Relatório de Aulas de Ciências Biológicas para o Ensino Médio

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Biologia

Documento 1

em uma escola (. da cidade de (. em salas de Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos). Essa experiência contribui não apenas com a formação dos alunos de licenciatura, mas com o processo educativo em si. O Estágio Pedagógico desenvolveu-se na ESCOLA PARTICULAR (. Com o decorrer da aula surgiram várias dúvidas e questões, assim houve a intervenção da estagiaria para tirar as dúvidas e para falar mais sobre as características genéticas, além disso a professora deixou para responder outras dúvidas nas aulas posteriores. Data: 03/09/2020 Horário de entrada: 14:00h Horário de saída: 16:00h (Observação e Intervenção) Sala 3º ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos + Intervenção Atividades desenvolvidas pela professora Nesta aula foram abordados os assuntos relativos as “Proteínas”.

Para atingir esse objetivo a professora falou sobre as suas funções biológicas, estrutural, reguladora, receptora, transportadora, reservatória, defensora. Explanou sobre os aminoácidos, e todas suas características, o que ocorre quando temos deficiência de alguma proteína entre outros tópicos que estavam em pauta sobre a proteína. Depois houve uma intervenção por meio da estagiaria onde a mesmo ficou tirando dúvidas dos alunos, e fazendo questões do Enem para fixar e revisar ao mesmo tempo os assuntos da aula. Com o decorrer da aula surgiram ainda outras dúvidas e questões, porém a professora buscou responder todas antes do término da aula. Data: 08/09/2020 Horário de entrada: 13:00h Horário de saída: 15:00h Sala 1º Ano – ESCOLA Professora: Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Nesta aula a professora fez uma retrospectiva sobre os capítulos abordados nas aulas anteriores e solicitou que os alunos fizessem um resumo de todo o conteúdo estudado nas aulas anteriores sobre este tema.

Esta aula teve como objetivo a confecção do texto para avaliação da compreensão dos alunos, além disso a professora corrigiu os exercícios dos outros assuntos que foram estudados. Data: 08/09/2020 Horário de entrada: 14:00h Horário de saída: 16:00h Sala 2º ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Nesta aula a professora finalizou o capítulo da aula passada, inicialmente ela relembrou o que foi feito na última aula. Depois continuou o assunto falando sobre as anomalias que estão ligadas ao sexo que são dominastes quando não se distribuir igualmente em ambos os sexos, também foi falado sobre a heranças que estão ligadas parcialmente ao sexo, quando os genes estão na região homóloga dos cromossomos sexuais.

Enfim, ocorreu um desenvolvimento produtivo na sala de aula. Data: 14/09/2020 Horário de entrada: 14:00h Horário de saída: 16:00h Sala 1º Ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora A professora iniciou um novo capítulo denominado de “Reino Monera”, para obter seus objetivos a professora falou sobre os domínios Bacteria e Archaea, as semelhanças gênicas que são maiores entre as arqueas e os eucariontes do que entre as bactérias, falou os detalhes as bactérias e dos archaea, falou das suas classificações e finalizou a aula pedindo que os alunos realizassem as atividades do capítulo. Data: 15/09/2020 Horário de entrada: 14:00h Horário de saída: 16:00h Sala 2º ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Nesta aula a professora falou sobre a temática “Lei da Segregação Independente e Interação Gênica”.

Onde apresentou sobre a segunda Lei de Mendel, como calcular o número de gametas diferentes que podem ser formados por um indivíduo considerando dois ou mais pares de genes em cromossomos não homólogos, a professora também afirma sobre a proporção fenotípica, entre outros cálculos para probabilidade de ocorrência de duas ou mais características. Data: 17/09/2020 Horário de entrada: 14:00h Horário de saída: 16:00h Sala 3º ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Nesta aula a professora, explanou sobre “ácidos Nucleicos”. Ao final da aula a professora tirou duvidas e pediu para que os alunos fizessem atividade do livro. Data: 23/09/2020 Horário de entrada: 15:00h Horário de saída: 17:00h Sala 1º Ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Nesta aula a professora falou sobre “Reino Fungi”.

Assim para que pudesse atingir o objetivo da aula, a professora falou sobre os fungos, sobre sua estrutura, os principais fungos, a sua reprodução que pode ser assexuada e sexuada, a classificação que pode ser dividido em 7 filos. A aula foi bastante produtiva. Data: 26/09/2020 Horário de entrada: 13:00h Horário de saída: 15:00h Sala 2º ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Nessa aula a professora, iniciou falando sobre “Histologia Vegetal” onde falou sobre os grupos de células diferenciadas, morfologicamente semelhantes. Data: 01/10/2020 Horário de entrada: 14:00h Horário de saída: 16:00h (Observação e Intervenção) Sala 3º ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos + Intervenção Atividades desenvolvidas pela professora Nessa aula, foi realizado uma revisão dos capítulos anteriores em conjunto com a estagiaria.

