Resumo Estudo dirigido de Imunologia básica

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Religião

Documento 1

Essas estruturas reconhecíveis pelos receptores do SI são chamado ​PAMPS ​(​Padrões Moleculares Associados ao Patógeno​). Para ser reconhecido como tal, precisa ser importante para a sobrevivência do organismo, sequências invariantes e diferentes do hospedeiro. O SI reconhece ainda moléculas endógenas liberadas por células danificadas ou mortas, são os ​DAMPS ​(​Padrões Moleculares Associados ao Dano​). Podem ser produzidos lesões químicas, queimaduras, geralmente liberados por células em processo de apoptose. Para ser um DAMP: tem que ser ativo como molécula biológica sem a contaminação de um PAMP; fora de concentrações biológicas. São produzidos nos órgãos linfóides primários ou centrais (​medula óssea e timo​) e os maduros e virgens são mantidos nos secundários ou periféricos (​linfonodos, baço, tecidos linfóides da mucosa​) células NK: ​linfócitos que possuem grânulos; não é antígeno específico; libera grânulos com histamina e aumenta a produção de ROS e No células dendríticas: ​fagócito ativado pela exposição ao antígenos, que captura e apresenta aos linfócitos T * Células que apresentam antígenos para inativar e ativar os linfócitos T pela 1ª vez são às células apresentadoras de antígenos (APCs) Progenitor mielóide comum Células sanguíneas (eritrocitos) Mielopoiese: neutrófilos: ​granulócito que fagocita bactérias e ativa mecanismos bactericidas; 50 - 60% de abundância; são os primeiros a morrer; por meio de NETose, liberam o seu conteúdo intracelular prendendo o microorganismo nessa “rede” que contém enzimas como elastase que são capazes de destruir o microrganismo.

macrófago: ​forma madura dos ​monocitos​; a forma imatura fica circulando no sangue até entrar em contato com tecidos, onde sofre a ativação; fagocitose mais potente e ativação de mecanismos bactericidas, além de apresentação de antígeno. Auxilia a induzir a inflamação e P1 Imunologia Ana Beatriz secreta ptn para ativação de outras células do SI; atuam ainda eliminando células mortas e restos celulares * ​Ambas são capazes de fagocitar o patógeno, e no fagossoma criado há a acidificação do meio e secreção de produtos tóxicos (NO, superóxido e hidróxido de hidrogênio) eosinófilos: ​resposta contra parasitas; cerca de 1% basófilos: ​auxilia os anteriores(função desconhecida); 1% mastócitos: ​diferenciam-se nos tecidos; ficam na mucosa auxiliando na proteção contra a capacidade absortiva da mucosa; libera grânulos de histamina e agentes ativos.

​Células com grânulos apresentam o GM-CSF como fator de crescimento (fator de crescimento de granulócitos e macrófagos) células dendríticas​: captura do antígeno na periferia e apresentação do mesmo * Monócitos tem o M-SCF como fator de crescimento (fator de crescimento de macrófago) Em sumo, são fagócitos: Macrófago, neutrófilos e células dendríticas Resposta inflamatória ​ principal forma que o SI lida com A lesões é através da inflamação aguda, que é o acúmulo de leucócitos, ptn plasmáticas (sist. complemento, aticorpo, ptn de fase aguda) e fluidos derivados do sangue em sítio de infecção podendo ser ou não estéril. quimiocinas: c​ itocinas quimioatraentes para leucócitos, recrutando monócitos, neutrófilos e outras células efetoras do sangue para os locais de infecção; Para a migração dos fagócitos para os locais de infecção, uma gama de proteínas são necessárias, tais como: selectinas: ​glicoproteínas ​de membrana que se liga a grupos de carboidratos específicos na membrana dos leucócitos​; proporcionam uma adesão por rolamento por sua ligação fraca aos leucócitos; são produzidas em maior quantidade quando o endotélio está ativado (tipo E encontra-se apenas no endotélio, tipo P está também nas plaquetas, tipo L é o contrário: ​presente nos leucócitos e com ligantes no endotélio​).

os ligantes da E e P selectina são carboidratos como PSGL-, já da L lectina são carbo. como heparan sulfato integrinas: p​ roteínas ​presentes nos leucócitos ​que se ligam a moléculas de adesão intercelular (​ICAM) e VCAM e proporcionam uma adesão forte ​do leucócito ao endotélio; encontram-se no endotélio com ligantes nos leucócitos. Fases da inflamação 1ª: A ​ pós o contato dos macrófagos com PAMPS e DAMPS, há a liberação de citocinas pró inflamatórias que induzem a ​ativação do endotélio - principalmente o TNF-a. Este, por sua vez, induz a produção de grânulos no endotélio contendo selectinas - P e depois há a produção maior de selectina -E. A partir do reconhecimento de PAMPS e DAMPS, os macrófagos iniciam a secreção de citocinas e quimiocinas pró-inflamatórias.

As primeiras, principalmente TNF-a, levam a produção aumentada de selectinas E e P, assim como receptores ICAM de integrinas. Com a chegada do neutrófilo (como primeiras células a chegarem nos sítios de infecção), há um processo de rolamento das selectinas no endotélio com os seu ligantes nos leucócitos, devido a sua adesão fraca. Um processo de parada é iniciado pelas integrinas, uma vez que as quimiocinas estabelecem um aumento na afinidade dos seus receptores. Após, o leucócito inicia a diapedese e ao entrar no tecido, segue o gradiente das quimiocinas até o sítio de infecção. células dendríticas: apresenta aos linfócitos T, fagocita e auxilia nos processos antibactericidas, neutrófilos: é o primeiro na linha de chegada no sítio de infecção, fagocita, degranula e libera seu conteúdo intracelular após a fagocitose para prendendo o microrganismo na “teia” com enzima capazes de digeri-lo.

Explique porque, durante um processo inflamatório estéril, pode não ocorrer intensificação da resposta inflamatória local. ​Porque não há necessidade de fagocitose, por exemplo. Uma vez que não existe nenhum DAMP ou PAMP para ser combatido, as funções inflamatórias irão agir apenas no combate a lesão, e não a um organismo que a está causando. Explique a hipótese dos 2 sinais durante a ativação dos linfócitos. Quais os efeitos protetores sistêmicos e efeitos nocivos sistêmicos das citocinas, principalmente o TNF-α. É o mediador de infecções agudas principalmente bacterianas; contém a infecção local mas pode levar ao choque se liberado sistematicamente; e leva a febre, mobilização dos metabólitos. Quais os papéis das citocinas anti-inflamatórias? Conduzir os leucócitos até o sítio de infecção, ativar os tecidos,.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download