Relatório de Aulas de Ciências Biológicas para o Ensino Fundamental

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Biologia

Documento 1

Como parte da grande curricular do curso e com o objetivo de proporcionar uma primeira experiência em sala de aula, este estágio foi realizado em caráter de observação, com a supervisão de (. em uma escola (. da cidade de (. em salas de Ensino Fundamental II (7º, 8º e 9º anos). Através do estágio novas abordagens e metodologias são desenvolvidas, para aperfeiçoar o processo de ensino tanto para os futuros discentes quanto para os alunos em questão. Data: 02/09/2020 Horário de entrada: 08:00h Horário de saída: 10:00h (Observação e Intervenção) Sala 9º A – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos + Intervenção Atividades desenvolvidas pela professora Nestas aulas foi abordado a “Compostos Orgânicos: ácidos Nucleicos e Vitaminas”. A professora iniciou sua aula explicando para os alunos sobre as características gerais dos ácidos nucleicos, falando de DNA e RNA, explanando sobre a formação de três diferentes tipos com o fosfato, açúcar e Base nitrogenada.

Foi levantado também em sala sobre a estrutura do DNA e do RNA quais eram as diferenças de um para o outro, o que era RNA Mensageiro (RNAm), RNA Transportador (RNAt). RNA Ribossômico (RNAr), o que é duplicação, transcrição e tradução, como ocorria a dupla-hélice entre outros detalhes. Ao finalizar essa parte a professor pediu para que os alunos realizassem a construção da fita de DNA em conjunto com a estagiaria para que os mesmos conseguissem visualizar melhor e compreender mais ainda o assunto, pôr fim a professora finalizou a aula que foi bem produtiva na sala de aula. Corrigiu atividade que foi realizada em casa, e pediu para que os meninos se dividisse em grupos para realizar em cartolinas um exemplo de cadeia.

Data: 10/09/2020 Horário de entrada: 08:00h Horário de saída: 10:00h Sala 8º ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Nestas aulas foi abordado o capítulo sobre “Reprodução Assexuada”. A professora iniciou sua aula explicando as características da reprodução assexuada, explicando sobre os tipos de reprodução que tem como a divisão binária, brotamento, esporulação, Fragmentação, Propagação Vegetativa e suas técnicas, Partenogênese. Pôr fim a professora finalizou a aula que foi bem produtiva na sala de aula e pediu para os alunos fizessem a atividade do capítulo. Data: 09/09/2020 Horário de entrada: 08:00h Horário de saída: 10:00h Sala 9º A – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Nesta aula a professora fez uma retrospectiva sobre o capitulo e solicitou que os alunos fizessem um mapa mental do capitulo estudado nas aulas anteriores sobre este tema.

Assim, iniciou falando sobre a célula como unidade básica da vida, falando desde de uma retrospectiva do início dos estudos das células no Século XVII, assim levando e consideração a grande importância do Microscópico e seu descobrimento, dessa maneira foram explicados quais são os tipos de microscópicos com Óptico e eletrônico finalizando a aula. Data: 14/09/2020 Horário de entrada: 08:00h Horário de saída: 10:00h Sala 7º ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Nesta aula foram abordados os assuntos relativos ao “O Frágil Equilíbrio dos Ecossistemas”. Como forma de iniciar o capítulo a professora falou sobre os impactos ambientais, desertificação, o aumento do efeito estufa, pesca predatória nos oceanos e a resiliência dos ecossistemas.

Falou um pouco sobre a visão de como vemos a natureza, a relação existente com a natureza e os humanos as evoluções que existiram com os anos para proteger a natureza, os lugares que são protegidos. Enfim, a aula foi bastante produtiva e a professora sanou ainda as indagações restantes e terminou o conteúdo sugerido, além de pedir a realização das atividades do capítulo. Depois foi realizado a correção das atividades passadas em sala. Pôr fim, a professora finalizou a aula. Data: 17/09/2020 Horário de entrada: 09:00h Horário de saída: 11:00h Sala 9º A – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Nesta aula a professora fez uma retrospectiva sobre o capitulo e solicitou que os alunos fizessem uma explicação sobre o que mais entenderam do capitulo, realizou desenho com massa e no quadro mesmo, sobre as células.

Ao fim da aula, tirou dúvidas e corrigiu as atividades feitas em casa. Data: 21/09/2020 Horário de entrada: 08:00h Horário de saída: 10:00h (Observação e Intervenção) Sala 7º ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos + Intervenção Atividades desenvolvidas pela professora A professora e a estagiara realizaram uma revisão, dos últimos capítulos que foram dados aula, para tirar as dúvidas que podem ter ficado ainda. Data: 24/09/2020 Horário de entrada: 08:00h Horário de saída: 10:00h (Observação e Intervenção) Sala 9º A – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos + Intervenção Atividades desenvolvidas pela professora Nesta aula a professora iniciou o capítulo Núcleo, dessa maneira ela falou que o núcleo guarda o DNA e é formado por carioteca, apresenta poros, cromatina, nucleoplasma, o DNA está associado a proteínas, falou também sobre a classificação dos cromossomos como metacêntricos, submetacêntricos, acrocêntricos, telocêntricos, as células somáticas humanas há 46 cromossomos: 22 pares de autossômicos e 1 par de cromossomos sexuais.

