O protagonismo social segundo Philippe Perrenoud

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

E o professor como agente ativo neste processo de aprendizagem é o principal responsável pela mobilização destes estudantes. Este profissional é criticado pelos docentes que lecionam através de uma metodologia tradicional, pois se acredita que o principal responsável pela aprendizagem é o aluno e não o professor, então Perrenoud é odiado por estes professores de um antigo pensamento, mas também é amado por uma nova geração de profissionais da educação que tem enfrentado uma série de dificuldades em sala de aula por conta das transformações em que a sociedade está constantemente sujeita: divórcio, famílias desestruturadas, consumos, independência precoce dos jovens em relação aos pais etc. O primeiro passo, para elaborar uma estrutura de ensino aprendizagem tem que ser a de Organizar e dirigir situações de aprendizagem, pois existe uma série de problema que ocorrem na sociedade que acabam vindos para a sala de aula, e Perrenoud mostra que há um caminho para dar resposta a esta demanda que passa pela mudança de postura do professor em relação ao aprendizado.

Para que haja um protagonismo social destes estudantes, o professor tem que organizar e dirigir situações de aprendizagens, e deixar de organizar apenas o livro didático que por muitas vezes não servem para aquele grupo específico de estudantes de uma sala de aula específica, devendo o professor fazer suas adaptações de uma forma contextualizada com a realidade dos indivíduos. Existe uma ruptura com o ensino tradicional que via uma aprendizagem uniforme, mas na verdade existe uma diferenciação de aprendizagem entre turmas distintas de estudantes, onde o professor deve adequar o livro didático à necessidade da sala de aula de acordo com características desta turma em específico. “Esta é uma das dificuldades do professor: decodificar, em declarações aparentemente gerais, preocupações particulares e tratá-las como tal, se não justificarem um debate global” p.

O Docente precisa utilizar as novas tecnologias como parte da competência seguinte, esta sétima habilidade é a forma de introduzir uma linguagem de fácil assimilação por parte dos estudantes e também são formas de interagir com um mundo novo, com uma nova visão de trabalho que o professor precisa ter para acompanhar as necessidades das novas gerações. “Uma situação de aprendizagem não ocorre ao acaso e é engendrada por um dispositivo que coloca os alunos diante de uma tarefa a ser realizada, um projeto a fazer, um problema a resolver”. p. Como exemplo, podemos citar uma articulação entre estudantes para promover um dispositivo de QR Code em pontos de ônibus para informar horário dos ônibus que circulam por ali, promovendo uma ação de mobilidade urbana, neste contexto, o estudante analisa conteúdos de Geografia, História, Física entre outros.

25 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download