Marketing Sensorial como estratégia de vendas para empreendedores do programa do Governo Federal Casa Verde e Amarela na Cidade de IgarassuPE
Tipo de documento:Proposta de Pesquisa
Área de estudo:Administração
JUSTIFICATIVA 6 1. PROBLEMA 8 1. HIPÓTESES 8 1. OBJETIVOS 8 2 FUNDAMENTAÇÃO 9 2. MARKETING SENSORIAL 9 3 METODOLOGIA 14 4 SISTEMATIZAÇÃO DE RESULTADOS 15 5 CRONOGRAMA 16 REFERÊNCIAS 17 1 INTRODUÇÃO No ano de 2020 foram lançadas 646 (seiscentas e quarenta e seis) unidades habitacionais na cidade de Igarassu/PE região metropolitana do Recife, ofertadas pelo Programa do Governo Federal Casa “Verde e Amarela”. No cenário atual, são construídas habitações populares diversificadas, porém, empreendedores desse segmento não transmitem claramente para os possíveis clientes o que será edificado naquele terreno ao final da obra, e, por outro lado, os clientes não conseguem vislumbrar como será o empreendimento. Vale ressaltar que o aquecimento do segmento da construção civil trouxe o aumento no custo dos materiais de construção, resultando em edificações com valores mais altos.
De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, o preço médio dos imóveis residenciais populares no país está subindo em um patamar superior ao da inflação setorial medida pelo INCC, sendo que no Estado de Pernambuco a média de aumento foi de 4,2% (GUERRA, 2021). É importante ressaltar que essas habitações populares, possui alguns benefícios oferecidos pelo governo, em especial a forma de pagamento, onde possibilita que o comprador tenha um maior tempo para quitar o imóvel, no entanto, as prestações podem, chegar até a 360 meses, um período longo, onde o futuro proprietário precisa ter a consciência do imóvel que está adquirindo. Em geral empreendedores da construção são engenheiros civis, cuja preparação é voltada para a resolução de problemas, burocracias e gerenciamento de obras, mas com pouco ou nenhum conhecimento de marketing.
Esta relação é criada através das experiências vivenciadas que proporcionam valor à mesma. Para isto, as marcas precisam inovar, ou seja, oferecer experiências únicas, através dos cinco sentidos, em relação à concorrência porque supõe-se que o resultado seja mais benéfico (Duarte, 2013). Tratando-se da forma de investigação, o presente estudo estará estruturado em cinco capítulos. O capítulo inicial será composto por uma introdução, a qual abordará o que é e como funciona o Programa; há quem se destina e faixas de renda; requisitos para financiamento via Caixa Econômica. requisitos de habilitação para construtoras e incorporadoras. Quando se analisai pelo lado dos empreendedor, ou seja, do construtor, observa-se também alguns aspectos negativos entre a falta de experiência e competência necessária para conquistar os clientes, mesmo com a criação de alguns projetos de moradia no Brasil como incentivos Governamentais nos que facilitam que as famílias adquira seu tão sonhado lar, é preciso que os construtores, saibam conquistar os clientes com a finalidade de obter lucros, mas de outro lado oferecendo o produto de uma forma agradável e atrativa.
Diante contexto é essencial o que as construtoras e incorporadoras conheça técnicas que colabaram para o crescimento do negócio, o marketing sensorial é uma delas. A intenção deste estudo é proporcionar que construtoras e incorporadoras que não conheçam o marketing sensorial, tenham acesso a benefícios do mesmo e o implantem com o propósito de alavancar as vendas de imóveis na planta e se mantenham com prosperidade neste mercado promissor. A ideia é medir a velocidade das vendas, fazendo um comparativo com construtoras que utilizam o método tradicional de um ponto de vendas e construtoras que utilizam o marketing sensorial. Este projeto visa impactar positivamente empresas do segmento da construção civil, proporcionando inúmeras contribuições, entre elas, verificar a viabilidade e os resultados da implantação do Marketing Sensorial, com o foco no aumento das vendas de unidades habitacionais populares.
As estratégias sensoriais utilizadas pelos vendedores objetivam de um lado para levar os clientes a ter certo tipo de comportamentos e, de outro, é também uma maneira para se destacarem dos concorrentes (CUSTÓDIO et al, 2015). Para Sarquis et al (2015) A teoria do marketing sensorial nasceu no campo da psicologia/comportamento do consumidor e do conceito de experiência do cliente (Customer Experience), proposto no estudo de Holbrook e Hirschman (1982) sobre consumo hedônico. Os estudos sobre Customer Experience se intensificaram na década de 1990, com o trabalho de Pine II e Gilmore (1998) sobre economia da experiência, que aborda a criação de valor econômico por meio de memórias afetivas, sensações e simbolismos em experiência de consumo holística (físico, emocional, intelectual e/ou espiritual) (Sarquis et al, 2015, p.
