Pró Inter III- Curso de Tecnologia em marketing Digital da Anhanguera

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

As cinco forças de Michel Porter, a competência organizacional e a elaboração da matriz SWOT da empresa, todos esses fatores influenciam a tomada de decisão para a estratégia eficaz de marketing digital a ser desenvolvida. Outro fator relevante para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing é identificar quais são as atuais formas de divulgação que a empresa utiliza. Após essa análise dos aspectos empresariais é preciso identificar as oportunidades de atuação, o levantamento das possibilidades é o primeiro passo para a criação da estratégia, porém o profissional de marketing digital precisa saber avaliar adequadas e viáveis soluções a serem empregadas para cada tipo de empresa. A partir das oportunidades observadas é possível a elaboração de uma estratégia adequada para a empresa empregando os conhecimentos adquiridos através das pesquisas acima explicitadas e os conhecimentos do profissional de marketing sobre as mídias e como tirar o máximo de proveito a fim de beneficiar a empresa e fazer com que ela consiga alcançar seus objetivos.

INTRODUÇÃO Com a análise realizada dentro de uma empresa é possível perceber seus pontos fracos e fortes, suas qualidades e tudo o que pode ser modificado ou usado para chamar atenção no mercado. A empresa visa concorrer com as maiores de Lavras e região na prestação dos serviços de informática trazendo novidades, melhorando cada vez mais a qualidade sempre atualizando os conhecimentos dos colaboradores para que possam melhor atender aos clientes suprindo suas necessidades. Desse modo, com o decorrer o tempo ampliação do espaço de trabalho e abertura de novos espaços para execução dos serviços na cidade de Lavras e ou região. A empresa foi criada a cerca de um ano, já possuindo clientes fixos e tentando sempre alcançar novos clientes com a qualidade nos serviços prestados, entregas nos prazos estabelecidos, preço justo, assim como um bom atendimento e fidelização dos clientes para o bom andamento de suas atividades junto à sociedade.

OBJETIVO DO PROJETO Um dos principais benefícios do Marketing Digital é que, mesmo com baixo investimento, é possível trabalhar com ações muito efetivas, que vão desde trazer mais visitantes para o site até a converter mais desses visitantes em clientes. Por isso é bastante indicado também para empresas de médio e pequeno porte que querem crescer de forma acelerada. A diminuição das vendas de produtos tecnológicos propõe menos serviços a ser prestado. A diminuição do prestígio social faz com que a empresa entre em decadência, podendo, assim, até mesmo falir se não possuir o número necessário de clientes. AMBIENTE INTERNO O ambiente interno da empresa contém pontos fortes e fracos. A administração possui pontos fortes como: organização, processos e métodos de trabalho.

A empresa trabalha com qualidade e pontualidade além de possuir mão de obra qualificada para a execução dos serviços, o interesse por atualização constante é outro ponto forte da empresa. Algumas vezes a empresa oferece descontos para a população em geral em qualquer serviço para atrair novos clientes. ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE Segundo Pagnoncelli e Vasconcelos (1992), o diagnóstico realizado considerando o ambiente em que a empresa se insere é fundamental para o desenvolvimento da mesma porque dessas análises é que a administração consegue determinar o que pode ser feito para melhorar as falhas encontradas nas análises. Para a empresa em questão, a situação econômica atual contribui para diminuição na quantidade de serviços prestados, devido a existir pessoas que supostamente fazem o mesmo serviço por um preço baixo, fora da realidade das empresas e muitos clientes optam por essas pessoas que realizam os serviços.

Ainda existem pessoas que possuem receio em deixar seus equipamentos para serem consertados por uma pessoa que não conhecem por medo de algo dar errado ou crença de que o serviço não será eficaz preferindo aquele vizinho de confiança que “sabe” fazer o serviço. Há aspectos que contribuem positivamente para a empresa, um deles é o fato de produtos tecnológicos possuírem altos valores de comércio no Brasil e isso impulsiona a busca por serviços de manutenção, considerando os Estados Unidos onde os produtos são facilmente descartável talvez não exista essa busca por assistências técnicas. • as ameaças de serviços substitutos; e Os serviços substitutos no ramo em que a empresa atua vão desde um atendimento diferenciado por parte das outras empresas até uma execução dos serviços com qualidade superior.

