Logistica de produtos sujetos a vigilância sanitaria

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Logística

Documento 1

Introdução A logística é uma atividade que está presente nas atividades humanas desde os primórdios da civilização e hoje ela contempla vários processos que vivenciamos diariamente. O Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP) define logística como sendo: “O processo de planejar, executar e controlar o fluxo e armazenagem, de forma eficaz e eficiente em termos de tempo, qualidade e custos, e matérias-primas, materiais em elaboração, produtos acabados e serviços, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com objetivo de atender aos requisitos do consumidor”. CSCMP) Já para Cristopher (2013), a logística é definida por: “Logística é o processo de gestão estratégica da aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e estoques finais (e os fluxos de informação relacionados) por meio da organização e seus canais de comercialização de tal forma que as rentabilidades atual e futura sejam maximizadas através da execução de pedidos, visando custo-benefício”.

CRISTOPHER, 2013) Nesta ótica, construiu-se as questões que justificam este estudo: • Qual a importância da logística para as empresas que manipulam produtos controlados pela vigilância sanitária? • Quais são os procedimentos para a perfeita armazenagem de produtos controlados pela ANVISA? ____________________________ 1Coloque aqui o seu minicurrículo A logística, estrategicamente, proporciona vantagens competitivas para as empresas a partir da coordenação de atividades funcionais. Conforme propõe Novaes (2004), a logística delimita-se em cinco atividades: Faturamento e Processamento de Dados, Planejamento e Controle de Estoques, Movimentação e Armazenagem, Transportes e Planejamento e Controle Logístico. Estocar e expor produtos com curta validade de forma incorreta, como alimentos lácteos, por exemplo, em um ponto de venda, como uma gôndola de um supermercado, certamente irá gerar problemas para o empresário e para o consumidor.

Neste caso, um sistema possível é o que trata a entrada e a saída dos produtos de acordo com o prazo de validade de cada lote, Nogueira (2012) destaca o sistema de controle de estoques conhecido como Primeiro que Entra, Primeiro que Sai – PEPS ou First In First Out (FIFO) direciona para o estoque e para a exposição os lotes mais antigos ou aqueles com a validade mais próxima, a fim de garantir o consumo de forma ordenada, seguindo este preceito. Para produtos que necessitam de refrigeração, como por exemplo medicamentos para o controle do diabetes (insulina) é recomendado que o transporte e a armazenagem sejam realizados dentro de padrões rigorosos, uma vez a variação de temperatura coloca em risco a performance do medicamento e também possíveis contaminações.

Neste caso, para o transporte são utilizados collers com temperatura controlada ou veículos refrigerados. Na armazenagem são recomendados refrigeradores. J. CLOSS, D. J. Gestão logística de cadeias de suprimentos. São Paulo: Bookman, 2006. pdf/92a497c2-9d19-4ce0-8eaa-624b8d6bd245. Acesso em 28 jun 2019. GODOY, Gustavo Franco de. Boas práticas de armazenagem, distribuição e transporte de medicamentos. São Paulo: Contento, 2012.

67 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download