PARA QUE SERVE A SEMIÓTICA NO MARKETING

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Marketing

Documento 1

A semiótica tem por objetivo analisar todas as maneiras de linguagens possíveis e, com isso, utiliza os conceitos e análises de signos e sinais. Desse modo, a semiótica é o campo do saber que interpreta as linguagens utilizadas no dia-a-dia, como a publicidade, propaganda, jornalismo, outdoors, etc. E todas estas são formadas por signos que as diferenciam das demais. No marketing, ao utilizar a semiótica, pode-se aumentar a noção acerca da realidade e as mudanças que não param de acontecer, seja no marketing ou nas relações sociais e culturais que podem causar influência em seus processos. FIDALGO, 2005). “a língua é um produto social, cuja unidade mínima de comunicação, o signo, é dotada de um significante”. Para este linguista suíço, a comunicação nada mais é do que a transmissão de signos por intermédio de um canal, através do uso de um código.

No marketing, pode-se contextualizar esta afirmação com um anúncio na televisão, onde: o canal é a televisão, os signos são as imagens e palavras adotadas para representar o produto e os códigos é o uso de imagens e textos. A comunicação atualiza-se ao longo do tempo e o desenvolvimento tecnológico tem trazido mudanças constantes para este processo. O surgimento de novas mídias sociais possibilita o aceso mais rápido e facilitado à informação e possibilita novas maneiras de se comunicar. O estudo das interpretações proposto pela semiótica serve de base para o marketing, pois apresentam às empresas a possibilidade de fazer uma segregação dos clientes e dividi-los de acordo com as suas preferências e gostos, além de utilizar os conceitos de signos para identificar os sinais que os clientes passam nas relações comunicativas, reconhecendo os sinais positivos e negativos e compreendendo de que forma pode reavaliar os métodos utilizados para aumentar as chances de sucesso.

NOVAK, 2017) Sob esta perspectiva, Bacha (2005, p. mostra: A semiótica como ciência geral dos signos, permite o entendimento do potencial comunicativo da marca. A relevância do valor das marcas para as empresas justifica esse aprofundamento para se entender como as marcas se mostram e se constroem como imagem e, por conseguinte, como representação e como signos. O que se pretende enfatizar é que ao adquirir um produto, o consumidor provavelmente adquire os efeitos de um complexo sistema de mediações determinadas pelo signo-marca, resultantes de seu impacto comunicativo. FAGUNDES, Renata Borba. Uma breve análise do percurso gerativo de sentido em uma tira de Magali. Uberlândia: EDUFU. v. n. A semiótica de Peirce e Saussure, contributos e limites para a teoria das representações semióticas de Raymond Duval e a análise da forma e conteúdo em matemática.

Florianópolis: REVEMAT. v. n.

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