodão que absorvem melhor o suor. Finalizado o trabalho os alunos podem distribuí-lo entre os colegas de outras turmas da escola. Converse com os alunos sobre as características de um manual.

Este gênero textual deve conter informações curtas e ilustrações atrativas, neste caso com informações sobre: Cuidados em relação ao corpo Cuidados em relação aos pés Cuidados em relação à pele do rosto Cuidados especiais que as meninas devem ter durante os dias de menstruação.  Atividade 6 Proponha uma investigação sobre as características dos adolescentes de ontem e da atualidade. Peça a cada aluno para escolher uma pessoa de gerações anteriores: conhecidos ou familiares para entrevistar.  Atividade 2 Pergunte aos alunos: O que são fontes alternativas de produção de energia? Cite exemplos. Porque é que a energia alternativa é importante? Permita que os alunos exponham seus conhecimentos prévios. Questione: Quais as diferenças entre a energia sustentável, renovável e limpa? Após expressarem suas ideias, esclareça as possíveis dúvidas e solicite aos alunos para que, a partir da compreensão que tiveram sobre assunto, façam uma síntese explicativa e ilustrativa.

 Atividade 3 Oriente os alunos para se organizarem em grupos A partir dos exemplos citados pelos mesmos na atividade anterior, oriente os grupos para que façam uma pesquisa em sites de busca na internet. Pergunte aos alunos: Como funcionam os processos de produção e transmissão de energia nas principais fontes alternativas? (Destaque as fontes de energia eólica, solar e biomassa). Durante a peça teatral os protagonistas devem envolver todo o grupo de alunos e levantar questões relacionadas as ondas eletromagnéticas. Podendo o professor direcionar as questões numa sequência que propicie o entendimento do assunto abordado. Motive os alunos a levantarem hipóteses e ajude-os a chegarem numa explicação razoável, que contemple a opinião da maioria e que esteja correta dentro dos conceitos da ciência.

 Atividade 2 Após a sugestão da atividade anterior, os protagonistas do teatro podem responder as questões abaixo: Quais são os aparelhos que funcionam em qualquer lugar? Quais são os que dependem de sinais de rádio, televisão e por isso quando distantes das antenas de transmissão não funcionam? Quando seus avós eram jovens que aparelho de comunicação era novidade? E atualmente, o que há de mais moderno em comunicação? Quem sabe a diferença de funcionamento de um telefone fixo para um celular?  Atividade 3 Peça que os alunos expliquem o funcionamento de um aparelho eletrônico de comunicação que recebe sinal por ondas eletromagnéticas, elaborando um pequeno parágrafo, exercitando assim a linguagem escrita,ou seja , a produção de texto.

Questões norteadoras: Poderíamos separar, dentre os aparelhos citados, aqueles que recebem a comunicação por meio de ondas eletromagnéticas? Qual entre os aparelhos eletrônicos citados ao longo da discussão é mais eficaz na comunicação? Os alunos perceberão a quantidade de aparelhos de comunicação que existem e normalmente terão muitas dúvidas quanto ao funcionamento da maioria. Leia o tema da aula e comente que eles serão os cientistas responsáveis pela elaboração de um modelo científico que explicará “do que a matéria é feita”.  Atividade 2 Pergunte aos alunos se eles já tentaram explicar o que é matéria e do que ela é composta. Peça para que compartilhem suas experiências. Você pode usar questões como: Matéria tem peso? Matéria tem volume? Ocupa lugar no espaço? Ela pode ser dividida? Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Hoje vocês serão como os cientistas e filósofos da Grécia antiga.

Vocês vão elaborar um modelo científico que explique do que a matéria é formada com base nas mesmas observações feitas pelos filósofos gregos. Enquanto um anota as observações no material de apoio impresso, os outros observam e criam hipóteses de como a matéria é formada. Caso seja possível, leve mais de um material que possa ser triturado e lixado, para que os alunos tenham experiências diferenciadas com formações de pó que levarão à mesma conclusão. Oriente que eles sigam as instruções para a construção do modelo científico e utilizem a folha guia sobre a metodologia científica. Peça para que validem as hipóteses utilizando o modelo. Durante a atividade, pergunte: Será que existe um limite para estas divisões sucessivas da matéria? O que aconteceu com a aparência da matéria inicial depois das divisões? Se fosse possível dividir ainda mais o pó até que restasse uma única partícula, o que isso representaria? Atividade 5 Guia para a construção do modelo Qual é o fenômeno que vocês vão modelar? ___________________________________________________________________________ O que vocês conhecem sobre objeto de estudo? Baseado no que vocês conhecem, criem hipóteses que podem explicar sucintamente do que a matéria é feita.

