O USO DE PROJETO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: perspectivas e possibilidades

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Visando ainda identificar a visão interdisciplinar do conhecimento por meio dos projetos e ressaltando a aprendizagem por meio da experiência. PALAVRAS CHAVES: Projeto. Aprendizagem. Educação Infantil. ABSTRACT This article focuses on the use of projects during early childhood education, assuming that their use is an effective and efficient teaching tool for the teaching-learning process. Sendo assim, o trabalho do professor na Educação Infantil, que compõem a base fundamental do desenvolvimento cognitivo da criança, exige um planejamento do tempo e organização das práticas de ensino. Cabe ao professor munir-se das ferramentas adequadas e necessárias para atingir a efetivação do processo ensino-aprendizagem. Inserido no âmbito da Educação Infantil, o uso de projetos tem se tornado cada vez mais frequente devido a sua possibilidade de proporcionar resultados favoráveis e eficientes.

Seu uso deve ser pautado no lúdico, com metodologias que suscitam a criatividade e a curiosidade que são naturais nessa fase da vida humana. Sendo assim, o uso de projetos deve ser evidenciado e ressaltado, e, para tanto, se faz necessário dedicar estudos nessa área para despertar o interesse dos educadores por esta estratégia de ensino e torná-la mais difusa no âmbito educacional. BARBOSA, 2008) A Pedagogia de Projetos foi desenvolvida por educadores europeus, como Montessori, Decroly, Claparède, Ferrière e outros. Já na América do Norte seus representantes, John Dewey e seu discípulo William Kilpatrick, que criaram o “Método de Projetos”, e, tiveram suas propostas pedagógicas introduzidas e disseminadas no Brasil, principalmente, por Anísio Teixeira e Lourenço Filho. DUARTE apud PINHEIRO, 2015, p.

Segundo Barbosa; Horn (2008) diante desse novo conceito de pedagogia a escola teria a função de “auxiliar a criança a compreender o mundo por meio da pesquisa, do debate e da solução de problemas, devendo ocorrer uma constante inter-relação entre as atividades escolares e as necessidades e os interesses das crianças e das comunidades”, ou seja, uma atuação pedagógica pautada na realidade do aluno, que possa atender seus anseios e servir de base para sua transformação pessoal e social. Para Dewey (apud Barbosa; Horn 2008) “projetar e realizar é viver em liberdade”, e para tanto elencou princípios que servem como base a para a elaboração de projetos na escola, que são os seguintes: a) princípio da intenção – toda ação, para ser significativa, precisa ser compreendida e desejada pelos sujeitos, deve ter um significado vital, isto é, deve corresponder a um fim, ser intencional, proposital; b) princípio da situação-problema – o pensamento surge de uma situação problemática que exige analisar a dificuldade, formular soluções e estabelecer conexões, constituindo um ato de pensamento completo; c) princípio da ação – a aprendizagem é realizada singularmente e implica a razão, a emoção e a sensibilidade, propondo transformações no perceber, sentir, agir, pensar; d) princípio da real experiência anterior – as experiências passadas formam a base na qual se assentam as novas; e) princípio da investigação científica – a ciência se constrói a partir da pesquisa, e a aprendizagem escolar também deve ser assim; f) princípio da integração – apesar de a diferenciação ser uma constante nos projetos, é preciso partir de situações fragmentadas e construir relações, explicitar generalizações; g) princípio da prova final – verificar se, ao final do projeto, houve aprendizagem e se algo se modificou; h) princípio da eficácia social – a escola deve oportunizar experiências de aprendizagem que fortaleçam o comportamento solidário e democrático.

Também suscita que a partir do seu uso, é possível formar cidadãos autônomos, independentes, críticos e participantes na sociedade. Juntamente, com a possibilidade de trabalhar uma visão interdisciplinar do conhecimento, ressaltando uma aprendizagem por meio da experiência. A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para alcançar os benefícios, o primeiro passo é descobrir como, e, o quê o uso de projetos pode proporcionar, entender sua dinâmica de realização e conhecer suas características são essenciais para isso. A princípio cabe ao professor compreender seu papel e o da instituição escolar, que deve ir além do ensino conteudista, pois, o aluno precisa esta preparado para lidar com a sua realidade, e ressignificá-la, se assim desejar. “O ensino aprendizagem por projetos como metodologia didática está centrada no estudante e não no professor”, ou seja, em seus anseios, “segundo John Dewey a escola não prepara para a vida, mas sim, já é a própria vida uma vez que o aluno já pertence e atua em uma comunidade”.

Agindo dessa maneira, estará colaborando para o desenvolvimento da autonomia, proatividade e curiosidade para resolução de problemas. Em geral, a metodologia que visa fomentar a aprendizagem baseada em projetos adota os seguintes passos básicos. A princípio “é sugerido um problema” aos alunos, que “investigam suas possíveis causas e elaboram hipóteses”. Em seguida, “após conhecer melhor o desafio e suas origens, definem táticas para a resolução do desafio” e se estabelece um plano que posteriormente é apresentado e executado, podendo depois demonstrar os resultados, que são avaliados pelo orientador, e a partir desse ponto o professor decide qual o melhor passo se encaixa a seguir. PINTO, 2018). CONCLUSÕES Diante exposto a eficiência da aprendizagem baseada em projetos é incontestável, pois consiste em uma metodologia abrangente que oportuniza ao aluno e, sobretudo, ao professor um olhar diferenciado da aprendizagem.

Contudo, para atingir seus possíveis benefícios é indispensável que o mediador desse processo ensino-aprendizagem, o professor, seja capaz de desempenhar o seu papel de forma coerente e articulada a real necessidade do aluno, e, adequada de modo a despontar em aquisição de conhecimento. Com uso de projetos acontecendo desde a Educação Infantil aumenta a possibilidade de formar alunos capazes de lograr êxito em todas as etapas da vida escolar, e, quiçá, social. Pois, trata-se de uma metodologia dinâmica que fortalece o pensar articulado, integra ideias e suscita o pensar coletivo. E, quanto antes o aluno for submetido a este modelo de aprendizagem, maior serão suas possibilidades de desenvolver todas as habilidades que a metodologia oportuniza. S. HORN, M. G. S. Projetos Pedagógicos na educação infantil.

Disponível em: <https://blog. lyceum. com. br/aprendizagem-baseada-em-projetos/> Acesso em 08/11/2019 LIMA, Elvira Souza. Fundamentos da Educação Infantil. OLIVEIRA. Renato Braga de. Ensino e Aprendizagem. Metodologia de Projetos. Didática e metodologia do ensino. Disponível em: <http://livros01. livrosgratis. com. br/cp067467. pdf> Acesso em 08/11/2019.

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