PLANO DE AULA: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Dados de Identificação: Escola: Professor(a): Estagiário(a): Disciplina: Matemática Série: 5º ano do Ensino Fundamental Turma: Período: III. Tema: Interpretação e resolução de situações matemáticas A resolução de situações matemáticas é constante no ensino de matemática, é a parte prática desta ciência, o momento de aplicar os conhecimentos e habilidades para solucionar problemas, desafios. Porém, como citado pelos Parâmetros curriculares nacionais de Matemática (BRASIL, 1998), tradicionalmente, a resolução de problemas não desempenha seu papel amplo de interpretação, raciocínio lógico, se resume a aplicação de conteúdos anteriormente estudados pelos alunos, assim, dessa maneira técnica, para boa parte dos alunos solucionar problemas é retirar números do enunciado e realizar contas, sem análise da situação ou associação dos conteúdos a situações reais, do dia a dia do próprio aluno.

O documento ainda aponta que é necessário desenvolver habilidades que permitam provar os resultados, testar seus efeitos, comparar diferentes caminhos para obter a solução e trabalhando dessaforma a importância da resposta correta cede lugar a importância do processo de resolução e que a Matemática é um componente importante na construção da cidadania e que quanto mais a sociedade utiliza os conhecimentos científicos e tecnológicos, e o mais conveniente é que a Matemática esteja ao alcance de todos e afim de que o aluno aproprie-se dela para compreender e transformar a realidade. Souza (2010) trata da Alfabetização Matemática, que é um conceito novo, pois o termo “Alfabetização” costumava ser associado apenas à aquisição de leitura e escrita de nossa língua, e que ainda é muito presente na escolarização inicial a ideia de que primeiro é preciso garantir a inserção nos processos de leitura e de escrita para depois desenvolver o trabalho com as noções matemáticas.

ATIVIDADE 1: AS SETE QUESTÕES QUE DESAFIAM A MATEMÁTICA ESTRATÉGIAS: 1) Introdução à resolução de problemas a partir da reflexão sobre a Matemática em nosso dia a dia e apresentação de situações matemáticas desafiadoras mundialmente conhecidas. A professora apresentará o texto aos alunos, que farão leitura coletiva, e discutirão sobre o conteúdo dos textos, a relação da Matemática com a rotina da sala, de casa, onde ela está presente, e como pode resolver grandes questões da humanidade. Show do milhão da matemática: veja os problemas mais difíceis do mundo Cartola: Agência de conteúdo Ser matemático e milionário no Brasil parece uma ideia paradoxal. Mas, se você realmente entender de matemática, talvez consiga.

O Clay MathematicsInstitute lançou, em 2000, um desafio: quem resolver um dos sete "problemas do milênio" ganha o prêmio de US$ 1 milhão. Acontece que a Hipótese de Poincaré, conhecida como problema da laranja na quarta dimensão, deixa justamente essa dimensão de fora. Hipótese de Riemann Provar que uma fórmula está incorreta é até fácil. O desafio, aqui, é provar que ela está totalmente correta. O alemão Georg Bernhard Riemmann acreditou ter finalmente descoberto a fórmula matemática para se descobrir os números primos - aqueles que só podem ser divididos por um ou por eles mesmos. Essa sequência sempre desafiou os matemáticos, porque não parece haver lógica nessa sequência. Equações de Navier-Stokes Entender o movimento dos fluidos nunca foi uma tarefa fácil.

Claude Navier e George Stokes, no século 19, bem que tentaram, mas as equações deixadas por eles só confundem ainda mais os pesquisadores. O desafio que vale US$ 1 milhão, afirma o Instituto Clay, é fazer progressos substanciais em direção a uma teoria matemática que irá desvendar os segredos escondidos nas equações de Navier-Stokes, que tentam explicar as ondas de um lago e as correntes de ar ao redor de um avião. Imagine uma laranja ou mesmo o planeta Terra. Um ponto na parte superior da laranja, ou o polo da Terra, pode ser ligado a qualquer ponto da superfície por um único meridiano. Esta se vale daquela para explicar os fenômenos descobertos. No entanto, o casamento não deu totalmente certo. Parte da física quântica, descrita por Yang e Mills, não é sustentada por nenhuma teoria matemática conhecida.

