PASTA DE ESTÁGIO MODELO UNIBF-ESTÁGIO PRESENCIAL - CURSO LICENCIATURA COMPEMENTAÇÃO EM FÍSICA

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Zootecnia

Documento 1

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO 5 3 CARTA DE APRESENTAÇÃO 6 4 CARACTERIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO 7 5. FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO NAS OBSERVAÇÕES DE AULAS 8 6. CRONOGRAMA DE OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 9 7. RELATÓRIO FINAL 10 1. INTRODUÇÃO A etapa da formação acadêmica denominada estágio curricular tem como função proporcionar ao licenciando o domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução de suas funções preparatórias para o mercado de trabalho. TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO 3 CARTA DE APRESENTAÇÃO 4 CARACTERIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO A Escola XXXXXXXXXXXXXXXXXXX oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: salas limpas, espaçosas e arejadas, acesso à Internet, sala de professores, refeitório; quadra de esportes, dentre outros.

A referida instituição de ensino oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento das atividades educacionais, como por exemplo: salas espaçosas e ventiladas, materiais didáticos de excelente qualidade, bebedouros com água filtrada, banheiros conservados, pátio e espaço limpo e acolhedor, computadores administrativos e para alunos, Notebook, Data Show; Antena parabólica digital, Caixa amplificadora de som; Impressoras, dentre outros. Quanto às dependências físicas a escola dispõe de XX salas de aulas utilizadas, das quais XX estão sendo utilizadas; XX funcionários; Sala de diretoria; Sala de professores; Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE); Laboratório de informática; Quadra de esportes coberta; cozinha; banheiro dentro do prédio; sala de secretaria; refeitório; despensa; almoxarifado; pátio coberto.

Em relação aos recursos humanos, a unidade de ensino dispõe de XX professores; XX funcionários distribuídos entre apoio operacional, administrativo e pedagógico; XXX alunos distribuídos entre os níveis de ensino fundamental II e médio. Em relação à acessibilidade a escola está preparada para atender alunos com deficiência física com rampas, piso liso; para deficientes visuais com piso tátil, placas indicativas e cuidadores. Diante o exposto, a escola em que o estágio foi realizado, além de dar mais ênfase nas metodologias ativas para o ensino, inclusive para o ensino de Física, que é o assunto em questão neste relato, implantou o novo ensino médio afim de contribuir com o aprendizado mediante o desenvolvimento do projeto de vida e carreira dos alunos.

Neste modelo a escola prioriza atividades que promovam a cooperação, a resolução de problemas, o desenvolvimento de ideias, o entendimento de novas tecnologias, o pensamento crítico, a compreensão e o respeito. A aula invertida e a sequência didática são as metodologias ativas mais utilizadas na unidade de ensino. A primeira consiste na preparação e compartilhamento do material escrito, vídeos e exercícios antes da aula. O aluno tem contato prévio com o conteúdo em casa e em sala de aula tira eventuais dúvidas e aproveita melhor o tempo da aula em sala. No caso específico, além da conceituação e exemplos, alguns problemas foram apresentados e resolvidos durante a aula. Por fim, avalio o curso como um propulsor do meu conhecimento na área, haja vista que estou sendo habilitado à docência mediante estudo nesta instituição.

Falando especificamente sobre o estágio, essa etapa é importantíssima na formação profissional, pois permite o estagiário à vivência profissional. Numa autoavaliação, todo o processo foi bem-sucedido: no estágio, o apoio e orientação do professor regente e coordenação pedagógica foi muito importante para que as atividades fossem desenvolvidas de forma significativa.

57 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download