Após a discussão e registro das questões no caderno, solicite que os alunos apresentem suas ideias. Atividade 2 Apresente o vídeo na sala de aula - Primeira Lei de Mendel, disponivéis em: Parte 1. Disponível em: http://www. youtube. com/watch?v=tfjDJE4kWhM Parte 2. Oriente-os que deverá ser feita uma paródia com o tema: A primeira Lei de Mendel. Estipule um prazo para a apresentação. Reserve um espaço para essa apresentação Atividade 4 A aula pode ser iniciada com uma breve revisão dos conceitos das aulas anteriores em seguida pela introdução do tópico análise de genealogias, feita através das perguntas provocativas: "Como podemos estudar as características aos longo das gerações?", "Será que Mendel já sabia o que era o gene em sua época? Como ele fazia para analisar seus experimentos?".

Os tópicos abordados neste parte da aula podem ser: Heredogramas: o que são, quais são seus símbolos e o objetivos 1ª Lei de Mendel: definição, exemplos, experimentos de Mendel. Tipos de herança: alelos múltiplos, co-dominância, genes letais. Compreender como os organismos são classificados e conhecer as categorias taxonômicas. Conhecer a história da classificação dos seres vivos, quem deu início a essa classificação e os pesquisadores que deram continuidade a essa prática. • Habilidades BNCC (EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

Orientações Atividade 1 A introdução ao contéudo ocorrerá de forma exposistiva e interativa mediante discussões sobre a diversidade de seres vivos que existem. Peça aos alunos que citem os nomes de seres vivos que conhecem ou já ouviram falar.    A intenção desse jogo não é gerar competição entre os alunos, mas despertá-los para identificar os erros existentes nos nomes científicos. No final dessa atividade os alunos terão interagido durante o apontamento dos erros e das correções dos nomes científicos apresentados pelo professor. Atividade 3 Questões 1. Propriedade que melhor se aplica a um ser vivo: Capacidade para dar resposta a estímulos físicos ou químicos do ambiente Organização celular com núcleo envolvido por uma membrana Sua capacidade de reprodução Capacidade de sofrer modificações automáticas como resposta a estímulos Apresentar aumento de tamanho ao longo da existência 2.

Qual é a finalidade da reprodução? Recursos Imagens, lousa, pincel,apagador, lápis, caderno, xamex, borracha, etc. br) Atividade 2 Desenvolvimento da atividade prática Divida a turma em grupos de até 4 alunos; As caixas de sapato irão ser usadas na posição vertical; Corte 2 retângulos de papelão que se encaixem ao longo da caixa de papelão, formando “prateleiras” dentro dela; Use o estilete para fazer um buraco em cada parte de papelão que você cortou, de modo que eles fiquem em posições diferentes quando encaixados na caixa de sapato; Faça um buraco na parte de cima da caixa, de modo desencontrado com os outros também. Imagem disponível em: https://professoradarlenecarvalho. blogspot. com/2015/06/ Agora é hora de plantar o feijão no algodão, utilize o fundo da garrafa PET como vaso; Regue o algodão com uma pequena quantidade de água; Coloque o vaso com o feijão no fundo da caixa, embaixo de todas prateleiras feitas com papelão; Feche a caixa com cuidado e passe a fita adesiva para vedar bem; Observe o crescimento do feijão durante duas semanas, utilize 5 minutos de cada aula sua durante esse período para fazer essas observações.

Se for possível, fotografe cada observação; Depois de duas semanas, abra a tampa da caixa, veja como o feijão cresceu através dos buracos nas prateleiras, indo em direção a luz. Atividade 1. Atribuir significado das mitocrôndias e falar da inportância dela. Em seguida convoque os alunos a ssistir o vídeo disponível em: https://www. youtube. com/watch?v=2sVMcgGoZsk Atividade 2 Dando continuidade as explicações apresente a estrtura, localização e função das mitôncondrias. Orientações Se possível, ministre esta aula na sala de multimídia, se não, em sala de aula com auxílio de computador e um projetor multimídia para a projeção de um documentário e de imagens. Sugestão de leitura para o professor - https://www.

