Portfolio Unopar preparação para concurso publico PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR: “PREPARAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO
Tipo de documento:PTI
Área de estudo:Matemática
Faz-se importante procurar entender de que maneiras os alunos desenvolvem os conceitos matemáticos a partir de atividades matemáticas e o que pode fortificar essas aprendizagens. DESENVOLVIMENTO TAREFA 01 QUESTÃO 01: A questão relativa a nutricionista referente a matriz D e M está correta na alternativa E, de acordo com a resolução da questão porque as matrizes mantiveram a mesma ordem durante sua resolução, ou seja, consideraram 3 itens na matriz D que posteriormente elevaram-se à 9 itens como resultado na matriz M. Destaca-se que matriz é uma tabela organizada em linhas e colunas no formato m x n, onde m representa o número de linhas (horizontal) e n o número de colunas (vertical). A função das matrizes é relacionar dados numéricos, por isso, o conceito de matriz não é só importante na Matemática, mas também em outras áreas já que as matrizes têm diversas aplicações.
Na representação de uma matriz, os números reais geralmente são elementos inseridos entre colchetes, parênteses ou barras. c Δ = 1² – 4. – 2 ) Δ = 1 + 8 Δ = 9 x = – 1 ± √9 2. x = – 1 ± 3 2 Podemos ter dois resultados: x1 = – 1 + 3 = 2 = 1 2 2 x2 = – 1 – 3 = – 4 = – 2 2 2 Analisando o sinal de y, podemos concluir que o gráfico possui concavidade para cima, pois a = 1 > 0. Podemos ainda afirmar que, como Δ = 9 > 0, a função tem duas raízes (1 e – 2). Observe a seguir a variação do sinal para y: Variação do sinal da função y = x² + x – 2 As inequações são expressões matemáticas que utilizam, na sua formatação, os seguintes sinais de desigualdades: > (maior que) < (menor que) ≥ (maior ou igual) ≤ (menor ou igual) ≠ (diferente) As inequações do 2º grau são resolvidas utilizando o teorema de Bháskara. Calcular equações logarítmicas. METODOLOGIA O estudo dos logaritmos se iniciará com a apresentação de uma situação em que se faz necessário o estudo dos logaritmos, para posteriormente serem explorados seus conceitos, história e algumas aplicações.
ATIVIDADES PROPOSTAS Definição de Logaritmo de um número Dados os números reais positivos a e b, com a ≠1, chama-se logaritmo de b na base a o expoente que se deve dar à base a de modo que a potência obtida seja igual a b. Exercício 2: Sequência de atividades – Software Geogebra 1. Abrindo o Geogebra encontramos três janelas diferentes. Insira no campo de entrada log (2,x) observe como esta função aparece na janela de álgebra. Insira no campo de entrada log (0. x) observe como esta função aparece na janela de álgebra. Selecione a função f(x) com o botão direito do seletor e em propriedades altere sua cor, repita este passo para a função g(x). Com a ferramenta intersecção entre dois objetos selecione as funções f(x) e g(x).
Volume único: Matemática: Ensino médio. Editora Moderna, São Paulo, 2003(Coleção Base). CONSIDERAÇÕES FINAIS A matemática é indispensável na formação profissional do aluno, pois seu conteúdo enriquecido desenvolve o poder de raciocínio, dando-lhe uma visão determinante das situações que os mesmos lidam diariamente. Com o decorrer do tempo, com o avanço científico e tecnológico em destaque, a matemática tornou-se essencial na sociedade devido a sua necessidade diária, pois está ligada a vários ramos, como a economia, finanças, saúde, engenharia, entre outras. Com isso, o estímulo ao estudo e compreensão da matéria tendem a aumentar consideravelmente, sendo transmitida aos alunos de uma forma moderna, contextualizada, invocando os fatos e acontecimentos diários diretamente ligados as suas operações.
ed. São Paulo: Contexto, 2012. Disponível na Biblioteca Virtual). BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. Disponível na Biblioteca Virtual). ROLKOUSKI, Emerson. Tecnologias no Ensino da Matemática.
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