RELATÓRIO DA WASHING JEANS
Tipo de documento:Análise
Área de estudo:Administração
Dentro desse contexto, a empresa está passando por algumas adversidades, como é o caso do consumo excessivo de água no processo de lavagem, problemas no relacionamento entre patrão e empregado, a falta da aplicação da sustentabilidade em seus três pilares (econômica, ambiental e social), além do fato de que a empresa não consegue agregar valor aos seus serviços. Os objetivos deste relatório buscarão apresentar as situações que precisam ser mudadas ou não na tentativa de sanar os determinados problemas, isto é, apontar os problemas que devem ser adequados por meio de sugestões e mostrar as condutas que devem ser mantidas pela organização. Será analisado a responsabilidade ambiental e social da empresa, bem como a exposição de dados sobre o consumo da água através do desvio padrão, média e mediana.
Bem como a criação de propostas para mudar algumas vicissitudes encontradas na empresa. Está organizado em três partes. Ou seja, a falta de tecnologia acaba de maneira indireta afetando a demanda pelos serviços. Essa escolha por parte da Washing Jeans que optou pela não adesão de novas tecnológicas, pensado em economizar uma determinada quantidade monetária. Mostra que o objetivo atual da empresa é sempre reduzir gastos e aumentar lucros sem olhar para o social e ambiental. A empresa acaba agindo de maneira bastarda. Isto porque visando tanto na economia os administradores não perceberam que, mesmo as tecnologias sendo mais caras, a aquisição delas seria extremamente benéfica a médio e longo prazo. Com a aprovação da lei 13. ficou melhor a flexibilização de questões trabalhistas como é o caso das férias e passou a dar uma maior liberdade para os empregados e empregadores tomarem suas decisões de datas de férias e entre outros Direitos e Deveres de ambas as partes.
Dentro dessa nova realidade para o Brasil que aconteceu recentemente, há apenas dois anos atrás (2017), as empresas e os trabalhadores ficaram mais livres para negociarem. A Washing Jeans respeitou o direito de férias, ademais, dividiu as férias em duas, 15 dias para cada época. Mas pecou economicamente ao estabelecer as férias coletivas por setor, isto é, determinado setor que entrar de férias acabará parando todo seu serviço. “Um administrador que não conheça suas principais características comportamentais, preocupado em manter a boa qualidade do funcionamento organizacional, pode ficar excessivamente preso a dados e rotinas, impedindo que as medidas necessárias sejam tomadas, dificultando, assim, que os procedimentos venham a deslanchar. ” (BERGAMINI, 1994, p95) Foi exatamente o que aconteceu na Washing Jeans, por isso mesmo, é necessário que a empresa adote uma série de medidas com relação a Gestão de Pessoas, pois não adianta pressionar seres humanos na tentativa de conseguir que essas pessoas deem o seu melhor, isso está errado.
A psicologia mostra que o efeito é o contrário e esse estilo de liderança é autoritário, que é o modelo mais tradicional e faz mal para a relação. Dessa forma, é necessário que a gestão da empresa conheça a existência dos tipos de liderança, cujo, é fundamental que os gestores percebam qual é o tipo de liderança que eles estão adotando na relação com os colaboradores em sua maior parte do tempo. Identificar isso, e posteriormente transformar esse tipo de relacionamento é totalmente necessário para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e consequentemente fazer com que eles tenham um melhor desempenho dentro da empresa. Será necessário: • Realizar um treinamento sobre liderança e gestão de pessoas para implementar medidas de incentivo e motivação acabando com o ar autoritário dentro da empresa, trazendo um tipo de liderança cada vez mais democrático e motivador; • Investigar e monitorar o comportamento dos principais responsáveis pelo setor comercial.
Em caso de necessidade demitir os responsáveis; • Contratar psicólogo organizacional para gerir o Recursos Humanos com experiência na área. • Verificar os funcionários que foram afetados e pagar um acompanhamento psicológico durante um mês, o que poderá melhorar a saúde mental dos colaboradores, passar uma imagem de confiança e companheirismo por parte dos gestores. Obviamente que antes de tomar essas medidas, o diretor geral da empresa deverá ter uma conversa franca com todos os funcionários em uma sala todos juntos para que tanto os funcionários como o empresário coloquem suas indagações e dialoguem democraticamente na busca pela solução dos problemas. INFORMAÇÕES RELACIONADAS AO CONSUMO DE ÁGUA A seguir, mostra-se os dados referente ao consumo de água na empresa em m³: Em seguida apresenta-se a média, mediana e o desvio padrão referente ao consumo de ambos os anos, cujo dados foram coletados, 2017 e 2018: 2017 MÉDIA: 17.
QUESTÕES ORGANIZACIONAIS Para melhorar a situação financeira e ter uma melhora na sua imagem no mercado, para que seja possível retomar a um patamar de destaque dentro do setor. Cabe a organização tomar algumas medidas necessárias com o intuito de agregar valor no serviço. Para agregar esse valor, a empresa deve conhecer a concorrência e acrescentar novidades aos seus serviços, isto é, trazer muito mais do que a concorrência já faz. Por exemplo, a Washing Jeans, poderia muito bem criar pacotes promocionais a partir de uma determinada quantidade de produtos e principalmente dar ao cliente algum benefício ou gratificação, criar um programa de fidelização que a partir de X prestações de serviço o determinado cliente ganharia uma premiação.
