Plano Negócio empresa de refeições dentro empresas através carro móvel com ênfase no treinam vendas
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Gerenciamento de Projetos
TERMO DE COMPROMISSO O aluno XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, abaixo-assinado, do Curso MBA em Gestão Empresarial, do Programa FGV Management, realizado nas dependências da instituição conveniada Fundação Getúlio Vargas – Unidade Paulista, no período de Março/2011 a Julho/2012, declara que o conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Plano de Negócios para a HealthyCar: carrinho móvel com refeições saudáveis dentro de empresas é autêntico, original e de sua autoria exclusiva. São Paulo, 05 de novembro de 2012. NOME DO ALUNO DECLARAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DE DIVULGAÇÃO O aluno XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, abaixo-assinado, do Curso MBA em Gestão Empresarial, do Programa FGV Management, realizado nas dependências da instituição conveniada FGV Unidade Paulista, no período de ___/___/___ a ___/___/___, ( x ) AUTORIZA / ( ) NÃO AUTORIZA a divulgação de informações e dados apresentados na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Plano de Negócios para a HealthyCar: carrinho móvel com refeições saudáveis dentro de empresas, com objetivos de publicação e/ou divulgação em veículos acadêmicos.
NOME DO ALUNO São Paulo, ___ de ___________________ 2020. AGRADECIMENTOS A Deus, fonte de toda sabedoria, pela força e pela coragem concedida, concedendo sabedoria em todo o percurso desta caminhada. O Capital humano sendo o bem mais precioso das organizações, carece de uma gestão voltada às suas necessidades e aprimoramento, tendo em vista o agregado de valor necessário que a empresa precisa oferecer, visando manter-se competitiva no mercado. Este trabalho apresentou um plano para atender a área de Gestão de Pessoas da empresa HealthyCar, que atende na área de alimentação através de carrinhos de refeições saudáveis, desenvolvendo para a mesma uma estratégia de treinamento e desenvolvimento buscando atender a necessidade da área de Gestão de Pessoas. Com um levantamento bibliográfico, composto de livros e artigos publicados sobre o tema, este plano aborda conceitos referentes à área de Gestão de Pessoas, e mais precisamente sobre T&D nas organizações.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Treinamento e Desenvolvimento. Value Generation. SUMÁRIO Introdução 10 1 Parte Teórica 13 2 Parte prática 27 Conclusão 32 Referências Bibliográficas 34 Introdução Recomendo o investimento nessa empresa pelas características do negócio em questão, voltado ao fornecimento de refeições saudáveis, estilo de vida que tem angariado grande número de pessoas preocupadas em manter uma rotina de cuidados diários, incluindo a questão da alimentação, tipo de negócio este que tem apresentado franco desenvolvimento nas economias, abrindo grandes oportunidades de investimento na área. O negócio em questão, após pesquisa de mercado e desenvolvimento do plano de negócios, apresentou-se viável econômica e financeiramente, com retorno provável do investimento para dois anos. Diante da globalização das economias as pessoas tornaram-se mais ocupadas, tendência que se observa no mundo, tendo em vista a necessidade de atender a uma gama de atividades durante a rotina diária que prevalece num mercado mais competitivo e cheio de oportunidades.
Diante da diversidade na oferta de produtos e serviços, embalada pelos novos hábitos dos consumidores que priorizam a rapidez na solução para suas necessidades, muitas mudanças foram introduzidas no estilo de vida das pessoas, sejam relacionadas aos meios de transporte, às características do trabalho, bem como às questões voltadas com a alimentação, na atualidade com menos tempo disponível para o seu preparo onde boa parcela da população prefere comprar pronta, e assim ter mais tempo disponível para a realização de suas atividades laborativas. A mesma pesquisa ainda revelou que, dentre os entrevistados, 79% já buscam substituir produtos industrializados convencionais por opções mais saudáveis. A HealthyCar, empresa deste estudo, visa ofertar alimentos saudáveis dentro dos ambientes de trabalho, na forma de carrinho de refeições, com o objetivo de fornecer uma alimentação mais saudável, proporcionando aos consumidores destes locais a possibilidade de economizar tempo em busca de alimentos saudáveis, disponibilizando refeições de modo prático e rápido.