De acordo com Gobé (2009), os elementos sensoriais são a chave para uma marca se distinguir de outra. Ester autor cita ainda que experiências sensoriais são poderosas e despertam nos consumidores respostas imediatas, tendo em vista que estão relacionadas com as emoções. A validação empírica do modelo foi realizada através de uma pesquisa on-line com uma amostra de conveniência de 302 consumidores de uma marca da indústria de restauração. De acordo com a constatação do estudo, percebe-se que a estimulação multissensorial adequada produz um aumento na experiência de marca e no patrimônio da marca, que por sua vez reforça a intenção de compra e consequentemente de fortalecimento da empresa no mercado. O papel da perspectiva de marketing sensorial é de envolvimento emocional do possível cliente uma vez que o valor não está no produto ou na respectiva marca, e sim na experiência vivenciada no ponto de venda (Duarte, 2013), tendo em vista que cada vez mais os clientes necessitam tocar, olhar, cheirar, ouvir tudo o que lhes interessam (Almeida, 2013).
As marcas assim ficam cada vez mais propensas para desenvolver o marketing sensorial, devendo os empreendedores utilizar estratégias sensoriais que desencadeiem a emoção, o divertimento, o prazer e novas sensações (Hultén, 2011). Os cinco sentidos do marketing sensorial são os meios pelos quais as pessoas percebem e reconhecem o mundo. O tato é um sentido que permite que as pessoas toquem e tenham contato físico com algo, proporcionando reconhecer um material, uma superfície, uma temperatura, um peso, uma forma e uma solidez (Hultén, 2011). Já o sentido paladar proporciona que as pessoas reconheçam sabores de comidas, seja este alimento doce ou salgado, azedo ou ácido, delicioso ou amargo (Valenti & Riviere, 2008; F. Rodrigues, 2013). Os empreendedores da construção civil ao criarem uma campanha específica de lançamento de um empreendimento imobiliário, devem pensar além do óbvio e considerar outras áreas em que se pode deixar uma impressão única e diferente dos concorrentes, ou seja, os empresários devem sair da zona de conforto e procurar inovar e se diferenciar da mesmice da concorrência.
Através do sentido da visão, o empreendedor da construção civil, deve enfatizar cores modernas em um apartamento decorado, a modernidade influencia as decisões das pessoas diretamente. Ou em um domingo de futebol, poderia deixar a televisão ligada mostrando a partida. Através do sentido tato, o cliente poderia tocar em diversos objetos do apartamento decorado, nos quartos decorados teriam TVs ligadas e próximo um controle remoto, onde o cliente poderia deitar-se na cama, sentar-se na poltrona e mudar os canais. Os clientes poderiam sentar-se em um confortável sofá da sala com encostos e sentir-se relaxados. Os empreendedores poderiam utilizar o sentido do paladar no ambiente da cozinha, onde teria uma geladeira composta de sanduíches de queijo, refrigerantes e sucos, além de uma máquina de café em cápsulas.
Na própria cozinha teria uma mesa e cadeiras para os interessados se sentarem, lancharem e conversarem com os corretores de imóveis. Correiobraziliense. Disponível em: https://www. correiobraziliense. com. br/economia/2021/07/4939714-construcao-civil-aquece-mercado-de-trabalho-e-gera-317-mil-postos-em-um-ano. N. et al. Análise sensorial: aplicação a um evento gastronômico. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. n. com. br/economia/noticia/2021-07/industria-da-construcao-civil-deve-crescer-4-este-ano-preve-cbic#:~:text=Mesmo%20com%20a%20pandemia%20de,%2C5%25%20para%204%25. text=O%20setor%20da%20constru%C3%A7%C3%A3o%20come%C3%A7ou,de%20crescer%204%25%20no%20ano. Acesso em: 02 de out de 2021. FILGUEIRAS, I. Curitiba: Intersaberes, 2014. LINDSTROM. M. Branduri senzoriale. Construiţi branduri puternice folosind toate cele cinci simţuri. B. et al. Marketing sensorial na comunicação de marca: um ensaio teórico. Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), v.
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