O Aplicativo WhatsApp Business um canal de comunicação como forma de melhoria dos processos no relacionamento com o cliente

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

PROBLEMA DA PESQUISA 4 1. HIPÓTESE DA PESQUISA 4 1. OBJETIVOS 4 1. Objetivo Geral 4 1. Objetivo Específico 5 2. O profissional responsável pelo uso do WhatsApp Business (Corporativo) deverá ser um profissional hibrido e muito dinâmico conhecendo essa plataforma que pode ser uma grande oportunidade para a estratégia de comunicação da empresa desde que seja usada de forma adequada. Ainda é preciso que de posse dessa nova tecnologia, o empreendedor tenha conhecimento muito claro sobre formas de gestão, planejamento e logística. Isso porque não adianta ter uma ferramenta ágil e eficiente se os serviços não forem. Existe por detrás da venda pela internet uma gama enorme os instrumentos para a sua efetividade. Sem isso, o propósito de se adotar essas tecnologias poderá ficar nulo. Conforme o Gráfico 1, o Brasil já possui um rede grande de usuários de serviços oferecidos pelo WhatsApp, muito maior que México e Argentina.

Isso faz com que seja um canal comunicativo potencialmente alto. E através do WhatsApp Bussines que empresas e clientes podem usar as ferramentas de automação e classificação de mensagens para fortalecer os laços de compra e venda dos produtos ofertados. Gráfico 1 – Número de Pessoas que Usam o Aplicativo WhatssApp no Brasil, México e Argentina (número em milhões FONTE: Take (2018) Se analisarmos a evolução dos dados de 2014 a 2019 podemos observar que houve um crescimento de mias de 50% em 5 anos. Demonstra que há um caminho cheio de oportunidades para usar esse aplicativo para vender produtos ou oferecer serviços. Esses cenários de mudanças profundas que as mídias sociais introduziram em nossas estratégias de comunicação e marketing, podem ser vistas sobre a ótica da metáfora do pinball a qual sugere que o marketing em um ambiente de mídia social, se assemelha ao jogo caótico e interativo de pinball, substituindo a linear abordagem do funil unidirecional ao marketing (Thurau et al.

Entretanto esse mecanismo de novo mercado através do meio digital apresenta alguns vantagens e dissabores na relação de comércio seja pela compra, pela venda ou pela prestação de serviços. Existem inúmeras legislações nacionais e internacionais que regulam as transações comerciais pela internet e pelo modo tradicional. Segundo Fernandes (2016) a disponibilização da internet começou no ano de 1994 ainda restritos para a iniciativa privada, porém com o passar dos anos ela foi ganhando contato com as demais pessoas, que além de ferramenta de comunicação, informação e entretenimento está sendo usada para realizar ações comerciais de venda, compra, troca de produtos e serviços. E para evitar dissabores nessas relações, teve que existir legislação especifica para normatizar todo o processo, como é o caso do Decreto 7962/13.

Esses nos levam para rotas que teríamos dificuldades para conseguir sozinhos, traçam perfis de preferências e tantas outras coisas (BRASIL LAB, 2018). Ainda para Brasil Lab a evolução tecnológica e o mundo globalizado têm produzido facilidades na hora de realizar negócios, porém é preciso entender bem esse ramo e quebrar com paradigmas conservadores. Não se estabelece o fato de que é preciso abandonar a forma tradicional de fazer negócio, atrás de balcão e de forma direta, mas de estar presente, através da tecnologia, em todos os cantos do mundo globalizado. Scwab (2016) aponta que a quarta revolução industrial terá um impacto muito forte na forma de fazer negócios. Isso faz com que a forma de realizar a venda de um produto ou oferecer a prestação de serviços seja vinculada futuramente a grande presença da tecnologia para a sua efetividade, entretanto é preciso dominar essa tecnologia e dela fazer um trabalho de qualidade que não será importante para o negócio local, mas para a economia de forma geral.

Embora essa ideia seja controversa no meio acadêmico, ela possui implicações importantes. Se for verdadeira, sugere que o crescimento do PIB mundial irá diminuir ainda mais. Podemos imaginar um cenário extremo, em que o crescimento do PIB mundial anual caia para 2%, o que significaria que levaríamos 36 anos para dobrar o PIB mundial. SCWAB, 2016, p. Magalhães e Vendramini (2018) dizem que desde a Primeira Revolução Industrial a cerca de 200 anos atrás, a indústria foi sofrendo impactos diretos das mudanças sociais, tecnológicas e econômicas. Essa necessidade de estar presentes, as tecnologias têm nos feito ficar dependentes de seu uso. Ainda as mudanças na sociedade sobre o uso das ferramentas tecnológicas têm sido rápidas e constantes. A Inteligência Artificial já está presente em nossas vidas e negócios.

Robôs já são capazes de interagir com as pessoas, realizar negócios e propor ações. Entretanto conforme demonstrado na Revista Exame (2016) o uso da internet às pessoas com renda igual ou inferior a 1 salário mínimo per capta estão mais distantes do mundo digital. A eficiência desses dois fatores pode agregar melhor valor ao produto. Isso porque a logística conta com a questão do transporte, que deve levar em conta inúmeros fatores: distância, fluxo de entrega e planejamento para acordos sem criar dissabores com o cliente. Ballou (1999) apud Paura (2012) logística pode ser definida como um processo que estabelece o planejamento de materiais e tem o objetivo de entregar determinado produto correlacionando a entrega dele com qualidade. Isso pode, segundo Paura (2012) ser um senso controverso estimar qualidade com otimização de recurso.

Mas o que o autor defende é de que a qualidade de serviços gera satisfação do consumidor final. A pesquisa bibliográfica é definida por GIL (2010) como aquela que busca através da literatura análises, buscas dos conceitos já publicados. A partir dela é realizada as inferências necessárias para rediscutir o tema e mostrar sua relevância a sociedade. Niglas (2014) diz que a abordagem qualitativa é uma das mais importantes para inferir novas conclusões e pensamentos. Estaria longe de suporte da abordagem qualitativa realizar a pesquisa com dados numéricos vindo de analises de gráficos ou de tabulações numéricas. As fontes usadas serão buscadas tanto de forma digital quanto físicas. BRASIL LAB. Programa Rumo a Indústria 4. Disponível em https://brazillab. org. br/noticias/programa-rumo-a-industria-4-.

Como elaborar projetos de pesquisa. ed. São Paulo: Atlas, 2010. LAKATOS, E. M. Dissertations on Social Sciences. Disponível em http://www. tlulib. ee/files/arts/95/ nigla32417030233e06e8e5d471ec0aaa32e9. pdf Acesso em 19 de julho de 2020. K. A Quarta Revolução Industrial. Edipro Edições Profissionais Ltda. Câmara Brasileira do Livro, São Paulo, 1 ed. file:///C:/Users/Izabel/Downloads/Schwab%20(2016)%20A%20quarta%20revolucao%20industrial. GVEXECUTIVO. V 17. N 1. JAN/FEV 2018. Disponível em http://bibliotecadigital. ed. rev. atual. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2014. SCHRAM, J. Disponível em https://take. net/blog/whatsapp/whatsapp-business. Acesso em 20 de julho de 2020.

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