Localizada em São Paulo, a região de atendimento dos carrinhos corresponde a Av. Faria Lima, Berrini ou Av. Paulista, região de grande concentração de edifícios comerciais, correspondendo aos clientes que pertencem às classes média e média alta. O foco será total na capacidade nutricional dos alimentos, explorando o quão bem cada alimento faz para aquele que o está consumindo. O objetivo é formar uma marca forte de alimentos que fazem “bem”, para que essa percepção possa agregar valor ao produto. Espera-se com esta estratégia um produto com margens elevadas, pois sua percepção de valor perante ao consumidor é alta, uma vez que a marca associa os produtos que comercializa com um estilo saudável. Primeiramente, após o lançamento, a empresa atenderá com cinco carrinhos, alocados na região já citada.
Porém, o plano de negócios da empresa comporta um crescimento anual no número de carrinhos em atendimento, entendendo que a empresa vai estar mais conhecida e por conta disto, a clientela tende a aumentar. Para o desenvolvimento da estratégia ou do seu plano estratégico, as empresas “incluem metas e objetivos como parte da estratégia, enquanto outros fazem uma firme distinção entre eles”4. O objetivo de planejar uma estratégia é o de atingir um desempenho comercial que seria mais difícil de conseguir sem a clara definição dos objetivos via plano de ação. Segundo Porter, toda organização possui estratégia implícita ou não. Segundo o autor, a estratégia é o desenvolvimento de uma fórmula que a empresa usa para atingir os seus objetivos, bem como o modo como vai lidar com as políticas e metas necessárias para alcançar esses objetivos.
A estratégia competitiva é “uma combinação dos fins (metas) que a empresa busca e dos meios (políticas) pelos quais está buscando chegar lá”. Com a crescente oferta de novas tecnologias, grandes demandas, incertezas e problemas do mercado, as organizações mais competitivas percebem que o diferencial de seus produtos e serviços está ligada em grande parte no investimento em capital humano. A gestão de pessoas assume um importante papel de adequar as mudanças, na busca pelo maior valor agregado e crescimento com menor custo, diante as necessidades que delas surgiram no dia-a-dia dos trabalhadores. Dentre essas necessidades citam-se: a qualidade de vida, incorporação de responsabilidades, desenvolvimento pessoal, um bom clima organizacional e oferecer uma boa política motivacional. Nesse contexto o capital humano tem sido considerado o elemento fundamental quando se trata de melhoria da qualidade, de ampliação da produtividade, de competitividade, satisfação aos colaboradores e outras condutas mencionadas pelo mundo corporativo, incluindo as equipes envolvidas diretamente no atendimento ao cliente e na busca por resultados em vendas, como é o caso deste trabalho.
Investir na Gestão de Pessoas é um método vital para o bom desenvolvimento das empresas. Sendo assim, a área de RH tem como objetivo auxiliar nas mudanças provenientes da globalização no ambiente organizacional; estar aliada aos níveis hierárquicos das organizações, inclusive com os gerentes de linha, administrando conflitos e propondo soluções para o desenvolvimento das empresas; além de cumprir com eficiência e eficácia suas funções tradicionais, tanto no que tange às pessoas quanto aos processos12. A gestão de pessoas precisa ser baseada no desenvolvimento, pois deve manter uma preocupação com o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores para que os mesmos possam atingir o seu maior índice de criatividade, competência e outros fatores importantes para o crescimento das organizações.
O setor de gestão de pessoas tem como objetivo encontrar os melhores, atrair os mesmos e mantê-los nas empresas fazendo com que deem o melhor de si e conseguintemente fazendo as organizações ter melhor lucratividade. Uma área de muito interesse para a gestão de pessoas nas organizações é a busca por equipes de trabalho motivadas. A motivação dos colaboradores em desenvolver as suas funções e responsabilidades na organização é de fundamental importância, uma vez que o mercado promove a competitividade. Já a motivação controlada implica no envolvimento de fatores externos que levam a pessoa a se envolver em alguma ação, por exemplo, porque o chefe faz ou pediu. A criação de um clima propício na organização que leve ao desenvolvimento de fatores para que os desafios sejam superados e as oportunidades aconteçam, ajuda a melhorar o clima da equipe, a eficácia na administração e a sabedoria na delegação das responsabilidades demonstram conhecimento e justiça, pois ajudam a promover o bom relacionamento e a valorização de todos.
