Tecnologia da Informação e Comunicação

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Tecnologia

Documento 1

A inserção do computador e da Internet no dia a dia dos estudantes, trouxe uma variedade de informações repentina que as instituições de ensino e os professores muitas vezes, não estão preparados para absorver e assimilar. E a adaptação das instituições de ensino ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, ainda é um desafio para alguns educadores, pois muitos não possuem domínio das ferramentas tecnológicas. A utilização de recursos tecnológicos no ensino é, contudo cada vez mais necessária, pois torna as aulas mais atrativas e inovadoras, proporcionando aos estudantes uma forma diferenciada de ensino e aprendizagem. A forma de ensinar e aprender podem ser beneficiados por essas tecnologias, como por exemplo, a Internet, que traz uma diversidade de informações, mídias e softwares, que auxiliam nessa aprendizagem em que tanto o aluno, como o professor, vão estar sempre desfrutando dessa novidade.

Perante a inevitabilidade de se conviver com as TIC, faz-se necessário analisar e refletir sobre os benefícios, as mudanças e os conhecimentos indispensáveis à aplicação dessa tecnologia no aprendizado nas instituições de ensino. As TIC possibilitam a adequação do contexto e as situações do processo de aprendizagem às diversidades em sala de aula. As tecnologias fornecem recursos didáticos adequados às diferenças e necessidades de cada um. As possibilidades constatadas no uso das TIC são variadas, oportunizando que o professor apresente de forma diferenciada as informações para o estudante. Por meio das TIC, disponibilizamos da informação no momento em que precisamos, de acordo com o nosso interesse. Termo TIC é a junção da tecnologia ou Informática com a tecnologia da comunicação, a Internet é um ensinamento claro disso.

AS TIC NA APRENDIZAGEM A inserção das TIC no dia a dia escolar anima o desenvolvimento do pensamento critico e criativo e a aprendizagem cooperativa, uma vez que torna possível a realização de atividades interativas. Sem esquecer que também pode contribuir com o estudante a desafiar regras, descobrir novos padrões de relações, improvisar e até adicionar novos detalhes a outros trabalhos tornando-os assim inovados e diferenciados. As tecnologias proporcionam que os estudantes construam seus saberes a partir da comunicabilidade e interações com um mundo de pluralidades, no qual não há limitações geográficas, culturais e a troca de conhecimentos e experiências é constante. Dessa maneira as tecnologias de informação e comunicação operam como molas propulsoras e recursos dinâmicos de educação, à proporção que quando bem utilizadas pelos educadores e educandos proporcionam a intensificação e a melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e fora dela.

Na sociedade atual, em que por muitas vezes a máquina substitui o trabalho do homem, cabe ao ser humano à obrigação de ser criativo, ter boas ideias. Atualmente o mundo tem a seu dispor muitas inovações tecnológicas para se usar em sala de aula, o que condiz com uma sociedade pautada na informação e no conhecimento, pois através desses meios temos a possibilidade virtual de ter acesso a todo tipo de informação independente do local em que nos encontramos e do momento, esse desenvolvimento tecnológico trouxe enormes benefícios em termos de avanço científico, educacional, comunicação, lazer, processamento de dados e conhecimento. Sabemos que, a aprendizagem intermediada pelo o computador gera profundas transformações no processo de produção do conhecimento, se antes as únicas vias eram de sala de aula, o professor e os livros didáticos, hoje é concedido ao aluno navegar por diferentes espaços de informação, que também nos viabiliza enviar, receber e armazenar informações virtualmente.

Portanto, o computador e os demais aparatos tecnológicos são vistos como bens necessários e saber operá-los constitui-se em condição de empregabilidade, conhecimento e domínio da cultura. NOVAS TECNOLOGIAS E FORMAS DE APRENDER Com as Novas Tecnologias abrem-se novas possibilidades à educação e a aprendizagem, solicitando assim, uma nova presença do professor. Com a utilização das tecnologias na educação, podem-se obter informações, fazendo assim, uma conexão com estudantes e professores, permitindo que o educador trabalhe melhor o desenvolvimento do conhecimento. As mais avançadas tecnologias poderão ser utilizadas para elaborar, experimentar e avaliar produtos educacionais, cujo foco principal é adiantar um novo paradigma na Educação, adaptado à sociedade de informação para redimensionar os valores humanos, aprofundar as habilidades de pensamento e tornar as atividades entre mestre e alunos mais participativa e motivante.