Podem ser também novos métodos que necessitem de menos tempo para execução. Outro fator que pode contribuir para que a empresa não cresça é a necessidade de sempre atualizar os métodos e processos visando sempre suprir as necessidades dos clientes. • a rivalidade entre as empresas existentes. Os concorrentes diretos são as empresas mais tradicionais de Lavras como a Frequência e a Z3 Informática que são as maiores e mais tradicionais empresas desse ramo na cidade. Os preços são informados diretamente aos clientes pelo mesmo canal que os clientes fazem os pedidos. A maior parte da divulgação é realizada nos bairros próximos a empresa por meio dos panfletos e cartazes colados em postes, estabelecimentos comerciais, pontos de ônibus e locais de alta circulação de pessoas.

As promoções ganham divulgação diferenciada no facebook e no rádio, além de serem confeccionados novos panfletos e cartazes indicando as promoções vigentes. Com base no que foi visto e percebido dentro da empresa a qualidade do marketing executado pela empresa está bem inferior ao que deveria ser mesmo se tratando de uma empresa nova no mercado. Esse é um dos motivos que implica a necessidade de ser o tempo todo vista e lembrada para ir se fixando na memória da sociedade, tornando-se conhecida. OPORTUNIDADES DE MARKETING DIGITAL PARA A EMPRESA De acordo com o perfil da empresa e sua necessidade de entrada e permanência entre as maiores do ramo no mercado de Lavras e região, é possível perceber que é de extrema importância uma estratégia agressiva de marketing principalmente nos meios digitais, principal ferramenta para difusão de informações.

A empresa pode valer-se do uso do facebook e Instagram para fazer propagandas em grupos de vendas como já realiza, porém realizá-los com mais freqüência e de forma mais adequada. Outra ferramenta que será de grande importancia para a empresa é um website próprio para melhor atendimento e expansão da divulgação. Em se tratando de website, para essa empresa também pode ser criada uma Landing Page que pode transformar visitantes do website e potenciais clientes. Para monitorar os acontecimentos e a relevância do site o Google Analytics é o programa adequado para exercer essa função. O questionário pode conter, por exemplo, as perguntas: O que você espera em uma empresa de prestação de serviços tecnológicos? O que é mais importante em uma empresa para que você a escolha? Além da pesquisa a Landing Page direciona o usuário para a página principal da empresa, assim, a empresa fica cada vez mais visada, e consegue atrair mais clientes.

Em se tratando de monitorar o que acontece nas páginas da empresa, o uso do Google Analytics é indispensável para esse monitoramento permitindo a empresa acesso ao volume de visitantes que a empresa recebe nas páginas todos os dias. Contribui para a manutenção ou revisão das estratégias de marketing digital com relação às páginas na internet. A proposta desenvolvida leva em consideração as reais possibilidades da empresa para a realização dos objetivos descritos nesse projeto. Como a empresa é nova e pequena, a proposta foi pensada para atender as necessidades da empresa e auxiliá-la em seu objetivo principal do momento, que é a permanecia entre as melhores da cidade e da região, conseguir competir de igual para igual com elas e até mesmo superar as grandes concorrentes.

REFERÊNCIAS BOAS, Eduardo Pinto Vilas. Estratégia empresarial e negociação. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional SA. p. CHANG, Alan. p. LAMPE, C. et al. Inherent Barriers to the Use of Social Media for Public Policy Informatics. The Innovation Journal: The Public Sector Innovation Journal,v. br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Analise-Swot. PDF Acesso em 09 abril. PAGNONCELLI, Dernizo; VASCONCELOS Filho, Paulo. Sucesso empresarial planejado. Rio de janeiro; 1992.

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