RANKING GREEN METRIC E UNIVERSIDADES SUSTENTÁVEIS PROMOVENDO A CONSTRUÇÃO DE CIDADES INTELIGENTES

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

A pesquisa foi realizada na revisão bibliográfica disponível sobre a temática. A justificativa tem base na necessidade emergente, cada vez mais evidente, de práticas sustentáveis nos assuntos da sociedade visando bem-estar e melhor qualidade de vida para as gerações atual e futura. A conclusão aponta que as universidades sustentáveis são privilegiadas quanto a propagar a sustentabilidade, uma vez que disponibiliza o conhecimento pedagógico e científico, bem como as ferramentas necessárias para a construção de sociedades sustentáveis. As universidades formam profissionais e cidadãos. No entanto, ainda existe muito a se fazer, especialmente no que diz respeito a mudança na cultura de todos os atores acadêmicos. INTRODUÇÃO Sustentabilidade é um tema contemporâneo amplamente considerado nos diversos cenários da vida humana.

Qual o motivo desta temática estar presente em todos os assuntos atuais incluindo as esferas econômicas, sociais e educacionais? O motivo é a necessidade emergente de praticar a sustentabilidade em todas as atividades humanas devido a degradação cada vez maior do meio ambiente e esgotamento dos recursos naturais, o que impacta diretamente na qualidade de vida. O processo migratório das pessoas do meio rural para o meio urbano, trouxe consigo aumento nas demandas quanto ao uso dos recursos naturais para geração de energia, por exemplo. A população aumentou e fez com que, respectivamente, os processos produtivos aumentassem também. Freitas e Porto1 (2006, p. Promover o progresso sem interferir no meio ambiente. Esse aprendizado vai além dos livros ou palestras, é ministrado na prática. Lara4 (2012, p.

informa que “o ensino superior serve como o despertar da consciência sustentável, bem como sua relevância como ferramenta de construção de integração social em prol da sustentabilidade, fornecendo infraestrutura e modelos de gestão ambiental”. O objetivo principal do presente trabalho está inserido na temática educação ambiental, tendo como foco as Universidades sustentáveis associadas ao ranking GreenMetric, índice que identifica se uma Universidade é sustentável e mede o nível de sustentabilidade da mesma por meio de pontuações de acordo com o cumprimento dos indicadores estabelecidos. No entanto, qualquer esforço será válido na promoção da melhor qualidade de vida, harmonizando o desenvolvimento econômico ao sustentável, permitindo que as gerações futuras desfrutem dos mesmos recursos naturais do momento presente.

HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL O conceito de sustentabilidade é conhecido em todas as esferas das tratativas humanas na atualidade e vem ganhando cada vez mais expressividade. Anteriormente, somente ativistas preocupados com a situação do planeta se empenhavam na divulgação da temática sustentabilidade, cenário este que vem mudando gradativamente. As empresas se adaptam aos conceitos de produção limpa visando ganhar maior competitividade, uma vez que produzir de forma sustentável tem se constituído um diferencial para vencer concorrências. Essa realidade mostra que o consumidor tem mudado sua cultura e está cada vez mais preocupado com a preservação do meio ambiente. O QUE CARACTERIZA UMA UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL E QUAL SUA INFLUÊNCIA? A preocupação com questões ambientais fez com que fossem elaborados tratados e conferências ao redor do globo, todas com proposta de conscientização a principio, culminando na promulgação de leis que assegurassem o cumprimento dos acordos realizados nos tratados.

No decorrer dos anos, alguns marcos envolvendo a temática sustentabilidade foram estabelecidos. Um desses marcos que tem implicação direta com a educação aconteceu no ano de 1992 durante a II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, realizada no Rio de Janeiro, denominada Rio 92. Em tal conferência, segundo Lara (2012, p. Observou-se a importância de uma pedagogia do desenvolvimento sustentável, ou eco pedagogia. Mas enfim, quais as ações inseridas em uma universidade caracterizam a mesma como sustentável? Basicamente, devem ser abordadas duas esferas, a saber, a esfera educacional e a esfera gerencial, sendo que a primeira trata da formação de profissionais e pesquisadores de modo interdisciplinar visando à conscientização de adotarem práticas sustentáveis em sua carreia e a segunda trata de cuidar da implantação de práticas sustentáveis dentro do próprio campus, servindo como exemplo para a sociedade.

Quais são estas práticas? Seguem exemplos, de acordo com o estudo de Lara (2012). • Educação ambiental de crianças e jovens em escolas do ensino básico na região • Ações de reciclagem tais como gestão de resíduos • Palestras e debates sobre questões ambientais • Projetos de conscientização sobre uso racional de recursos • Controle de consumo e reuso da água • Cursos de formação de gestores ambientais • Construções e reformas na instituição seguindo padrões sustentáveis • Critérios ambientais com fornecedores de materiais de consumo • Utilização de papel reciclado Como considerado nos itens acima, universidades sustentáveis são sustentáveis por aplicar ações que impactam diretamente na redução de desperdícios e na promoção de atividades que não comprometam o uso dos recursos naturais.