No final da aula a professora deixou a estagiaria realizar uma intervenção, onde foi realizado a separação dos alunos em grupos e cada grupo tinha que realizar a estrutura de DNA no quadro branco da aula para fixar melhor o assunto dado. Data: 28/09/2020 Horário de entrada: 08:00h Horário de saída: 10:00h Sala 7º ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Está aula a professora falou sobre “saúde pública o indivíduo e o coletivo”. Iniciando falando sobre a visão histórica da saúde pública, explicou sobre todos os sanitaristas brasileiros como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Adolfo Lutz, Emílio Ribas e Vital Brazil. Foi citado também sobre as epidemias, e seu impacto na saúde pública, como febre amarela, gripe H1N1, leptospirose e esquistossomose, foi citado também as pandemias como o COVID-19.

Data: 01/10/2020 Horário de entrada: 08:00h Horário de saída: 10:00h (Observação e Intervenção) Sala 9º A – CEPC Professora Rita Lucia Santos + Intervenção Atividades desenvolvidas pela professora Nesta aula a professora iniciou o capítulo “Divisão Celular e Gametogênese”, dessa maneira a professora iniciou sua aula falando sobre a divisão celular tanto nos organismos procariontes como eucariontes, explicou o ciclo celular que está dividido em interfase e mitose, falou das fases da mitose como prófase, metáfase, anáfase e telófase, falou das divisões bipartição ou divisão binária. Como os alunos apresentaram muitas dúvidas, a professora deixou para terminar o capítulo na próxima aula e deixou que houve a intervenção da estagiaria, onde a mesma fez uma apresentação 3D das divisões celulares e ainda fez um quiz com os meninos.

Data: 05/10/2020 Horário de entrada: 08:00h Horário de saída: 10:00h Sala 7º ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Nessa aula, a professora separou os alunos em grupos e passou uma lista de exercícios sobre os últimos capítulos dados em aula. Assim foi tirando dúvidas e revisando os assuntos que os alunos ficaram com dúvida para fixar o assunto nos alunos. Data: 08/10/2020 Horário de entrada: 08:00h Horário de saída: 10:00h Sala 8º ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Nesta aula, a professora início o capítulo de “Infecções sexualmente transmissíveis”, falando sobre as IST que são causadas por bactérias como a sífilis, gonorreia, depois falou das que são causadas por vírus como condiloma acuminado, herpes e AIDS, quando foi falado sobre AIDS, a professora deu um pela aprofundada explicando sobre os avanços que tiveram sobre a doença, falou sobre as drogas anti-hiv a luta e combate contra doenças sexualmente transmitidos.

Foi uma aula bastante produtiva. Data: 13/10/2020 Horário de entrada: 09:00h Horário de saída: 11:00h Sala 7º ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Essa aula foi sobre o capítulo “atmosfera terrestre”, onde a professora falou sobre a composição da atmosfera terrestre, sobre a importância do efeito estufa, como ocorre, como o ser humano está alterando a atmosfera, o aquecimento global entre outros desastres. Data: 14/10/2020 Horário de entrada: 08:00h Horário de saída: 10:00h Sala 8º ano – ESCOLA Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Essa aula foi a continuação das apresentações que ficaram pendentes, assim correram 2 Apresentações, que faltavam, foram as duas apresentações de slide, muito boas a professora fez um resumão sobre o que achou das apresentações ao final da aula, e todos falaram que mais acharam interessante e ficaram com medo sobre as doenças.

Ao final foi um trabalho bem produtivo. Data: 14/10/2020 Horário de entrada: 10:00h Horário de saída: 12:00h Sala 9º A – CEPC Professora Rita Lucia Santos Atividades desenvolvidas pela professora Nessa aula, a professora realizou uma revisão sobre os capítulos já explanados, a professora também fez correção de atividade do livro tirando todas as dúvidas que os alunos apresentassem. Recursos: Google Met, Online Model Solar System And Night Sky. Avaliação: será feita através da interação dos alunos com o que foi proposto na aula. Data: 16/10/2020 Horário de entrada: 07:00h Horário de saída: 09:00h Sala: 7º ano. Tema: A Dança dos Continentes Justificativa: A dança dos continentes é muito importante para que o aluno compreenda como ocorreu a mudança e a separação dos continentes, o que são as placas tectônicas e quais são as funções dela no mundo.

Conteúdo: Placas Tectônicas, Movimento do continente. OBJETIVOS: • Analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da terra e translação ao redor do sol na ocorrência das estações do ano. Metodologia: Essa aula foi uma aula que utilizou de slide para explanar e explicar os movimentos do planeta, também foi utilizado de imagens em 3d. Além de um quis de perguntas ao final da aula para fixar o assunto. Recursos: Google Met, slide e quadro branco online. Avaliação: será feita através da interação dos alunos com o que foi proposto na aula. Tema: Metabolismo Energético Respiração Celular e Fermentação. Justificativa: A temática vai abordar sobre ATP e Respiração Celular, organismos anaeróbicos facultativos. Um, assunto muito importante para que os estudantes consigam compreender as células e a realizam para obter energia.

Conteúdo: ATP, respiração Celular, Organismos Anaeróbicos facultativos. OBJETIVOS: • Identificar os processos químicos realizados pelos seres vivos para a obtenção de energia; • Compreender como funciona a respiração celular e qual o papel de seus reagentes e produtos; • Diferenciar os tipos de fermentação e a sua importância para o organismo humano.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download