O PAPEL DA TECNOLOGIA NA GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Tecnologia
A metodologia utilizada refere-se a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Observou-se o papel a ser desempenhado pela tecnologia é estratégico: ajuda o desenvolvimento do conhecimento coletivo e do aprendizado contínuo, tornando mais fácil para as pessoas na organização compartilharem problemas, perspectivas, ideias e soluções. Entretanto, pelos diversos estudo desenvolvidos nas últimas décadas, por diferentes especialistas há de considerar que o Brasil, ainda precisa aumentar no que tange ao investimento e infraestrutura, além de pessoal técnico especializado. Palavras-chave: Tecnologia da Informação; Gestão Hospitalar; Processos INTRODUÇÃO Ao longo dos últimos anos, o cenário de globalização tem favorecido a expansão do sistema tecnológico brasileiro e ampliado seu uso no setor de gestão hospitalar. O presente trabalho visa discutir como a tecnologia tem influenciado na gestão hospitalar no senário brasileiro.
Objetivos específicos - Realizar os levantamentos dos dados referentes ao setor de tecnologia elencando suas principais características. Identificar as necessidades da gestão hospitalar para se adequar às boas práticas que serão utilizadas de forma a obter o melhor resultado. Descrever as técnicas e ferramentas utilizadas no processo de gestão hospitalar. Justificativa O uso da tecnologia aplicada a gestão hospitalar , traz a possibilidade de adaptação à realidade da organização (sistema de saúde) devido ao fato de que cada organização possui uma estrutura e uma forma de trabalho diferente, tecnologia. Pode favorecer a sociedade, tanto na agilização de processos quanto na redução de custos. Por fim, a pesquisa normativa é direcionada para o aperfeiçoamento de resultados disponíveis em literatura.
TURRIONI; MELLO, 2012). Em relação a abordagem de pesquisa, essa pode ser classificada como qualitativa ou quantitativa. A pesquisa qualitativa requer análises subjetivas do problema, o que não ocorre nas abordagens quantitativas uma vez que esta abordagem utiliza de variáveis numéricas para a realização de sua análise, sendo necessário que essas variáveis possuam caráter mensurável e que possam ser replicáveis por outro pesquisador. O estudo em questão é de natureza aplicada, visto que a análise foi realizada a partir de um cenário real em uma organização. Por fim, segue-se às considerações finais do trabalho com a discussão sobre o uso das tecnologias para gestão hospitalar. A TECNOLOGIA e seu uso para administrar processos: CONCEITUAÇÃO E ESPECIFICIDADES Para o avanço do desenvolvimento do país, e até mesmo dos estudantes de tecnologias, faz-se necessário que sejam desenvolvidas discussões e pesquisa, que não fiquem limitadas ao campo de seus criadores e nem mesmo somente ao conhecimento teórico, desta forma contribuindo para o avanço do país e a qualidade de vida da população.
Essas modernizações, exigiram que as empresas se adaptassem para estabelecer diferencial competitivo, melhor atendimento a clientes, otimizar serviços, produtos e pesquisas (SILVA,2019). A Tecnologia pode ser conceituada como os recursos tecnológicos e computacionais utilizados para a geração e uso da informação (REZENDE e ABREU, 2003). Sendo considerado os principais componentes da tecnologia da Informação: - Hardware e seus dispositivos periférico; - Software e seus recursos; - Gestão de dados e informações; - Sistemas de comunicações. A maioria dos processos presentes nas empresas contemporâneas são suportados pela infraestrutura de TI (tecnologias da informação) e sistemas operantes na rede. Foina (2012) aponta que deve haver um planejamento prévio das ações de tecnologias sendo necessário revisá-lo periodicamente, por meio de objetivos e metas definidos pelo setor.
A área de TI da organização deve se manter alinhada as estratégias do setor de forma adequada, pois isso influencia diretamente na qualidade dos produtos ou serviços entregues aos seus clientes. Então, gerenciar o atendimento dos serviços de TI prestado aos usuários, de forma eficaz e eficiente é fundamental para que a organização obtenha sucesso. No que se refere aos modelos organizacionais, tratam de todas as informações necessárias para a gestão das cidades, prefeituras e organizações (privadas ou públicas). A informação rápida e precisa auxilia na redução de estoques e minimiza incertezas, o que aumenta a capacidade estratégica dos envolvidos no processo. SILVA,2019) Há também como aliado, uso de possíveis indicadores, sua utilização, auxiliam as organizações a se manterem competitivas diante do mercado.
