PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PILATES KIDS

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Nome Completo Co-orientador: (se houver) Prof. Dr. Nome Completo NOME DA CIDADE SEM A SIGLA DO ESTADO 2021 Resumo Embora a educação física nas escolas possa desenvolver uma variedade de conteúdos no ensino, sabe-se que poucos são usados ​​e os esportes dominam. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica da proposta de prática alternativa da agência, para atingir o objetivo das práticas tradicionais não são oferecidos, evidenciando as deficiências dos cursos, e propostos insira o método Pilates como sugestão alternativa, comprovando seus benefícios e sua eficiência. Usa PUBMED, SCIELO, EFDesportes. abstract Although physical education in schools can develop a variety of teaching content, it is known that few are used and sports dominate.

In this sense, this research aims to carry out a bibliographic review of the agency's alternative practice proposal, to achieve the objective of traditional practices are not offered, highlighting the shortcomings of the courses, and proposing to insert the Pilates method as an alternative suggestion, proving its benefits. and its efficiency. Usa PUBMED, SCIELO, EFDesportes. com and Google Scholar database. sumário 1. introdução 7 2. REVISÃO DE LITERATURA 8 2. O MÉTODO PILATES 8 2. Princípios do Método Pilates 9 2. Como Montar Uma Aula De Pilates Kids 22 2. Principais exercícios de Pilates para Crianças 24 2. Principais Cuidados com Crianças Durante as Aulas de Pilates Kids 28 3. RESULTADO E DISCUSSÃO 29 4. METODOLOGIA 31 Conclusão 34 REFERÊNCIAS 35 1. A educação física escolar contém diversos conteúdos didáticos, entre os quais envolve um conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, regras, valores, atitudes, coexistência social, etc.

Portanto, o processo de ensino é dividido em três dimensões de alcance de objetivos educacionais, entre as quais essas dimensões são: conceituais ("O que você deve saber?"), procedimentos ("O que você deve saber?") e atitudes ("Como Deve ser assim?”), mas eles não podem ser compartilhados, eles podem ser usados ​​juntos e podem enfatizar em alguns aspectos (DARIDO, 2012). Portanto, ansiosos por aprender e aprofundar conhecimentos sobre esta prática/método torna-se significativo observando diferenças, relacionamentos e contradições com outras pessoas. Outros hábitos físicos que existem no cenário da educação física. Principalmente porque este é um método exercita-se cientificamente, em vez de tratar o corpo de uma maneira geral e abrangente como a maioria dos exercícios físicos, formas fragmentadas e mecanizadas.

Algum tempo depois, Joseph e seu irmão se juntaram a um circo e fizeram uma turnê em Londres, mas em 1914, quando a Primeira Guerra Mundial estourou, ele e seus amigos foram presos por outros alemães em um campo de concentração. Considerado um inimigo estrangeiro. Lá, ele aperfeiçoou sua concepção processual por meio de uma série de exercícios no solo. O reconhecimento inicial de sua técnica veio da constatação de que todos os prisioneiros no campo não foram afetados pela pandemia de gripe de 1918, que matou milhares de pessoas em outros campos na Inglaterra. Em 1923, Pilates mudou-se para Nova York e abriu seu primeiro estúdio. Esta deve se fazer presente em todo o momento, no qual o praticante deve entrar em sincronia com seu corpo, de forma a executar os exercícios sistematicamente sem perder a atenção e o foco principalmente no centro do corpo.

“Concentre-se nos movimentos corretos cada vez que você executa os exercícios, para que você não os faça inapropriadamente e, dessa forma, perca todos os seus benefícios” (PILATES; MILLER, 1998, p. apud PANELLI; MARCO, 2016, p. Equipamentos do Método Pilates Além dos exercícios realizados em decúbito ventral e dorsal, sentado, ou em pé, Pilates também criou equipamento específicos compostos por molas a fim de desenvolver o seu método. Os aparelhos mais utilizados são: Reformer, Cadillac, Lader Barrel e Chair. Seu irmão Fred o ajudou a desenvolver os modelos clássicos de aparelhos assim como o senhor Gratz, engenheiro civil, que através da sua experiência na construção ajudou na produção dos primeiros aparelhos clássicos de Pilates, realizados pela empresa Gratz Manufacturer.

