O PAPEL DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Para a realização deste trabalho fez uma pesquisa e analisou a questão levantada, tanto no campo prático quanto literário. Fez investigação com perspectiva qualitativa, no nível exposto com uma síntese não empírico para detalhar procedimentos de realização do trabalho. A primeira parte mostra os detalhes do estudo com a planificação do problema, os objetivos da pesquisa, sucessivo ao desenvolvimento da fronteira teórica. A segunda parte mostra os resultados das pesquisas, a análises e explicação dos dados recolhido. No trabalho discorre que os docentes mostram interesses e habilidades no emprego do lúdico e certificam as benfeitorias do lúdico para o ensino-aprendizagem e que por carência de habilidades profissional descobrem dificuldades para relacionar o lúdico com os teores curriculares e completar com a exposição dos benefícios.

CRONOGRAMA. DESENVOLVIMENTO. O LÚDICO: PLANOS DE APRENDIZAGEM. JOGOS E BRINCADEIRAS. CONSIDERAÇÕES FINAIS. O desenvolvimento do trabalho encontra-se os seguintes objetivos: • Estimular a valorização do brinquedo como atividade de desenvolvimento intelectual, emocional e social; • Distinguir o que é brincar, brinquedo e jogo; • Expandir o pensamento crítico do que é realmente ludicidade. • Conduzir novo olhar para aprender com o lúdico na Educação Infantil. O brincar é a atividade dominante na infância é investigado no campo científico, com o proposito de distingui as suas propriedades, reconhecer as relações com o desenvolvimento e com a saúde e, outros objetivos, mediar os processos de educação e de aprendizagem das crianças. Trabalho tem por finalidade, com pretextos teóricos e resultados de pesquisas, mostrarem 2 distinções sobre as contribuições que a brincadeira oferta ao desenvolvimento infantil e à aprendizagem no âmbito escolar.

Evidencia o problema da pesquisa que em todas as culturas, todos os tempos e das mais variadas formas, a brincadeira esta presente, para que brincar na escola? Deste modo compreende que a brincadeira oferta as crianças uma extensa base básica para mudanças das necessidades e conquista de consciência, porem, brincando a criança aprende a decidir, ter opiniões, descobrem o papel e os limites, demonstra as necessidades de explorar o mundo, a partir da preponderância das aptidões de comunicação, das mais diversas formas, auxiliando na sua expressão. Foi buscado certificar como o lúdico está presente na formação do educador, como aplica na sala de aula e como age na aprendizagem da educação infantil. PROBLEMA O centro do trabalho “Brincadeiras Lúdicas” será desenvolvida em escola de Educação Infantil.

O observou que a turma demonstra pequena auto estima, obstáculos de socialização e dispersão na construção do saber formal, assim questionamos: Qual a ajuda que as atividades lúdicas trarão a turma nos quesitos socialização, pequena auto estima e aprendizagem? HIPÓTESE Os professores no dia-a-dia da prática pedagógicas e fundamentada no planejamento da escola constituem formas de aprendizagem lúdicas que oferecem a melhoria do rendimento de estudo dos alunos. Sem dúvidas, na escola tem técnica de ensino muito abrangente pra área de desenvolvimento e o professor propaga conhecimentos mais qualificados, com suas descobertas, desenvolvendo a criatividade e passando a entender as propriedades dos objetivos, e seu funcionamento, e após obtendo melhorias mais expressivas dentro da aprendizagem. Argumentando que toda criança faz sua própria história, sua cultura e edifica os conhecimentos, que adapta rapto nos processos que visão buscar agilidade dentro da aprendizagem e com nova sugestão através do lúdico, visa descobrir um aprendizado prazeroso e criativo para o desenvolvimento.

o cronograma "é uma base que representa a divisão planejada das atividades que criam o projeto e o tempo para sua realização". DESENVOLVIMENTO 2. O LÚDICO: PLANOS DE APRENDIZAGEM Faz um pequeno conceito sobre a pesquisa na aproximação de alguns autores e teóricos para colocar sobre o tema pesquisado. A atividade lúdica caracteriza uma pronunciação muito frouxa entre fim e meios. Não quer dizer que as crianças não expandem um objetivo quando jogam e que não elaborem certos meios para atingir, mas é assíduo que alterem os objetivos entrementes o percurso para adequar a novos meios ou vice-versa, o jogo não é só meio de exploração, mas também de descoberta (Bruner, 1998, p. Os jogos lúdicos concedem circunstancias para o educando experimentar situações-problemas, com o desenvolvimento de jogos engendrados e livres que permitam à criança uma experiência no tocante os experimentos com a lógica e o raciocínio e consentindo atividades físicas e mentais que propiciam a sociabilidade e incentivando as reações afetivas, cognitivas, sociais, morais, culturais e linguísticas.

