PIM VII - Processos Gerenciais - Nota 9-10
Tipo de documento:Produção de Conteúdo
Área de estudo:Administração
Prof. São Paulo - SP 2019 RESUMO Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de fornecer informações relevantes sobre a cadeia produtiva da empresa de uma forma ampla, além de inserir dados sobre a sua estrutura e seu processo organizacional baseados em conhecimentos relacionados às disciplinas de Logística Integrada, Gerenciamento de Sistemas de Informação e Desenvolvimento Sustentável. Para a realização deste projeto, foram feitas visitas na empresa Texaco Lubrificantes e pesquisas sobre o processo da cadeia de distribuição logística, no processo produtivo, no marketing e no relacionamento com o cliente. Além disso, procurou-se descobrir se a empresa havia um plano de desenvolvimento sustentável com respeito as normas de saúde, segurança e meio ambiente. A empresa Texaco mostrou que apresenta um sistema integrado da cadeia de distribuição logístico, do monitoramento do processo produtivo e da gestão dos seus dados produtivos e interpessoais com os clientes e colaboradores.
O emprego com sucesso deste processo logístico garante uma viabililidade econômica da empresa, alcançando a sustentabilidade econômica e ambiental do seu negócio (TEXACO, 2018). Em destaque também é o gerenciamento de sistemas de informação que pode auxiliar a empresa para a tomada de decisões dos seus processos operacionais e torná-la com maior rendimento e agilidade na gestão das suas informações industriais. A implementação deste tipo de gestão vêm sendo utilizados por softwares de gestão de frota os quais permitem o monitoramento dos mais diversos dados do dia a dia. Além disso mantêm sob controle o custo das operações e a eficiência da frota (EICHSTAEDT, 2016). Outro tema de grande relevância é o desenvolvimento sustentável que consiste na preocupação de questões ecológicas, ambientais e sociais.
dando o ínicio à Chevron Texaco Corporation, sendo a segunda maior empresa de energia com sede nos Estados Unidos. Atualmente, a marca Texaco vem sendo utilizada na rede de lubrificantes e graxas comercializadas no Brasil. LOGÍSTICA INTEGRADA A logística integrada é responsável por conectar ttodos o processo logístico, da origem dos produtos às mãos do consumidor final. Isso é possível por meio de um sistema inteligente capaz de controlar o fluxo logístico e coordenar todo o processo operacional. Para que a cadeia de suprimentos funcione de um modo totalmente eficaz, a logística integrada deve estar muito bem configurada. Estratégia de preços O preço final dos lubrificantes derivados de petróleo é ajustado de acordo com a lei da oferta e demanda mundial, sendo assim, é influenciada pelos maiores produtores de petróleo do mundo que correspondem a 40% da demanda mundial.
A variação dos estoques dos grandes países consumidores é o que mais influência o comportamento de preços. Isso faz com que as cotações variam diariamente. Entre 2014 e 2016, houve um aumento dos estoques de petróleo cru devido ao aumento da produção. Isso fez com o preço decaísse. É possível perceber a criação de associação com o produto. A Texaco está fazendo uma associação com os clientes que querem uma proteção ao motor do seu veículo. Além disso, utilizam a sua responsabilidade sustentável para captar a atenção dos clientes sobre os seus produtos que causam pequenos impactos no meio ambiente. Localização A Texaco Lubrificantes está sediada no país inteiro. Neste trabalho foi visitada a Texaco sediada no Estado de São Paulo localizada no seguinte endereço: • Avenida Puglisi, n° 610 – Centro – Guarujá, SP – CEP: 11410-002.
Assim, evita-se um grande espaço de armazenamento e para que não haja uma interrupção no processo produtivo. A Texaco apresenta uma enorme responsabilidade de controle do consumo das matérias primas para que a previsão de gasto seja cumprida. Os estoques de lubrificantes e óleos graxas são mantidos para que o processo produtivo não seja interrompido, caso ocorra, poderá denegrir a imagem da empresa e comprometer a qualidade dos seus produtos. Portanto é de muita importancia o controle do abastecimento sem deixar de suprir a demanda da empresa. Por isso, a empresa de lubrificantes determina a quantidade real de estoque e relaciona as suas compras de lubrificantes e óleos graxas de acordo com o fluxo de caixa da empresa. Este sistema consiste em monitorar, em dia a dia, todos os dados da área comercial financeira, industrial, computacional e os sistemas de comércio internacional.
