PROCESSOS DE LOGÍSTICA NO TRANSPORTE DE BOBINA DE AÇO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Logística

Documento 1

Observou-se que otimização do manuseio de materiais podem direcionarL possíveis tomadas de decisões para auxiliar à siderúrgica no alcance de maior produtividade. Além de ter um panorama geral da situação atual de produção no país. Palavras-chave: Logística. Transporte de Bobina de Aço. Processos INTRODUÇÃO Diante do cenário competitivo em que o mercado siderúrgico está inserido, é necessário conhecer o processo para que se controle as perdas, pois as ineficiências em atividades, se repetidas, acarretam grandes gastos após determinados períodos. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), pode ser compreendido com um processo de planejamento e implementação com eficiência dos fluxos de armazenagem de matéria prima e estoques de produtos, desde seu ponto de origem até o consumidor final.

Também foram definidas as principais etapas que dinamizam os fatores que compreendem a logística. As principais etapas apresentadas foram a informação, a armazenagem e o transporte. No Brasil o transporte é realizado por meio rodoviário e ferroviário sendo que “após a greve do caminhoneiros em maio de 2018, o material do Sudeste do país passou a utilizar hidrovias”(GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, 2018). A malha rodoviária brasileira tem uma extensão de 1. A pesquisa exploratória visa aprofundar o tema por meio de visitas e/ou construção de hipóteses, enquanto a pesquisa descritiva procura descrever as características do problema por meio de técnicas de coleta de dados padronizadas. A explicativa propõe a identificação de fatores determinantes que contribuem na ocorrência de fenômenos, buscando as suas causas.

Por fim, a pesquisa normativa é direcionada para o aperfeiçoamento de resultados disponíveis em literatura. TURRIONI; MELLO, 2012). Em relação a abordagem de pesquisa, essa pode ser classificada como qualitativa ou quantitativa. INSTITUTO AÇO BRASIL, 2020). Em se tratando especificamente do tema deste artigo há de se visualizar o ramo Siderurgia e Metalurgia que atuam na fabricação e transformação de aços e ferros fundidos, englobando todos os processos físicos e químicos participantes da obtenção destes e seu desenvolvimento do produto. MACHADO, 2003, p. A indústria siderúrgica, ramo da metalurgia consiste na fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos, em função da sua representativa escala de operação está inserida em um mercado globalmente competitivo. Desse processo de metalurgia sua classificação é de acordo com sua geometria e essas são provenientes do direcionamento de aplicabilidade desses materiais.

Para compreender o processo e particularidades das bobinas de aço far-se-á conhecer um pouco se seu histórico. A chamada “idade do ferro” teve seu começo em 1200 a. C. sendo o último estágio tecnológico e cultural da pré-história. Sua descoberta promoveu mudanças na sociedade desde o setor agropecuário até as confecções de armas mais modernas o que viabilizou a expansão territorial de diversos povos. O ano de 1950, foi um marco de crescimento da siderurgia no Brasil. A produção nacional de aço bruto alcançou 788 mil toneladas e tinha início uma fase de crescimento continuado da produção do aço no Brasil. Dez anos depois, houve triplicação de produção. Na década de 90 era visível o esgotamento do modelo com forte presença do Estado na economia.

Em 1991, começou o processo de privatização das siderúrgicas. Para compreender o cenário atual foi realizado um levantamento com dados de 2019 e 2020 do Instituto do aço. As exportações de fevereiro de 2020 caíram 16,4% em volume e 29,2% em valor em relação ao mesmo período de 2019, registrando 750 mil toneladas e US$ 386 milhões, respectivamente. Em fevereiro de 2020, a produção brasileira de aço bruto foi de 2,7 milhões de toneladas, representando uma queda de 1,3% frente ao mesmo mês de 2019. Já a produção de laminados foi de 1,9 milhão de toneladas, 0,3% menor que o apurado em fevereiro de 2019. A produção de semiacabados para vendas foi de 703 mil toneladas, um aumento de 0,1% em relação ao mesmo mês de 2019. podem ser classificadas em integradas, semi-integradas e não-integradas.