Os motivos que levam as pessoas a se comportarem tem estudo dentro do campo motivacional. Motivação e aprendizagem são vistos dentro do mesmo campo comportamental. Assim, “o sucesso da motivação dentro de uma empresa, não consiste em alcançar a meta, mas na capacidade de fazer um movimento em direção à meta”18. O termo clima organizacional refere-se especificamente as propriedades motivacionais do ambiente organizacional, isto é, aos aspectos da organização que levam a provocação de diferentes espécies de motivação nos participantes. Assim, o autor diz que o clima na organização pode ser favorável, quando os participantes da organização se sentem satisfeitos, ocorrendo elevação do moral, ou desfavorável, quando os participantes se sentem frustrados nas suas necessidades, sendo que o clima nas organizações influencia e é influenciado pelos indivíduos motivados ou não.
O clima organizacional abrange uma situação bem mais ampla e maleável mediante a influência sobre o sistema motivacional, onde o clima organizacional representa a qualidade do ambiente da empresa que de tal forma é percebida pelos colaboradores que fazem parte daquela instituição, e consequentemente essas situações venham a influenciar o comportamento dos funcionários em seu ambiente de trabalho. É possível citar que o clima organizacional é ligado diretamente com o nível de moral existente, aos valores, a conduta e atitudes de cada funcionário que faz parte da empresa. O “clima organizacional é o resultado da análise de como as pessoas se sentem em relação à organização, com seu modelo de administração, bem como os relacionamentos interpessoais existentes”. No início, após a Revolução Industrial, houve a difusão dos conceitos sobre a comunicação organizacional com o surgimento das novas relações de trabalho, novas formas de comercialização e modernização dos processos produtivos, fazendo com que surgisse a propaganda e as atividades do relações públicas nas práticas de comunicação organizacional, a comunicação era vista como uma ferramenta para alcançar os objetivos empresariais, utilizada para levar publicações aos empregados sobre as normas das companhias.
No decorrer do tempo, partindo do topo da hierarquia, a comunicação passa a ser usada, a partir da consciência da importância da comunicação organizacional, como uma estratégia empresarial para comunicar aos diferentes públicos muito mais que os produtos e serviços, mas a imagem das organizações. A partir dos anos 90 começou a surgir a Comunicação Organizacional aos moldes de hoje, deixando de apenas propagandear para os consumidores e aludir as normas das empresas para os empregados, e passando a veicular publicações empresariais com o objetivo de aproximar as organizações dos seus públicos internos e externos. Como as organizações são construídas e mantidas em cima de uma cultura própria, onde as pessoas criam relações e expõem essas relações baseadas nessa, as empresas precisam então perpetuar esse conjunto cultural que representam a sua imagem e identidade, contando para isso com estratégias de gestão em comunicação organizacional.
Neste contexto, é via uma comunicação bem estabelecida que os valores, os conceitos, as crenças e os comportamentos organizacionais vão se perpetuar. À partir da liderança, é possível tomar algumas medidas importantes para promover um ambiente de confiança, motivador e mais satisfatório para os colaboradores, podendo ser citadas: a) o estabelecimento de uma jornada de trabalho flexível; b) o padrão estabelecido de qualidade para os produtos e serviços; c) o modo de vestir; d) estruturar a autonomia e permitir o auto controle individual; e) políticas de reconhecimento de resultados estabelecida com valorização dos profissionais da empresa; f) a valorização ao cliente, dentre outros. Tudo o que envolve as atividades rotineiras na empresa, e direciona o comportamento dos colaboradores e membros das equipes, faz parte da cultura organizacional, como já citado anteriormente, envolve as práticas, os hábitos, os comportamentos, os símbolos utilizados, as crenças e a política presente na organização.