Fazer com que o cliente seja sanado pela qualidade do serviço prestado, tanto na questão da limpeza do jeans, bem como em fatores com relação as pessoas, isto é, fazer com que os colaboradores demonstrem paixão por estar servindo a empresa, o que consequentemente fará com que eles atendam da melhor maneira possível seus clientes. Afim de sanar essa problemática, após a substituição dos responsáveis pelos setores comercial e de gestão de pessoas, os novos líderes cientes da situação deverão ter um sério dialogo com os colaboradores, onde será mostrado o porque não se deve criar boatos entre eles, para evitar problemas. Caso algum funcionário seja apontado como gerador de boatos mais de duas vezes seguidas, este terá um diálogo com seus superiores, em uma terceira vez ele poderá ser demitido por não está de acordo com o perfil de profissional exigido pela empresa.
Mas é esperado que todos esses problemas acabem, após a aplicação dos treinamentos nos colaboradores, além do preenchimento de fichas para a troca de informações relevantes. No intuito de verificar se existe insatisfação ou adesão por parte dos colaboradores as mudanças inseridas na empresa (tocar dos supervisores, adequações, adesão a tecnologias, treinamentos, aumento na quantidade de dias do beneficio maternidade, mudança no perfil de liderança, realização de reuniões com os funcionários e entre outras medidas), bem como para garantir todo o controle e a ciência do que está acontecendo entre os trabalhadores, denúncias, situações de assédio e entre outros fatos que são necessários que a direção tenha conhecimento. Será lançado um portal online onde os funcionários deverão avaliar tudo na empresa mensalmente dando pontuação de zero até dez, cada categoria e diferentes questões.
As pessoas de diferentes sexos que estiverem assumindo a mesma função/cargo terão salários iguais, criando proporcionalidade entre os salários. Ainda assim, aqueles funcionários que estiverem mais bem desempenhados em suas funções poderão ser premiados como funcionário do mês, isso por cada setor. Terá partilha de ganhos através da produtividade e os horários de entrada e saída (batida de cartão) será realizado em sintonia, isto é, todos terão a mesma carga horária de trabalho, tanto os membros de gerência como os demais colaboradores. Condições de Trabalho: A empresa irá fazer uma analise no tocante a ergonomia, para verificar se todos trabalham de maneira ergonômica para que eles não sofram futuramente com algum tipo de doença decorrente de repetições e do próprio trabalho, isso para tentar garanti um ambiente seguro e saudável, bom para a qualidade de vida de cada membro da empresa.
Uma vez por semana, toda segunda-feira terá uma reunião onde todos os funcionários de todos os níveis hierárquicos poderão se desfrutar de um brunch e mensalmente todos poderão assistir um filme juntos. E como já garantido pelas medidas como descanso de uma hora, parceria com clube, filme, café da manhã além de todo o final de semana ser livre para vida pessoal. Relevância do trabalho: Através de algumas palestras e nas reuniões de brunch que acontecerão toda semana, os membros da gestão de pessoas através da motivação irão mostrar e palestrar para revelar o quão importante é a participação de cada funcionário naquela empresa, bem como a transferência de responsabilidade pelo bom desempenho da empresa que estará nas mãos de cada colaborador.
Mostrando assim, que como as engrenagens, são os funcionários se um não está bem todos os outros setores e colegas não ficam bem. CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante do exposto, conclui-se que a Washing Jeans não seguia nenhum princípio de sustentabilidade. Queria apenas que uma sustentabilidade de recursos, todavia, estavam agindo de forma errônea, as medidas da empresa estavam pautadas no lucro acima de tudo e buscavam sempre não ter maiores gastos. Com relação a elaboração deste relatório, foi uma experiencia incrível, uma vez que me proporcionou a sensação de trabalhar na busca de soluções para esses determinados problemas que surgiram e que estão presentes em uma enorme quantidade de empresas no Brasil. Além disso, foi extremamente importante para o meu conhecimento e aprofundamento nas temáticas estudadas, pois ficou evidente o quanto que a sustentabilidade ambiental, econômica e social pode transformar a realidade de uma organização, como também o treinamento em funcionários e em supervisores.
Além de tudo, permitiu-me aperfeiçoar competências de pesquisa por informações, seleção e investigação das temáticas que foram apresentadas, foi extremamente gratificante elaborar, calcular, pensar, pesquisar, indagar e relatar sobre tudo que aqui foi exposto. REFERÊNCIAS ALVARENGA, Rúbia Zanotelli de. O assédio moral laboral como fator de adoecimento no trabalho. Campinas/SP: Editora Verus, 2008. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. DIAS, Junior Francisco. Acesso em 01 nov. de 2019. RODRIGUES, E. de A. Modelos de gestão. A.
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