Para que tais ações sejam possíveis e eficientes é necessários elaborar certas etapas de aplicação. É necessário planejar, fazer, verificar e agir. Qual a influência das universidades quanto ao ensino sustentável ou educação ambiental? Qual o real alcance de todas as estratégias sustentáveis adotadas por tais universidades? Primeiramente é relevante entender que as universidades sustentáveis representam um excelente cenário para aplicar e promover atitudes sustentáveis. De que forma? A resposta é apresentada na íntegra, de acordo com o estudo de Lara (2012): As faculdades e universidades podem ser comparadas com pequenos núcleos urbanos, envolvendo diversas atividades de ensino, pesquisa, extensão e atividades referentes â sua operação por meio de bares, restaurantes, alojamentos, centros de conveniência, entre outras facilidades. Além disso, um campus precisa de infraestrutura básica, redes de abastecimento de água e energia, redes de saneamento e coleta de águas pluviais e vias de acesso.

Ainda, como consequência das atividades de operação do campus há geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos, consumo de recursos naturais, ou seja, a visão industrial de entradas e saídas. LARA, 2012, p. Uma dessas ferramentas é o Green Metric, um dos indicadores mais conceituados no ambiente universitário. No capítulo seguinte serão considerados aspectos quanto a esta ferramenta. A IMPORTÂNCIA DA FERRAMENTA GREEN METRIC E SEUS REQUISITOS O Green Metric é uma ferramenta que visa medir as ações sustentáveis inseridas nas atividades das universidades e desta forma identificam as mesmas como sustentáveis. Essa ferramenta apresenta inclusive um ranking elaborado com base em certos critérios relacionados primeiramente a três grandes aspectos: aspecto ambiental, econômico e aspecto social.

A partir destes principais critérios, são consideradas subcategorias como planejamento e infraestrutura, gestão de resíduos, tratamento da água, mobilidade e educação, energia e mudanças climáticas, entre outros elementos. A proposta foi criar uma pesquisa realizada de forma online para divulgar e apresentar programas e políticas de sustentabilidade nas universidades do mundo inteiro. Conforme informação em UI Green Metric World University Rankings7, “o GreenMetric foi reconhecido como o primeiro e único ranking universitário mundial de sustentabilidade”. O ranking é elaborado todos os anos com objetivos específicos. Quais são estes objetivos? São apresentados ainda com base no próprio artículo UI Green Metric World University Rankings: • Contribuir para os discursos acadêmicos sobre sustentabilidade na educação e a propagação de áreas verdes nos campi; • Promover a mudança social liderada pela universidade em relação aos objetivos de sustentabilidade; • Servir como ferramenta de auto avaliação da sustentabilidade do campus para instituições de ensino superior em todo o globo; • Informar governos, agências ambientais internacionais e locais, bem como a sociedade sobre os programas de sustentabilidade no campus; Figura 1 – Critérios e categorias que servem de base para o ranking Green Metric Fonte: UI Green Metric 2017 Elaborado: Pelos autores Figura 2 – Indicadores para elaboração do ranking Green Metric Fonte: UI Green Metric 2017 Elaborado: Pelos autores Tabela 1 - Pontuação dos indicadores do ranking green metric Infraestrutura – Total de pontos 1.

Relação entre área de espaço aberto e área total 300 Relação entre área de espaço aberto e a população do campus 300 Área do campus coberta por floresta 200 Área do campus coberta de vegetação plantada 200 Área no campus para absorção de água 300 Orçamento da universidade para esforço sustentável 200 Energia – Total de pontos – 2. ac. id e se familiariza com o ranking. Havendo real interesse da parte da universidade, ela deve enviar um email pelo endereço eletrônico greenmetric@ui. ac. id. As universidades sustentáveis cumprem o papel extremamente relevante de serem propagadoras de informações quanto à necessidade na mudança urgente de atitudes. Promovendo tal conscientização, é possível refletir na redução da exploração de recursos naturais, cuidados que evitam a escassez da água, preservação dos alimentos.

Em suma, este benefício reflete na questão social especificamente. mudança no perfil social: diz respeito a conscientização que incentiva quaisquer esforços na busca pela sustentabilidade, incluindo seu impacto no futuro. Serve como fator para encorajar a realização de mudanças. EXEMPLO DE AÇÃO SUSTENTÁVEL REALIZADA POR UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL PRESENTE NO RANKING GREEN METRIC Como já considerado anteriormente no estudo, as universidades sustentáveis precisam ter um programa pedagógico voltado para esta proposta, mas seu grande diferencial são ferramentas disponibilizadas para realização na prática de ações sustentáveis em seu campus. A USP (Universidade de São Paulo) é um exemplo de tais ações. Esta Universidade está em 28º lugar no ranking do Green Metric de 2017, sendo a universidade brasileira melhor colocada.

