RESUMO DE ARTIGO CIENTÍFICO TEMA: SANEAMENTO BÁSICO

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

ISSN: 1413-4152 NÚMERO: 4 VOLUME: 16 ANO DE PUBLICAÇÃO: 2011 OBJETIVO(S) DO ESTUDO REALIZADO NO ARTIGO: O estudo do artigo teve como objetivo determinar a composição física de resíduos de varrição e dos resíduos carreados pela rede de drenagem, em uma bacia hidrográfica urbana, identificando influências da frequência do serviço de varrição e da época do ano e analisando conjuntamente as duas composições. METODOLOGIA (=COMO O ESTUDO FOI REALIZADO): A metodologia empregada foi à análise da composição física dos resíduos de varrição das ruas da bacia hidrográfica, para tanto realizou-se a coleta de sacos de varrição entre os meses de outubro de 2003 e junho de 2004, sendo necessário entender a rotina do serviço, sobretudo a distribuição das frequências.

 Paralelamente, foi realizada a caracterização do resíduo que, vindo pela rede de drenagem (galerias e canais), atingia o exutório. O roteiro do estudo foi: (1) breve descrição da área onde ocorreu o estudo; (2) descrição da caracterização dos resíduos de varrição; (3) descrição da caracterização dos resíduos vindos pela rede de drenagem; (4) determinação da composição física global dos resíduos da varrição; (5) análise da composição física dos resíduos da varrição da bacia em função da frequência de varrição; (6) análise da composição física dos resíduos da varrição da bacia em função das campanhas de coletas de sacos de varrição (primavera-verão e outono-inverno); (7) análise conjunta da composição física dos resíduos da varrição da bacia: frequência versus campanhas; (8) análise da composição física conjunta: composição física geral dos resíduos vindos pela rede versus composição física geral da varrição.

RESULTADOS OBSERVADOS: Os seguintes resultados foram observados: em média, 23% da massa de varrição são de lixo seco, predominando plásticos moles. RESUMO DE ARTIGO CIENTÍFICO – TEMA: SANEAMENTO BÁSICO TÍTULO DO ARTIGO: Resíduos sólidos urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social (“Solid urban waste: socio-environmental impacts and prospects for sustainable management with social inclusion”). AUTORES: Nelson Gouveia. PERIÓDICO (ISTO É, A REVISTA CIENTIFICA OU JOURNAL ONDE FOI PUBLICADO): ISSN: 1413-8123 NÚMERO: 6 VOLUME: 17 ANO DE PUBLICAÇÃO: 2012 OBJETIVO(S) DO ESTUDO REALIZADO NO ARTIGO: O objetivo do estudo foi contribuir para a reflexão sobre o impacto da gestão adequada dos resíduos sólidos no meio ambiente, bem como discutir caminhos para o enfrentamento dessa questão, privilegiando ao mesmo tempo a inclusão social.

A proposta está em consonância com um dos temas centrais da Rio+20, que é a busca do desenvolvimento sustentável com erradicação da pobreza. METODOLOGIA (=COMO O ESTUDO FOI REALIZADO): Empregou-se a metodologia de revisão bibliográfica para a realização do estudo, na qual foram utilizados documentos e informações sobre a gestão de resíduos sólidos disponíveis em diferentes fontes, assim como consulta na literatura científica especializada nessa área.

33 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download