PLANO DE VENDAS SHE IS: VAREJO ONLINE DE MODA FEMININA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gerenciamento de Projetos

Documento 1

Assinatura do Coordenador Acadêmico Nome e Título do Coordenador Acadêmico Assinatura do Professor Orientador do TCC Nome e Título do Professor Orientador do TCC Dedicatória (Não se escreve a palavra dedicatória). Elemento opcional. Trata-se de uma homenagem que o autor presta a alguém (uma ou mais pessoas). Deve ser escrita com a mesma fonte e espaçamento do trabalho). AGRADECIMENTOS Elemento opcional. ABSTRACT Consumers are becoming more informed and demanding. With the technological evolution and the development of digital channels, the need arises to rethink channel strategies and the business model of the companies, to meet the demand of these connected consumers. Given this context, this work aims to present the sales plan for SHE IS, a fashion and accessories store that has chosen to have only the online sales channel.

The company chose this business model to exploit the ease of the internet and its digital platforms to seize the opportunities in the online segment for the growing female audience and the cultural and influencing variables in the decision-making process since many women search the net to find items with the best prices and conditions, often scarce or nonexistent in the physical stores of their locality. Key Words: Feminine fashion. Estratégia Central 20 3. Análise Ambiental 20 3. Análise SWOT 23 3. Posicionamento Estratégico 24 3. Plano de Marketing 24 3. De acordo com dados de uma pesquisa mundial chamada “Digital 2019: Global Digital Overview”, realizada pela We Are Social e Hootsuite, que entrevistou 22 milhões de usuários em 45 países, o Brasil possui 140 milhões de internautas – ou 66% da população, sendo que 61% dos acessos à internet são feitos por meio de dispositivos móveis (WE ARE SOCIAL; HOOTSUITE, 2019).

A mesma pesquisa apontou que, em termos mundiais, 4,19 bilhões de pessoas acessam a internet diariamente. O crescimento de usuários de redes sociais foi de 9%, sendo que 3,48 bilhões de pessoas no mundo possuem contas ativas no mínimo em uma rede social, com 3,26 bilhões desses acessos efetuados por dispositivos móveis (WE ARE SOCIAL; HOOTSUITE, 2019). Como o preço dos smartphones e dos planos de dados de operadoras móveis tendem a reduzir seus valores em todo o mundo, o acesso de usuários à internet em qualquer local e horário estará cada vez mais facilitado. Assim, as empresas que não estiverem na rede mundial de computadores provavelmente terão maiores problemas em captar novos clientes, ou mesmo de manter os clientes ativos. A empresa possui uma estratégia concorrencial diferenciada porque optou por vender seus produtos apenas pela internet, devido às tendências de aumento no consumo online e para reduzir os custos, o que pode ser repassado aos seus consumidores por meio de uma estratégia de preços competitivos em peças diferenciadas.

A partir da sua estratégia de marketing e promoção, também se evidencia que a comunicação publicitária da “SHE IS” se caracteriza pelo que há de mais recente e cujas tendências apontam crescimento: marketing digital via redes sociais por meio dos influenciadores digitais. REFERENCIAL TEÓRICO Neste capítulo apresenta-se uma breve fundamentação teórica para o trabalho, abordando uma revisão de literatura sobre as influências no comportamento do consumidor, especialmente do público feminino, sobre o consumo online de moda feminino e sobre o Business Model Canvas, ou quadro de modelo de negócios, desenvolvido por Osterwalder e Pigneur (2011), já que este modelo foi utilizado para a criação da empresa “SHE IS”. As Influências no Comportamento do Consumidor Muitos fatores, particularidades e características influenciam os indivíduos no processo de tomada de decisão e hábitos de compra, assim como em suas escolhas das marcas ou lojas, seja pelo indivíduo em si, sua personalidade, seus fatores psicológicos, assim como por fatores sociais, grupos familiares tendências culturais, entre outras (KOTLER; KELLER, 2012).

Entender o comportamento do consumidor significa reconhecer como é o processo de compra e o uso de produtos e serviços adquiridos por ele. Além disso, esses grupos podem agir sobre o indivíduo de três maneiras: I. Expõem a novos comportamentos e estilos de vida. II. Geram atitudes pessoais e de autoestima pelo desejo de “se encaixar” no grupo. III. “Essas comunidades oferecem aos seus membros acesso a extensos volumes de informações, amizade e interação social, cobrindo um espectro extremamente amplo de tópicos e questões […]” (SCHIFFMAN; KANUK, 2014, p. Os autores destacam que, dentro destas comunidades e redes, pode-se ajudar a vender mais rapidamente um produto ou fazer um mau produto fracassar mais rapidamente. Segundo Montelatto (2015), um influenciador é uma pessoa usuária de redes sociais digitais que movimenta e influência uma grande quantidade de pessoas por meio da sua reputação em sites, blogs e redes sociais, para alavancar produtos, serviços e eventos.