A USP foi ganhando posições no decorrer dos anos dentro do ranking por inserir práticas sutentáveis cada vez mais significativas. Sua colocação no ranking oscilou bastante entre os anos de 2011 até 2017, passando respectivamente por 79º, 101º, 144º, 200º, 254º, 278º e atualmente 28º lugar. Os principais conceitos do programa são: reduzir, reutilizar e reciclar. Com base nesta filosofia são elaboradas as atividades na prática. Quanto o conceito de redução, as ações incluem: • Ampliação da substituição de copos e garrafas descartáveis por retornáveis. • Consolidação do projeto de compostagem com a coleta de resíduos orgânicos dos restaurantes Coseas e terceirizado para compostagem. • Redução do desperdício de água, energia e papel. A INTEGRAÇÃO DO GREEN METRIC VERSUS 17 ODS DA ONU E CIDADES INTELIGENTES A inter-relação entre a ferramenta Green Metric e os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organizaçao das Naçoes Unidas) e as cidades inteligentes começa justamente com o fato de o Green Metric ter sido criado ou ter suas raízes com base nas propostas da ONU explanadas no ano de 2004, ocasião em que foi lançado um manual com o objetivo de preparar e usar os indicadores de ecoeficiência.

Os elementos que mereciam séria preocupação incluíam o consumo de energia, consumo de àgua, contribuição com emissões globais, aumento do buraco da camada de ozônio e gestão de resíduos. O índice Green Metric utiliza ou considera estes elementos como base para estabelecer os critérios e indicativos para a medição da sustentabilidade universitária. Os elementos são os mesmos inseridos numa cidade que se caracteriza como inteligente, que significa sustentável. Os 17 ODS (Objetivos para Desenvolvimento Sustentável) foram estabelecidos no ano de 2015 durante uma reunião entre 193 estados membros da ONU com o objetivo primordial de colocar o mundo no viés sustentável. Agrega subsistema social e espacial com suas dinâmicas próprias, sendo que da junção destes dois sistemas surgiria uma relação ecológica entre ser humano e ambiente.

Estabelecendo esta ótica, de acordo com a pesquisa de Cortese, Kniess e Maccari (2017, p. cidades inteligentes são: É uma cidade capaz de criar estruturas de gestão capazes de serem ativadas para atender as demandas próprias do caráter problemático que o espaço urbano, enquanto sistema complexo, (re) produz continuamente. Estas estruturas visualizam a cidade como um sistema complexo que deve ser todo interligado por redes de comunicação, as quais podem detectar problemas, emitir alarmes e, principalmente, direcionar fluxos de trabalho humano com foco na eficiência dos serviços públicos e controlar remotamente dispositivos e equipamentos das mais variadas interfaces. É sabido que um elemento fundamental para que seja possível a construção de cidades inteligentes é a tecnologia. Tabela 4 – Interligação entre os ODS da ONU, ranking Green Metric e cidades inteligentes ODS Propostas Green Metric Cidades Inteligentes 01 Erradicação da pobreza O Ranking Green Metric pontua universidades que praticam ações sustentável, as quais constam nos 17 ODS da ONU.

Estas universidades já praticam reciclagem, energia limpa, educação de qualidade, tratamento da água entre outros itens. A partir daí contribuem para surgimento de cidades inteligentes. Cidades inteligentes podem ser consideradas frutos dos 17 ODS da ONU, especialmente o ODS 11 promove a construção de cidades sustentáveis. Estas cidades promovem melhor qualidade de vida com atividades comuns a qualquer cidade, no entanto, de forma sustentável. As universidades participantes no ranking Green Metric são beneficiadas de várias formas, um dos principais benefícios é a vitrine internacional. Tais universidades participam de conferências, tem a oportunidade de trocar experiências com outras instituições, entre outras coisas. Tais benefícios se estendem a toda a sociedade, pois ganha cidadãos formados como profissionais conscientes e habilitados para lidar com os problemas da degradação do meio ambiente.

Os elementos considerados na pesquisa estão intimamente ligados e são até mesmo dependentes um do outro. O Green Metric surgiu da necessidade sustentável emergente, tendo suas raízes nos 17 ODS da ONU, adequado para o cenário educacional e consequentemente promoveu o surgimento das universidades sustentáveis, as quais habilitam cidadãos para construírem cidades inteligentes. Saúde, Ambiente e Sustentabilidade. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006, 116p. INSTITUTO SMART CITY BUSINESS AMERICA. Brasil se destaca no ranking mundial de universidades sustentáveis. Saúde e Educação. ufsm. br/remoa/article/viewFile/5341/3308> Acesso: 13/06/2018. LEMOS, Larissa de Souza; MARQUES, Elaine Cristina. Levantamento das ações ambientais das instituições de ensino superior do sudeste brasileiro baseadas nos critérios de sustentabilidade do UI Green Metric. Joao Pessoa, 2016. Campo Grande, 2017.

Disponível em: <http://www. scielo. br/pdf/inter/v18n2/1518-7012-inter-18-02-0071. pdf> Acesso: 13/06/2018. fsp. usp. br/site/dcms/fck/file/cartilha. pdf> Acesso: 18/06/2018.

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