O PROCESSO LOGÍSTICO DESENVOLVIDO NA AMAGGI

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Administração

Documento 1

O trabalho abordara também o processo de compra, armazenamento, produção evolução dentro dos últimos anos da empresa, suas parcerias projetos e criações. Palavras-chaves: Logística, processo, normas, commodities. INTRODUÇÃO A logística consiste em um processo de cálculos, planejamentos e estratégias para que determinado processo, seja ele de entrega de armazenamento ou produção ocorra de forma precisa, evitando assim perdas, riscos e atrasos. A logística está presente desde a colheita ou a compra até o processo de entrega de determinado produto. Busca-se uma gestão que cuidará dos processos assim conseguindo agilidade nas operações em toda a cadeia produtiva. Das commodities. As commodities são basicamente mercadorias, são produtos básicos, bens comerciáveis e de amplo consumo. AMAGGI trabalha com commodities agrícolas (soja, semente de soja, milho, algodão).

O que as tornam tão importantes na economia de uma empresa é que, embora sejam matérias primas (mercadorias) ou pouco industrializadas, elas têm um potencial de negociação a nível global, desta forma, seus valores são definidos pelo mercado internacional, de acordo com a oferta e demanda. O Brasil é um dos poucos países com ´´estoques`` de terras agrícolas, nos últimos anos houve uma expansão na produção de soja em 12 milhões hectares. Importante frisar que a segurança na cadeia logística faz referência à presença de perigo de qualquer tipo nas cadeias de abastecimento das empresas e para se conhecer estes perigos é necessária a adoção de controles em todas as etapas da cadeia logística e uma verificação constante dos riscos e vulnerabilidades nestas interfaces.

Este sistema, quando aplicada de maneira efetiva e estruturada, auxiliará a gestão operacional de todo o processo e implicará em um melhor conhecimento dos riscos e ameaças pelas quais a empresa está exposta e também ajudará na implementação de medidas concretas para a correta gestão e minimização dos riscos. Além disso, a correta implementação do sistema permitirá a melhoria contínua para detectar e implementar as medidas preventivas necessária afim de evitar qualquer falha dentro do sistema capaz de comprometer a manutenção da segurança em todo o processo da cadeia logística. Dentre elas, algumas vantagens: • Planejar, implementar, usar, manter e atualizar um sistema de gestão para a Cadeia logística cujo propósito consiste em fornecer produtos cujo uso indicado está garantido e estes estão seguros pelo consumidor; • Demonstrar sua adesão aos requisitos legais aplicáveis; examinar e avaliar os requisitos do cliente e os acordos que este tenha feito com terceiros, assim garantir a segurança do processo para aumentar a satisfação da cadeia de logística; comunicar eficientemente os interesses da segurança da cadeia logística aos fornecedores e clientes e a todos envolvidos no processo; • Cumprir com suas próprias políticas de segurança; garantir que sejam realizadas operações para o controle dos riscos e a implementação de medidas que os mitiguem; • Contribuir com o acréscimo de valor para a organização em suas operações comerciais; • Poder comunicar aos clientes, autoridades e investidores a implementação de um sistema de gestão em segurança e utiliza-lo como ferramenta diferenciada para a competitividade.

Ademais, a norma ISO ainda diz que as organizações deverão levar em consideração que o plano de segurança, que deve estar devidamente documentado com procedimentos necessários e adequados para sua implementação e gestão. A empresa compradora assume a responsabilidade por classificar os grãos, limpar e secar a oleaginosa; Spot ou soja disponível: O produtor assume a responsabilidade de secar e limpar os grãos. Lotes que antigamente servia para se referir a negociações entre empresas, mas como o Brasil possui grandes produtores, agora a venda em lotes serve para se referir a vendas em grandes quantidades. Mercado futuro As negociações de mercado futuro são para garantir a qualidade de preços em um momento que o produtor considera bom.

Os agricultores utilizam o mercado futuro para garantir os custos de produção como forma de se capitalizar para investir na lavoura. O Hedge é a linha-mestre desse tipo de negociação. Modalidades de entrega FOB (Free on Board): O comprador assume as responsabilidades pelo transporte do grão até o porto, tanto na questão de perdas e danos. Desconta-se da remuneração as taxas portuárias e o frete. Tem uma cotação menor. CIF (Cost, Insurance and Freight): A responsabilidade pela entrega é do vendedor, sendo ele quem paga os custos de frete e operação portuária. Os riscos e o seguro da mercadoria também são pagos pelo produtor. Nesse primeiro momento, pois, iremos focar no desenvolvimento da logística no ano de 2014 para, em seguida, mostrarmos como se desenvolveram no ano de 2016 e quais seriam as perspectivas para os anos vindouros.

O ano de 2014 foi um ano de implementação de vários sistemas importantes nesta empresa, como se nota da publicação da revista da própria AMAGGI, onde se lê, quando da entrevista de um dos diretores da empresa, Judiney Carvalho de Souza, o que segue: “Estamos investindo em bases para atingir volumes que desejamos fazer nos próximos anos. Um exemplo é o TEGRAM (Terminal de Grãos do Maranhão, uma Joint Venture), que é extremamente importante para o escoamento de estados como Piauí, Tocantins e o próprio Maranhão. Temos também outra Joint Venture com uma grande empresa do setor para navegar, já em 2014, a hidrovia Tapajós-Amazonas. No próprio corredor do rio Madeira, onde já movimentamos 2,8 milhões de toneladas de grãos por ano, há investimentos para dobrar o volume com o novo porto de Porto Velho, um terminal flutuante em Itacoatiara (AM), barcaças, armazéns entre outras estruturas que darão suporte ao nosso crescimento.

A partir daqui, como ponto de partida das operações, cuidamos de todos os negócios CIF (Cost, Insurance and Freight) da AMAGGI Europe. ” (Idem) Dessa maneira, podemos entender que o processo logístico da AMAGGI não se limitou apenas ao mercado interno, com a implementação de portos fluviais, escoamento por vias marítimas, construção de portos, mas também com a intensificação com parceiros no exterior, mostrando uma visão para o mercado de commodities, bem como da importância de figurar no cenário internacional, com o objetivo de assegurar o desenvolvimento e crescimento da empresa, contribuindo para o destaque do país nesse ramo da economia primária. Assim temos que o processo evolutivo da logística durante o ano de 2014 se deu em uma crescente que contemplou todos os ângulos que uma empresa poderia vislumbrar, isto é, o âmbito interno, com os devidos desenvolvimentos, bem como com a logística internacional, em países Europeus.

O que veremos a seguir é que este processo irá se intensificar nos anos seguintes e terá o seu auge no ano de 2016, onde a empresa irá alcançar lucros maiores em relação aos anos antecessores. V- Evolução do processo logístico da AMAGGI. Chamado elemento Simples com a capacidade de expedir 60ton de matéria prima por hora, tendo também como a segunda linha os Fertilizantes Formulados que processa até 90ton de mistura ensacada por hora. Novas unidades. Dentro do plano de crescimento da AMAGGI houve a ampliação de sua atuação na região do vale do Araguaia em Rondônia, além de abrir o escritório comercial em Agua Bonita e uma unidade armazenadoras de grãos em Sã o José do Xingu com capacidade de receber 72.

ton e espaço para futuras expansões. CONCLUSÃO. Revista Corporativa da AMAGGI. Ano 12, nº 16, junho/ 2016, Cuiabá/MT.

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