O PROFESSOR-GESTOR NA REALIDADE DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Administração

Documento 1

Rege a instrumentalização da pesquisa achados em revistas científicas, livros e sites de internet. Pretende o objetivo geral analisar a realidade de gestão da escola implicando o papel do professor nela, de acordo com as suas qualificações. À conclusão se diz do papel do profissional de ensino como meio de avançar a escola nos seus processos qualitativos de gestão, envolvendo não só a questão pedagógica, mas também toda a bagagem intelectual do professor, que aporta valores à gestão. Palavras-chaves: Administração escolar. Profissionais de ensino. Os objetivos específicos seriam: refletir sobre algumas características da gestão escolar para assim identificar o rol do profissional de ensino neste expediente, analisar os recursos humanos que o profissional da educação empenha em aplicar em sua área, e promover a sua participação naquilo que seja possível, sem necessariamente alterar hierarquias e funções.

O trabalho avalia que o profissional de ensino, por estar mais próximo do aluno em sala de aula, e muitas vezes, conhecê-lo em sua integridade possível, pode colaborar não só a nível pedagógico, mas também na gestão de todo o funcionamento da instituição, de modo a favorecer uma gestão democrática que vise melhorias no ensino, proporcionando sempre um ambiente saudável e amaneirado para o aprendizado; ou seja, o papel do professor na gestão escolar, e essa possibilidade de aporte justifica a elaboração deste trabalho, como também abre portas para uma pesquisa ainda mais aprofundada, no que se refere à investigação científica. O estudo utiliza-se do método de pesquisa qualitativo, sendo descritiva e bibliográfica.

Rege a instrumentalização da pesquisa achados em revistas científicas, livros e sites de internet.   DESENVOLVIMENTO De acordo com o que se verá, a gestão, em linhas gerais, é um requisito para a existência, firmeza e desenvolvimento constante de uma instituição educacional nas condições altamente desafiadoras e móveis do mundo moderno. A partir da autora pode-se dizer, portanto, que as principais características da gestão educacional estão baseadas em um agregado de atividades e práticas desenvolvidas pelos atores da escola, incluindo gerentes, professores, pais, alunos, conselheiros, supervisores e equipe de apoio que juntos fortalecem e consolidam as diversas ações que otimizam a eficiência e a efetividade, bem como a pertinência e relevância da ação educativa.  (LÜCK, 2011). Nesse sentido, a referida autora acrescenta ainda, que as características da gestão educacional implicam uma mudança de abordagem na qual a organização deve ser visualizada e concebida como uma missão em que esforços conjuntos têm um benefício comum para que o planejamento educacional se torne dinâmico, interativo e destinado a impactar a sociedade.

 (LÜCK, 2011).  Libâneo (2013) acrescenta que a gestão educacional é identificada pela construção de conhecimentos complexos e em constante evolução, integrados de maneira representativa e relevante no trabalho dos membros da instituição de ensino, em um momento e certo espaço. Por fim, a avaliação contínua, como outra característica de gestão aqui considerada, do modo como se pretende apresentar neste trabalho de  investigação bibliográfica, baseia-se, segundo Silva, Gomes e Costa (2017), no processo de verificação da assimilação do conhecimento e no seu desenvolvimento, bem como nas habilidades exigidas do aluno durante todo o curso em que a periodicidade e o progresso do conteúdo em relação à área devem ser verificados e avaliados.   Portanto, parece ser oportuno, a partir do que proferem os autores, promover espaços para discutir e estabelecer, com a concordância de todos os atores educacionais, a missão, a visão e as políticas institucionais que geram respostas inovadoras aos desafios atuais para alcançar objetivos educacionais e, assim, consolidar a gestão educacional.

  A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR Conforme interpretação de artigo publicado por Gama (2018), a qualidade de um sistema educacional é baseada na qualidade de seus professores. O paradigma educacional moderno exige que professores e alunos e instituições de ensino vivam e promovam uma cultura de aprendizado e aperfeiçoamento, tenham a competência reflexiva necessária para isso, estejam abertos à inovação e apresentem uma motivação intrínseca, bem como atitudes positivas em relação ao desenvolvimento individual e coletivo.  (GAMA, 2018). Mas o conceito de gestão de professores que se quer aqui apresentar vai além do fato de os professores assumirem posições formais ou tarefas de gestão. Em vez disso, trata-se do professor se tornar um representante verdadeiro e comprometido da cultura de aprendizado e aprimoramento vividos na escola e desenvolver atitudes e práticas de liderança individual, sem necessariamente responder a uma posição formal no organograma da organização da escola.

Não vai o professor assumir um papel de gestão, mas expandir-se em seu papel de profissional do ensino na gestão da escola. Conforme Locco e Lemes (2018), o professor-gestor não é uma posição designada, mas um papel que o indivíduo assume por si mesmo. Para Neuenfeldt (2016), a gestão escolar no que se refere à figura do professor na escola, não reside essencialmente nas posições mais formais, mas no fato de o professor enxergar as necessidades, identificar problemas e tomar as rédeas da solução por seus próprios meios, uma vez coadunadas as questões gerais com o diretor da escola, profissional oficialmente qualificado. Abstract This is a paper whose theme is the teacher-manager in school administration. The characteristics of school management are presented, as the investigation identified plausibly, not without first discussing the conceptual theme of management, according to the authors surveyed.

The study uses the qualitative research method, being descriptive and bibliographic. It governs the instrumentalization of the research found in scientific journals, books and internet sites. The general objective is to analyze the reality of school management, implying the role of the teacher in it, according to their qualifications. Sem professores qualificados e bem remunerados que educação de qualidade teremos? 2018. Disponível em:<www. justificando. com/2018/02/26/sem-professores-qualificados-e-bem-remunerados-que-educacao-de-qualidade-teremos/>. Acesso em: 15 jun 2020. São Paulo: Atlas, 2019. LOCCO, L. A. LEMES, M. G. PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo, Cortez, 2016. PEREIRA, Lucia Helena Esteves; MARIANO, Sandra Regina Holanda. da; PEREIRA, R. da S. Gestão escolar e o trabalho do diretor. Curitiba: Appris, 2018. TEIXEIRA, Betina Waihrich Marim; SIQUEIRA, Sílvia. Rev. adm. contemp. Curitiba, v.

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