PLANEJAMENTO EMPRESARIAL EM CENÁRIO DE GRANDE COMPETIÇÃO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”. RESUMO - É possível afirmar que o sucesso de uma empresa nos dias atuais depende de uma série de condições, tais como: gestão e planejamento adequados, definição de estratégias eficientes, utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC), entre outros. Este artigo procura analisar e demonstrar a importância do planejamento e gestão empresarial estratégica para as empresas diante do atual cenário de grande competição, tendo como exemplo o caso da empresa Magazine Luiza. Para isso, este trabalho contou com uma abordagem qualitativa dos fatos, onde foram consultadas bibliografias acerca do tema, bem como consultas de informações em plataformas digitais disponibilizadas pela empresa pesquisada.

O gerenciamento empresarial e de projetos também tem sido uma das estratégias adotadas para que as organizações consigam se tornar eficientes. O Project Management Institute – PMI é uma das organizações que tem possibilitado a promoção de responsabilidades profissionais no gerenciamento de projetos, que entre outros objetivos, busca a obtenção de resultados empresariais satisfatórios. Nos dias atuais, a gestão das metodologias responsáveis pelo melhor planejamento de projetos, organização e gerenciamento empresarial podem ser desenvolvidos por meio do auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Com isso, a complexidade e quantidade de ferramentas que compõem as práticas de planejamento empresarial nos dias atuais justifica a realização de trabalhos que busquem discutir e compreender quais as melhores práticas que as empresas podem adotar para que estas melhorem suas práticas de comunicação interna e externa, de desenvolvimento e de venda de produtos, e com isso, se destacar frente a um cenário de mudanças rápidas e de grande incerteza.

Para a compreensão das dimensões que envolvem o planejamento empresarial em cenários de competição e incerteza se torna necessário analisar exemplos reais de empresas que tomaram decisões assertivas para a diminuição de riscos advindo de cenários de grande competição de mudanças no mercado. Ademais, o planejamento diminui as incertezas, à medida que faz a organização olhar para frente, antecipando possíveis mudanças (ALVES et al. p. Assim, o planejamento empresarial é uma importante ferramenta para as empresas estabelecerem padrões de processos que possibilitam controlar o desenvolvimento organizacional, permitindo que a empresa possa mensurar a produção, a venda e a aceitação de seus produtos no mercado. Isso permite com que a empresa tenha informações suficientes para planejar e definir novas estratégias empresariais.

Nos dias atuais, o tempo que uma empresa tem de liderança de mercado para explorar suas inovações pioneiras está encolhendo. A gestão e organização empresarial são primordiais para a manutenção da qualidade dos serviços oferecidos por uma empresa. O desenvolvimento das atividades comerciais e empresariais de uma organização dever estar pautado em melhorar a qualidade de vida de seus clientes e colaboradores, além de promover os valores éticos e morais. Com isso, é possível ir mais afundo na caracterização dos processos de gerenciamento de qualidade de projetos, afirmando que este tipo de gerenciamento é composto por: • Planejamento da qualidade, que permite realizar a garantia da qualidade e realizar o controle da qualidade. • A visão sistêmica da qualidade. Trata-se de um conjunto com as ferramentas da qualidade, que permite melhorar as condições de sucesso dos projetos, diminuindo os riscos e facilitando o monitoramento dos mesmos (JÚNIOR, 2004).

É por meio de uma boa gestão comercial, empresarial e de recursos humanos que setores da empresa, tais como finanças e marketing, possam ser organizados levando em consideração a redução de custos e a otimização dos resultados. Para que tudo isso ocorra, os gestores, responsáveis por estas tarefas, devem levar em consideração os resultados que os diferentes modelos de gestão existentes podem trazer, visando neste caso maximizar os ganhos e reduzir desperdícios financeiros. Para Oliveira (2010) apud Souza et al. o modelo de gestão pode ser compreendido como o conjunto de princípios, técnicas e explicações que orientam a concepção e o modo de funcionamento de todos os elementos de uma organização. Para aprofundar o conceito básico em relação a um modelo de gestão e dos elementos que o compõem, é apresentado na figura 1 um esquema demonstrativo de um modelo de gestão.

Taylor por volta de 1915. De acordo com estes autores, esta teoria se fundamentava na aplicação de métodos da ciência positivista, racional e metódica aos problemas administrativos. O objetivo principal era alcançar o máximo de produtividade possível. De acordo com Bruno (1995), na teoria de Taylor "cada operário trabalhava como bem queria e operava a máquina à sua maneira". Em que pese a um certo exagero de TAYLOR, a falta de homogeneidade nas formas operatórias e no tempo dispendido para a realização das atividades produtivas atesta que à administração cabiam mais funções de vigilância do que propriamente de definição das formas de organizar o trabalho (BRUNO, 1995 p. Trata-se de uma empresa considerada líder no varejo nacional. Possui cerca de 24 mil colaboradores, 9 centros de distribuição e 744 lojas distribuídas em aproximadamente 16 estados brasileiros.

No quadro 1 é possível visualizar as informações referentes ao CNPJ, nome empresarial e capital social da empresa em julho de 2020. Quadro 1 – Informações empresarias da empresa Magazine Luiza CNPJ 47. NOME EMPRESARIAL MAGAZINE LUIZA S/A CAPITAL SOCIAL R$ 1. O vendedor também consegue fazer todas as demais operações de venda, cadastro de novos clientes e consulta de crédito. É importante destacar que a implementação de vendas online nos dias atuais permite uma redução substancial de custos operacionais, tais como: • Manutenção e construção de novas de lojas • Contratação de mão de obra. • Acesso a vários canais de venda. Para Saccol (2005) é parte do conceito de Lojas Virtuais a interação com a comunidade local. Cada loja deve possui um Centro de Eventos, no qual são oferecidos diversos cursos e onde realizam-se encontros da comunidade.

Atualmente a loja virtual está entre as que mais vendem produtos entre as grandes varejistas do Brasil (figura 3). Figura 3 – Ambiente virtual a loja Magazine Luiza Fonte: http://www. magazineluiza. com. br. REFERÊNCIAS ALMEIDA, Jocely Santos Caldas; OLIVEIRA, Sarah Silva. Planejamento Estratégico em Empresas de Pequeno Porte.  Revista Gestão & Sustentabilidade, v. n. p. p. Disponível em: http://viannasapiens. com. br/revista/article/view/537/316. Acesso em: 02 ago. n. p. Disponível em: <http://revista. isaebrasil. com. mz/bitstream/123456789/238/1/Livro%20de%20Teoaria%20Geral%20de%20Adminstracao. pdf>. Acesso em: 05 de julho de 2020. DINSMORE, Paul Campbell; CAVALIERI, Adriane. Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos: Livro-Base de “Preparação para Certificação PMP - Project Management Professional”. ed. São Paulo: Atlas, 2011. MATOS, Eliane; PIRES, Denise. Teorias administrativas e organização do trabalho: de Taylor aos dias atuais, influências no setor saúde e na enfermagem.

Texto contexto - enferm. Um estudo experimental sobre empresas virtuais e estratégias de consolidação de marcas perante os consumidores.  Revista Eletrônica TECCEN, v. n. p. SACCOL, Amarolinda I. Gerenciamento de empresas de pequeno porte (EPP) e microempresas em Ipameri–GO. Disponível em: <https://repositorio. ifgoiano. edu. br/bitstream/prefix/492/5/tcc_Sandra_Arisiana_Anderson_Alessandra.

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