TRABALHO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CONTENDO 20 RESUMOS DE LITERATURA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Efeitos da hidroginástica com exercícios dinâmicos em deslocamento sobre o equilíbrio corporal de idosos --------------------------------------------05 Revisão 03. Hidroginástica: Interações Sociais, Saúde e Qualidade de Vida dos Idosos -------------------------------------------------------------------------------------------------------06 Revisão 04. Os benefícios da hidroginástica na vida diária do idoso ------------07 Revisão 05. O papel da hidroginástica na saúde do homem idoso ---------------08 Revisão 06. Percepção dos benefícios da hidroginástica pelo praticante quanto aos aspectos físicos, psíquicos e sociais em idosos da terceira idade -------------------09 Revisão 07. Efeitos da prática da hidroginástica na aptidão física e qualidade de vida de idosos: revisão bibliográfica ----------------------------------------------------------------24 Revisão 17. A hidroginástica como fator de promoção da saúde durante o período gestacional -------------------------------------------------------------------------------------25 Revisão 18.

Contribuições da Hidroginástica para algumas patologias gestacionais -----------------------------------------------------------------------------------------------27 Revisão 19. A contribuição da hidroginástica na qualidade de vida de idosas --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------28 Revisão 20. Efeito Agudo de uma Sessão de Hidroginástica sobre a Resposta da Pressão Arterial em Gestantes não Hipertensas --------------------------------------------29 Revisão 01. O que consequentemente ocasiona uma perturbação na área motora, causando sua inatividade e causando o aparecimento e agravamento de certas doenças, além de efeitos negativos na realização das atividades de vida diária. Portanto, conforme destacado pelas autoras no artigo, a pratica de atividade física é muito importante para os idosos, não apenas para a prevenção de doenças e reabilitação de habilidades motoras, mas também promovendo um estilo de vida saudável.

Esse é o principal fator para melhorar a qualidade de vida. No entanto, as autoras ressaltam que, ao prescrever atividades para idosos, alguns cuidados devem ser tomados a fim de assegurar a segurança e que essas sejam agradáveis. Os esportes mais adequados para os idosos incluem caminhada, ciclismo, natação e hidroginástica. de; DEPRÁ, P. P; SILVEIRA, A. M. da. Efeitos da hidroginástica com exercícios dinâmicos em deslocamento sobre o equilíbrio corporal de idosos. Com base nos resultados, os autores concluíram que a atividade aquática melhorou o equilíbrio corporal do GE, deslocamento total do COP e amplitude anteroposterior com olhos fechados, de idosos praticantes de hidroginástica após dezesseis semanas de intervenção com ênfase em exercícios dinâmicos em deslocamento.

Desta forma, concluíram que a prática da hidroginástica, enfatizando exercícios com diferentes formas de deslocamentos, pode alterar significativamente os índices de equilíbrio postural na população idosa, o que contribui significativamente para a diminuição de quedas e as consequências advindas delas, tais como fraturas, hospitalizações e perda da mobilidade e autonomia. Revisão 03. Título: Hidroginástica: Interações Sociais, Saúde e Qualidade de Vida dos Idosos Referência: SILVA, Jéssica Fernanda da; et. Al. Os autores também ressaltam que, a partir das atividades lúdicas e de socialização que ocorrem no universo das aulas de hidroginástica, essa prática aquática traz tranquilidade ao praticante, proporcionando bem estar e maior interação social, implicando diretamente em benefícios psicológicos e emocionais.

A prática da hidroginástica pelos idosos contribui para uma vida mais saudável, diminuindo os impactos causados pelo envelhecimento, promovendo bem estar físico, mental e emocional, bem como maior integração social e consequentemente bem estar e satisfação pessoal. No entanto os autores ressaltam que, apesar dos potenciais benefícios, a prática de hidroginástica em idosos não tem sido amplamente estudada, principalmente na promoção do exercício aeróbio. A interação social do idoso, por se tratar de uma situação muito comum em que o idoso perde o contato com outras pessoas e fica mais tempo em casa. Diante disso, o estudo contribui para avaliar os benefícios e contribuições da prática. Resumo Os autores iniciam o artigo abordando sobre o processo do envelhecimento do ser humano.

Dessa forma os autores destacam que, o primeiro grande desafio na construção de lógica funcional é parâmetros centrais da organização da ação em saúde voltada para a população dos idosos, que têm que enfrentar o problema da falta de conteúdos específicos e capacitação do envelhecimento entre profissionais de saúde. Diante disso, ressaltam que os profissionais de educação física têm o compromisso de realizar ações regulares para proporcionar atividades que melhorem as atividades diárias dos idosos e que garantam o equilíbrio do bem-estar físico, emocional e social dos idosos, contribuindo para prolongar a vida dos idosos. Em relação aos aspectos emocionais, os autores contribuem ao afirmar que com o aumento da idade, a capacidade de adaptação diminui, tornando os idosos cada vez mais sensíveis ao ambiente familiar.

Este ganha um sentido emocional que depende do vínculo afetivo promovido por este espaço. G. de. RODRIGUES, E. S. R. A entrevista foi gravada e depois transcrita. Enquanto resultados, os autores destacam principalmente que os entrevistados disseram que foram incentivados por amigos e familiares. Enquanto baixa procura pelos idosos frente à prática da hidroginástica, os entrevistados destacaram ser de fatores socioeconômicos e culturais relacionados aos meios sociais. Também afirmaram compreender a hidroginástica como uma prática benéfica à atividade física para a saúde e qualidade de vida. Diante disso, os autores concluíram que embora a opinião e adesão do grupo investigado seja positiva, a procura por parte dos homens em relação à hidroginástica ainda é discreta e requer ações efetivas concretas para a inclusão desta modalidade como meio possível de contribuição para melhoria da saúde e qualidade de vida específica para o gênero masculino.

de O. M. BARROS, S. L. de. Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória pela aplicação de questionário com questões objetivas que visava coletar informações sobre o grau de percepção dos idosos em decorrência da prática da hidroginástica. Foram entrevistados 10 idosos da cidade de Itaiçaba de ambos os sexos entre 60 a 78 anos de idade, dos quais, 9 são do sexo feminino, restando somente 1 do sexo masculino. Dentre os motivos elencados para o início do exercício físico, o que se sobrepõe é a indicação médica (60%) seguida de orientação profissional de educação física e indicação familiares (20% respectivamente). Além da melhoria da qualidade de vida dos praticantes, foi também possível notar que as queixas de dores articulares e musculares em suas rotinas cotidianas passaram a ser menos frequentes, possibilitando a esses indivíduos a se tornarem ativos, independente e com a sua autoestima elevada.

Dessa forma os autores concluem que foi visto uma melhoria significativa nas capacidades físicas principalmente, assim contribuindo na execução das atividades diárias proporcionando independência e eficácia, fornecendo autonomia do idoso através da prática. C. KRUEL, L. F. M. Efeitos da hidroginástica sobre a capacidade funcional de idosos: metanálise de estudos randomizados. A metanálise foi realizada usando modelo de efeitos aleatórios e a heterogeneidade estatística foi avaliada pelo teste Q de Cochran e inconsistência (I2). De um total de 7056 artigos, oito estudos clínicos randomizados foram incluídos com 301 sujeitos. A hidroginástica promove um aumento significativo na força muscular resistente de membros superiores e inferiores, na flexibilidade de membros superiores e inferiores e no equilíbrio dinâmico de idosos.

Os autores concluíram que a hidroginástica pode ser indicada como uma forma de melhorar a capacidade funcional e independência de idosos. Os resultados do presente estudo demonstram que a prática de hidroginástica promove uma melhora da capacidade funcional, por meio do incremento de força resistente, flexibilidade, equilíbrio dinâmico e agilidade. A hidroginástica é uma atividade prazerosa e diferente de outras modalidades devido aos benefícios das suas propriedades física da água. Apesar de não ser uma atividade voltada exclusivamente para idosos, pois pessoas de varias faixas etárias praticam, ela é mais procurada por esse publico por ser uma atividade que proporciona um ambiente agradável, relaxante, e descontraído, além do fator socialização onde o individuo passa a fazer novas amizades ajudando em sua autoestima e também como um estimulo a continuar a praticar essa atividade.

O presente estudo de revisão teve como objetivo principal situar os benefícios que a hidroginástica proporciona na vida de um idoso, pensando na sua saúde e bem-estar. Enquanto resultados, os autores destacam que a hidroginástica é um excelente exercício devido as suas propriedades físicas da água, A água reduz o impacto nas articulações diminuindo assim o risco de lesões e permitindo a realização de exercícios com maior intensidade. Contribuindo pela diminuição do impacto nas articulações, reduzindo os riscos de fratura e melhorando a autoconfiança. Buenos Aires, Ano 15, Nº 154, Marzo de 2011. Resumo De acordo com a autora, os movimentos realizados no meio líquido, foram utilizados com finalidades terapêuticas, mas também recreativas. Nos países europeus, nos séculos XVIII e XIX, os banhos mornos foram amplamente utilizados como hidroterapia, por exemplo, para recuperação e alívio de espasmos musculares.

