PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Odontologia
Engenheiro Responsável:__________________________________________ Aluno: __________________________________________________________ 1 SITUAÇÃO GERADORA E JUSTIFICATIVAS Considerando que a energia elétrica é um dos maiores vilões quando o assunto é segurança do trabalho, o estudo visa mostrar como a Companhia Hidrelétrica de Itaipu implantou a NR-10 “Segurança da Instalação e Serviço de Energia Elétrica” e porque foi adquirida. Este trabalho terá como alvo todas as pessoas direta e indiretamente envolvidas com eletricidade; serão abordados os temas aqui mencionados: medidas de controle; medidas de proteção individual; segurança de instalações elétricas desenergizadas; segurança de instalações elétricas energizadas; habilidades do trabalhador, qualificações, treinamento e autorização, sinalização de segurança; emergências; áreas de responsabilidade e risco e áreas de controle. A eletricidade é provavelmente as "Sete Maravilhas do Mundo Moderno".
Suas descobertas e explorações revolucionaram os lares e indústrias do mundo civilizado, e a vida hoje depende inteiramente desse meio material. O consumo de eletricidade está aumentando rapidamente ano a ano. Equipamentos de Proteção Individual – EPI’S Vamos dar uma olhada em alguns dos importantes equipamentos de proteção que devem atender aos requisitos da norma regulamentadora NR-10. Esta norma trata de assuntos relacionados à segurança na execução de serviços nas áreas elétricas. a) BOTINA DE COURO, SOLADO ISOLANTE Protege os pés de substâncias agressivas e choques elétricos. Não pode ter componentes metálicos. Figura 1 Botina de couro Fonte: https://produto. com. br/luva-de-cobertura-em-vaqueta-e-raspa-multiluvas-p1051104 d) ÓCULOS DE SEGURANÇA Ele é projetado para proteger os olhos de choques mecânicos e efeitos causados pela radiação solar ou arco voltaico.
Figura 4 Óculos de Proteção Fonte: https://www. superepi. com. com. br/cinturao-de-seguranca-com-talabarte-duplo-em-y-vicsa-vic20529-vic23605-ca35-613-p1050510 g) BARREIRAS/INVÓCULOS/GRADES ARTICULADAS/FITAS/PLACAS DE SINALIZAÇÃO / CONES Figura 7 Barreiras, invóculos, fitas e placas de sinalização e cones Fonte: https://www. solucoesindustriais. com. br/empresa/seguranca/epira-equipamentos-de-seguranca/produtos/seguranca-e-protecao/placas-de-sinalizacao 2 IMAGEM. O tema de discussão é de grande importância, pois envolve diretamente a proteção da vida humana, buscando a melhoria das condições de trabalho, principalmente na engenharia civil. Embora a abordagem principal seja voltada para o setor elétrico, o problema afeta diretamente todo o projeto, desde os reparos mais simples até os trabalhos mais complexos, tanto na fase de projeto e construção, quanto nas manutenções contínuas que exigem permanência. Além dos danos à integridade física dos trabalhadores, os danos causados por acidentes elétricos também refletem perdas econômicas muito elevadas.
Esses prejuízos são decorrentes de perda de horas de trabalho, danos a locais de acidentes, indenização a vítimas ou familiares em caso de morte e multas aplicadas pelos órgãos fiscalizadores quando constatadas as infrações. Assim, face a estes factos, e para todas as pessoas expostas ao corpo de trabalho, verifica-se que o aumento da complexidade dos procedimentos de segurança indica uma redução do número de incidentes, uma vez que a nova norma define claramente os requisitos mínimos de trabalho cujas condições envolvem eletricidade. São Paulo: LTr, 2007.
100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes