Projeto Integrador Multidisciplinar - PROJETO MULTIDISCIPLINAR EM SECRETARIADO: NATURA COSMÉTICOS S.A

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Administração

Documento 1

Orientador: Prof. CIDADE 2020 Sumário 1 INTRODUÇÃO 4 2 DESENVOLVIMENTO 5 2. Descrição Da Organização 5 2. Dados Oficiais 5 2. Histórico 5 2. Área de atuação Secretarial 15 3 CONCLUSÃO 17 4 REFERÊNCIAS 18 1 INTRODUÇÃO A Natura é uma empresa privada, líder no mercado nacional na produção e comercialização de cosméticos, fragrâncias e itens de higiene pessoal, fundada em 1969, por Antônio Luiz Seabra Presente, atua não apenas no Brasil mas também na América Latina. Destaca-se no ramo competitivo de cosméticos, ela desenvolve, fabrica e comercializa seus produtos, dessa forma tornou-se uma marca reconhecida no ramo de cosméticos. Com a estratégia de venda direta, consegue chegar a maioria dos lares brasileiros, contando com a ajuda valiosa de suas consultores espalhadas pelo Brasil, para isso a Natura investe em capacitação e a retenção da rede de suas consultoras.

O trabalho a seguir traçará o perfil da empresa, seus valores, visão entre outros. Destacaremos também suas atividades e produtos oferecidos. A partir de 1964 passaram a atender no sistema de vendas diretas Em 1979 e 1983, dois novos diretores e sócios foram incorporados a Natura: Guilherme Peirão Leal e Pedro Luiz Barreiros Passos, consolidando assim os processos de gestão e de produção da empresa, tornando-se uma das primeiras fábricas a produzir produtos com recargas e refil inovando trazendo a conscientização ecológica. Em 1980 houve a necessidade de aumentar o leque de produtos, a partir de então a empresa passou a produzir não somente a linha Cosmética Terapêutica, mas também maquiagem e perfumaria, foi também o período em que cresceu 35 vezes, despontando como maior empresa de cosmético brasileira.

Mas só em 1984 que a Natura passou a comercializar um dos produtos mais conhecidos, o sabonete Erva Doce cremoso para as mãos. Lançado em 1992, o Chronos Gel, foi a expressão da missão da empresa, com fórmulas específicas para casa fase da vida, quebrando padrões de beleza, mostrou que beleza independe da idade. Em 1994 lançou a linha mamãe e bebê, contribuindo para o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos. Missão Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental nos mercados nacionais e internacionais, fornecendo produtos adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua. Visão A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expansão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

Valores A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações. É prioridade da emprese a gestão sustentável de resíduos, reciclagem e preocupação com o consumo de água e energia adotando novas políticas com esse propósito em suas unidades. Comprometida com a sustentabilidade assumiu três pilares em sua política voltada ao meio ambiente: a responsabilidade com as gerações futuras, a educação ambiental e prioriza a questão ambiental em sua estrutura organizacional e planejamento estratégico. A venda direta contribui também para minimizar os problemas sociais, como o desemprego, proporcionando significativas contribuições sociais e econômicas ás famílias e ao País como um todo.

A Natura dispõe de projetos sociais como o Crer Pra Ver, com o objetivo de melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas, onde são comercializados produtos dessa linha, toda renda é revertida para o projeto. Produtos e Serviços A Natura é uma empresa de cosméticos possui uma enorme gama de produtos, segue abaixo algumas linhas que se destacam: • Linha Mamãe e Bebê: Produtos específicos destinados aos cuidados tanto do recém-nascido quanto á mãe a partir do início da gravidez • Linha Chronos: tratamento facial para mulheres a partir dos 30 anos. de market-share nos 10M09 (Dez Primeiros Meses de 2009), segundo dados da Sipatestp / Abihpec, passando para 22,1% no mesmo período do ano passado; a redução das Despesas com Vendas e das Despesas Administrativas como percentual da Receita Líquida; e os ganhos de margens operacionais no resultado consolidado.

