OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
Tipo de documento:Portfólio
Área de estudo:Matemática
Tutor(a) a Distância: Cidade Ano SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 2. Oficina 1: Geometria Analítica e Álgebra Vetorial 4 2. Oficina 2: Probabilidade e Estatística ou Funções 9 2. Oficina 3: Geometria Espacial 10 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 16 REFERÊNCIAS 17 1 INTRODUÇÃO Esta pesquisa é baseada no seminário de matemática do ensino médio. Para o efeito, irá realizar seminários de estudo sobre os temas de Geometria Analítica e Álgebra Vectorial; Probabilidades e Estatística ou Funções; Geometria Espacial com recursos técnicos em contexto educativo como abordagem principal. Descrição da Atividade: Atividade 1: Conceitos e definições que podem ser explorados a partir da atividade: Segmentos de reta e semi-retas orientados Um segmento de reta orientado AB é um segmento de reta que tem início em A e final em B.
Uma semireta orientada AB é a parte de uma reta que tem início em A, passa por B e se prolonga indefinidamente. Ângulo Ângulo é a reunião de dois segmentos de reta orientados (ou duas semiretas orientadas) a partir de um ponto comum denominado vértice. Vetor Vetor é um segmento de reta orientado utilizado para definir uma grandeza vetorial. Para que possa ser definido, um vetor deve possuir: valor numérico (módulo) com unidade de medida, direção e sentido. Em uma mesma direção podemos encontrar dois sentidos. Na direção horizontal podemos ter o da esquerda para a direita ou o da direita para a esquerda. Na direção vertical podemos ter o sentido de cima para baixo ou de baixo para cima. Na figura (I) o vetor tem sentido da esquerda para a direita e na figura (II) o vetor tem sentido inclinado de baixo para cima.
Figura 1: Fonte: Exemplo software Geogebra, 2022. Salve o arquivo na sua pasta individual. Selecione a ferramenta Inserir texto e clique sobre a área de trabalho, onde deseja que o texto apareça. Digite: Nome completo, clique na tecla Enter no teclado. Digite a Data e clique em aplicar. Selecione a ferramenta inserir texto e clique sobre a área de trabalho, onde deseja que o título da atividade apareça. Clique no Menu Opções, selecione Rotular e depois Apenas para pontos novos. Na caixa entrada, digite os pontos: A=(0,0); B=(7,0); C=(6,-1. D=(1,-1. E=(2,0); F=(2,4); G=(4,1. H=(4. Selecione a ferramenta distância ou comprimento e clique sobre cada um dos segmentos do desenho. Selecione a ferramenta polígono e ligue os pontos ABCDA, selecione a ferramenta área e clique dentro da figura.
Repita os processos para a figura EFGE e HIJH. Selecione a ferramenta deslocar eixos e clique sobre a figura segurando clicado o mouse e posicione a figura próxima ao lado esquerdo. Clique no Menu Opções, selecione Rotular e depois Menos para objetos novos. youtube. com/watch?v=8g571hUvgeo&ab_channel=EquacionaComPauloPereira (Acessado em 28 de fev de 2022). O tipo de vídeo (resolução de exercícios, abordagem histórica, explicação para algum conceito etc. Aborda o conceito fundamental da probabilidade, exemplificando por meio da fundamentação teórica e apresentando atividades para melhor compreensão. O conteúdo matemático abordado no vídeo; Noções básicas de probabilidade: Experimentos aleatórios e determinísticos, Espaço Amostral e Eventos. Oficina 3: Geometria Espacial Título do jogo: JOGO DOS POLIEDROS Conteúdo, com a indicação detalhada dos conceitos abordados na atividade: O jogo do poliedro é um conteúdo de geometria espacial para a segunda série do ensino médio.
A dinâmica inclui a organização de um quarteto de alunos, cujo objetivo é desenvolver a percepção espacial. Veja como aplicar o jogo em sala de aula. Indicação das referências, caso seja um jogo adaptado (precisa ser ADAPTADO, não pode ser idêntico a um outro jogo existente): MATHEMA: Jogo dos Poliedros. Disponível em <https://mathema. Se a carta apresentada a um dos jogadores pertence a uma das casas no flop, ele deve colocá-la nela. Se um dos jogadores colocar uma carta na casa errada, ele perde sua vez e a carta é colocada no final do baralho. Se a carta retirada não for um poliedro, o jogador perde uma vez Se a carta apresentada for OBJETO, seu oponente deve nomear uma entidade, e o jogador deve nomear um objeto com a forma proposta pelo oponente em 20 segundos.
Se a carta que ele receber for uma carta de atributo "em branco", ele poderá usá-la a qualquer momento no jogo para iniciar uma família. No entanto, para usar o diagrama, você precisa dizer algumas propriedades da entidade que a distinguem de todos os outros poliedros. Além de suas personalidades lúdicas, eles também nutrem a inteligência de seus alunos e os ajudam a construir relacionamentos sociais. CONSIDERAÇÕES FINAIS O conhecimento matemático surgiu há séculos, advindo das necessidades humanas em diversos campos, e como tal, percebemos que seu ensino é fundamental para o desenvolvimento humano, exceto quando necessário em diferentes momentos do nosso dia. Considerando essa disciplina e processo educacional, percebemos que o ensino de vetores existe no estudo de grandezas físicas no ensino médio e operações vetoriais básicas, porém, eles são mais acentuados nos cursos superiores que envolvem as ciências exatas.
Então surgiu a importância de metodologias de ensino para auxiliar esse ensino, como os softwares de matemática, e, quando se trata de ensinar vetores, uma opção que achamos que pode ajudar bastante é o GeoGebra. REFERÊNCIAS BRASIL. org/> Acessado em 28 de fev. MATHEMA: Jogo dos Poliedros. Disponível em <https://mathema. com. br/jogos-e-atividades/jogo-dos-poliedros/> Acessado em 28 de fev.
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