Posteriormente, é que vão ser exploradas as várias temperaturas da água, visando o aprofundamento dos estudos sobre suas propriedades físicas, bem como as reações e efeitos sobre os tecidos e órgãos do corpo humano. A hidroginástica hoje é procurada por diferentes grupos, idosos, gestantes, adultos e em diferentes contextos, clubes, academias, associações com objetivos e expectativas muito diversificadas. Volume 28. Número 68. Setembro de 2017. Resumo De acordo com o autor, A hidroginástica, assim como outras Práticas Aquáticas, encontra-se no escopo de cursos oferecidos no Programa de Atividades Aquáticas que atendem as pessoas no conjunto de piscinas e solarium, prevendo o desenvolvimento de competências aquáticas que levem ao aluno autonomia e segurança na água. Enquanto resultado, o autor destaca cinco benefícios essenciais: Condicionamento aeróbio: na água podese trabalhar com uma intensidade um pouco mais elevada de frequência cardíaca, pois o ambiente favorece a vasodilatação, acarretando menos riscos, inclusive para os hipertensos; Força muscular: a água oferece uma resistência que atua como se fosse um peso, oferecendo sobrecarga suficiente para aumentar força; Resistência muscular: pela diminuição do peso, é possível realizar contrações musculares por mais tempo, o que faz com que se tenha um ganho de resistência; Flexibilidade: a água ajuda no relaxamento da musculatura, permitindo à articulação movimentos de maior amplitude sem dores; Composição Corporal: por se tratar de uma atividade física, é necessária a utilização de energia armazenada do corpo para realiza-la, o que gera gasto calórico e modificações da composição corporal.

de. MOURA, S. K. M. S. O efeito da hidroginástica sobre a pressão arterial: uma revisão de literatura. R e v i s t a D i á l o g o s e m S a ú d e. Volume 1 - Número 1 - jan/jun de 2018. Resumo Conforme destacam os autores, a hidroginástica tem sido recomendada como uma atividade adequada para os indivíduos, pois por meio da imersão em água é possível usufruir todos os seus princípios físicos, que associados ao aproveitamento da resistência da água como sobrecarga gerando diversos benefícios como o baixo impacto articular, o aumento do retorno venoso e comportamento de frequência cardíaca e Pressão Arterial (PA). Nesse estudo foi estabelecido enquanto objetivo verificar através de uma revisão bibliográfica os benefícios da hidroginástica para pessoas portadoras de Hipertensão Arterial Sistêmica.

Título: Os efeitos da hidroginástica na coordenação motora em mulheres de 50 a 55 anos de idade. Referência: ANJOS, D. A. dos. PIRES, W. Resumo Para os autores, a procura pela hidroginástica é cada vez maior por uma infinidade de pessoas com problema de saúde ou não, atletas obesos, hipertensos, gestante e idoso devido a inúmera vantagem que oferece. Os efeitos capazes de promover um bom estar, e um alto estimam, a sessão dessa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora, as capacidades físicas e fisiológicas dos indivíduos sendo, os praticantes saudáveis, deficientes ou sedentários. O objetivo desse estudo com a hidroginástica foi avaliar a coordenação motora, em mulheres praticantes de hidroginástica e em mulheres sedentárias.

Participaram do estudo 20 mulheres, sendo que 10 mulheres praticantes de hidroginástica e sendo este o grupo ativo (GA), e também outro grupo de 10 mulheres sendo esse o grupo controle (GC), todas com idades entre 50 a 55 anos. Para todos os testes foram tirada a % da melhora dos grupos e a % dos indivíduos que melhoraram o teste de coordenação de membros inferiores, o (GA) 70% dos indivíduos melhoraram, a % de melhora foi de 18%, no teste de coordenação com alvo, 90% dos indivíduos melhoraram, a % de melhora foi de 27,5%, já o ultimo teste coordenação e agilidade 70% dos indivíduos melhoraram, a % de melhora foi de 22%. Benefícios da hidroginástica no humor em idosos. Disponível em: < https://paginas. uepa. br/ccbs/edfisica/files/2013. RAFAEL_COSTA_DE_SOUZA. Revisão 14.

Título: A hidroginástica e o estado em0cional no envelhecimento: um estudo bibliográfico. Referência: VIEIRA; P. MARTINS, A. de O. br/mercosul/pagina/anais/2014/DIREITO%20AO%20MAIS%20ALTO%20PATAMAR%20DE%20SAUDE%20FISICA%20E%20MENTAL/ARTIGO/ARTIGO%20-%20A%20HIDROGINASTICA%20E%20O%20ESTADO%20EM0CIONAL%20NO%20ENVELHECIMENTO%20UM%20ESTUDO%20BIBLIOGRAFICO. PDF>. Acesso em 06 maio 2021. Resumo Os autores destacam que o conviver social é uma das características do ser humano, no entanto, à medida que a idade avança reduz gradativamente a participação social e o convívio com seus semelhantes. Este retraimento aparentemente físico é uma tendência do amadurecimento, e o diálogo entre as gerações com o passar dos anos vai se tornando cada vez menos presente. Referência: SILVEIRA, F. M. Benefícios da hidroginástica para as capacidades funcionais e nível de atividade física em idosas de 60 a 75 anos.