A busca pela eficiência e a implantação de metas, aliadas a boa gestão feita com o monitoramento de indicadores de desempenho são fatores que contribuem para o aumento do faturamento (DELLOITE, 2007). Slack (2006), os objetivos gerais de desempenho são a qualidade, velocidade, flexibilidade, confiabilidade e custo. O Quadro 1 apresenta algumas métricas para a atingir os objetivos citados. Desta forma, a gestão hospitalar possui papel fundamental, cabendo a esta disponibilizar e distribuir adequadamente recursos materiais, físicos e humanos, e coordenar ações e resultados. Assim, o gestor deve ter como principal objetivo a melhoria contínua da qualidade. Para que o gestor em saúde possa exercer sua função é necessário saber coordenar as atividades para atingir objetivos, promover programas de capacitação dos profissionais para que acompanhem as inovações nas áreas da saúde, administração hospitalar além de promover a motivação da sua equipe.
A tecnologia de sistema informação pode ser utilizada para controle da farmácia e seus medicamentos, métodos de funcionamento, agilizar processos no setor de recursos humanos, formação ead para formação e cursos de complementação. Essa abrangência envolve conexão entre fornecedores e clientes, a qual deve ser controlada, inclusive para fins legais, por um sistema logístico de rastreabilidade de material. Com vistas à geração de produtos, processos e serviços com impacto na Saúde Pública, objetivando otimizar a utilização dos recursos, e viabilizar a articulação entre as diversas etapas do processo de desenvolvimento tecnológico, tanto pela interação das equipes nas diversas unidades como no uso de equipamentos que são compartilhados através da Rede de Plataformas Tecnológicas.
Como este é um ambiente que apresenta uma considerável variação, Pereira (2011, pág. afirmou que o Programa enfrentava desafios institucionais , a maioria destes projetos não tinha uma estratégia concreta de escoamento dos potenciais dos produtos para o setor produtivo. Com recursos limitados, o programa necessitava de estudos de viabilidade técnica, e o investir em estruturar melhor a área de TI, contemplando inclusive as atividades como prestação de serviços de plataformas e de coleções, P&D sob demanda, consultorias, capacitação, aluguel de infraestrutura e licenciamento de marcas Outro campo que as pesquisas revelaram o uso de tecnologia da informação foi utilização de sistemas de gestão inovadores e que integrem processos assistenciais e administrativos contribuindo para qualificar a assistência em unidades de internação hospitalares, beneficiando a profissão e usuários do serviço (VANDRESEN,2016).
A tecnologia da informação também foi utilizada como meio de educação a distância para a formação, por meio de recursos pedagógicos e didáticos virtuais somados ao uso de metodologias para trabalhadores de saúde, pode possibilitar o processo de ensino-aprendizagem, colaborando com a formação do auxiliar de farmácia para atuar em ambiente hospitalar (GOMES,2017). Foi possível perceber que há evidências concretas dos impactos da tecnologia de informação na transformação de atendimentos e serviços e nos hábitos de consumo dos clientes, relativo à eficiência e eficácia dos processos, principalmente administrativos. O tanto o setor público quanto o privado vêm se adaptando às necessidades dos consumidores, para induzir clientes a usarem o as plataformas. Observou-se que ainda são necessários mais investimento e adaptabilidade nas plataformas de acesso a produtos e serviços.
Também foi possível perceber que o papel a ser desempenhado pela TI é estratégico: ajuda o desenvolvimento do conhecimento coletivo e do aprendizado contínuo, tornando mais fácil para as pessoas na organização compartilharem problemas, perspectivas, ideias e soluções. Pode-se perceber que a tecnologia da informação tem grande importância para a cadeia produtiva e organizacional, por isso vem recebendo grande atenção nos últimos anos e novos processos de gestão de diversos setores, se modernizando, com o objetivo de reduzir os custos e aumentar a qualidade no serviço prestado. Uma Abordagem De Gerenciamento De Projetos De TI Aplicada ao Setor Público Brasileiro. Dissertação (Mestrado em Informática Aplicada) – Universidade de Fortaleza. BALLONI, Antonio José. Avaliação da Gestão em Sistemas e Tecnologias de Informação em Hospitais.
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