Portfólio UNOPAR (Estudo de caso Quintessência)
Tipo de documento:Produção de Conteúdo
Área de estudo:Administração
Cavenaghi; Mônica Maria Silva; Henry Tetsuji Nonaka. Betim 2019 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO. DESENVOLVIMENTO. GESTÃO DE PESSOAL. A unidade de análise deste estudo é uma rede de farmácia de manipulação fundada na década de 80 por quatro jovens universitarios que resolveram se unir em torno de um ideal comum: montar uma fármacia homeopática, onde pudessem exercer a assistência farmacêutica desde a recepção da receita a manipulação dos medicamentos. A primeira unidade foi constituida no bairro Bonsucesso -RJ, hoje a Quintessência conta com mais quatro unidades nos bairros: Flamengo, Méier, Tijuca e Barra. Além disso a empresa possui também, dois laboratórios, um para manipulação de medicamentos homeopáticos e outro de alopáticos; uma equipe de 15 farmacêuticos, e cerca de 100 funcionários no total.
Nestes 22 anos no mercado, a empresa recebeu alguns prêmios e certificações por sua atuação tanto na área farmacêutica (Certificação SINAMM-Sistema Nacional de Aperfeiçoamento Magistral- 2008) quanto na área de gestão de pessoas (Prêmio gestão com pessoas Luis Carlos Campos - 2008). A Quintessência possui um planejamento estratégico em consolidação e sente cada vez mais a necessidade e construir e disseminar uma arquitetura corporativa fundamentada na gestão do conhecimento. Para Oliveira (2003) o Planejamento Estratégico permite às organizações reagirem rapidamente às turbulências do meio ambiente, explorar melhor as oportunidades de mercado e também a desenvolver novas técnicas de administração. Do ponto de vista metodológico, para realizar um planejamento é necessário refletir sobre quatro principais aspectos subjetivos do planejamento.
São eles: 1. Valores, missão e visão; 2. Análise ambiental: interna e externa; 3. Definição de Visão Visão da QUINTESSÊNCIA A visão diz respeito a o que a empresa busca para o seu futuro, qual a sua meta. Para Costa (2007) o conceito de visão é muito amplo, porém pode ser definido como um conceito operacional que tem como objetivo a descrição da autoimagem da empresa: como ela se enxerga, ou melhor, a maneira pela qual ela gostaria de ser vista. A Farmácia Quintessência será líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços. Definição de Valores Valores da QUINTESSÊNCIA Estão relacionados com a forma de cumprimento de missão e visão, estabelecidos inicialmente.
Para Chiavenato e Sapiro (2009), os valores são o conjunto de conceitos, filosofias e crenças gerais que a organização respeita e pratica, e estão acima das práticas cotidianas para busca de ganhos a curto prazo. A FIGURA abaixo ilustra os elementos da matriz. FIGURA 1 - MATRIZ SWOT Fonte: Oliveira (2003) Para Chiavenato e Sapiro (2003), a função da análise SWOT é cruzar as oportunidades e as ameaças externas à organização com seus pontos fortes e fracos. Esse método se mostra bastante eficaz na identificação dos fatores que influenciam no funcionamento da organização fornecendo informações bastante úteis no processo de planejamento estratégico. De acordo com a análise dos dados apresentados na Case da empresa de manipulação farmaceutica, podemos identificar alguns pontos da análise de ambiente, o qual destacamos: No ambiente interno destacamos como forças a sua estrutura operacional, além disso constatata-se que a empresa é bem conhecida no segmento homeopático, sua marca está associada à qualidade e eficiência.
Como pontos fracos observa-se uma deficiência no que se refere à realização da prática de gestão de pessoas, cujo desempenho constitui um diferencial competitivo, agregando valor aos resultados da empresa e às necessidades e expectativas dos stakeholders. Para isso, foi realizada uma pesquisa em algumas instituições financeiras para saber a taxa de juros cobrada, conforme a tabela: QUADRO 1: Projeção de crédito Banco Invista Fácil Banco Contrato Certo Banco Bom Negócio Capital: R$ 100. Capital: R$ 100. Capital: R$ 100. Taxa de Juros: 3,69% a. m. A partir dos montantes encontrados para cada banco, o passo seguinte é determinar os juros a serem pagos em cada uma das três propostas apresentadas, e o resultado, e para tal, utilizaremos a seguinte fórmula: J = M – C , ou seja subtraimos o montande encontrado para cada banco pelo valor contratado.
