PIM VII - Gestão Comercial

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Administração

Documento 1

Prof. São Paulo - SP 2018 RESUMO Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de fornecer informações relevantes sobre a cadeia de distribuição da empresa Max Mix de uma forma ampla. Além de discutir sobre os processos logísticos, inserir dados financeiros sobre o processo produtivo de uma empresa listada no Bovespa e a criação de propostas de preservação dos recursos naturais baseados, fi possível relacionar o estudo com conhecimentos das disciplinas de Canais de Distribuição e Estoques, Capital de Giro e controle dos resultados e Desenvolvimento Sustentável. Para a realização deste projeto, foram feitos planejamentos sobre os canais de distribuição, estoques e produtos. Ainda foi feito cálculos envolvendo dados financeiros da empresa escolhida. Sistema de planejamento de materiais e controle de estoque 11 2.

Procedimentos e entrega de produtos 14 2. Gestão de processos de logística 16 2. Programas e softwares para o controle de operação logística 17 2. Sugestões para oferecer um serviço de qualidade superior ao cliente 19 3. Exemplos 23 4. Oficina Eletrônica Sustentável 23 4. Veículo da Sustentabilidade. CONCLUSÃO 25 6. REFERÊNCIAS 26 ANEXO 1 28 LISTA DE FIGURAS Figura 1: Logística Integrada. Através de uma boa gestão do capital giro é possível trazer bons resultados e preservar da saúde financeira da empresa, pois envolve um processo continuo de tomada de decisões voltadas principalmente, para preservação da liquidez da empresa, que consequentemente afeta a rentabilidade (Aranha, 2008). Outro tema de grande relevância é o desenvolvimento sustentável que consiste na preocupação de questões ecológicas, ambientais e sociais. Empresas que implementam políticas sustentáveis permitem reduzir os seus custos e aumentar o seu lucro.

Assim, contribuem com a preservação da fauna e flora, garantindo um ambiente saudável e seguro (SILVEIRA & PETRINI, 2018). Um assunto de grande importância é o capital de giro da empresa. Organização e gerenciamento do sistema de distribuição física dos produtos. Na primeira etapa, a empresa deve criar um programa estratégico de logística para que tenha uma flexibilidade do seu fluxo logístico de distribuição física dos produtos e o monitoramento deste sistema de distribuição para o maior controle do processo. Uma das formas para fazer isso é a implementação da logísitica integrada que será responsável por conectar todos o processo logístico, da origem dos produtos às mãos do consumidor final. Isso é possível por meio de um sistema inteligente capaz de controlar o fluxo logístico e coordenar todo o processo produtivo e a cadeia de distribuição dos produtos eletrônicos até o cliente (Figura 1).

Figura 1: Logística Integrada. O fabricante vende por meio de tantos intermediários (atacadistas e varejistas) quantos forem possíveis. É utilizado quando se tem que ter grande disponibilidade do produto em um grande número de pontos de venda. Como a empresa Max Mix fornece produtos eletrônicos característicos de alto consumo e alto valor agregado, o melhor sistema de distribuição é a exclusiva. Canal de distribuição e intermediários Apresentar um bom produto eletrônico dos fabricantes não basta. É necessário que esse produto chegue até o cliente certo, na quantidade certa e no momento ideal.   Eles representam, distribuem e podem até mesmo vender o que é produzido.  Assim, podem oferecer a uma empresa mais eficiência e eficácia na distribuição. Alguns exemplos dos principais intermediários atuantes em um canal de distribuição são: • Varejista: realiza a venda de bens e/ou serviços diretamente ao cliente final.

Por exemplo: supermercado, papelaria, farmácia, bazar, loja de calçados etc. • Atacadista: compra e revende mercadorias para varejistas, outros comerciantes, estabelecimentos industriais, institucionais e comerciais. Neste caso é mais interessante que a empresa realiza a distribuição direta para o cliente por meio do uso, por exemplo, dos correios ou de uma transportadora. Sistema de planejamento de materiais e controle de estoque Entender o papel estratégico do planejamento de materiais juntamente com o Controle de Estoques é um grande desafio e de suma importância para um mercado competitivo. Estoque pode-se dizer que é o acúmulo armazenado de recursos materiais em um sistema de transformação, existente da diferença entre a produção e a demanda. O controle de estoque é muito importante para qualquer tipo a empresa, pois através dele controlam-se os desperdícios, desvios, apuram-se valores para fins de análise, bem como, apura o demasiado investimento, o qual prejudica o capital de giro.

Estoque pode-se dizer que é o acúmulo armazenado de recursos materiais em um sistema de transformação, existente da diferença entre a produção e a demanda. Uma empresa não poderá trabalhar sem estoque, pois, sua função amortecedora entre vários estágios de produção vai até a venda final do produto. A Figura 3 representa uma ilustração esquemática sobre a etapa de planejamento dos materiais, controle de estoque, o despacho e entrega de produtos. Figura 3: Ilustração esquemática sobre as etapas de planejamento dos materiais, controle de estoque, despacho e entrega de produtos. Fonte: Ballou, 2005. Procedimentos de despacho e entrega de produtos Um dos maiores pilares de uma loja virtual e que também a distingue em relação ao comércio tradicional está na entrega de seus produtos.

A opção de retirada na loja também pode ser uma alternativa, onde o comprador realiza toda a transação financeira pelo site e retira a mercadoria no espaço físico.    O cuidado que a empresa Max Mix deve ter em sua encomenda é saber que esta irá passar por um itinerário em que poderá pegar avião ou encarar ruas e estradas junto com outras encomendas pesadas. Na hora de embrulhar o produto para o envio, a empresa deve procurar reforçar sua proteção para que a encomenda não se mova dentro da embalagem. Um último fator relacionado ao contratante é o lead time. O tempo entre produção, o término da separação e contratação do frete afeta de forma agressiva o prazo. Um ponto importante a considerar na busca do melhor lead time é a precisão nas previsões.

Quando se prevê com mais exatidão, o cálculo do lead time também é mais exato. Por outro lado, os erros de previsão crescem à medida que o tempo de lead time se alonga (WARD, 2002). Os objetivos do lead time podem ser identificados como: • redução dos custos; • melhor qualidade; • maior flexibilidade; • tempos mais rápidos de respostas. Portanto, o lead time está relacionado diretamente à velocidade no processo de entrega, mas sem afetar a qualidade do serviço ou do produto. A gestão do processo logístico da Max Mix deve ser cada vez mais eficiente e integrado, aplicando ferramentas de análise e visualização de todos os pontos da cadeia de suprimentos. As ferramentas devem ser utilizadas de modo a integrar o conjunto das informações, e permitir que você não perca de vista os dados sobre inventário, produção, locais de armazenagem, pessoal, materiais, serviços de empacotamento e transporte e sobre os processos que garantem a entrega correta e segura dos bens ou serviços fornecidos pela empresa (Figura 1).

Programas e softwares de controle em operação logística A tecnologia da Informação (TI) é uma grande aliada da gestão de logística. Tanto softwares quanto hardwares são amplamente utilizados para garantir planejamento estratégico e otimização da operação de transporte e armazenamento, entre outras funções da atividade. A integração promovida pelas ferramentas tecnológicas oferece ganho de tempo e produtividade às empresas, liberando os gestores e colaboradores para se dedicar à solução de problemas e ao planejamento estratégico ao invés de se preocupar com a coleta, processamento e armazenamento das informações. • Assistência Técnica no produto eletrônica com atendimento na casa do cliente no período de garantia. CAPITAL DE GIRO E CONTROLE DOS RESULTADOS. O Capital de Giro é o valor que a empresa possui para pagar as despesas operacionais do dia a dia, sejam elas despesas fixas ou gastos necessários a manutenção da operação.

