PLANO DE NEGÓCIOS - COM PLANILHAS FINANCEIRAS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Atuar no mercado atual sem uma estratégia definida é se arriscar a perder tempo e recursos. Todos os aspectos analisados neste artigo foram levantados em pesquisa e análise de dados, proporcionando uma maior experiência e aprendizado. Para elaboração do plano de negócios foi criada a empresa fictícia Mais Bella Cosméticos, atuante no ramo comercial de produtos para higiene e tratamentos para pele e cabelos e maquiagens. O crescimento da empresa será resultado do plano de negócios, estratégias e gestão eficaz, a fim de que com este artigo, seja mais fácil futuramente empreender e administrar um negócio próprio. Palavras Chave: Plano de Negócios, Estratégia, Crescimento, Gestão, Empreender. Assim a empresa estará apta a lidar com as dificuldades.

O Brasil, segundo dados estatísticos do SEBRAE, é o terceiro no ranking mundial no quesito empreendedorismo, onde mais de 6 milhões de pessoas estão investindo no próprio negócio. Embora o Brasil ainda seja um dos países com as maiores taxas de tributação para empresas, com 49% das empresas fechando nos 3 primeiros anos de abertura, existem empresas que se destacam e se mantém resistentes. Para o país, empresas abertas significa geração de empregos, mas para benefício dos cofres públicos, cada empresa possui uma alta carga de taxas e impostos, que iniciam antes mesmo da abertura da empresa, e estão presentes mensalmente nos balanços das empresas. Para o país, empresas são fontes de receita. O Plano de negócios serve para que a tomada de decisão seja assertiva para o empreendedor.

Para Salim et al. p. É indispensável que a formatação da empresa esteja feita de modo correto: isto quer dizer, que o negócio esteja completamente descrito e que seu funcionamento esteja muito bem compreendido e, mais que tudo, fique muito bem evidenciado que o mercado vai acolher bem o produto ou o serviço ou a solução da empresa que está sendo imaginada. Tamanha a importância do plano de negócios, visto que grandes estudos realizados comprovam que empresas bem-sucedidas iniciaram a carreira com um bom planejamento. DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO A empresa Mais Bella Cosméticos surgiu em 2020 com a vontade do empreendedor José Flávio em criar uma empresa de uma necessidade local com potencial para o mercado da Beleza. No início o atendimento era feito na residência das clientes por catálogos de produtos, mas como os clientes preferem os produtos a pronta entrega surgiu a necessidade de ter um espaço próprio para ter mais produtos.

Atualmente a empresa Mais Bella realizou parcerias com alguns fornecedores de cosméticos, tais como Fiori, Sempre Linda e Cristal e está desenvolvendo ações de promoção como “Kits promocionais” nas datas comemorativas. A Missão da empresa Mais Bella é: “Valorizar, cuidar e Realçar a beleza natural de cada cliente, promovendo satisfação por meio do atendimento personalizado”. Conta com o apoio de 3 colaboradores e oferece produtos para cabelo, unhas, corpo, maquiagem e banho. ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE A equipe é formada por quatro integrantes, sendo o proprietário José Flávio Vanderley da Silva, com ampla experiencia em vendas e atendimento a clientes no ramo de cosméticos. Para a gestão da loja, será contratado um gerente geral. Suas atribuições serão a gestão da loja, negociação, realização de pedidos de produtos para o estoque e atendimento ao cliente, quando necessário.

Para atendimento, haverá duas vendedoras treinadas e qualificadas em atender aos clientes, apresentando os produtos, anotando os pedidos com fechamento no caixa. Cada vendedora terá sua carteira de clientes, podendo prospectar e gerir seus clientes a fim de elevar as vendas. As vendas são realizadas na loja, preferencialmente pelas vendedoras. Pedidos maiores ou especiais podem ser negociados com o Gerente e com José Flávio. MOTIVAÇÃO E OPORTUNIDADES 5. MOTIVAÇÃO A empresa Mais Bella foi criada para atender a alta demanda ado mercado por produtos de saúde e higiene, beleza e bem-estar. Com a grande busca do público em tratamentos para pele e a preocupação com a aparência, a motivação é levar para este público os produtos que lhes satisfaçam. Para que não falte o produto para o consumidor, o sistema de gestão do estoque mantém regularmente uma listagem de produtos, informando via sistema quando é necessário pedir uma reposição de mercadoria, comprar novos produtos ou avaliar o inventário.

Todo o sistema é automatizado, recalculando cada venda a fim de que quando o estoque de um dos produtos estiver baixo, já seja realizado um pedido para o fornecedor, com tempo hábil de atendimento. A equipe de vendas é treinada para que os produtos mais antigos sejam oferecidos primeiro, ou junto de outros produtos, com algum desconto extra, a fim de haver rotatividade de estoque. Todo o processo de uma venda funciona da seguinte forma: 1 - Cliente entra na loja. Vendedora faz a sondagem do interesse da cliente. Como estas sempre mudam, as especificações de qualidade devem sempre ser alteradas. Analisando as empresas concorrentes, aplicamos na Mais Bella Cosméticos o essencial para que o cliente retorne e faça novos negócios. A empresa conta com os benefícios abaixo para atender ao cliente, com: - Atendimento personalizado.

Agendamento de horário - Visitas aos clientes quando necessário - Pós-venda e acompanhamento - Demonstração de interesse para com o cliente e sua saúde e bem-estar 9 DEFINIÇÃO DE PREÇOS A empresa Mais Bella atua no mercado com competitividade, fidelizando clientes na qualidade e atendimento. A formação de preços baseia-se no preço do fornecedor somado aos custos operacionais da loja, funcionários, impostos e lucro. CLIENTELA A Mais Bella visa atender ao público em geral, mas tem seu público alvo mulheres entre 18 e 60 anos, que buscam produtos para higiene e beleza. Atendemos a todas as classes, com preços e condições que atendem a todos os clientes, fornecendo produtos de valores acessíveis e valores agregados. Alguns clientes de classe alta optam pelos kits promocionais, que embora possuam um valor final mais algo, proporcionam mais descontos unitários aos itens do kit.

Também são itens procurados pelas classes alta e média para presentear seus entes e amigos em eventos especiais e aniversários. Para todas as classes temos produtos especiais, pois todos nossos clientes merecem estar bem consigo mesmos. Com parcelamento em 3x, qualidade no produto, bom atendimento e acesso fácil dos clientes. Beleza Beauty: R$ 45,90. Vende somente à vista, com acesso difícil para alguns clientes, sendo apenas um vendedor para atender aos clientes. Boa qualidade do produto. Beleza Up: R$ 60,00. A concorrência no local não afeta diretamente as vendas da Mais Bella. Estamos constantemente buscando mais clientes e investindo na imagem da empresa e na satisfação dos clientes. CONCLUSÃO A elaboração deste artigo, bem como a criação da empresa Mais Bella Cosméticos proporcionou uma experiência vívida e real de como é empreender um negócio no Brasil.

A análise de dados do mercado para aplicação de investimento, estudos de casos, busca por fornecedores e concorrentes agregou experiência e conhecimento ao curso e a minha formação. Compreender que gerir, administrar ou criar uma empresa, enfrentando diariamente a concorrência local, internet e agentes externos, foi de grande valia para o futuro. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. ed. São Paulo: Atlas, 2000. DEMING, William Edwards. ed. São Paulo: Atlas, 2004. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Empreendedorismo: vocação, capacitação e atuação, direcionadas para plano de negócios. São Paulo: Atlas, 2014.

150 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download