ANÁLISE DO DESEMPENHO DINÂMICO DE GERADORES EÓLICOS CONECTADOS EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

João Roberto Cristofalo RA. Robert dos Santos Vieira RA. Vitor da Silva Oliveira RA. Wagner Medeiros Batista RA. Prof. O uso conjunto dessas tecnologias com o controle do ângulo de passo das hélices da turbina eólica também é pesquisado. Metodologia de teste O presente trabalho busca provar sua teória com um sistema de simulações chamado SimPowerSystems que utiliza modelos desenvolvidos pelo usário utilizando o ambiente Matlab/Simulink. O simulação do sistema é utilizado em diversos trabalhos sobre geração de energia eólica conectados em rede de distribuição. A rede consiste em um sistema de subtransmissão de 132kV e nível de curto-circuito de 1500 MVA, representado por um equivalente de Theévenin, o qual alimenta o sistema de distruibuição de 33kV através de dois transformadores de 132/33 kV conectados ∆/Yg.

Um parque eólico com capacidade total de 30 MW, composto por 30 geradores de indução com capacidade nominal de 1 MW cada, conectados a rede de distruibuição via um transformador de 33/0,69 kv, ligado ∆/Yg e possui um banco trifásico de capacitores com capacidade de 0,333 MVAr ligado Yg nos seus terminais. Neste caso, variações crescentes e decrescentes da velocidade do vento ocorrem de forma aleatória com uma taxa de variação relativamente alta. Os modelos de perturbações foram desenvolvidas pelo usuário utilizando componestes do Simulink e o comportamento dinâmico das rajadas é apresentado na figura abaixo. Primeiro caso: Inicialmente, a velocidade do vento é 16 m/s, no instante de simulação t = 5 segundos, a velocidade do vento começa a diminuir com uma taxa de 2,5 m/s2 até atingir o valor de 12 m/s em t = 6,6 segundos.

Em t = 15 segundos, a velocidade do vento começa a aumentar com uma taxa de 2,5 m/s2 até atingir o valor de 19 m/s no instante t = 17. segundos. Destaca-se também que as curvas PVs foram obtidas utilizando-se simulação dinâmica. Neste caso, a cada 50 segundos de simulação, um aumento gradual das cargas ativas e reativas do sistema foi aplicado. O valor das variáveis do sistema no passo de integração imediatamente anterior à perturbação foi armazenado e depois as curvas PVs foram traçadas. O intervalo de tempo adotado para aplicar os sucessivos aumentos de carga (50 segundos), mostrou-se mais do que suficiente para o sistema convergir para um ponto de operação em regime permanente. Descrição das tecnologias usadas para testes Gerador de indução com compensação via banco de capacitores: neste caso, utiliza-se um gerador de indução com rotor tipo gaiola de esquilo e parte da potência reativa consumida pelo gerador é fornecida por um banco fixo de capacitores.

Por conseguinte, estes geradores são classificados como de velocidade parcialmente variável. Gerador de indução com dupla alimentação: neste caso, utiliza-se um gerador de indução com o rotor bobinado cujo rotor é alimentado através de dois conversores estáticos ligados back-to-back. Usualmente, a capacidade dos conversores é no máximo 25% da capacidade total do gerador. A velocidade do gerador é controlada variando-se a tensão aplicada no rotor. Por conseguinte, este tipo de gerador eólico é classificado como de velocidade variável.

31 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download