Área Comercial Financeira A Texaco apresenta uma grande preocupação com a integridade dos seus dados para que promova uma maior rendimento do seu processo produtivo e aumente a sua viabilidade técnica. Além disso, garante a segurança de compra dos seus clientes. A empresa utiliza o sistema de gestão de frota por meio de um software de gestão de frota o qual foi projetado como uma programa de computador que atende todas as necessidades da empresa. Este programa realiza o monitoramento de todos os dados, resultados e planejamentos financeiros associados ao controle de frota. Após a confirmação, as informações de identificação principal (nome e endereço) são encaminhados aos distribuidores os quais vão realizar a entrega dos lubrificantes e óleos graxas.
A Texaco consegue integrar a logística dos transportes com todos os setores da empresa utilizando o Sistema de Gestão para a Cadeia de Suprimentos (SGCS). Este sistema automatiza a agiliade e o controle da entrega pelo Distribuidor. É possível realizar o compartilhamento do sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos com os distribuidores, melhorando as previsões de demanda para evitar falhas e desperdícios. No processo produtivo utilizam o Sistema de Gestão de Frotas (SGF) que promove o monitoramente de todas as variáveis de manutenção relacionadas aos gastos. A qualidade dos seus lubrificantes e óleos graxas conquistou diversos mercados e conseguiu superar a competitividade de outras empresas de referência. O respeito e o cuidado, através de novas tecnologias para o processamento dos seus produtos, com o motor dos veículos de cada cliente e ao meio ambiente têm facilitado a entrada dos seus produtos no cenário global.
Diante disso, conseguiu o comprometimento, a confiança e a fidelidade dos consumidores devido a qualidade dos seus serviços e produtos na América do Sul, América Central, Caribe, Ásia e Oceania. A atuação nesse cenário internacional, a importação dos seus produtos e serviços são homologados no SISCOMEX que dispõe sobre a Segurança e o Controle de Acesso Lógico de Responsáveos e Representantes Legais aos Sistemas de Comércio Exterior da Secretaria da Receita Federal (RFB), onde a Texaco é habilitada para fazer as transações financeiras de venda dos produtos e serviços. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 5. OHSAS 18001 A Texaco Lubrificantes possui uma cultura muito forte sobre a sua segurança em todos os seus processos de serviços. A Fábrica de Lubrificantes possui o seu Sistema de Gestão de Saúde e Segurança com base na OHSAS 18001 desde 2003, sendo todos estes sistemas anualmente validados por auditorias realizada pela ABS Quality Evaluations.
Na Figura 4 apresenta o modelo da certificação. Figura 4: Certificação pela ABS Quality Evaluations. Fonte: Texaco (2018). Os requisitos do Sebrae são as formas legais de descarte de resíduos das oficinas, o modo da utilização de energia e água de forma consciente, a reciclagem dos resíduos e o comprimento de normas ambientais como, por exemplo, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA-NR-09). CONCLUSÃO Tendo observado os fatos abordados é de muita relevância o planejamento e o conhecimento em qualquer setor da empresa para que possa garantir que o processo produtivo e a qualidade do produto venha garantir a viabilidade ecônomica da empresa, a satisfação do consumidor final e o preservação dos recursos naturais. Isso pode ser uma realidade devido a integração das disciplinas de logística integrada, gerenciamento de sistema de informação, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade econômica.
Dessa forma, o planejamento utilizado na logística integrada é de suma importância para que a entrega do produto chega da melhor forma e sem atrasos. A integração do gerenciamento do sistema de informação pode monitorar a cadeia de distribuição e permitir com que o produto seja entregado de forma segura e com eficácia. Brasília. p. Eichstaed, J. F. Sistema de Informação Gerenciais. Sistema de Informação Gerenciais. ° Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008, 299 páginas. Reis, T. Preço do petróleo: Como varia essa commodity no Mercado Internacional. São Carlos, v. n. p. Texaco. Empresa estudada.
3235 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes