RESUMO TÉCNICO DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

O alto índice de reprovação e evasão escolar comprovou a necessidade de uma revisão no currículo educacional brasileiro, nas décadas de 70 e 80, o acesso da população ao ensino básico aumentou, principalmente em áreas urbanas, mas independente disso, a educação brasileira ainda sofria com índices de escolarização (como evasão escolar, repetência, idade inadequada de alunos em cada série, etc) muito divergentes em áreas urbanas e rurais, classes sociais e em distintas regiões do Brasil. O desempenho escolar dos alunos é preocupante, quando se trata em Língua Portuguesa e Matemática dado levantado pelo SAEB/953. Esse desempenho remete a formação precária do educador, como aponta o Pelo Censo Educacional de 1994, sendo assim, é fundamental que haja a exigência da formação completa docente e propiciar que o professor tenha uma formação contínua ao longo de sua carreira.

A educação no Brasil faz parte de um processo democrático, portanto é papel do Estado proporcionar a educação democrática, para que o sujeito faça exercício de sua cidadania. Sintetizando, a escola contemporânea possui uma atribuição relevante na sociedade, pois é através da escolarização que o indivíduo adquire conhecimento sobre seus plenos direitos e descobre seu papel na sociedade, além do que, a escola é um local propicio a debates, levando o sujeito a compreender e respeitar. A pedagogia renovada é oposta a tradicional, baseada em teóricos da Escola Nova, o papel do professor é de um facilitador no aprendizado e o aluno é o centro do processo, é visto como um ser curioso e tal curiosidade está intrínseca com o ato de aprender. A tecnicista deu-se por volta dos anos 70, o centro dessa pedagogia é a tecnologia.

Baseada nas teorias Behavioristas, o professor é um transmissor do conhecimento tecnológico e o aluno receptor desse aprendizado através de atividades mecânicas. Durante os anos 70 e 80, na ditadura militar, as pedagogias “libertadora” “pedagogia crítico-social dos conteúdos” ganharam força, com o intuito de a educação ser a chave para a mudança social e política do cenário brasileiro, com enfoque nas questões sociais. Visto todas essas metodologias, os PCN’s foram encarados como utilizadores da metodologia construtivista, apesar de considerar a pesquisa da psicogênese da língua escrita e reconhecer a participação do aluno no processo de aprendizagem, os Parâmetros Curriculares também consideram fundamental as intervenções realizadas pelo professor. Elucidando os objetivos da área, apresentando os Blocos de Conteúdos e/ou Organizações Temáticas de Área por Ciclo, os critérios e avaliação e por fim as orientações didáticas.

CONCLUSÃO Os Parâmetros Curriculares Nacionais foi um passo primordial para a evolução da educação brasileira. Afinal, uniu os objetivos gerais de conteúdo, estabelecendo quais conhecimentos os alunos devem possuir em cada ciclo e em cada área do conhecimento. Além de possibilitar a valorização do trabalho do professor, pois nos PCN’s o educador é fundamental no processo de aprendizagem, afinal a aprendizagem ocorre no momento de uma intervenção adequada. Os Parâmetros Curriculares norteiam o trabalho do professor e da equipe pedagógica, proporcionando uma melhor elaboração do currículo escolar. br/ccivil_03/leis/L9394. htm> BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF1997.

17 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download