O papel da liderança também influencia muito no desenvolvimento das estratégias pensadas para a organização, de modo que antes de qualquer investimento que dispenda recursos (financeiros, tempo, humanos), deve-se proceder com com um planejamento estratégico, conforme descrito no início desta sessão, visando situar o negócio dentro do que se espera mediante os investimentos que serão aplicados. No mais, as organizações são uma soma de atividades de gestão, financeiras, de recursos humanos, de logísticas, de Marketing, dentre outras, que devem ser pensadas como um todo, para que exista um equilíbrio entre todos os setores envolvidos para que assim sejam atingidos os objetivos previamente desenhados para a organização. Não adiante gerir os recursos humanos diante dos últimos conceitos introduzidos no mercado sobre este setor, se não houver um planejamento das outras atividades da organização, como estratégias de mercado, de vendas, a fim de estabelecer caminhos a serem seguidos na conquista dos clientes desejados.
A mão-de-obra qualificada permite esta diferenciação das organizações no mercado. E o treinamento não é igual para todos na empresa. Há necessidade de individualizar aos grupos o treinamento condizente com as funções e atividades. O papel de quem vai realizar o treinamento também é muito importante, necessitando de conhecimentos e técnicas sobre os assuntos que serão tratados. A sobrevivência e a competitividade das empresas depende da aprendizagem, do treinamento e do desenvolvimento contínuo das equipes. Levantar as necessidades percebidas na empresa: avaliar as necessidades de cursos e treinamentos conforme os objetivos que a empresa está disposta a alcançar. Diagnosticar primeiro, é uma forma assertiva de atingir mais rápido os resultados após a aplicação dos treinamentos. Definir as competências a desenvolver: analisar quais as competências são importantes desenvolver para sanar os problemas da empresa; 3.
Identificar as falhas nas competências: definir um parâmetro entre o que é encontrado na empresa, com o que seria ideal para a empresa; 4. Definir o Treinamento: descrever claramente os objetivos esperados com a aplicação de determinado treinamento. Este tipo de treinamento visa preparar o colaborador para assumir o novo cargo, por promoção ou por vaga temporária. Torna-se necessário mostrar ao colaborador as novas rotinas e responsabilidades que serão assumidas a partir da mudança de função ou de nível. A fim de inserir os gestores no plano gerencial de treinamentos, serão ministrados a estes treinamentos na área financeira; estratégia empresarial; Marketing de relacionamento e Marketing Digital. Quanto ao plano de Desenvolvimento para os colaboradores, será buscado desenvolver a aptidão dos mesmos ao longo do tempo.
Desta maneira, a empresa deve priorizar o desenvolvimento constante dos seus funcionários. Dentre os resultados esperados após a aplicação de treinamento e de uma política de desenvolvimento para os colaboradores, estão: aumento na motivação dos colaboradores, a evolução da empresa por aplicação dos conhecimentos aprendidos pelos colaboradores, diminui consideravelmente a rotatividade e o absenteísmo, a otimização do tempo e dos esforços pelos funcionários, acidentes de trabalho são diminuídos, a maximização da produtividade geral, mantém a empresa competitiva no mercado, os trabalhadores valorizados e os clientes bem atendidos. Antes de serem aplicados treinamentos e atividades de desenvolvimento para os colaboradores, os responsáveis pela área devem realizar um planejamento com as necessidades dos cursos a serem proferidos, a fim de que estes sejam melhor aproveitados pelos colaboradores.
Com uma linguagem clara, precisa e com originalidade na apresentação do treinamento, este surtirá melhores efeitos. Após treinamento, a avaliação vai servir como checagem sobre os reais benefícios trazidos à organização, além de saber se dá parte dos treinados houve a aquisição de conhecimentos necessárias às mudanças ou melhorias propostas pelo programa de treinamento em si. Por fim, os treinamentos englobam a formação do profissional, relacionada a sua capacitação e qualificação no mercado. Disponível em: <https://robsoncamargo. com. br/blog/Por-que-cultura-organizacional-e-o-gerenciamento-de-projetos-sao-importantes>. Acesso em: 25 fev. CHIAVENATO, Idelbrando. ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. CHIAVENATO, I. SAPIRO, A. Planejamento Estratégico. A. IRELAND, R. D. HOSKISSON, R. E. de O. P. Comunicação Organizacional: Histórico, Conceitos e Dimensões. Intercom, XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, Manaus: 2015, p.
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