O peso da influência desses perfis os torna, nas redes sociais, grupos de referência na busca pelo consumo. A moda foi se adaptando às tecnologias com o passar dos anos, antes as referências de comportamento e tendências eram buscadas em revistas, atualmente são encontradas em tempo real nas redes sociais, com uma interação dinâmica entre os perfis das marcas, dos influenciadores e do público. Isso porque a moda é capaz de expressar a construção da identidade do individuo através do vestuário, acessórios, perfumes e maquiagens. Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito do Brasil (SPC BRASIL) em parceria com a Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL), estima-se que 58% dos consumidores de moda na internet sejam mulheres e 63% tenham entre 25 e 44 anos.

Roupa é o item mais vendido (73%), seguido por calçados (67%), acessórios (63%) e bolsas (50%).  (SPC BRASIL; CNDL, 2016). De acordo com dados de pesquisa mais recente realizada pelas mesmas instituições, os produtos mais comprados pela internet são de vestuário, calçados e acessórios (cintos, bolsas, carteiras, etc. Com o aumento do varejo online, somado à elevação do poder aquisitivo feminino que ocorreu na última década, causou um significativo aumento nas vendas, destacando o segmento de moda entre os mais buscados nas vendas online. O grande impulsionador desse crescimento foi o público feminino, em 2011 as mulheres entre 18 e 21 anos representavam 25% de consumidores virtuais, em 2013 esse público passou a representar 40%, mais adiante em 2017 esse público já representava 58%. Esse aumento de público reflete diretamente no faturamento desse segmento.

Em 2017, o e-commerce faturou R$ 21 bilhões somente no primeiro semestre, representando um crescimento nominal de 7,5% em relação ao mesmo período de 2016 (SPC BRASIL; CNDL, 2018). O mercado de moda brasileiro ainda se beneficia da qualidade do design, da tecnologia e da responsabilidade social com o meio ambiente. As mulheres estão conectadas e consumindo referências de moda o tempo todo, ao assistirem uma influenciadora digital no YouTube, ao visitarem um perfil em uma rede social, ou fazer uma busca no Google. As tendências estão presentes em todas as plataformas atraindo esse público alvo, tornando o consumo ainda mais irresistível (PAUL, 2017). Diante do que foi abordado nesta seção, verifica-se que o consumo de moda por parte do público feminino está cada vez mais influenciado pela internet, que se apresenta tanto como um canal de vendas como de coleta de informações para as empresas atualmente.

Conforme mais pessoas ao redor do mundo se conectarem, mais serão consumidores-alvo das empresas conectadas. O indivíduo recebe influência para as suas decisões de compra, bem como influencia nas ações estratégicas das empresas que buscam estar digitalmente presentes para atendê-lo e facilitar as suas compras. Assim, inicialmente serão apresentados os dados gerais da empresa, seu perfil, missão, visão, seguida de uma análise do macro ambiente e do microambiente para trazer a análise SWOT. Logo em seguida, são expostos todos os componentes do modelo de negócios Canvas e as principais estratégias adotadas pela empresa para atingir o seu público-alvo. Dados Gerais da Empresa 3. Dados Cadastrais Razão Social: SHE IS Varejo Online de Confecções Ltda.

Nome de Fantasia: SHE IS Setor de Atividades: Varejo de confecções e acessórios femininos Logomarca: 3. Figura 4 – 25 anos de Comércio Eletrônico no Brasil Fonte: reproduzido de Ebit & NIELSEN (2019, p. Analisando-se os dados e fatos desses vinte e cinco anos, percebe-se que o comércio eletrônico evoluiu e hoje faz parte do cotidiano do consumidor brasileiro. Outro dado importante é sobre as compras no exterior, que foram menores em 2018, devido à alta do dólar. Com isso, os gastos em sites estrangeiros diminuíram em 22% (EBIT; NIELSEN, 2019). Adicionalmente, as mulheres brasileiras já ultrapassam os homens na participação de compras via internet em algumas categorias de produtos, o que leva a prever boas oportunidades de negócios para a expansão das vendas online de produtos destinados para elas (EBIT; NIELSEN, 2019, SPC BRASIL; CNDL, 2018).