Com as novas tecnologias, novas formas de compreender, novas competências são exigidas, novas formas de se realizar o trabalho pedagógico são necessárias e fundamentalmente, é necessário formar continuamente o novo professor para atuar neste ambiente tecnológico, em que a tecnologia serve como intercessor do processo ensino-aprendizagem. As novas tecnologias podem ter um significativo choque sobre o papel dos educadores, bem como na vida dos educandos, influenciado assim em sua aprendizagem, a tecnologia, tem que ser apoiada por um modelo geral de ensino que encara os estudantes como componentes ativos do processo de aprendizagem e não como receptores passivos de informações ou conhecimento, incentivando-se os professores a utilizar redes e começarem a reformular suas aulas e a estimular seus alunos a participarem de novas experiências.

A utilização adequada destas tecnologias estimula a capacidade de desenvolver estratégias de buscas, critérios de escolha e habilidades de processamento de informação, não só a programação de trabalhos. Em correlação a comunicação, induz o desenvolvimento de competências sociais, a capacidade de comunicar efetiva e coerentemente, a qualidade da apresentação escrita das ideias, permitindo a autonomia e a criatividade. Se lançar ao aluno por todos os caminhos existentes, tais como: conhecimento, imagem, som, multimídia, interação online e off-line. Faremos com as tecnologias mais avançadas o mesmo que fazemos conosco, com os outros, com a vida. Se formos pessoas abertas, as utilizaremos para comunicar-nos mais, para interagir melhor. Se formos pessoas fechadas, desconfiadas, utilizaremos as tecnologias de forma defensiva, superficial.

Se formos pessoas autoritárias, utilizaremos as tecnologias para controlar, para aumentar o nosso poder. Abertura, flexibilidade e comunicação são fatores que mantêm relação intrínseca com o uso pedagógico das tecnologias. O rádio e a televisão, durante muito tempo, funcionaram como veículos tecnológicos de informação e de conhecimento. Entretanto a Informática se apresenta hoje, como recurso indispensável, pois, por seu intermédio desenvolve-se trabalho com a internet, utilizando-se o correio eletrônico, o hipertexto, criando páginas na web, proporcionando a comunicação virtual, em processo de ensino e aprendizagem social. Assim, o uso das TIC na escola auxilia na promoção social da cultura, das normas e tradições do grupo, ao mesmo tempo, é desenvolvido um processo pessoal que envolve estilo, aptidão, motivação.

A exploração das imagens, sons e movimentos simultâneos ensejam aos alunos e professores oportunidades de interação e produção de saberes. As vantagens da inserção das tecnologias são vistas em todas as áreas, inclusive na educação, área em que os recursos tecnológicos devem ser bem empregados e bastante utilizados, pois a educação é a base para a formação dos cidadãos, preparando-os para a vida, para a sociedade nos dias de hoje. Entretanto é necessário saber usufruir desses recursos, fazendo com que eles contribuam para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e não seja utilizada simplesmente como uma nova forma de ensinar, mantendo as mesmas metodologias de ensino. É necessário aliar as tecnologias às novas metodologias, tornando esse processo mais eficaz, fazendo com que a bagagem de informações que os estudantes já trazem para a instituição de ensino seja transformada em conhecimento.

É nesse momento que o professor deixa de lado seu antigo papel de detentor do conhecimento e passa a ser o mediador, facilitador, de modo que os estudantes, os quais são atualmente os sujeitos ativos do processo de ensino-aprendizagem, explorem as informações, socializem o saber e construam seu conhecimento. O professor deve ver a tecnologia com uma aliada do processo de ensino-aprendizagem, isto é, como um recurso que surgiu em contribuição ao processo. Q. de. O ensino aprendizagem em tempos de internet. Disponível em:<http://alb. com. Disponível em: <https://www. significados. com. br/tecnologia-da-informacao/>. Acesso em: 19/05/2018.

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