gov. br/mma/pt-br/assuntos/biodiversidade Atividade 1 Exibir o documentário disponível em: https://www. youtube. Podem pertencer a diferentes reinos biológicos: Monera – as bactérias, Protista – os protozoários, Fungi – os fungos unicelulares, e os vírus, que não estão classificados dentro de nenhum reino. Vamos conhecer um pouco mais das características morfológicas de cada um deles: a) Bactérias: surgiram na Terra há mais de 4 bilhões de anos. Suas principais características são: formados por uma única célula, por isso são chamados de unicelulares; sua célula é procarionte, por ser uma célula simples, com poucas organelas celulares e, principalmente, não ter um núcleo organizado e bem delimitado por uma membrana plasmática; medem em média, entre 0,3 e 2 micrômetros; podem nutrir-se tanto de forma autótrofa (produzindo seu próprio alimento através de processos como a Quimiossíntese), quanto heterótrofa (não produzem seu próprio alimento, sendo necessário se alimentar de algo, como por exemplo processos de decomposição); sua reprodução geralmente é de forma assexuada mas também pode ocorrer de forma sexuada.

Ilustração de diferentes gêneros de bactérias Imagem disponível em: https://pt. dreamstime. Cada vírus é formado por uma cápsula proteica, chamada de capsídeo e ácido nucléico, que pode ser tanto DNA (adenovírus) quanto RNA (retrovírus). As proteínas presentes na superfície do capsídeo são responsáveis pelo reconhecimento e pela ligação do vírus à célula hospedeira. Já o material genético atua na replicação viral. Um dos vírus mais estudados ataca bactérias, sendo chamado de bacteriófago. As proteínas presentes no capsídeo do bacteriófago reconhecem a célula da bactéria, ligando-se à sua superfície e liberando enzimas que perfuram a parede celular, permitindo que o DNA viral penetre na célula hospedeira.

Referência Lousan, Nathalie. Microorganismos e prevenção. Instituto Claro. Disponível em: https://www. institutoclaro. Para muitos desses males existem antibióticos específicos que inibem o crescimento das bactérias. Porém, as bactérias também possuem grande importância ecológica e diversas utilidades para o homem. Elas atuam na decomposição da matéria orgânica, participam do ciclo do nitrogênio, são empregadas na fabricação de remédios e cosméticos, entre outros exemplos. Muitos protistas são parasitas e provocam doenças em animais e humanos. Este é o caso da Entamoeba histolytica, sarcodíneo que provoca a disenteria amebiana, do Leishmania brasiliensis, flagelado que provoca a úlcera de Bauru, e do Plasmodium sp. Microorganismos e prevenção. Instituto Claro. Disponível em: https://www.

institutoclaro. org. “Brasil tem sétima maior taxa de gravidez adolescente da América do sul” – ONU. Disponível em: https://nacoesunidas. org/brasil-tem-setima-maior-taxa-de-gravidez-adolescente-da-america-do-sul/. Acesso em: 30 de agosto de 2019. “Gravidez entre meninas de até 15 anos diminui menos no Brasil na última década” – ONU. Acesso em: 30 de agosto de 2019. Vídeo “O sistema #7 – Falta de Planejamento” – Drauzio Varella. Disponível em: https://www. youtube. com/watch?v=yqloJ1EOcns&feature=youtu. Os alunos irão se acomodar nas cadeiras e então explicará que será abordado o tema “gravidez na adolescência” e que, para isso, irão fazer uma dinâmica que irá funcionar da seguinte maneira: Você irá soltar a música e a bexiga cheia irá passar de mão em mão, até que em determinado momento você irá parar a música e perguntará: “Como é possível evitar uma gravidez?” [o(a) aluno(a) deverá citar um método contraceptivo, se acertar, a dinâmica continua até que alguém erre ou não saiba responder.

O (A) aluno (a) que não soube responder colocará a bexiga embaixo da camiseta e então você, professor(a), irá questioná-los: • Por que você engravidou? Foi planejado? • Quais são os seus sonhos? É possível realizá-los com um bebê? • Quais são suas preocupações daqui para frente? • O que sentiu quando descobriu que estava grávida? Seu parceiro apoiou? E sua família? Atividade 2 Exiba em sala de aula o vídeo “O sistema #7 – Falta de Planejamento” – Drauzio Varella. Disponível em: https://www. youtube. com/watch?v=yqloJ1EOcns&feature=youtu. Instituto Claro. institutoclaro. org. br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/gravidez-na-adolescencia/ Acessado em 07 de Dez. • Componente curricular Biologia • Série 3º ano • Tema da aula Planejamento Familiar ou Planejamento reprodutivo Métodos contraceptivos • Objetivos de aprendizagem Reconhecer a importância do planejamento familiar Identificar os principais métodos contraceptivos • Habilidades BNCC Não há Orientações Atividade1 No Brasil, o planejamento familiar é amparado pela Lei n° 9.