Com a grande adesão das pessoas ao método Pilates, a empresa Gratz Manufacture já não conseguia atender a todos o pedidos, surgindo novas empresas para produção destes aparelhos. Alguns desses novos fabricantes acabaram por alterar os modelos originais de fabricação, surgindo modelos de aparelhos contemporâneo, que possuem medidas, acessórios diferentes a desenhado originalmente por Joseph Pilates. Acessórios Pilates Os acessórios foram desenvolvidos por Joseph para amplificar os movimentos e auxiliar na execução dos exercícios realizados nos equipamentos entre eles a Bola Suíça, feira de um material leve, é portátil, durável e barata, a bola aumenta a propriocepção, sendo utilizada para recuperar habilidades motoras e o desempenho atlético. “Sentar na bola é altamente vantajoso para a saúde da coluna, pois é um trabalho ativo, o corpo se ajusta sem para a fim de manter o equilíbrio, com isso os músculos sempre estão trabalhando” (CRAIG, 2003, p.

É sobre ele que os alunos executarão a maior parte dos exercícios. O colchonete serve para deixá-los mais acomodados e menos desconfortáveis. Os aparelhos originalmente tinham como objetivos ajudar a execução dos exercícios do método Pilates no solo, reestabelecendo as principais fraquezas de cada indivíduo, atuando de maneira a ajudar a força muscular, a flexibilidade, aperfeiçoar a capacidade cardiorrespiratória, a mobilidade através dos segmentos vertebrais e reestabelecer principalmente a falta de conexão entre nosso meio de força “Power House” e nossos segmentos. Os equipamentos irão ajudar juntamente seu instrutor para melhorar a necessidade especifica de cada aluno, sendo diferenciado o posicionamento, angulações, resistências de molas utilizados para cada aluno, promovendo, portanto, uma individualização de sua aula (PANELLI, DE MARCO, 2009).

Os acessórios leves no Pilates devem ser utilizados com planejamento antecipado sobre os objetivos a serem alcançados, de acordo com as necessidades específicas de cada indivíduo. O professor de Educação Física deve tornar a sua aula em um momento prazeroso para todos os alunos, sem diferença, de modo a incluir todos, dos alunos mais hábeis aos menos hábeis, atléticos ou obesos e igualmente alunos com alguma deficiência, promovendo, desta forma, bem estar e saúde a todos e, portanto, gradativamente colaborar para a diminuição do sedentarismo. Entende-se a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usufruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida (BRASIL, 1998, p.

A Educação Física, como qualquer outra disciplina, tem dever na concretização do andamento de educação e crescimento de valores e atitudes, por essa razão, deveria considerá-la como parte de seus conteúdos de ensino. Uma educação que tem por objetivo auxiliar o homem a alcançar sua própria personalidade integrando-se ao mundo em que vive. Com o passar do tempo, o Brasil começa a tornar-se um país mais urbano, complexo e mais valorizado. A casa de força que compreende a faixa muscular que circunda o corpo composta pelos músculos do abdômen, lombar, quadris e glúteos deve ser enfatizada a todo momento, é essa região que sofre um maior estresse na maior parte do tempo, seja sentado ou na posição ereta é nessas musculaturas que concentra a maior parte do peso.

Fortalecendo primariamente essa região irá proporcionar uma melhora na execução dos exercícios como auxiliará na prevenção de lesões e dores ocasionadas por posturas incorretas. De acordo com Dermeval Saviani (1994), os humanos são diferentes animais, precisam produzir continuamente sua existência, desta forma, pode-se dizer em vez de se adaptar à natureza, os seres humanos a modificaram para se adaptar aos seus interesses. A interferência dos humanos com a natureza é feita por meio do trabalho, é assim que ele difere de outros animais. Em outras palavras, a capacidade dos seres humanos de transformar. A CRIANÇA E SEU DESENVOLVIMENTO MOTOR FÍSICO Segundo Arantes, et al (2001, p. retrata historicamente, esportes que são considerados atividades humanas muito importantes receberam a atenção de inúmeros estudiosos da civilização mais antiga.

continuamente, afirmar esse movimento é algo inerente ao desenvolvimento, e que “de modo nenhum deve-se obrigá-las (as crianças) a permanecerem quietas. Isso é contrário a natureza da criança que, a rigor, deveria mover-se. pois o movimento exterior liberta-a do medo interior e a sossega”. Orientando a recomendação de inserir práticas corporais alternativas no esporte escolar, óbvias na sociedade e cada vez mais difundidas: Pilates. Obviamente, a importância de cada uma das práticas acima não está descartada agora, vamos enumerar alguns benefícios e problemas, pensamos que é viável inserir isso neles Modalidade no ambiente escolar. A maioria dos autores aponta que o método Pilates é um programa de treinamento ajuste do corpo e da mente. Friedrich (2008) disse que seu exercício pode ser realizado no aparelho com o auxílio de uma mola ou no solo.