As integradas realizam todas as atividades pertencentes ao processo, desde o recebimento e transformação da matéria-prima à venda dos produtos acabados. Dividindo o processo em três fases, elas atuam na redução, refino e laminação. As usinas semi-integradas não têm a etapa de redução e usam sucata de aço e ferro-gusa para alimentar as aciarias elétricas. Assim, possuem apenas os processos de refino e laminação, não produzindo o ferro-gusa. Tanto o “coque” quanto o sínter são encaminhados para os altos-fornos a fim de obter o ferro-gusa a partir da redução do minério de ferro. Redução: Consiste na obtenção do ferro-gusa por meio da redução de minério de ferro. Assim, o alto-forno recebe a sínter, o “coque” e oxigênio aquecido a uma temperatura de aproximadamente 1000 C, o qual é “soprado” pela parte de baixo do alto-forno.

O “coque” em contato com o oxigênio realiza o processo de redução e tem-se a obtenção do ferro-gusa, um metal líquido com alto teor de carbono. Refinação: Na aciaria, parte do carbono contido no ferro-gusa juntamente com outras impurezas são removidos. A malha rodoviária brasileira tem uma extensão de 1. km, sendo que apenas 212. km são pavimentados. E das estradas pavimentadas, a maioria delas se encontram em estado ruim ou péssimo segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT). A precariedade das rodovias brasileiras se deve ao baixo nível de investimento em infraestrutura. melhor explicam a palavra, que são: • “O processo que integra, coordena e controla a movimentação de materiais, inventário de produtos acabados e informações relacionadas dos fornecedores através de uma empresa, para satisfazer as necessidades dos clientes”.

• “Expressão do processo de planejamento, operação e controle do fluxo de produtos (bens manufaturados, granéis agrícolas, granéis minerais etc. por meio do uso intenso de informações, de modo a oferecer a exata quantidade de mercadorias nos locais e períodos definidos a custos mínimos” • “Designa pela fusão entre as operações de armazenagem e de movimentação até o consumidor final, ou seja, ela envolve aspectos como instalações, meios de transportes e estoque. Trata se de circulação de mercadorias até o consumidor final”. • O conceito de logística pode ser compreendido com um processo de planejamento e implementação com eficiência dos fluxos de armazenagem de matéria prima e estoques de produtos, desde seu ponto de origem até o consumidor final.

Estas peças devem a partir da data do decreto ser amarradas com cintas ou cabos de aço, ganchos e catracas com resistência total e comprovada à ruptura por tração de, no mínimo, o dobro do peso da bobina: de topo e direta. Passaram a ser obrigatórios pelo menos dois dispositivos de amarração para bobinas até 20 toneladas, com no mínimo, dois dispositivos de amarração de topo e dois de amarração direta e pelo menos três para bobinas com mais de 20 toneladas e quatro de amarração direta. Os pontos de fixação dos dispositivos de amarração, devem ser afixados nas longarinas ou chassi do veículo, com as cintas, correntes ou cabos de aço passando por baixo da guarda lateral, nunca por cima.

As catracas tensoras das cintas, correntes ou cabos de aço devem estar afixadas nas longarinas ou chassis ou entre os dispositivos. A inspeção dos dispositivos de amarração: o transportador deve sempre inspecionar o estado de conservação dos dispositivos de amarração antes de carregar o veículo. CONCLUSÃO O objetivo principal deste trabalho foi compreender os processos e as particularidades da logística no que diz respeito aos processos de transporte de bobina de aço. Procurou-se entender, sua relevância. Outro ponto abordado neste trabalho foi o levantamento dos últimos índices de produção de tal mercado. Percebe-se que o Brasil é um país dependente do modal rodoviário, o que apresenta algumas dificuldades mencionadas por elas é a precariedade e a falta de segurança nas estradas brasileiras.

De acordo com a CNT, as condições das vias brasileiras são ruins. gov. br/bobinas-de-aco-aumentam-transporte-de-cargas-no-porto-de-porto-alegre> Acesso em: 20 de abr. INSTITUTO AÇO BRASIL. Indicadores de mercado: dados do setor. Disponível em: <http://www. pdf>. Acesso em 20 abr. IPEA. Transporte Ferroviário de Cargas no Brasil: Gargalos e Perspectivas para o Desenvolvimento Econômico Regional. Brasília: Ipea, 2010. F. M. ARRIVABENE, L. F. Siderurgia para não Siderurgistas. Gerenciamento de resíduos sólidos da indústria siderúrgica. f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Mineral)-Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas, Universidade Federal de Minas Gerais, BH, 2014. RODRIGUES, Stella Soares. Análise da logística de transporte de soja no corredor nordeste.

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