Yang e Mills introduziram um quadro novo notável para descrever as partículas elementares usando estruturas que também ocorrem em geometria. Tal teoria foi testada em vários laboratórios experimentais, mas a sua fundação matemática ainda é incerta. com/watch?v=YB63unKYsvQ A MATEMÁTICA NO NOSSO DIA A DIA A Matemática está presente em diversas situações, se olharmos ao nosso redor podemos notar sua presença nos contornos, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento, na escola, em casa, no lazer e nas brincadeiras. Seu desenvolvimento está ligado à pesquisa, ao argumento, ao interesse por descobrir o novo, investigar situações, é a ciência do raciocínio lógico. Desde a Antiguidade, a necessidade do homem de relacionar os acontecimentos naturais ao seu cotidiano despertou o interesse pelos cálculos e números.

O surgimento do sistema de numeração decimal provocou um enorme avanço no desenvolvimento da Matemática, pois as teorias e aplicações podiam basear-se nos números, na busca por teses e comprovações. Atualmente, a Matemática consiste na ciência mais importante do mundo moderno, sendo abordada desde as séries iniciais. Apresentar as técnicas para interpretação e organização de informações na facilitação da resolução de problemas Será feita a leitura coletiva do texto e a professora colocará o vídeo (sem exibir a solução do problema), e desafiará os alunos a resolverem, individualmente. Passado determinado tempo, os alunos apresentarão suas soluções e dificuldades na solução, mediados pela professora. Encerrada a discussão, a professora exibirá a resolução do problema e permitirá aos alunos seguirem o mesmo raciocínio para solucionarem o problema.

O PROBLEMA DAS FLORES Problema de matemática chinês sobre flores faz sucesso e desafia pessoas ao redor do mundo 23 JUN 2016 14h35 atualizado às 16h02 Já foram cálculos matemáticos confusos pela sua simplicidade e até vestidos que não se sabia se eram azuis ou dourados. Desta vez, são operações simples com flores coloridas que estão atormentando o reino digital. com/watch?v=4_mXbGRyrPI) Fonte figura 4 https://daqui. opopular. com. br/polopoly_fs/1. image/image. O resultado é 2. Como são duas flores amarelas, cada flor amarela é igual a 1. Neste ponto, sabemos que a flor amarela é 1 e a flor vermelha 20. Aí vem a casca de banana: se não tivéssemos notado que essa flor azul tem uma pétala a menos, teríamos dito que ela seria igual a 5 como as outras flores azuis, mas ela tem uma pétala a menos, então ela é igual a 4.

A resolução é: 1 + 4 x 20 = 81. gstatic. com/images?q=tbn:ANd9GcTEh50knyFuXym4Q1ty4cDCHGZrIN99KgEqRLE5qT8rmJnmTTXW A aventura dos 35 camelos Poucas horas havia que viajávamos sem interrupção, quando nos ocorreu uma aventura digna de registro, na qual meu companheiro Beremiz, com grande talento pôs em prática as suas habilidades de exímio algebrista. Encontramos, perto de um antigo caravançará meio abandonado, três homens que discutiam acaloradamente ao pé de um lote de camelos. Por entre pragas e impropérios gritavam possessos, furiosos: - Não pode ser! - Isto é um roubo! - Não aceito! O inteligente Beremiz procurou informar-se do que se tratava. Somos irmãos esclareceu o mais velho - e recebemos, como herança, esses 35 camelos. Nada tens a reclamar, pois é claro que saístes ganhando com esta divisão! E, dirigindo-se ao segundo herdeiro, continuou: -E tu, HamedNamir, deverias receber um terço de 35, isto é, 11 e pouco.

Vais receber um terço de 36, isto é, 12. Não poderás protestar, pois tu também saíste com visível lucro na transação. E disse, por fim, ao mais moço: - E tu, jovem HarimNamir, segundo a vontade de teu pai deverias receber uma nona parte de 35, isto é, 3 e tanto. Vais receber uma nona parte de 36, isto é, 4. br/modules/conteudo/conteudo. php?conteudo=14). Fonte figura 6 Vídeo "A partilha dos 35 camelos" disponível em: https://www. youtube. com/watch?v=M4CvnsO5YD4 1) Após a leitura e exibição do vídeo, o professor propõe uma discussão sobre a forma como foi resolvido o problema da divisão dos 35 camelos entre os 3 irmãos. A professora pontuará os acertos dos grupos e realizará a correção coletiva na lousa, convidando os alunos a exporem suas soluções e raciocínio na resolução.

VII. Recursos didáticos: - Lousa, giz, material impresso, data show, som, vídeos educativos. VIII. Avaliação: A avaliação se dará por meio da participação do aluno (de forma oral nas discussões, na colaboração em atividades de grupo), da realização e correção das atividades.

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