Trabalho de conclusão de curso (graduação) apresentado à Graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP: 2013. Assim, esses resultados comprovam a importância da prática de exercícios físicos, no caso a hidroginástica, pra a melhoria das capacidades funcionais em idosas que não praticam nenhuma atividade física. E enfatiza que a prática de apenas um tipo de exercício físico, mesmo duas vezes na semana, não quer dizer que o indivíduo possui um nível de atividade física bom. Revisão 16. Título: Efeitos da prática da hidroginástica na aptidão física e qualidade de vida de idosos: revisão bibliográfica. Referência: SOUTO, A. Efeitos da prática da hidroginástica na aptidão física e qualidade de vida de idosos: revisão bibliográfica.

Disponível em: < http://repositorio. asces. edu. br/bitstream/123456789/1056/1/Ana_corre%C3%A7%C3%B5es_FINAL. Para viver com qualidade de vida são necessárias mudanças comportamentais no estilo de vida além do exercício físico, essas mudanças abrangem tanto a área nutricional quanto a área social. Esse conjunto de mudanças pode promover a melhora na autoestima e também preservar o bem-estar físico, psíquico e social do idoso. Por outro lado, os autores ressaltam que não foi possível identificar muitos estudos sobre os efeitos da hidroginástica na qualidade de vida de idosos. Dessa forma, identificam a necessidade de mais estudos sobre efeito da hidroginástica na qualidade de vida de idosos. Revisão 17. Acesso em 06 mi. Resumo De acordo com o autor, a gestação é um processo fisiológico compreendido pela sequência de adaptações ocorridas no corpo da mulher a partir da concepção, ligadas, principalmente, à quantidade excessiva de hormônios responsáveis pelas adaptações do organismo a sua nova condição.

Este processo, provoca alterações que incidem principalmente nos sistemas cardiorrespiratório, musculoesquelético e no metabolismo geral, e em nenhuma outra fase do ciclo vital existe maior mudança no funcionamento e forma do corpo humano, em exíguo espaço de tempo, iniciando-se desde o momento da fecundação e se estende por todo o período gestacional até o término da lactação. Neste sentido, de acordo com o autor, na tentativa de minimizar as reações do corpo a essas alterações enfrentadas durante a gestação, a literatura tem recomendado a prática de exercícios físicos em geral, que combinem atividades aeróbicas envolvendo grandes grupamentos musculares e atividades que envolvam a força de determinados músculos, em especial atenção à musculatura pélvica, já que estão relacionados à prevenção da incontinência urinária, como forma de prevenção de doenças e promoção do bem estar geral da gestante.

Sendo assim, a prática de exercício físico é recomendada pois promove diversos benefícios para a saúde, dentre estes a hidroginástica ganha destaque por proporcionar menores riscos, maior conforto, redução do impacto articular, associada a melhoria na qualidade de vida. de. SILVA, L. C. da. Contribuições da Hidroginástica para algumas patologias gestacionais. Como por exemplo a temperatura da água, regular a temperatura é fundamental, para que a gestante não sinta frio ou um superaquecimento corporal. A temperatura ideal da agua é de 26°C. Revisão 19. Título: A contribuição da hidroginástica na qualidade de vida de idosas Referência: NESI, P. P. A habilidade pessoal de se envolver e encontrar significado para viver provavelmente influencia as transformações biológicas e a saúde que ocorre no tempo de vida da velhice, assim a velhice é definitivamente afetada pelo espírito, muito embora não dependa dele para levar adiante o processo.

Para a autora, uma melhora da condição física poderia obviamente auxiliar a preencher essa necessidade e, se a atividade tomar forma de um programa de grupo, ela também fornece uma fonte mais direta de apoio e integração social. Dessa forma, a autora conclui que, para as pessoas idosas, os momentos de estar em grupo, no meio social, e o conforto no meio ambiente em que vive, são elementos primordiais para a QV nessa etapa de vida. Revisão 20. Título: Efeito Agudo de uma Sessão de Hidroginástica sobre a Resposta da Pressão Arterial em Gestantes não Hipertensas Referência: COELHO, B. A medida da pressão arterial (PA) foi realizada através do método auscultatório. No início do procedimento experimental, a medida de repouso ocorreu após 20min na posição sentada, em intervalos de 10min, totalizando duas medidas.

Após essa fase, no EXP, as voluntárias realizaram uma sessão de hidroginástica de 35min com intensidade leve-moderada. Após o exercício, a PA foi aferida fora da água aos 30min, 45min e 60min. No CON, a gestante permaneceu em repouso por mais 35 minutos e, em seguida, a PA foi aferida conforme descrito no EXP.

154 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download