Por outro lado, o destaque negativo foi a piora nas margens das operações em consolidação, que tiveram um desempenho aquém do último trimestre de 2008, e acabaram invertendo o lucro em prejuízo. No entanto, as operações em fase de implantação tiveram uma melhora, com a redução do resultado negativo. A Natura registrou um crescimento de 16,3% em sua Receita Líquida, com aumento de 17,2% nas vendas do mercado doméstico. A Receita das operações externas apresentou um leve crescimento de 10%, representando 5,6% da Receita Bruta no trimestre, - 2,3 p. No quesito de venda direta, a Avon é a principal concorrente no mercado. Com produtos Avon Color, Anew, Renew, Skin-so-Soft, Mark, Avon Wellness, BeComing entre outros, a Avon abrange tanto território nacional quanto o a América Latina.

Para categorias específicas de produtos estão inclusos produtores brasileiros e multinacionais que vendem seus produtos através de varejistas, franquias e a venda direta (Avon). A seguir destacamos alguns desses concorrentes: • Fragrâncias. Avon e O Boticário; • Produtos para cuidado do corpo e da pele. Avon, O Boticário e Contém 1g. • Diversos destes concorrentes dispõem substancialmente de mais recursos do a Natura no âmbito mundial. O cálculo da participação de mercado depende da metodologia que for utilizada para obter o tamanho do mercado total. Considerando o mercado apurado pela ABIHPEC/Sipatesp, a participação no mercado total em 2004 foi de aproximadamente 12,5%. Se considerarmos ainda apenas as categorias de produtos em que atua, participação é de aproximadamente 19%, no mesmo ano. • Natura Cosméticos S.

A. – Chile, Natura Cosméticos S. A. – Peru, Natura Cosméticos S. • Natura Europa SAS e Natura Brasil SAS: suas atividades concentram-se na compra, venda, importação, exportação e distribuição de cosméticos, fragrâncias em geral e produtos de higiene. Estrutura Societária Em março de 2004 completa-se uma outra reorganização societária na qual a Natura Cosméticos incorporou a Natura Empreendimentos e a Natura Participações. Esta reorganização objetivou simplificar a nossa estrutura societária para a realização da IPO pública de ações, através da eliminação de antigas holdings. A estrutura societária anteriormente a esta reorganização está demonstrada abaixo. Natura Participações (Brasil) Natura Empreendimentos (Brasil) NATURA COSMÉTICOS (Brasil) Natura Inovação (Brasil) Natura Cosméticos S.

Colômbia) Commodities Trading S. A. Uruguai) Natura Indústria (Brasil) Nova Flora (Brasil) Natura Cosméticos S. A. México) Natura Cosméticos de México S. são diversas e a empresa possui vários princípios, normas, regras e funções as quais têm por fim qualificar cada vez mais o andamento da empresa, são realizadas tarefas como, compra e venda de produtos, atendimento ao público, serviços de telefonia, cadastramento de clientes entre outros entre elas destaca-se: • Atendimento Telefônico: Para as ligações é dito o nome da empresa e posteriormente nome da secretaria, para ligações internas apenas o nome da secretaria, na Natura Cosméticos S. A. o atendimento telefônico, que se procedeu da seguinte forma: primeiramente o nome da empresa, logo depois o nome da atendente e logo após a saudação.

Como meio de comunicação também utiliza-se o fax, para enviar correspondências, boletos e demais coisas do gênero. • Agendamento de compromissos e organização da agenda da gerência: Através do sistema Lotus Notes, organiza-se a agenda gerencial, marcando eventos e lembretes, como aniversários. Os seus produtos são disponibilizados através da venda direta e também no site da empresa, a venda digital, são produtos de extrema qualidade atendendo aos mais exigentes consumidores, destacando-se em relação ao custo benefício, oferecendo um preço justo. A empresa possui um perfil transparente e passa a imagem de uma empresa correta, podemos observar isso no que se refere aos seus padrões ecologicamente corretos. A Natura também traz para si a responsabilidade social desenvolvendo projetos voltados a educação pública.

Atuando no Brasil e na América Latina a Natura segue liderando o mercado de cosméticos e perfumaria. Referências NATURA COSMÉTICOS S. pdf>. Acesso em: 05 Março 2020. NATURA COSMÉTICOS S. A. Missão, Visão, Valores. http: //www2. natura. net, 2012. Disponivel em: <http://www2. natura. natura. net/Web/Br/Inst/HResources/rh_gestao_pdrh. asp>. Acesso em: 05 Março 2020. NATURA COSMÉTICOS S. A. Indústria de cosméticos continua crescendo apesar da fraca economia. http: //g1. globo. com, 2014.

801 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download