O Marketing a comunicação na sociedade de redes
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Fisioterapia
No presente artigo, realizaremos uma análise do modelo de mix de Marketing na sociedade das redes digitais e exploraremos de forma exploratória as diretrizes que poderiam ser adotadas por suas variáveis no campo das pequenas e médias empresas. Palavras-chave Mix de Marketing, Marketing 2. Marketing para pequenas e médias empresas Tema central O capitalismo está vivendo uma de suas transformações mais radicais desde que passou a ser um sistema hegemônico global. Estamos em um processo de transição de uma economia de mercado para uma economia de rede. A primeira é baseada em regimes de propriedade, sistemas de produção de fábrica, operações descontínuas e escassez de recursos. Metodologia de embarque Trata-se de um estudo exploratório que adotará como linha metodológica a revelação do modelo de Marketing mix, ou seja, apontar as limitações desse aparato teórico e identificar novas formas de entender suas variáveis e aplicar suas táticas.
Por se tratar de uma pesquisa epistemológica, o contexto em que essas ferramentas de Marketing estão sendo executadas também será analisado. O ensaio é de natureza interdisciplinar e tem como paradigma teórico um conceito que busca estabelecer pontes entre concepções formalistas e interpretativas. Deste modo, mais do que oferecer como resultado um modelo teórico preciso e sistematizado, a intenção é, antes, formular o esboço de uma interface que nos permita reconhecer e apreender as variáveis do mix de Marketing no cenário da economia da rede digital. Discussão teórica Começaremos o presente estudo com uma exposição da passagem do capitalismo disciplinar para as sociedades de redes virtuais. Todas estas designações concordam que essa nova ordem está adotando a lógica de rede em sua política e economia.
O poder não está mais focado em um único superpay, mas seria configurado por esses agentes: G7, Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional (FMI), corporações multinacionais e Organizações Não-Governamentais (ONGs) globais. Michael Hardt e Antonio Negri chamaram esse conglomerado de entidades políticas, econômicas e sociais de Império. Mesmo que para controlar a multidão produtor / consumidor faz uso de mecanismos sofisticados de poder (DELEUZE, 1995): vigilância eletrônica através de redes digitais, a flexibilidade laboral e dívidas. O consumismo também é outro mecanismo de controle eficiente. As empresas automobilísticas americanas nos anos 50 do século passado fabricaram absolutamente todos os componentes do veículo. a ideia de fazer outosourcing não existia porque a descentralização dos processos de produção procurando os melhores fabricantes de cada um dos componentes do veículo ou a mão de obra mais barata em alguns dos confins do sistema mundial era uma estratégia inviável devido à alta custos de comunicação (SCHNEIDER, 2004).
Hipercapitalismo Outra importante mutação do capitalismo da sociedade em rede é a enorme concentração de propriedade. Bens e serviços têm uma vida útil curta e hoje o consumidor é mais independente da posse do bem e busca mais o seu acesso. Nem mesmo os carros e as casas escapam ao princípio da obsolescência, a ideia é aproveitá-los por alguns anos e renová-los para um modelo com melhores características ou o visual da moda. Os mercados têm velocidades de dimensões humanas, as redes viajam a velocidade da luz. Nas redes, você pode transferir milhões de dólares em um clique. Intermediários desaparecem ou perdem destaque. As redes estão disponíveis 24 horas por dia e a disposição de bens e serviços é absoluta e permanente.
Os mercados são redes virtuais. A fabricação física é terceirizada e está nas mãos de empresas no sudeste da Ásia. O ativo real são as experiências e converter a empresa em uma plataforma onde outras pessoas podem se conectar e fazer negócios. O histórico desse sistema pode ser encontrado em empresas de vendas multiníveis. Lá, o negócio não é vender mais produtos, mas atrair mais vendedores dispostos a comercializá-los. Os gigantes do computador, como o Google e o Facebook, tornaram-se plataformas para pequenas e médias empresas fazerem negócios. E isso se aplica tanto a coletividades humanas com níveis básicos de produtividade (sobrevivência) quanto àquelas que produzem economias de escala global. Estes últimos ainda estão mais sujeitos ao campo cultural.
Porque a tecnologia digital tornou possível a padronização e clonagem de qualquer forma de produção de material. A única forma de distinção é gerar experiências diversas nos consumidores. E isso só é alcançado através de afirmação e distinção cultural. Toda essa obra de criação não foi apenas uma estratégia de sobrevivência das multidões, mas também foi explorada pelas grandes corporações como a ordem imperial. Por exemplo, no caso dos promotores de SME da música chicha, o eixo de seus negócios não é a venda dos álbuns, mas as apresentações dos grupos em shows e danças. As grandes transnacionais da música e os produtores das grandes bandas de rock estão adotando essa estratégia devido à força do registro da pirataria (BAILÓN; NICOLI, 2009) A lei do desejo A experiência cultural é um elemento básico para definir o produto na sociedade em rede.
E isso é aplicável não apenas para produção simbólica (música, filme, software), mas também para hardware. Então, em vez de vender equipamentos de ar condicionado, vendemos um "clima agradável", não fazemos latas de tinta, mas "ajudamos a decorar o seu ambiente". RIFKIN, 2001) O aparato corporativo está mercantilizando a existência humana, inundando até os espaços da vida cotidiana e a intimidade dos sujeitos. Parece uma versão ornamentada do pesadelo orweliano, onde os próprios sujeitos sob vigilância adotam o rosto do Big Brother e se tornam seus próprios policiais. Essa hiperconcentração da riqueza e a mercantilização da vida não estarão minando a diversidade cultural, a "matéria-prima" da economia de rede. Acreditamos que essa ameaça é difícil de ser percebida, apesar dos enormes processos de homogeneização cultural produzidos pela virtualização digital que desenvolveu parâmetros até mesmo para os nossos modos de socializar e viver em comunidade.
Nosso otimismo é que a cultura como sistemas ecológicos naturais, embora delicados, são antifrágeis, isto é, complexos e imprevisíveis. Repetir de novo e de novo, deixando uma margem de lucro de 40 por cento sobre os produtos para pagar as contas. Como podemos apreciar não há internet gratuita. As grandes corporações, que fazem trabalho de intermediação em redes, realmente não entregam nada. Todas as informações, reproduções e downloads que eles oferecem não lhes custam nada ou quase nada. Eles ganham acumulando as informações de seus usuários. Você pode escolher: "alto", que é na verdade o menor e mais econômico, "grande" (denominação de tamanho médio) e "venti" (que é realmente o maior). Desta forma, evitamos um mau cálculo e cobramos acima ou abaixo da capacidade de pagamento do cliente.
O mesmo consumidor escolhe e acomoda de acordo com sua disponibilidade. Mutatis mutandis, podemos armar nossos produtos em pacotes: o econômico, chamamos de "vip", o médio, seria o "supervip" e o produto com as melhores características seria o "premium". A praça Os canais de distribuição são um dos fatores mais sensíveis em qualquer estratégia de marketing, pois envolvem uma rede de agentes e colaboradores externos à empresa, que serão vitais em seus processos de interação com os consumidores. O objetivo era fazer com que os piratas tornassem sua música conhecida de seus clientes. A promoção A comunicação na sociedade em rede sofreu uma transformação qualitativa em suas duas dimensões básicas: o público-alvo e a mensagem que transmite.
Nas diversas práticas sociais da modernidade capitalista, o público era percebido de uma perspectiva massiva. As modernas instituições de confinamento: escolas, fábricas, hospitais, exércitos e prisões, tinham como objetivo constituir dispositivos para converter o sujeito em integrante de um coletivo de características homogêneas e pronto para sua qualificação e integração no aparato produtivo. O marketing não foi exceção, o público-alvo foi qualificado a partir de características comuns, geralmente demográficas: idade, sexo, renda, nível educacional. Tradicionalmente, estudos de mercado reconhecem o público de uma perspectiva massiva (características comuns), isto é, por variáveis demográficas. Isso foi feito tanto em pesquisas quantitativas (pesquisas de opinião) e qualitativa (grupo focal). O problema com esta abordagem é que cerca de três suposições erradas (BOURDIEU, 2017): 1) todo o público tem uma opinião, 2) Todos as opiniões são as mesmas, 3) e todos os membros da amostra escolhida estão interessados nos mesmos assuntos.
