Qualidade de Software

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Assim, a qualidade também é relativa a um recurso tecnológico de medição e da adoção de boas práticas de desenvolvimento. E mesmo com uso de ferramentas ainda é necessário suporte e interpretação dos resultados que foram encontrados. Dessa forma a revolução industrial constitui um marco em grande parte dos setores como políticos e econômicos, e garantir a eficiência nesse momento estava relacionado a sobrevivência. Porém somente em 1921 surgiu um controle estatístico de produção, pois era impossível garantir a qualidade individual de cada item produzido, e uma das formas de garantir esse controle veio justamente da estatística. Uma outra contribuição para o processo veio justamente pela 2ª guerra mundial através da fabricação de material bélico, que não podia admitir falhas.

Temos então como uma das maiores dificuldades do desenvolvimento de software a mudança constante dos requisitos, sendo esse um dos fatores citados pelos autores como de maior insucesso nos projetos. Outro ponto apresentado é a dificuldade de como será o programa acabado, pois ainda não se sabe quais algoritmos serão usados, mesmo que a estrutura já tenha sido montada e também o fator humano responsável pelo desenvolvimento. Várias metodologias foram criadas de forma a mostrar o que é necessário fazer, como trabalhar em equipes, entre outros. Porém, os autores também citam que a somente a entrega dos requisitos não garante a qualidade do programa desenvolvido, assim precisamos de um ponto de referência para analisar e poder transmitir o resultado. Temos então que também pode ser considerado o que foi específicado na construção e o que é observado após sua construção, porém muitas vezes existem requisitos conflitantes devido a várias pessoas trabalharem no mesmo projeto, e cada uma ter uma visão diferente de como a tarefa deve ser feita.

Assim, temos que muitas expectativas e prazos acabam não condizendo com a realidade ou complexidade do projeto, bem como a mudança de requisitos alguns dias antes da entrega. Como pontos citados para combater esses problemas é a automatização de tarefas, que assim tem menor chance do resultado ser diferente do esperado, assim como o uso da engenharia de software através da metodologia SWEBOK, que contempla 11 áreas de conhecimento. Assim os procedimentos de gerenciamento de software visam abranger todas as etapas da construção e acompanhamento do projeto final, como quais ferramentas serão utilizadas, sistemas para controle de versão e linguagens de programação, documentação, metodologias de revisão, responsáveis envolvidos, entre outros. E por fim, uma forma de assegurar que padrões mínimos de qualidade são atendidos pode ser feito através de auditorias internas ou aplicações das normas ISO e controles de qualidade, mesmo que esses sejam elaborados pela própria organização.

Bibliografia Koscianski, Soares.

39 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download