Tramitação dos testes submetidos ao SATEPSI

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Assim, figuras como Francis Galton e seus estudos acerca das diferenças individuais, James McKeen Catell e os testes mentais, Alfred Binet e Theophile Simon com pesquisas sobre a capacidade mental se caracterizam como precursores no desenvolvimento de estudos sobre testes psicológicos. Os avanços no campo de pesquisa das psicopatologias no século XX fortaleceram a investigação dos conceitos de testagens. Contudo, para a perspectiva do uso clínico, estudiosos como Carl Gustav Jung com o teste de associação de palavras, e Hermann Rorschach com o estudo sobre a percepção e apreensão da realidade abriram território para a investigação de testes clínicos e assim, em seguimento autores como Henrry Murray autor do Teste de Apercepção Temática (TAT); Hans Zulliger com o teste Z-Teste de personalidade, John Buck com o teste projetivo HTP, apenas para citar alguns que tem uso validado até os dias atuais, destacaram com suas pesquisas a importância da utilização de testes (WELANG; VILEMOR-AMARAL e NASCIMENTO, 2010).

Diante do exposto, e com a crescente propagação do uso de testes psicológicos no Brasil, em sua maioria com fundamentação estrangeira, instigou-se no Conselho Federal de Psicologia a necessidade de regularização do uso de tais instrumentos pelos profissionais psicólogos (as). Assim, o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) foi criado em 2003 com o objetivo de avaliar a qualidade técnico-científica de instrumentos psicológicos para uso profissional, verificando a partir de um conjunto de requisitos técnicos e divulgando informações sobre os testes psicológicos à comunidade de psicologia (REPPOLD; e NORONHA, 2018). Ainda segundo o Conselho Federal de Psicologia (2017) a composição da comissão consiste em no mínimo sete membros, que devem ter titularidade de doutorado, produção científica na área de AP, preferencialmente de áreas distintas do país.

Sendo facultativa a solicitação de um parecerista ad hoc 1. Nesse aspecto, o Conselho Federal de Psicologia (2018) destaca que os profissionais da CCAP têm a tarefa de avaliar os testes que são submetidos para aprovação e ainda revalidar as normas dos testes minimamente, a cada quinze anos e quanto à validade avaliar a cada vinte anos. No conceito da validade avaliam-se os novos estudos de evidência. E no contexto geral, a avaliação os testes precisa apresentar fundamentação teórica, detalhamento de aplicação e público alvo, pertinência, qualidade técnica, evidência empírica e validade, claro sistema de correção e interpretação dos dados. Define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos e revoga a Resolução CFP n° 025/2001.

Conselho Federal de Psicologia, Brasília, 2003. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução nº 003/2017 de 6 de maio de 2017. Altera a Resolução CFP n. SATEPSI. Testes completos. In: SATEPSI [online], 2020. Disponível em: http://satepsi. cfp. G. F. Avaliação psicológica, testes e possibilidades de uso. In: Avaliação psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, 2010.

82 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download