PIRATARIA MARÍTIMA

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Direito

Documento 1

A entrevista é o principal método de colheita de dados nas investigações qualitativas. A “Entrevista Etnográfica” é uma entrevista não estruturada, onde as questões não seguem necessariamente uma sequência pré-definida. Se desenvolve na interação do investigador com os sujeitos, proporcionando novas questões a partir das respostas dadas. A “Análise documental” consiste numa técnica não interativa, pois se baseia na análise de documentos e registos passados, sem que para tal seja estritamente necessário estar presencialmente com os sujeitos. Destes documentos podem fazer parte relatórios, memorandos, fotografias, etc. Exemplo: pesquisa de opinião em praças públicas, ou pesquisas com os próprios funcionários de um navio (neste caso, deve-se evitar avaliar os produtos existentes no navio, ou comparações com a concorrência).

• Intencionais ou por julgamento: os elementos são selecionados seguindo um critério de julgamento pessoal do pesquisador. • Por quotas ou proporcionais: constituem um tipo especial de amostras intencionais. O pesquisador procura obter uma amostra ou um subgrupo que seja similar, sob alguns aspectos, à população. Abrange 3 fases: Fase 1: classificação da população em termos de características que se sabe, ou presume, serem relevantes para o estudo. Geralmente, abrangem um número maior de entrevistados, para o que a própria padronização das perguntas auxilie na tabulação das respostas (MARCONI & LAKATOS, 1996). As entrevistas semiestruturadas podem ser definidas como uma lista das informações que se deseja de cada entrevistado, mas a forma de perguntar (a estrutura da pergunta) e a ordem em que as questões são feitas irão variar de acordo com as características de cada entrevistado.

Questionário Segundo Cervo & Bervian (2002, p. o questionário “[. refere-se a um meio de obter respostas às questões por uma fórmula que o próprio informante preenche”. Os dados em análise são os registros de observações de características em indivíduos (ou elementos) sobre os quais recai a análise. Os dados podem ser de natureza qualitativa, se expressam características medidas ou avaliadas numa escala nominal (os dados são classificados por categorias não ordenadas) ou numa escala ordinal (os dados são classificados por categorias ordenadas); ou podem ser de natureza quantitativa, quando são expressas numa escala numérica absolutas (que pode ser de natureza discreta ou contínua), ou então numa escala numérica intervalar (escala cuja origem é arbitrária) (HAIR Jr.

et al. As análises de dados podem referir-se a uma única variável – estatística univariada – ou a diversas variáveis, incluindo a análise de relações entre essas variáveis – estatística multivariada. A característica dos dados de uma amostra univariada refere-se a um atributo ou característica dos elementos. A técnica de observação participativa, segundo Goetz e LeCompte (1984) necessita levantar dados que respondam aos questionamentos apresentados no quadro abaixo: Questionamentos para a técnica de Observação Participativa A pirataria marítima é um problema antigo, que recentemente ganhou novos traços nas mãos de grupos formados por pescadores desempregados, que encontraram na pirataria uma forma de sustento, em meio à pobreza que os cerca. Os crimes se caracterizam através de furto de mercadorias, nesse caso sem uso de violência, e também através de roubos, ataques em alto mar, sequestro de membros da tripulação e embarcação, que muitas vezes terminam em mortes.

Acredita-se que os principais fatores que contribuem para o crescimento descontrolado da pirataria marítima moderna são: a desigualdade social, a alta taxa de analfabetismo, alta taxa de desemprego, governos corruptos, ou a ausência dos mesmos (anarquismo), entre outros. O IMO (Internacional Maritime Organization) desempenha um papel essencial no cenário do transporte marítimo internacional, sendo a responsável pelo bom funcionamento da navegação marítima, trabalhando para que o trânsito de embarcações pelos mares e oceanos ocorra tranquilamente, sem quaisquer obstáculos ou intervenções externas. Também visando controlar e fiscalizar o transporte marítimo foi fundado em 1981 em Paris, o International Maritime Bureau (IMB), que se trata de uma divisão dentro da Câmara Internacional do Comércio. A economia também sofre com a pirataria marítima, afinal, mais de 25 bilhões de dólares são consumidos por ano no combate aos piratas, no pagamento de resgates, pagamento de seguros, prejuízos com ataques, entre outros fatores ligados á pirataria.

O mercado mais prejudicado pelos crimes é o do transporte marítimo que tem de lidar com este problema que afeta a vida daqueles que dependem do setor direta e indiretamente. Principais Medidas de Combate à Pirataria Marítima Moderna As medidas que vêm sendo adotadas ainda são poucas e, claramente, insuficientes para combater a pirataria marítima moderna. Porém algumas entidades internacionais juntamente com alguns países vêm se aliando de forma a, ao menos, controlar os crimes. Por ter sido fundado com o objetivo de combater a criminalidade no setor do transporte marítimo, o IMB fundou em 1992 o Piracy Reporting Centre (PRC), que tem a função de reunir todas as informações sobre incidentes piratas que são fornecidas pelas empresas que trabalham com o transporte marítimo, organizações governamentais, veículos de mídia e pessoas físicas.

Segurança marinha é um recurso caro, isso devido aos equipamentos que são necessários, tais como embarcações com radares, comunicação com uma base em terra e a mão de obra que deve ser muito bem treinada para exercer tais funções, além do conhecimento de tecnologia, águas locais, do tempo e da pirataria. Também devido ao fato de que as áreas a serem seguradas são extensas, portanto a mão de obra deve ser proporcional. As medidas que vêm sendo adotadas ainda são poucas e, claramente, insuficientes para combater a pirataria marítima moderna. Porém algumas entidades internacionais juntamente com alguns países vêm se aliando de forma a, ao menos, controlar os crimes. Diante disso a proposta desse trabalho é a realização de um questionário e um conjunto de entrevistas a serem aplicadas em todos os meios marítimos que trafegam pelos oceanos, a fim de planear uma estratégia mais eficaz no controle da pirataria e do contrabando marítimo.

• O leitor da sua entrevista não tem obrigação de estar tão por dentro também. Sempre imagine as pessoas comuns lendo as perguntas e respostas. • Coloque-se no lugar do leitor. O que você tem curiosidade de saber? Faça de conta que é uma conversa. Pense um pouquinho. Para orientar o entrevistado sem revelar o que você está pensando, tente usar as próprias palavras dele.   Se o entrevistado disser “gosto de trabalhar de forma independente”, você poderá responder: “de forma independente?” É claro que você também pode aproveitar a oportunidade para solicitar ao entrevistado um exemplo de como ele trabalhou de maneira independente. Exemplo de perguntas: “Descreva seu chefe anterior” “Conte-me sobre um momento onde você teve que dizer o que pensava para que seus colegas soubessem o que estava sentindo ou pensando.

” “Houve alguma vez em que você teve que concordar com uma decisão contra sua vontade? Por que você concordou?” “Conte-me uma história sobre como você resolveu um conflito, ou desacordo, entre você e seu subordinado” Toda a entrevista deve ser pensada em torno do problema da pirataria e deve ser feita de maneira a não comprometer o entrevistado. BIBLIOGRAFIA AAKER, D. ed. Porto: Porto, 2003. CERVO, A. L. BERVIAN, P. L. BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. ed. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. ed. São Paulo: Atlas, 1996. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

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