Eles oferecem força, flexibilidade e resistência. A musculação e a ginástica, seja ela parcial ou aeróbica, estão sempre alinhadas O objetivo de tornar o corpo saudável ou esteticamente saudável. Esportes e jogos competitividade, entretenimento e poder de lazer também se concentram na aquisição um corpo saudável ou esteticamente saudável. No entanto, a nova atividade alternativa vem surgindo hoje para complementar os existentes e fazer novas sugestões métodos e intervenções no domínio do exercício físico. Neste caso, o surgimento do Pilates traz novas tendências porque seu conteúdo inclui mente e corpo, o indivíduo busca maior consciência corporal e mais postura equilibrado. Pilates define a arte do controle e equilíbrio físico e mental como “Contrologia”, que ele disse ser uma arte: É o controle de todos os movimentos musculares do corpo.

O princípio do Pilates é relaxamento, concentração, ajuste, respiração, coordenação e resistência. Exercite-se no solo e em aparelhos, segundo Camarão (2004 p. as vantagens desse método são: Aumenta a força; Dá maior controle muscular; Integra corpo e mente; Melhora a capacidade respiratória; Aumenta a energia; Dá maior flexibilidade; Harmoniza os movimentos diários; Alonga, tonifica e define a musculatura; Melhora o condicionamento físico e mental; Corrige a postura; Dá maior consciência corporal; Reestrutura o corpo; Aumenta o equilíbrio e a coordenação; Previne lesões; É eficiente na pós-reabilitação; Aumenta a auto-estima; Alivia o estresse; Alivia as dores musculares. O método Pilates se baseia num preparo físico estrutural objetivando atingir o equilíbrio corporal, é uma forma de exercício que necessita extrema atenção, muitos descreviam o método como “exercícios inteligentes”.

O Pilates se concentra nos aspectos estruturais do corpo como os músculos, articulações, posturas, movimentos funcionais e na sua ligação com a mente como um todo, e não na fragmentação e isolamento dessas estruturas como observamos na maioria de outras formas de atividade física. O objetivo principal do conhecimento básico do Pilates é fornecer uma compreensão de cada princípio básico. O primeiro é fortalecer a força dos músculos abdominais, para que os futuros alunos possam entender a importância de qualquer movimento do centro fortalecido para produzir uma sensação de estabilidade. Execução eficiente, principalmente para treinos no solo que requerem uma proporção maior de força, equilíbrio e controle muscular. Existem 34 tipos de exercícios solo originais criados por Joseph Pilates.

Esses exercícios seguem uma sequência predeterminada, começando da simples até execução mais complexa, simples e fácil de implementar, pode ser realizada passo a passo de acordo com o desenvolvimento da aplicação alunos praticando este método (UNGARO, 2005). Característica da aula: Diferentes estratégias podem ser utilizadas para programar as aulas de Pilates para crianças, tais como: touring, pairing, trio, aulas com obstáculos, uma combinação de movimentos naturais e exercícios clássicos, Pilates clássico, contemporâneo e acrobático. Acessórios: Tudo! Abuse das opções do seu espaço, mas aos poucos insira as novidades. As crianças enjoam facilmente. Nossos principais acessórios são bolas (pequenas, médias e grandes), círculo mágico, bosu, prato giratório e balanceador, colchão, caixas de vários tamanhos, meias luas e etc.

Evite usar faixas elásticas, que podem ser perigosas. De acordo com Collen Craig (2005), praticar a postura quando nos sentamos na bola. Sente-se na bola e faça o corpo natural suavemente, minimize a pressão. O primeiro exercício pode ajudá-lo a encontrar posição da pelve neutra. O espelho ajuda a praticar porque pode ser determinístico incline a pelve para frente ou para trás durante a performance A inclinação pélvica pode ser removida da posição neutra. Às vezes se movem para frente ou para trás, a pelve ajuda muitos alunos a encontrar a posição da pelve neutra. Figura 5: Crab (caranguejo) Fonte: PILATES KABIN, 2018. Para o movimento Frog (sapo) gire a parte externa do pé, siga a linha do pé e organize o joelho na largura máxima do ombro, prepare-se para alongar e dobrar o joelho, mantendo sempre essa largura sem relaxar os músculos adutores.

Em todos os exercícios, eles são acompanhados pela ativação dos músculos centrais do corpo. Dobre os joelhos para inspirar e estique os joelhos para expirar. Figura 6: Frog (sapo) Fonte: BLOG PILATES, 2020. Cuidado para não para iniciar e compensar o movimento da cintura. Figura 8: Swan (cisne) Fonte: BLOGPILATES, 2020. O processo de coordenação evolutiva da criança é rápido e agradável. Devemos adicionar exercícios de flexibilidade e alongamento a todas as aulas, como: O Cat (gato) deve começar com quatro posições de apoio. Ao contrair o abdômen, leve a queixo até o peito e contraia a boca cheia para começar a expirar. Isso porque o público infantil possui uma vida mais estressante e acelerada devido à rotina intensa. Por conta disso, as crianças apresentam problemas relacionados com falta de concentração, estresse e má postura.

Muitos instrutores confundem o atendimento de crianças com o atendimento de adultos. Diferentemente do habitual, o público infantil é muito mais disperso, portanto, necessita que o profissional seja mais maleável. As aulas de Pilates Kids demanda do professor uma linguagem mais divertido, expressões desafiadoras e de liderança constante. A educação física escolar é uma disciplina, e deve auxiliar o processo de ensino em todos os aspectos (conceitos, atitudes e procedimentos) como as demais disciplinas, pois a vivência cultural que proporciona pode garantir a construção do conhecimento (BRASIL, 1997). A ideia de implantar o Pilates nas aulas de Educação Física Escolar, visa atender ao público infantil. Para que a prática dos exercícios físicos entre as crianças possa estar associada à manutenção da saúde.

O principal fator que podemos observar nesta pesquisa foi que ocorre uma manutenção durante a prática deste método, sendo assim, indicam que os praticantes possivelmente satisfação em relação a prática da atividade, os resultados obtidos, e o alto nível de aderência. Os benefícios do Método Pilates estão documentados em vários livros. O fortalecimento muscular é um dos principais motivos desse método, buscando pela motivação. De acordo com as análises obtidas, as crianças passaram a praticar Pilates principalmente sob o incentivo dos pais. Segundo os profissionais, os pais colocam seus filhos para que pratique este método por vários motivos, mas o objetivo principal é melhorar a sua postura. METODOLOGIA As coletas de dados foram realizadas diretamente no campo de pesquisa, ou seja, em livros, sites e outros materiais que abordam o tema Pilates buscando entender os benefícios que o método proporciona para seus praticantes kids.

A opção por esse tipo de pesquisa, define a pesquisa como estudo bibliográfico. Pesquisa qualitativa é o significado, motivação, ambição, crença, valores e atitudes, correspondendo a relacionamentos mais profundos, processos e um fenômeno que não pode ser atribuído ao funcionamento de variáveis, significativo como conceito central, é um fenômeno que pode ser compreendido na sua determinação e transformação. Esta pesquisa é baseada em um levantamento de dados teóricos sobre o tema central. É a primeira exploração e aproximação do conhecimento, e constitui o início da experiência da forma de pesquisa. Com base na prática, foram realizadas descobertas e análises teórico, entre as quais [. a práxis, ou a prática social, é unidade da teoria e da prática.

Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de revisões bibliográficas, baseado em livros e artigos científicos, incluindo pesquisas retrógradas e mais recentes publicado com base científica. Neste contexto a escolha por este tipo de pesquisa se deu tendo em vista a pouca divulgação de trabalhos de pesquisas sobre este assunto na literatura publicada, muito menos pesquisas encontradas que partiram de uma realidade concreta. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e descritivo, que irá desenvolver as ideias coletadas em publicações da literatura, sendo assim um estudo bibliográfico de revisão relativo ao Método Pilates e seu histórico, no qual serão abordados ainda seus princípios, suas principais características, os seus objetivos em relação à condição física do paciente e sua eficiência na promoção de uma melhora na funcionalidade do indivíduo para as atividades da vida diária Conclusão O esporte infantil do Pilates é um novo campo do método Pilates, que vem sendo amplamente utilizado nos países vizinhos e ganha cada vez mais força e popularidade no Brasil.

Como educadores esportivos, devemos saber aproveitar as oportunidades cultivadas em nossa sociedade. Em nossa área, poucos profissionais utilizam essa tecnologia, e essa está se tornando cada vez mais conhecida e rica, eles sabem responder a esse enorme desenvolvimento e mudança. L. de. A utilização da técnica de Pilates no treinamento do dançarino/intérprete contemporâneo: a (in)formação de um corpo cênico. Revista Diálogos Possíveis, Bahia, ano 5, n. p. amazon. com. br/Bola-Su%C3%AD%C3%A7a-para-Pilates-Premium/dp/B07GYLZ2PX> Aceso em: 21 de maio de 2021. ARANTES, A. C; CARDOSO, N. BAETTA, Raphael Rivoiro; FRANQUI, Adriele de Cássia. Pilates nas aulas de educação física escolar: uma proposta alternativa. Plures Humanidades, v. n. BARDIN, L. br/pilates-kids/> Acesso em: 17 de maio de 2021.

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