Foi apresentado diversas questões sobre os assuntos dados, e os alunos foram questionados para perceber o maior nível de compreensão dos mesmos. Depois foi tirada todas as dúvidas existentes e foi uma ótima aula. Data: 30/09/2020 Horário de entrada: 15:00h Horário de saída: 17:00h (Observação e Intervenção) Sala 1º Ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos + Intervenção Atividades desenvolvidas pela professora Nesta aula a estagiária fez uma recapitulação dos últimos capítulos apresentados em aula, depois fez uma apresentação com slide para os meninos. Realizou um serie de respostas sobre duvidas que ficaram da última aula e ainda corrigiu atividade do livro. Data: 07/10/2020 Horário de entrada: 15:00h Horário de saída: 17:00h Sala 1º Ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Nesta aula a professora continuo o capítulo sobre “Tecidos Epiteliais”.

Assim, ela revisou tudo que foi dito na última aula e depois ela iniciou sua fala sobre o tecido epitelial e sua classificação, falou das glândulas que podem ser exócrinas e endócrinas e por fim sobre as duas camadas epiderme e derme. Aula foi bastante produtiva. Data: 09/10/2020 Horário de entrada: 13:00h Horário de saída: 15:00h Sala 2º ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Nessa aula a professora, iniciou falando sobre “Mapas de Ligação Gênica” a professora iniciou sua aula sobre o capítulo, falando sobre o cromossomo que apresenta vários genes que podem ser herdados juntos com o cruzamento, falou sobre a ligação gênica que ocorre a permutação, fenômeno de recombinação gênica, pode ter genes ligados que podem localizar de várias formas diferentes no par de cromossomos por fim, finalizou a aula falando sobre a distância entre dois genes ligados que são corresponde à taxa de permutação durante a formação de gametas.

A professora pediu para os alunos realizarem mapas mentais dos capítulos que eles mais têm dúvida, para poder tirar na próxima aula. OBJETIVOS: • Identificar as principais características do tecido ósseo no corpo humano; • Compreender de que maneira ocorre o processo de Ossificação; • Conhecer as Estruturas do Sistema Esquelético Responsáveis pela sustentação do Organismo. Metodologia: Essa aula foi uma aula expositiva, através de slide onde foi abordado sobre o sistema esquelético. Foi explicado de forma descontraída e que o aluno conseguisse obter uma maior compreensão. Recursos: Slide, Quadro branco online e Google Met. Avaliação: será feita através da interação dos alunos com o que foi proposto na aula. Um, assunto muito importante para que os estudantes consigam compreender as células e a realizam para obter energia.

Conteúdo: Capítulos para atividade avaliativa (8,9 e 10) OBJETIVOS: • Revisar conteúdos programáticos para atividade avaliativa. Metodologia: Essa aula foi uma aula expositiva de revisão, através de slide e logo após foi utilizado do Kahoot para finalizar a discursão sobre as temáticas. Recursos: Slide, Quadro branco online e Google Met. Kahoot. Avaliação: será feita através da interação dos alunos com o que foi proposto na aula. Data: 23/10/2020 Horário de entrada: 13:00h Horário de saída: 15:00h Sala: 2º ano. Tema: Apresentando jogando. Justificativa: A temática bastante importante para o desenvolvimento dos conhecimentos dos estudantes. Pelo fato de ser apresentado as enzimas capazes de clivar o DNA, mostrar a descoberta que desenvolveu a tecnologia do DNA, explicar diversas técnicas que foram surgindo partir da tecnologia do DNA.

Com as aulas remotas os pais e responsáveis demonstraram mais empatia com os profissionais da educação e se tornaram mais participativo no processo de ensino dos seus filhos. O que ressaltou a importância dessa participação no processo de formação dos discentes e para o trabalho do professor. E o mais desafiador dessas aulas, foi o trabalho de se reinventar para trazer novas atividades que motivassem os alunos e mantivesse a atenção na aula. E se tratando de turmas do Ensino Médio o desafio foi ainda maior, pois muitos alunos estavam se preparando para Enem, Vestibulares e escolha de Universidades. Esses alunos se sentiram mais desmotivados e prejudicados.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download

Documentos semelhantes