PRE-PROJETO TCC SERVIÇO SOCIAL COM FAMÍLIA
Tipo de documento:Proposta de Pesquisa
Área de estudo:Serviço Social
OBJETIVO ESPECÍFICO 4 2. JUSTIFICATIVA 4 2. METODOLOGIA 5 3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6 3. CRONOGRAMA 7 3. ORÇAMENTO 7 4 RESULTADOS ESPERADOS 9 REFERÊNCIAS 10 1 INTRODUÇÃO O trabalho com famílias se tornou uma fonte de preocupação para os profissionais do serviço social, tanto pela atualidade do tema como pela sua complexidade. JUSTIFICATIVA O assistente social tem enfrentado muitos desafios e uma constante busca por intervenções que possam responder as demandas que lhes são apresentadas tanto no âmbito publica como privado. O contexto das demandas apresentadas é marcado pelos sucateamentos das politicas publicas, pelos desenfreado desvios de verbas publicas e avanço do capitalismo. Dessa forma, para que o assistente social por meio de seu trabalho de intervenção critica e propositiva, fortalecedor das lutas emancipatórias dos usuários por meio de suas escolhas, teórico-metodológico e ético politico, deve desenvolver metodologia de trabalho com famílias por meio do aprimoramento dos seus aparatos instrumentais e conhecimentos técnicos-teórico-metodológicos da profissão, habilidades e saberes coerente com o projeto ético politico, expressando assim um conhecimento social do trabalho profissional.
METODOLOGIA A pesquisa é considerada qualitativa de dados em que será realizada uma revisão de literatura a cerca da temática em questão, através de livros que estejam na biblioteca ou que sejam eletrônicos, artigos, dissertações e etc. Para isso serão utilizados os endereços da SCIELO, LILACS, Ministério da Assistência Social e Desenvolvimento, GOOGLE acadêmico, entre outros. MIOTO (2000) relata que a análise da prática profissional do serviço social com famílias pode acontecer a partir de diferentes perspectivas levando em consideração o percurso histórico da profissão, o seu papel na divisão sócio-técnica do trabalho e de seus condicionamentos macro estrutural, da formação profissional e da responsabilidade dos assistentes no processo de apropriação do projeto ético-político da categoria.
Por isso é imprescindível conhecer cada ponto desse minuciosamente. Ao se discutir diretamente o trabalho do serviço social DONATI (1996) MIOTO (2000) e PEREIRA (2000) compreendem que a lógica de atendimento dos serviços, geralmente, está orientada para as famílias por pobreza e que falharam na responsabilidade de cuidado e proteção de seus membros. Nesta perspectiva os interesses, tanto de natureza política como sócio-cultural, recaem sobre as formas diagnosticadas como marginais ou patológicas, o que justifica a concentração dos esforços em procedimentos terapêuticos de intervenção. Tais procedimentos estão atrelados a uma concepção de reparação de danos e a família é tomada cada vez mais como objeto de intervenção terapêutica. REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Miséria (MDS), Política Nacional de Assistência Social- 2004/ Sistema Único de Assistência Social-SUAS.
CHRISTIANO , R. M. NUNES, N, R. Rev. Katál. Florianópolis v. n. p. S, SOUZA, P. L. P. Família e assistência social: Desafios e Reflexões. Disponível em: http://www. Família: Demandas para o Serviço Social. Disponível em: http://intertemas. toledoprudente. edu. br/revista/index.
200 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes