O USO DE MATÉRIAS PEDAGÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gastronomia

Documento 1

JOGOS MATEMÁTICOS 13 2. HISTÓRIA DO USO DAS TECNOLOGIAS 14 2. O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DA MATEMÁTICA 15 3 RESULTADOS E DISCURSÕES 18 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 23 REFERÊNCIAS 24 APÊNDICE 26 DEDICATÓRIA Dedico esse trabalho aos meus familiares e amigos e aqueles que, mesmo quando o cansaço vencia, estavam ao meu lado, dando apoio ou palavras de conforto e estimulando a não desistir de minha conquista. AGRADECIMENTOS Agradeço primeiramente a Deus por ter conseguido chegar ao final dessa jornada. Segundo, aos meus familiares, especialmente a minha mãe e minha filha que, incansavelmente sempre me ajudaram. Descrever um ambiente favorável ao ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula. Os procedimentos técnicos adotados incluem pesquisas bibliográfica e documental, além de um estudo de caso baseado na experiência obtida em sala de aula, na escola onde este estudo foi aplicado, a partir da utilização de materiais concretos.

Através da pesquisa constatou-se que a professora na escola do estudo ministra suas aulas com segurança autonomia, em sala de aula, ajudam os educandos nas atividades de matemática e conforme conversas com outros docentes eles afirmam que a escola apesar de pequena oferece-lhes condições para melhor oferecer aprendizagem aos discentes. Palavras – chave: Lúdico; Aprendizado; Sala de aula. ABSTRACT In order to develop this action and if its understanding is more effective, the children will be awakened in the capacity for logical reasoning, discrimination, analysis and synthesis triggered through teaching materials. INTRODUÇÃO A Matemática significa para muitos, dificuldade na aprendizagem principalmente nas 4ª séries (5°ano) do ensino fundamental, o baixo rendimento é facilmente observado ao final do ano letivo, nos relatórios finais das escolas. Sabendo que a aprendizagem da matemática está diretamente relacionada à compreensão, ou seja, apreensão do significado.

E no último ano do ensino fundamental dos anos iniciais, torna-se necessário, pois a partir daí se surgem ideias que desenvolva alguns aspectos metais para o desenvolvimento psicológico do educando na resolução de problemas matemáticos. As atividades experimentais realizadas com a utilização de materiais concretos podem auxiliar os alunos a transformarem o conhecimento declarativo em processual. Nesse sentido, o conhecimento declarativo está relacionado com o saber o que fazer. Nesta perspectiva foi feita a escolha deste tema, visto que, o processo de ensino nesta etapa final do ensino fundamental menor, prepara o aluno para um nível mais elevado no processo de ensino. E no intuito de observar quais as contribuições que o uso dos materiais manipuláveis, traz de satisfatório na preparação destes alunos na passagem desta etapa, decidimos realizar essa pesquisa.

Para desenvolver esta ação e se sua compreensão mais eficaz nas crianças é a capacidade de raciocínio lógico, discriminação, análise e síntese desencadeada através de materiais pedagógicos. Criando ambientes favoráveis no processo de ensino com o uso dos jogos nas ativadas desenvolvidas nesta etapa de ensino. OBJETIVOS 2. E no último ano do ensino fundamental dos anos iniciais, torna-se necessário, pois a partir daí se surgem ideias que desenvolva alguns aspectos metais para o desenvolvimento psicológico do educando na resolução de problemas matemáticos. O PAPEL DO PROFESSOR Umas das mais conceituadas autoras da educação, A médica e educadora italiana Maria Montessori, desenvolveu no século XX, diversas experiências com crianças, no processo educativo, e nestas costuma usar vários materiais manipulativos destinados à aprendizagem da matemática.

E com estes materiais onde ela levado muito em consideração, o envolvimento direto dos alunos, teve-se resultados satisfatórios foram posteriormente estendidos para o ensino de classes normais. Micotti (1999, p. afirma que com essa nova configuração “a principal função da escola é educar, promover a socialização do saber”, desta forma, espera-se “que o sujeito seja capaz de relacionar o conhecimento obtido em suas atividades práticas, na sociedade em novos aprendizados, colaborando para o desenvolvimento científico e tecnológico”. JOGOS MATEMÁTICOS A classificação e características dos jogos são dadas por vários autores não sendo classificações necessariamente excludentes, mas sim comuns em alguns pontos e algumas vezes, complementares. Conforme Gerdes (1981, p. muitos indivíduos têm a matemática como uma disciplina abstrata e sem nenhuma relação com o as situações desenvolvidas no cotidiano.

E dessa forma, é tida como uma ciência abstrata, muito difícil de aprender e desligada do cotidiano do homem. Segundo Kamii e DeVries (1991) elegem a característica jogos em grupo, visando a interação entre os colegas, possibilitando que cada um construa seus valores sociais e morais. Segundo Lima (s/d, p. Precisamos usar a tecnologia para transpor o que perpassa as disciplinas e ciências, para propormos outras visões e um “conhecimento aberto”. Assim como este estado de espírito que precisamos assimilar, criaremos uma rede com conexões que se cruzem como um todo. A sociedade e a ciência, como vemos, sofreram inúmeras transformações, e por isso é que a educação tem que andar junto com essa mudança. Nós, professores não podemos parar no tempo com relação às tecnologias, pois sempre devemos estar em constante transformação.

De acordo com Moran, quando falamos em tecnologias costumamos pensar imediatamente em computadores, vídeo, softwares e Internet. Sem dúvida são as mais visíveis e que influenciam profundamente os rumos da educação. Vamos falar delas a seguir. Mas antes gostaria de lembrar que o conceito de tecnologia é muito mais abrangente. Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. Isso porque, segundo especialistas, não há como desvincular o aprendizado da matemática das possibilidades de desenvolvimento do país (2008, p. A preparação do professor é fundamental para que a educação dê o salto de qualidade e deixe de ser baseada na transmissão de informações para incorporar também aspectos da construção do conhecimento do aluno, usando para isso as tecnologias digitais que estão cada vez mais presentes em nossa sociedade (VALENTE, 2005, p.

CADERNO PEDAGÓGICO COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS Na busca pela melhoria do processo ensino-aprendizagem, a manipulação de materiais didáticos e associação destes com a teoria surgem como alternativa que propicia a melhor compreensão dos conteúdos matemáticos. O uso de matérias manipuláveis, nem sempre será esteticamente elegante. Pois este em sua maioria são produzidos com o auxílio dos alunos. S. “Mudar, em educação, não depende apenas de teorias revolucionárias ou eficácia de novos métodos”. Diferentes de outros campos de atuação profissional, nenhuma transformação substantiva, nessa área, prescinde do envolvimento dos educadores. Por isso mesmo, toda mudança em educação significa, inicialmente, mudança de atitude. O uso dos jogos na matemática permite aos alunos desenvolver a dimensão social e a multiplicidade de fatores contidos na formação dos conceitos.

retrata que a mudança da educação não é dependente apenas de teorias revolucionárias ou eficácia de novos métodos. Pois, na oposição de outros campos de atuação profissional, nenhuma transformação substantiva, nessa área, prescinde do envolvimento dos educadores. Portanto, toda mudança em educação significa, inicialmente, mudança de atitude. RESULTADOS E DISCURSSÕES A pedagogia tradicional ainda é viva e atuante em nossas escolas e, na medida em que vamos nos integrandos ao que se denomina uma sociedade da informação, crescentemente globalizada, é importante que a Educação se volte para o desenvolvimento das capacidades de comunicação, resolver problemas, tomar decisões, fazer inferências, criar, aperfeiçoar conhecimentos e valores, trabalhar cooperativamente. O objetivo do questionário foi captar as impressões dos alunos acerca do uso do material didático lúdico para o ensino e a aprendizagem da Matemática e como a professora atua em sala de aula e qual sua visão acerca da pesquisa.

Através da pesquisa constatou-se que a professora na escola do estudo ministra suas aulas com segurança autonomia, em sala de aula, ajudam os educandos nas atividades de matemática e conforme conversas com outros docentes eles afirmam que a escola apesar de pequena oferece-lhes condições para melhor oferecer aprendizagem aos discentes. Já em relação à aprendizagem com utilização de material pedagógico a professora afirma que aulas se tornam mais atrativas Mesmo tratando-se de uma série e aplicação do questionário a uma professora, ficou notável o quanto e o uso de material didático em sala de aula é importante para o ensino da matemática, a mesma torna as aulas mais atrativas, os alunos conseguem aprender melhor e além disso na sala ocorre a inclusão.

Através de leitura em artigo pode-se analisar algumas propostas de ensino da matemática, que contribuir de forma positiva para o aprendizado dos alunos, utilização de atividades lúdicas envolvendo os conteúdos matemáticos. Portanto, é importante que os alunos compreendam que estudar matemática não é algo chato e abstrato e sim um aprendizado que eles já estão aplicando em suas vidas diariamente. Desenvolver o espírito de cooperação, revisar conteúdos propostos introdutórios favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno, e ver que ensinar através do lúdico é ver como o brincar pode ser diferenciado, ou seja, brincar é uma forma prazerosa de a criança aprender brincando. Quando todos os integrantes tiverem participado encerra-se o jogo e vence a equipe que acertou o maior número de questões.

Outra forma de ensinar com o lúdico, é de frações em sala de aula, ou seja, é a construção do material concreto com cartolinas de cores diferentes. Para essa construção são necessárias cartolinas, tesouras, régua, transferidor e fichas ou tampinhas de garrafas. Para isso, os educandos divide-se a turma em grupos de 3 ou 4 alunos; em seguida, cada equipe recebe o material necessário para a elaboração, onde cada equipe será orientados a construírem círculos formados por inteiro, meios, terços, quartos, quintos, sextos, oitavos, nonos, décimos e doze avos, como mostra a figura 3. Figura 03: material concreto, para estudo de frações. A inserção das novas formas de ensinar torna o processo de aprendizado mais dinâmico e interessante, possibilitando construir seu conceito a partir do lúdico, onde o aluno constrói seu conhecimento, proporciona base para a abstração, questiona quanto à construção e quebra a rotina da aula, há uma maior socialização e interação, com muito interesse envolvido.

Trabalhar com materiais concretos e jogos é uma possibilidade nesse sentido e deve ser considerado pelos educadores. Segundo Santos, 2012, alimentar a ideia de que a Matemática é um “bicho-papão” só faz dificultar o aprendizado dos alunos e também a sua inserção na sociedade, uma vez que a Matemática, sendo uma linguagem universal, está presente não apenas nas escolas, mas também no cotidiano de todos. O lúdico possibilita ao aluno a aquisição de uma consciência crítica que lhe amplie a visão de mundo, esses jogos favorecem as (re)elaborações pessoais a partir de seus conhecimentos prévios. A introdução de jogos nas aulas de Matemática é uma forma de diminuir bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la.

Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CEB n. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. São Paulo, 2005. FIORENTINI, Dario Maria; MIORI, Ângela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática. Texto extraído do Boletim da SBEM-SP, n. de julho-agosto de 1990. dec. GERDES, Paulus. A ciência Matemática. Moçambique: Núcleo Editorial, 1981. GANDRO, R. O ensino as propostas pedagógicas. In: BICUDO, Maria Aparecida Vigiani. Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, 1999. Documento do Centro de Ensino Técnico Federal (Cefet), publicado em 2004. SILVEIRA, E; MARQUES, C. Matemática. São Paulo: Moderna, 1995. SCOLARO, Maria Angela. São Paulo.

PONCE, Anibal. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez, 1985. VALENTE, José A. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processospsicológicos superiores. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994. APÊNDICE APÊNDICE A - Questionário aplicado aos professores da escola Municipal Viriato Coreia, na turma de 5º ano QUESTIONÁRIO APLICADO AOS PROFESSORES. O uso de material didático lúdico pode auxiliar os alunos a compreender o conteúdo de frações? a) sim, muito b) sim, um pouco c) não 2- Os alunos que apresentam dificuldades em frações poderiam saná-las com o apoio do material didático? a) sim, muito b) sim, um pouco c) não 3- O uso do material didático torna as aulas mais atrativas trazendo nova motivação para o ensino das frações? a) sim, muito b) sim, um pouco c) não 4- As atividades extraclasse ficam mais atrativas trazendo motivação para o ensino da Matemática, especificamente os de frações? a) sim, muito b) sim, um pouco c) não 5- A utilização das tecnologias na Educação Básica vem se mostrando muito presente nas escolas em todo mundo.

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