PRE-PROJETO TCC SERVIÇO SOCIAL COM FAMÍLIA

Tipo de documento:Proposta de Pesquisa

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

OBJETIVO ESPECÍFICO 4 2. JUSTIFICATIVA 4 2. METODOLOGIA 5 3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6 3. CRONOGRAMA 7 3. ORÇAMENTO 7 4 RESULTADOS ESPERADOS 9 REFERÊNCIAS 10 1 INTRODUÇÃO O trabalho com famílias se tornou uma fonte de preocupação para os profissionais do serviço social, tanto pela atualidade do tema como pela sua complexidade. JUSTIFICATIVA O assistente social tem enfrentado muitos desafios e uma constante busca por intervenções que possam responder as demandas que lhes são apresentadas tanto no âmbito publica como privado. O contexto das demandas apresentadas é marcado pelos sucateamentos das politicas publicas, pelos desenfreado desvios de verbas publicas e avanço do capitalismo. Dessa forma, para que o assistente social por meio de seu trabalho de intervenção critica e propositiva, fortalecedor das lutas emancipatórias dos usuários por meio de suas escolhas, teórico-metodológico e ético politico, deve desenvolver metodologia de trabalho com famílias por meio do aprimoramento dos seus aparatos instrumentais e conhecimentos técnicos-teórico-metodológicos da profissão, habilidades e saberes coerente com o projeto ético politico, expressando assim um conhecimento social do trabalho profissional.

METODOLOGIA A pesquisa é considerada qualitativa de dados em que será realizada uma revisão de literatura a cerca da temática em questão, através de livros que estejam na biblioteca ou que sejam eletrônicos, artigos, dissertações e etc. Para isso serão utilizados os endereços da SCIELO, LILACS, Ministério da Assistência Social e Desenvolvimento, GOOGLE acadêmico, entre outros. MIOTO (2000) relata que a análise da prática profissional do serviço social com famílias pode acontecer a partir de diferentes perspectivas levando em consideração o percurso histórico da profissão, o seu papel na divisão sócio-técnica do trabalho e de seus condicionamentos macro estrutural, da formação profissional e da responsabilidade dos assistentes no processo de apropriação do projeto ético-político da categoria.

Por isso é imprescindível conhecer cada ponto desse minuciosamente. Ao se discutir diretamente o trabalho do serviço social DONATI (1996) MIOTO (2000) e PEREIRA (2000) compreendem que a lógica de atendimento dos serviços, geralmente, está orientada para as famílias por pobreza e que falharam na responsabilidade de cuidado e proteção de seus membros. Nesta perspectiva os interesses, tanto de natureza política como sócio-cultural, recaem sobre as formas diagnosticadas como marginais ou patológicas, o que justifica a concentração dos esforços em procedimentos terapêuticos de intervenção. Tais procedimentos estão atrelados a uma concepção de reparação de danos e a família é tomada cada vez mais como objeto de intervenção terapêutica. REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Miséria (MDS), Política Nacional de Assistência Social- 2004/ Sistema Único de Assistência Social-SUAS.

CHRISTIANO , R. M. NUNES, N, R. Rev. Katál. Florianópolis v. n. p. S, SOUZA, P. L. P. Família e assistência social: Desafios e Reflexões. Disponível em: http://www. Família: Demandas para o Serviço Social. Disponível em: http://intertemas. toledoprudente. edu. br/revista/index.

200 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download

Precisa de ajuda com os estudos?
Estamos prontos para te ajudar!

Suellen

Vou te ajudar com seu TCC, artigo ou trabalho acadêmico

Suellen está escrevendo
by Edugram
Quando você clica no botão, você aceita os termos da política de privacidade