Entendendo os valores da necessidade de Capital de Giro e qual é a dinâmica do Ciclo Operacional da empresa é possível fazer uma ótima gestão. Cálculo da Necessidade do Capital de Giro A empresa utilizada para o estudo foi a Petróleo Brasil S. Fontes de financiamento de capital próprio e estrangeiro No site do Bovespa não disponibiliza os valores atuais de capitais próprios e de estrangeiro. Na Tabela 1 há alguns dados de capital próprio e de estrangeiros da Petróleo Brasileiro S. A Petrobras de 2016: Figura 5: Capitais Próprios e Estrangeiros. Fonte: NETO, 2015. Nível de endividamento da Petrobras Não há relatos sobre o grau de endiviamento da empresa no site do Bovespa. O GAO da Petróleo Brasileiro S. A Petrobras, no período de Janeiro até Julho, foi de -2,80.

Isso significa que ocorreu um aumento na receita bruta provocando uma queda no resultado operacional. Isso acontece pelo principal modo: o crescimento da receita bruta foi acompanhado pelo aumento das despesas fixas. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A empresa precisa demonstrar uma responsabilidade e compromisso sustentável, principalmente pelos seus produtos serem poluentes ao meio ambiente. Os resíduos devem estar em um único local para que seja feita uma coleta otimizada. Então, a empresa de produtos eletrõnicos deve alinhar com todas as lojas para que elas recebam estes produtos eletrônicos. Os usuários devem receber essa orientação nas lojas e de preferência por todos meios de contato disponíveis: e-mail, redes sociais, telefone, carta e etc. Planejamento de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável. Na plataforma e-commerce da Max Mix haverá propagandas de conscientização do usuário final para cuidar do meio ambiente, não despejar lixo eletrônico e procurar um meio para entregar os restos eletrônicos.

Em parceria com o Sebrae, o orgão fornece materiais que possuem denominações sustentáveis, aspectos e impactos ambientais, responsabilidade social e empresarial. Assim, a oficina mecânica precisa obedecer requisitos legais e normas para que contribue com a sustentabilidade. O comprimento destes requisitos, o Sebrae concede selos de sustentabilidade e uma quantia financeira para a manutenção da oficina. Os requisitos do Sebrae são as formas legais de descarte de resíduos das oficinas, o modo da utilização de energia e água de forma consciente, a reciclagem dos resíduos e o comprimento de normas ambientais como, por exemplo, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA-NR-09). Veículo da Sustentabilidade A utilização de veículos de entrega alternativa poderiam realizar a coleta dos resíduos eletrônicos em locais do consumidor próximos da trajetória.

Campo Grande MS, agosto 2008. Ballou, R. H. Gerenciamento de cadeia de suprimentos e logística empresarial. ° Ed. Braga, R. Análise avançada do capital de giro. Caderno de Estudos FIPECAFI, n. set/1991. G1. Kennedy, M. N. Product Development for the Lean Enterprise, Oaklea Press, 2003. Marchwinksy, C e Shook, J. Léxico Lean. Disponíve em: www. petrobras. com. br (Acesso em 10 de Outubro de 2018). Silveira, L. The Lean Development Skill Book. Ward Syntesis, 2002. ANEXO 1  Conta   Descrição  01/04/2018  01/01/2018  01/04/2017  01/01/2017   a   a   a   a   30/06/2018   30/06/2018   30/06/2017   30/06/2017   3.    Receita de Venda de Bens e/ou Serviços   84,395,000   158.    Custo dos Bens e/ou Serviços Vendidos   -52,772,000   -100.    Participação nos Lucros ou Resultados           3.    Outras Despesas/Receitas Operacionais Líquidas   -6467000   -7.    Baixa de gastos adicionais capitalizados indevidamente           3.    Reversão/Perdas no valor de recuperação de ativos - Impairment           3.

   Resultado de Equivalência Patrimonial   310,000   821.    Corrente   -4,108,000   -7.    Diferido   -530,000   -1.    Resultado Líquido das Operações Continuadas   9,691,000   16.    Resultado Líquido de Operações Descontinuadas           3.    Lucro/Prejuízo Líquido das Operações Descontinuadas           3.

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