Esse cenário gera alta de preços e consequente inflação, o que também pode refletir diretamente na intenção de gastos das consumidoras para os itens de moda e acessórios, os quais não são considerados itens de primeira necessidade. Sob o ponto de vista cultural, as mulheres gostam de se manter atualizadas com as tendências de moda, e devido aos lançamentos de coleções para as diferentes estações do ano. Assim, sempre há um aquecimento nas vendas quando muda o clima, e mesmo quando as vendas são mais fracas do que o esperado, quando uma estação termina há a queima de estoques, que pode auxiliar no aumento das vendas. O tipo de negócio proposto pela “SHE IS” não possui barreiras demográficas, culturais ou de sazonalidade, já que acompanha a sazonalidade do clima, demonstrando sua atratividade em qualquer época do ano.

Análise SWOT A análise SWOT identifica as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) da SHE IS, de forma a definir de uma estratégia bem direcionada. Estratégia de preço: os preços variam de acordo com os custos de cada fornecedor, mas sempre seguindo os preços da concorrência e colocando um valor de venda de até dez reais menor sempre que possível. Estratégia de distribuição: entrega via PAC dos Correios, por meio de contrato para diminuição dos custos de frete. Frete grátis nas compras acima de R$ 150. Estratégia de promoção: A divulgação da SHE IS é principalmente por meio de marketing digital e marketing de conteúdo nas redes sociais, portais e blogs de comportamento e moda.

Também realiza promoções em parceria com influenciadores digitais nas redes sociais, com maior ênfase para o YouTube, Instagram e Facebook. A empresa propõe que as clientes irão se sentir mais bonitas e bem vestidas, além de valorizar a sua imagem para ocasiões especiais. Então sua proposta de valor se baseia na novidade e marca, com preços justos. Canais Segundo Osterwalder e Pigneur (2011), os canais representam as formas pelas quais a empresa interage com seus segmentos de clientes para que possa entregar a proposta de valor. Entre as funções dos canais estão: a ampliação do conhecimento dos clientes a respeito dos produtos e serviços da empresa; o auxílio para que avaliem a proposta de valor da empresa; dar acesso a produtos e serviços específicos aos clientes e fornecer suporte após a compra.

A SHE IS tem como principal canal seu website de comércio eletrônico via internet. A fonte de receita da SHE IS é pela venda de produtos, no caso roupas e acessórios. Recursos Chave Os recursos principais são basicamente os recursos que farão o negócio funcionar. Estes podem ser físicos, humanos, intelectuais ou financeiros, bem como próprios, alugados ou de parceiros (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2011). A SHE IS conta com os fornecedores de moda e acessórios para a compra de produtos e revenda, seu próprio website é um dos recursos principais e os seus recursos humanos que detém o conhecimento de moda feminina. Atividades-chave Este componente apresenta as principais ações de uma empresa para que seu modelo de negócios funcione. A plataforma em si e os recursos humanos são os custos fixos da empresa.

O próprio site de comercio virtual porque gera os custos de manutenção e hospedagem da página, bem como os desenvolvedores e gestores do sistema, que são mantidos independentemente da demanda. Igualmente para os custos de taxas, impostos, contador etc. Já os custos da prestação dos serviços de venda, bem como os de logística são variáveis, uma vez que variam de acordo com a demanda e são pagos por uso. CONSIDERAÇÕES FINAIS Com a chegada da internet, houve transformações em diversas áreas, sendo que uma das maiores é a criação de novos consumidores conectados. ebit. com. br/webshoppers>. Acesso em: 03 mar. GARCIA, Carol; MIRANDA, Ana Paula de; CASTILHO, Kathia. Administração de marketing. ed. São Paulo: Pearson, 2012. MONTELATTO, Luciano.

Você sabe quem são os influenciadores digitais? Administradores. scribd. com/doc/20716918/o-marketing-de-midias-sociais-e-a-influencia-no-comportamento-do-consumidor>. Acesso em: 23 mar. OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. The Business Model Generation: inovação em modelos de negócios. Comportamento do consumidor. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. SMITH, Rob. O mais completo guia sobre e-commerce. SPC BRASIL – Serviço de Proteção ao Crédito do Brasil; CNDL – Confederação Nacional dos Lojistas. Consumo Online no Brasil. Disponível em: <https://www. spcbrasil. org. Acesso em: 23 mar. WE ARE SOCIAL; HOOTSUITE. Digital 2019: Global Digital Overview. January 2019. Disponível em: <https://datareportal.

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