Abaixo, seguem algumas questões para o questionário: • Com quantos anos você engravidou? • Quantos filhos tem? • A gravidez foi planejada? • Quanto tempo estava com o parceiro? • O parceiro assumiu a criança? Deu apoio para a mãe? • O que passou pela cabeça quando descobriu a gravidez? • Como foi a reação da família? Atividade 2 Paternidade na adolescência O período da adolescência compreende entre 10 a 19 anos e é neste período que os jovens sofrem transformações físicas, emocionais, sociais e a construção de uma identidade. Como podemos notar, a maioria das pesquisas e políticas públicas sobre gravidez na adolescência é sobre a maternidade (a responsabilidade das meninas). Pouco se fala da paternidade precoce e isso é um reflexo da sociedade machista na qual vivemos.

Prepare a sala com cartazes coloridos, com frases que quando ditas para as meninas/mulheres, as excluem como mães, porém quando ditas para os meninos/homens não possuem o mesmo efeito condenatório perante a sociedade. Promova uma reflexão e discussão sobre o quanto os meninos são responsáveis por gravidez não planejada, tanto quanto as meninas, assim como possuem responsabilidades na criação de um filho. de prevenção de gravidez e IST. SIM Atividade 3 Para finalizar o tema, peça aos alunos que formem grupos e elaborem um curta-metragem com o título “Gravidez na adolescência: novas responsabilidades e sonhos adiados”. Também devem elaborar um infográfico sobre métodos contraceptivos. Selecione os melhores trabalhos e organize uma apresentação para os alunos de ensino médio da escola, neste dia, os alunos podem distribuir o infográfico que elaboraram para os colegas, com o objetivo de prevenção de gravidez não planejada, ou ainda, infecções sexualmente transmissíveis.

Recursos Materiais de apoio impresso, lousa, pincel, apagador, caderno, caderno. Para facilitar a compreensão desse tema, o processo de desenvolvimento embrionário é subdividido em fases: segmentação, gastrulação, neurulação e organogênese. Serão estudadas ao longo das próximas aulas. Solicite que os alunos registrem tais conceitos no caderno. Neste momento, é interessante que os alunos assistam ao primeiro vídeo sugerido, pois dará uma visão um pouco mais geral do desenvolvimento embrionário. Além de relembrar o que é a fecundação e como ela ocorre, auxiliará na contextualização acerca do tempo de gestação e da diferença entre embrião e feto. Acesso em: 29 de junho de 2019. Para finalizar a aula, peça para os alunos construírem uma “tabela resumo” dos conceitos abordados.

Segue abaixo um modelo de exemplo parcialmente preenchido: Tipo de ovo Distribuição do vitelo Tipo de segmentação Exemplo Oligolécito Pequena quantidade, uniformemente distribuído Holoblástica igual Anfioxo e mamíferos Mesolécito Telolécito Centrolécito Atividade 3 Fases da segmentação Inicie esse momento com o segundo vídeo sugerido, perguntando aos alunos o que está sendo demonstrado. Ao final, é importante que reconheçam a fecundação e a segmentação com suas sucessivas mitoses. Deixe claro que nessa aula irão conhecer todas as etapas da segmentação, desde a célula-ovo até a formação da gástrula. com. br/segmentacao-holoblastica-e-meroblastica/. Acesso em: 29 de junho de 2019. Atividade 4 Nesta etapa, solicite que os alunos realizem uma pesquisa sobre quais etapas do desenvolvimento embrionário sucedem à segmentação, e quais as características básicas de cada uma delas, tais como: a quantidade de folhetos embrionários formados, presença ou não de celoma e o destino do blastóporo.

A realização e sistematização da pesquisa pode ser realizada na escola ou em casa, na forma de tabela ou seminário, de acordo com o perfil da turma e disponibilidade de recursos oferecidos pela escola. Desenvolvimento embrionário. Intituto claro. institutoclaro. org. br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/desenvolvimento-embrionario/ Acessado em 07 de Dez 2021.

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