ORÇAMENTO DE CAPITAL E SELEÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO VPL PAYBACK E TIR
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Administração
Para o desenvolvimento teórico foram abordados elementos relacionados a plano e recursos financeiros, sobre objetos de análise de viabilidade de investimentos, de análise da situação da empresa e análises estatísticas de risco retorno. O método empregado foi análise bibliográfica. A análise de investimentos é uma das grandes preocupações dos gestores é primordial no ambiente macroeconômico atual e, sua assertividade é preponderante para o sucesso de qualquer investimento corporativo. A globalização e o progresso tecnológico tornaram as economias mundiais cada vez mais interdependentes e voláteis. A organização empresarial, no comprometimento de manter e desenvolver seus níveis de rentabilidade e crescimento para com seus acionistas pretende desenvolver suas habilidades de análises de investimentos. Diversos investimentos alcançados pelas instituições apresentam uma parcela de riscos, incertezas e mudanças dos resultados associados a uma empresa que pode descrever sucessos ou fracassos.
Toda organização corporativo possui comprometimento em manter ou desenvolver seus níveis de rentabilidade e crescimento para com seus acionistas. Seus projetos de investimento carecem estarem de acordo com as responsabilidades devidas aos seus acionistas. Dessa forma, todo dispêndio de capital de uma determinada empresa carece passar por uma análise corporativa, na qual se verifica e julga o mérito do projeto à luz de sua viabilidade econômica. A maximização do lucro, a competitividade e a escassez de recursos motivam as instituições a desfrutarem da maneira mais competente e eficiente o seu capital. O orçamento de capital e a decisão de investimento estão associados diretamente ao rumo e a saúde financeira da empresa, sendo o modo que consiste em analisar a viabilidade de investimentos de longo prazo, logo investimentos de capital é estratégica e quando falham podem causar grandes prejuízos.
Técnicas de Orçamento de Capital Diversas são as técnicas de orçamento de capital utilizadas para conduzir a tomada de decisões em novos projetos, a sua fundamental função é selecionar os projetos com o melhor custo benefício possíveis. Essas ferramentas são utilizadas em diversos lugares do mundo para estudar a possibilidade e lucratividade de investimentos em novos projetos das mais diversas naturezas. Depois de terem feito estimativa de fluxo de caixa, as empresas analisam para julgar se um projeto é aceitável ou não, e inclusive para identificar projetos. Existem diversas ferramentas disponíveis para a realização de análises. A ideia fundamental intrínseca é estabelecer uma comparação entre os lucros contábeis líquidos e os custos iniciais de um projeto, incluindo todos os lucros líquidos futuros e dividindo-os pelo investimento médio (GROPPELLI E NIKBAKHT, 2002, P.
Payback O Payback é uma ferramenta de grande uso no mundo dos negócios para auxiliar nas tomadas de decisões, decorrente do seu fácil entendimento e aplicabilidade. A ferramenta do payback caracteriza o prazo de retorno do investimento inicial, ou seja, é o período de tempo fundamental para que as entradas de caixa geradas por um determinado projeto se igualem ao valor do investimento. Conforme Santos (2001, p. “este método estima em quanto tempo ocorrerá a recuperação do capital investido em função do fluxo de caixa gerado”. Taxa Interna de Retorno (TIR) Após o cálculo do VPL, é fundamental também calcular a Taxa Interna de Retorno do investimento. O cálculo retornará uma taxa que será capaz ser maior do que a TMA (neste caso o investimento será financeiramente atrativo), igual à TMA (o investimento é financeiramente indiferente), ou menor que a TMA (que tornaria impossível investir neste projeto).
É a técnica mais sofisticada para avaliar investimentos, sendo muito utilizada por empresários e analistas. A Taxa Interna de Retorno (TIR) é indicada por Gitman (2001) como a taxa de desconto que faz com que o VPL de uma oportunidade de investimento iguale-se a zero (já que o valor presente das entradas de caixa é igual ao investimento inicial). A Taxa Interna de Retorno (TIR) caracteriza a rentabilidade exercida pelo investimento. Durante a pesquisa pode-se receber a importância da administração financeira dentro das empresas, que muitas ferramentas de análise de investimento não são utilizadas, ou sequer são conhecidas pelos administradores. A análise de viabilidade dos investimentos careceria ser o primeiro passo para qualquer organização. Se fosse usada de forma correta, diversos erros poderiam ser evitados e com certeza o índice de sucesso empresarial seria muito maior.
Referências Casaroto, F. N. A. Nkbakht, E. Administração Financeira. São Paulo, SP: Atlas. Gitman, L. Artigo). CAP Accounting and Management. Motta, R. Calôba. G. Administração Financeira de Pequena e média empresa. São Pàulo-SP, Atlas. Souza, A. Clemente. A, (2004).
96 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes