PIM II - Vivo SA Unip

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

ECONOMIA 4 2. MERCADO 4 2. COMPANHIA TELEFÔNICA/VIVO 5 2. EQUIDADE E TRANSPARÊNCIA 6 2. IMPACTOS DA VARIAÇÃO CAMBIAL NA EMPRESA VIVO 6 2. A multinacional do ramo de comunicação, que tem como produtos, televisão a acabo, fornece serviços para pessoas físicas e jurídicas de internet, telefone fixo, planos de celular, pré pago e pós pago. O objetivo do PIM é fazer a análise da Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais, Matemática Aplicada, que é aplicado na empresa VIVO SA. Por meio do levantamento de informações referente às práticas realizadas na gestão da empresa, tendo como embasamentos as referidas disciplinas de: Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais Matemática Aplicada. A metodologia, foi pesquisa bibliográfica e pesquisa qualitativa. Para a elaboração do projeto foram realizadas pesquisas bibliográficas e informações obtidas no relatório de resultados da VIVO S.

Os principais títulos negociados nesse mercado são as ações, ou seja, títulos que representam o capital da empresa, empréstimos tomados por empresas, debêntures conversíveis em ações, bônus de subscrição e comercial papers. Esses ativos aumentam o fluxo de capital e as configuram em elementos fundamentais para custear o desenvolvimento econômico do país (BORGES, 2018). Assim, num país que tem ou que almeja ter uma economia desenvolvida, é vital que os fluxos financeiros sejam feitos de maneira eficiente e segura entre os agentes econômicos. Esses agentes são trabalhadores, empresas, bancos e governos que tem algum tipo de poupança e que desejam e dispõe de condições para fazer algum tipo de investimento. Então, o mercado de capitais é importante porque torna possível realizar investimentos grandes ou até mesmo se tornar sócio de uma empresa, através da aquisição de ações de uma companhia aberta, ajudando com isso, esta empresa a se financiar de uma forma muitas vezes até mais viável do que através de empréstimos.

A Telefônica é um grupo privado, com mais de 1,5 milhão de acionistas diretos. Tem ações cotadas nas principais bolsas internacionais. Equidade E Transparência Para que a empresa possa alcançar seus objetivos é necessário e imprescindível ter uma boa governança. Para gerar confiança e credibilidade é fundamental garantir um tratamento igual e justo para todos seus clientes, acionistas e gestores, para que haja bons resultados. A governança da Vivo tem como base as melhores práticas do mercado, para gerar boas tomadas de decisões. A base de acessos pós-pagos cresceu 9,4% no período e representa 55,8% dos acessos móveis, um incremento de 5,9 pontos percentuais no comparativo anual, mantendo a liderança deste mercado com share de 40,1%, registrado em março de 2019. Qualidade de base de clientes e estratégia da empresa centrada em dados e serviços digitais.

Começamos o ano estendendo nossa liderança em implantação de fibra e 4G, testando novas capacidades 5G e progredindo no programa de virtualização unica, permitindo-nos continuar a ganhar relevância para o cliente por meio de melhor experiência e maior tempo de vida útil médio. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS A empresa Vivo opta pelos dois modelos de armazenamento, à própria e a terceirizada. Para melhor atendimento de demandas e na gestão dos estoques. O WMS consegue reduzir a necessidade de horas extras, reduz a necessidade de contratação de pessoal e elimina erros operacionais que ocorriam em processos manuais. O banco de dados do WMS auxilia o programador logístico a identificar possíveis faltas ou sobras de mercadorias em algum determinado pedido em tempo real, podendo assim tomar medidas corretivas de forma instantânea.

Isso também auxilia a organização a gerir um número maior de pedidos, mercadorias e kits de mercadorias, e a alocar os mesmos da melhor forma possível em seus armazéns além de facilitar na consolidação e montagem de cargas para entrega nos destinos finais (RIBEIRO; SILVA; BENVENUTO, 2005). Distribuição De Recursos Os recursos para realização de serviços na empresa Vivo são entrelaçados com o RE do técnico, que já possui uma quantia mínima de materiais controlados pelo almoxarifado, conforme são utilizados é dado baixa através de uma OS (Ordem de Serviço) que é assinada pelo técnico e pelo assinante (Cliente) e entregue ao almoxarifado. Todos os materiais utilizados são descritos na OS. Existe um programa de avaliação desempenho e um plano de cargo e salários para alguns colaboradores, que deveria ser reavaliado para beneficiar a todos.

Como vimos, o capital humano é um dos ativos mais importantes para uma organização. Portanto, uma política focada no aprimoramento desses profissionais terá aspectos positivos na cultura da empresa, tornando-a um diferencial no ambiente empresarial. Além disso, uma empresa com uma cultura organizacional orientada para o desenvolvimento de seus funcionários está à frente para se manter competitiva no mercado. Ex: De fluxograma de contratação de mão de obra. Market Share Analisando o Market share (Fatia do mercado), a Vivo ocupa o topo, ou seja, ela possui uma fatia generosa em relação aos seus concorrentes no que tange tanto o número de linhas quanto o aumento percentual da quantidade destas por ano. Para se ter uma noção basta analisar o percentual da quantidade de celulares e adições liquidas das operadoras do ano de 2022, no qual a Vivo ocupa o primeiro lugar com 33,03%, seguido da Claro em segundo lugar contando com o Market Share da Nextel, 27,80% e da Tim em terceiro lugar com 20,5%.

Dados obtidos do teleco. com. br) Segue a porcentagem de ganhos e percas das operadoras vivo, claro, Tim e Nextel. Na Disciplina Economia e Mercado Para gerar confiança e credibilidade é fundamental garantir um tratamento igual e justo para todos seus clientes, acionistas e gestores, para que haja bons resultados. A governança da Vivo tem como base as melhores práticas do mercado, para gerar boas tomadas de decisões. Na disciplina Matemática Aplicada foi buscado dentro da empresa os cálculos de matemática financeira foram demonstrados as suas demonstrações financeiras a organização é conduzida por cálculos financeiros que são alinhadas as estratégias de gestão da Claro pertencente ao grupo Vivo SA. REFERÊNCIA BORGES, R. Curso de introdução ao mercado de ações, mercado financeiro e mercado de capitais.

AMÂNCIO, R. Entendendo o conceito de sustentabilidade nas organizações. Revista de Administração, 43 (4), 289-300, 2008. CORRÊA, H. L. PINHEIRO, J. L. Mercado de capitais: Fundamentos e técnicas. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

693 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download

Documentos semelhantes