E muito além dessas observações, esses estudos pressupõem que todos os sujeitos "pensam" reflexivamente (KAHNEMAN, 2012) sobre suas práticas de consumo. Quando, na realidade, mais do que o sujeito cartesiano racional, somos criaturas emocionais que encaram a realidade. Embora cada mídia possa ter suas particularidades, a mídia digital e tradicional deve estabelecer formas de interação e refração entre elas. Outro elemento-chave é o selo pragmático que os textos que circulam entre os meios de comunicação devem adotar. Estes comandam os sujeitos envolvidos na ação. Por exemplo, a tática usada pela Coca-cola para colocar na garrafa rótulos os nomes e apelidos das pessoas, isso para que os próprios consumidores, quando encontrarem a garrafa com seu nome, tirem uma foto e postem em suas redes sociais.
E, finalmente, essa fala não deve apenas estimular o sentido da visão ou da audição, mas também tocar, saborear e cheirar. Quando construímos o conceito de posicionamento, ele deve distinguir nosso produto do resto e acima de tudo que essa distinção é reconhecida e valorizada por nossos consumidores. Nos discursos míticos ninguém morre: tudo é gerado ou renascido. Algo semelhante acontece com o discurso publicitário, os produtos não morrem, são renovados, são absorvidos ou são reposicionados. E se for uma celebridade, sua morte física faz com que sua imagem na mídia e seu trabalho adquiram uma vitalidade maior. Nos mitos, os animais e as coisas têm o mesmo status, algo semelhante acontece no texto publicitário, coisas e animais são antropomorfizados e os sujeitos são reificados.
Para computadores pessoais tornou-se maciça era necessário não só para desenvolver dispositivos e aparelhos (hardware), algoritmos e programas (software), mas o surgimento de um mecanismo social para fazer que os indivíduos possam ser organizados conforme também se tornou indispensável para práticas sociais incentivar a comunicação, transparência e inovação. Esta é uma das razões pelas quais o desenvolvimento da tecnologia digital às vezes é difícil de executar em corporações que mantêm a estrutura organizacional e disciplinar das fábricas de quartéis do século passado. Deixar estruturas de poder verticais e burocratizadas é algo que não é feito da noite para o dia. Neste sentido, médias e pequenas empresas têm melhores possibilidades de se adaptar a este novo ambiente, e muitas das novas características de marketing e comunicação que consignamos ao longo deste artigo foram tiradas de pequenas empresas que fizeram negócios sob condições muito difícil Além de um clima pouco propício ao desenvolvimento de negócios (carga tributária pesada, falta de infraestrutura, treinamento escasso), eles precisam enfrentar grandes empresas que mantêm laços estreitos com os funcionários dos estados nacionais.
Para isso, devemos adicionar as corporações que monopolizam a mídia digital e tornar impensável qualquer atividade comercial que possa escapar de seu controle. BOURDIEU, Pierre. La opinión pública no existe. Disponível em: <https://sociologiac. net/biblio/Bourdieu_OPE. pdf> Acesso em: 04 fev. Multidão: Guerra e democracia na era do Império: Guerra e democracia na era do Império. Rio de Janeiro: Record, 2005. LANIER, J. ¿Quién controla el futuro? Barcelona: Penguin Random House, 2014. RIFKIN, Jeremy. Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos. Rio de Janeiro: Best Business, 2013. WALLERSTEIN, Immanuel. Utopística ou as Decisões Históricas do Século Vinte e Um. Petrópolis: Vozes, 2000.
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