Banco Invista Fácil J = 238. J = 138. Banco Contrato Certo J = 212. J = 112. O Investimento Social trata de programas, ações e projetos sociais que visam atender aos compromissos sociais bem como os objetivos estratégicos da empresa. A empresa estudada prioriza aspectos como respeito pelo meio ambiente, uma boa relação com os colaboradores, consumidores, fornecedores, entre outros. De acordo com Rodrigues (2005) uma empresa pode ser considerada atuante em termos de responsabilidade social se desenvolve iniciativas voluntárias, além das exigências legais; atua articulada com os seus stakeholders; integra em sua gestão preocupações sociais e ambientais, além das econômicas; adota transparência nas informações sobre os resultados obtidos e submete a avaliação externa para confirmá-los. Conforme já mecionado, a noção de responsabilidade social empresarial decorre da compreensão de que a ação das empresas deve, necessariamente, buscar trazer benefícios para a sociedade, propiciar a realização profissional dos empregados, promover benefícios para os parceiros e para o meio ambiente e trazer retorno para os investidores por meio da promoção de uma imagem positiva.
Com isso, a empresa Quintessência, objeto de estudo,atua na responsabilidade social de diversas formas, e especialmente por meio de apoio a projetos como: - Programa de tratamento e coleta de resíduos farmacêuticos, por meio do convênio com a empresa Residuo- All; - Projeto “Estou vidrado nessa ideia”, que consiste na doação de vidros de medicamentos a serem reciclados, resultando em cerca de 8 cestas básicas que são doadas mensalmente a entidades carentes. Em minas, são inúmeras as organizações insustentáveis cujas medidas visam unicamente o lucro em detrimento das questões ambientais e qualidade de vida dos indivíduos. Podemos citar como exemplo, a sustentabilidade no setor de transporte, pois pesquisas apontam que os veículos são um dos maiores geradores de poluição no mundo.
Para ser mais específico abordaremos a caso da empresa Santa Edwirgens, responsável pelo transporte público da cidade de Betim. Vários são os prováveis impactos ambientais e conseqüentemente sociais atribuídos à atividade de transporte urbano dessa empresa na cidade, entre elas poderíamos ressaltar a poluição atmosférica, causada principalmente pela emissão dos motores dos veículos, a contribuição para o ruído urbano e outros como os relacionados ao gerenciamento da energia consumida, da água principalmente a de lavagem dos fluidos (combustíveis e os lubrificantes) e dos resíduos sólidos (pneus, baterias, peças inservíveis). Quelhas et al, 2009) A sugestão estratégica para que a empresa torne-se mais sustentáveil é a adoção de praticas ambientais que podem gerar resultados positivos tanto em relação a sua imagem no mercado, quanto na qualidade de vida da população ao redor.
Esse recrutamento requer um cuidadoso planejamento. Na empresa estudada, o gestor de Recursos Humanos da empresa Quintessência poderá aderir a um processo de recrutamento e seleção dentro dos padrões descritos por Chiavaneto (2010), no qual destaca o recrutamento misto com a melhor forma de atrair candidatos qualificados para as funções requeridas. O autor destaca que devido às desvantagens dos recrutamentos internos e externos, fez-se uma solução eclética que tem sido preferida pelas organizações: o recrutamento misto, aquele que aborda tanto fontes internas como fontes externas de recursos humanos. Assim, quando surge uma vaga dentro da empresa, o gestor irá buscar dentre os colaboradores o mais qualificado para assumir a nova função, e posteriormente realiza um recrutamento externo para atrair um profissional para cobrir a vaga que antes pertencia ao colaborador.
O recrutamento externo geralmente é feito por indicação para cargos mais operacionais. A escolha da empresa para o desenvolvimento deste trabalho, se deu pelo fato da mesma possuir condições de responder aos aspectos relacionados no roteiro. O trabalho evidênciou a importancia do planejamento estratégico para que uma organização se mantenha competitiva, o planejamento orçamentário é fundamental especialmente quando há a intenção de ampliação do negócio também o adoção de medidas que gere resultados financeiros para a empresa. O capital humano é importante para o ambiente empresarial, pois agrega valor aos produtos e serviços desenvolvidos pela empresa. As pessoas são o diferencial competitivo, pois sem elas nã a empresa. Assim a Gestão de pessoas tem como principal objetivo gerir as relações e promover um ambiente de trabalho que seja adequado para promover e potencializar a capacidade produtivas dos trabalhadores.
Administração de recursos humanos: 1. ed. Cengage Learnig. São Paulo, 2008. CHIAVENATO, I. v. São Paulo: Editora Gente, 2002. p. OLIVEIRA, D. P. Disponível em < http://www. perfilato. com. br >. QUELHAS, Osvaldo Luiz Gonçalves; Silva, Luis Celso, CAVALHEIRO, Ronaldo da Silva. São Paulo: Atlas, 2000. TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
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