conforme (Vygotsky, 1984, p. É na relação com as atividades tem simbologia e brinquedos, que o aluno passa a agir numa esfera cognitiva. No olhar do 6 autor a criança procede de forma avançada que nas atividades da vida real, pela experiência de situação imaginária, quanto pela habilidade de obediência às regras. O educador deve propiciar atividades didáticas distintas, como atividades lúdicas para que a criança tenha o anseio de pensar. As brincadeiras são o jeito original que a criança tem de relacionar e de adaptar ao mundo. É através do brinquedo que a criança relaciona com outras pessoas e os objetos ao seu redor, aprendendo com as experiências que tem. São vivências, na relação com as pessoas do seu grupo social, que facilitam a adequação da realidade, da vida e toda sua completude.

Fonte Internet Google 7 Fonte Internet Google 2. Jogos e Brincadeiras Vem discutindo á muito tempo à questão dos jogos e brincadeiras e sua importância no desenvolvimento da criança. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil (PIAGET, 1976, p. A Brincadeira é uma criação humana, a linguagem e a escrita. O individuo joga para ter respostas às dúvidas, para se divertir e para relacionar-se com semelhantes. Tem no jogo, conteúdo, coisa mais importante do que a diversão e interação. Revela uma lógica diferente da racional, lógica da individualidade necessária para organização da personalidade, quanto à lógica convencional das estruturas cognitivas.

Conforme Winnicott (1975, p. pensa que a cultura lúdica irá compor uma bagagem cultural, para a criança e se introduzir do jeito dinâmico à cultura, à predisposição de criar o futuro adulto. O prestigio obliquo dos brinquedos intercorre na construção da cultura lúdica da criança, tanto nas condutas lúdicas quanto nos conteúdos tanto no nível das condutas lúdicas quanto nos dos conteúdos emblemáticos. A cultura lúdica está influenciada de tradições varias, encontra brincadeiras clássicas no sentido estrito, mais bases de brincadeiras reativadas, elementos, temas, conteúdos ligados nos programas infantis ou a copia dos colegas dos mais velhos. A brincadeira é, entre outras, um meio da criança viver a cultura que a cerca, tal como verdadeiramente, e não como deveria ser.

Os educadores têm fundamentações claras sobre a relevância da 10 brincadeira, dos jogos, brinquedos e brincar para o desenvolvimento social, físico, afetivo e cognitivo das crianças e pude ser confirmado por vários teóricos. Assim as fundamentações oferecidas pelos educadores não consistem no senso comum. Para professoras a brincadeira é característica da infância e é o jeito que a criança tem para introduzir nas relações sociais e na cultura em que esta inserida. Fonte Internet Google Fonte Internet Google 11 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS Com o presente trabalho de investigação pode distinguir as facilidades e dificuldades na integração do lúdico na prática docente e relatar as benfeitorias que o lúdico trouxe para o ensino-aprendizagem dos educandos de acordo com o grau de conhecimento desejado e objetivos da pesquisa.

É muito importante conhecer a origem da educação infantil, o desenrolar da prática educativa. Tem necessidade de qualificar extensamente o conceito, a particularidades e as particularidades do cuidar e do educar na prática pedagógica. O presente trabalho expressou a importância do lúdico na educação infantil no processo ensino-aprendizagem. Sabemos que no desenvolvimento da Educação Infantil o papel do professor é muito importante, porém é ele que estabelece os espaços, propiciando materiais, participar das brincadeiras, fazendo a intervenção da estrutura do conhecimento. Para que ocorra de forma proveitosa, é essencial que não depreciar o movimento natural e espontâneo da criança em beneficio do conhecimento estruturado e realizado, desconsiderando os espaços educativos da brincadeira e do jogo como formas fundamental na incentivarão da atividade fomentadora da criança.

Brasília: MEC, 2001. BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Tradução Patrícia Chittoni Ramos> Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. Ministério da Educação e do Desporto. São Paulo: Summus, 1987. COSTA, Arlindo. Metodologia da pesquisa Científica. Mafra-SC-Edição 2006. DANTAS, H. São Paulo: Pioneira, 1994. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos tradicionais Infantil: O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes 1993. org. Interamericana, México: Mc Graw Hill, 2008. SANTOS, Santa Marli P. dos (org. Brinquedo e Infância: um guia para pais e educadores. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

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