Produção textual interdisciplinar em grupo
Tipo de documento:PTI
Área de estudo:Recursos humanos
Tutora Eletrônica: Renata Cotrim Tutor de Sala: Mary Santana _________________________________________________________________ Sorocaba/SP 2018 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 1 2 GESTÃO DE PESSOAS 2 2. Em relação às funções e responsabilidades 2 2. Em relação à seleção de pessoas 2 2. Em relação à capacitação dos colaboradores na função 2 2. Em relação ao bem-estar e satisfação dos colaboradores 3 2. É uma empresa multinacional, reconhecida nacionalmente e no exterior. a) A empresa atua na produção industrial de peças e componentes automotivos, fornecendo peças para as principais montadoras de automóveis utilitários, de passeio e de grande porte. Seus principais clientes são as montadoras Chevrolet, Fiat, Volvo, etc. A empresa possui sete segmentos industriais no Brasil, instalados nas cidades Mogi Guaçu, Limeira, São Bernardo do Campo, Jundiaí e Itajubá. Além das unidades nacionais, conta com um centro de distribuição localizado em Buenos Aires e um segmento industrial em Rafaela, localizado na Argentina; b) Empresa MAHLE Metal Leve S/A; c) Os dados utilizados para pesquisa são com relação à unidade de Jundiaí/SP; d) A produção consiste em fabricação de pistões, bielas, filtros de ar, filtros de óleo, filtros de combustível, filtros de carvão ativado, separadores de óleo, camisas de cilindro, pinos de pistão, eixos de comando, tuchos e balancins, bronzinas, anéis de pistão, buchas, válvulas, guias e assentos de válvulas; e) A empresa conta com um total de 9000 funcionários em todas as unidades.
Em relação à capacitação dos colaboradores na função A empresa Mahle realiza dois tipos de capacitação para seus colaboradores, a de introdução ao trabalho e as de aperfeiçoamento do trabalho. A capacitação de introdução ao trabalho é realizada durante o processo de integração do funcionário e é crucial e indispensável para o exercício da função. É realizada pelo SENAI para as funções relacionadas à produção e pelo SENAC para as vagas administrativas. Já a capacitação de aperfeiçoamento do trabalho é realizado por meio de workshops e eventos educacionais promovidos dentro da empresa com o intuito de oferecer conhecimento para que os processos sejam melhorados continuamente. Resposta D: Todos os colaboradores são capacitados com base em um plano de capacitação.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 3. Triple bottom line (tripé) da sustentabilidade A empresa é preocupada e insere todos os seus dados condicionados ao tripé da sustentabilidade, levando a sério seu compromisso com o meio ambiente, a economia e o lado social. A empresa Mahle tem o compromisso de realizar seus processos impactando o mínimo possível o meio ambiente e a sociedade. Um dos resultados obtidos por meio do tripé de sustentabilidade foi a implantação do programa de preservação da fauna, onde a empresa se comprometeu em plantar mudas de árvores nativas na região em que está localizada e também a construção de cinco galpões de linha de produção ecologicamente corretos e sustentáveis. Ética e transparência O site da empresa é muito transparente, ele fornece informações verídicas de todas as ações promovidas pela empresa, socialmente e ambientalmente.
Plano 2: CF = 0,012 / 1 – (1+0,012)-60 = 0,012 / 1 – (1,012)-60= 0,012 / 1 – (1 / 1,012)60 =0,012 / 1 – ( 1 / 2,045647268)= 0,012 / 1– 0,48884283 =0,012 / 0,51115717 CF = 0,023476145 Valor da parcela = 120000 * 0,023476145 = R$ 2. Valor futuro (montante) Para o cálculo do valor futuro utilizamos a fórmula: VF = VP(1+i)n Plano 1: VF = 120000 (1+0,006434)60 = 120000 (1,006434)60= R$ 176. Plano 2: VF = 120000 (1+0,012)60= 120000 (1,012)60= R$ 245. Melhor opção de financiamento após análise Consideramos como mais vantajoso para a empresa o plano 1. No plano 1 o valor futuro é de R$ 176. Ponto forte se refere às aptidões mais fortes da empresa e como conseqüência as vantagens que tais características têm sobre a concorrência direta e que a tornam única. Na empresa Mahle um ponto forte é o investimento em tecnologia sustentável na produção das peças. Ponto fraco são as fraquezas que interferem ou prejudicam o rendimento da empresa e o cumprimento das metas. Podemos citar como ponto fraco da empresa Mahle á área de logística, que gera um alto custo no transporte rodoviário das peças produzidas até o centro de distribuição.
No âmbito do planejamento estratégico, definimos com controle estratégico o conjunto de ações e atitudes que tem por objetivo verificar se determinada atividade planejada está ou não alcançando resultados satisfatórios para a organização. REFERÊNCIAS ALMEIDA, M. I. R. TEIXEIRA, M. L. br/pdf/rae/v33n2/a03v33n2. pdf>. Acesso em: 23 outubro de 2018. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas.
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