O INSTAGRAM COMO FORMA DE PROMOVER O TURISMO

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Turismo

Documento 1

No que tange as redes sociais,Guimarães e Borges (2008),acentuam que a opinião das pessoas sobre hotéis e pontos turísticos é valiosa para a escolha do local a ser visitado, de acordo com Santos e Bassanesi (2010) os consumidores estão mais propensos a confiar na opinião de quem já visitou, e não nas agências de turismo. Ao escolher este tema, procuramos problematizar questões inerentes à realidade das instituições no contexto da quarentena e pós pandemia,ressaltando o uso da rede social como fonte de inspiração para vendas e eventos, já que a plataforma vem transformado significativamente o processo de comunicação de diversas empresas do setor turístico. Deste modo, a pesquisa é justificada pela lacuna encontrada em relação ao contexto atual do país e da economia, somando-se, ainda, a crescente adesão às redes sociais como um canal que fomenta informações sobre pontos turísticos entre os potenciais viajantes e o crescente uso de plataformas como ferramenta de pesquisa ancorada nas postagens de viagens.

Leituras de diferentes bibliografias tiveram papel central nesta pesquisa,pois levando em consideração a hipótese de que o instagram deve ser considerada um auxílio na divulgação de lugares turísticos na pandemia permitindo um maior engajamento e possibilitando a construção do conhecimento cultural. Quanto ao turismo, sendo a base fundamental e os roteiros bem planejado este resultará na minimização das dificuldades econômicas e ampliará a quantidade de visitantes no pós pandemia. Nesse contexto, o presente trabalho visa analisar como o Instagram pode contribuir na divulgar do turismo regional. Para Ferrari e Gândara(2015) essa inserção ao mundo digital, a criar novos imaginários e, consequentemente, influencia na decisão final do turista sobre e escolha do próximo destino. Segundo Medeiros e Santos (2009) os eventos via live estão sendo utilizados nas redes sociais para atrair os turistas.

Sobre a rede social avaliada neste estudo, pesquisa realizada pelo opinionbox (2019), constatou que o Instagram conta com 69 milhões de usuários. Vale ressaltar que o aumento do uso da internet no período da quarentena contribuiu para promover a aplicação,o número de pessoas que acessam todos os dias tem dobrado. Em relação a receita gerada pelo turismo,a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH) divulgou os principais impactos da pandemia. Conforme podemos ver no Gráfico 1,os estabelecimentos com a atividade suspensa registram 44% no que tange a mão de obra demitida o índice supera,60% dos funcionários foram afastados ou demitidos. Gráfico 1 - Impactos da pandemia Fonte: ABIH A partir de um recorte geracional, realizado pelo Fórum Econômico Mundial (2019), acerca da utilização de redes sociais resultou que a Geração Z - isto é, pessoas nascidas depois de 1995, fortemente marcadas pelos traços culturais dos anos 2000.

São os que mais passam tempo conectado, em média, 2 horas e 55 minutos do dia em redes sociais, contra 2 horas e 38 minutos dos millennials, aqueles nascidos entre 1981 e 1996. Para trás, ficam a Geração X, a última a crescer antes do advento da Internet, que utiliza as redes sociais por 2 horas diárias, e os boomers, nascidos entre 1946 e 1964, que utilizam as mídias por pouco mais de 1 hora diária. O conhecimento do público alvo como também dos pontos fortes da plataforma selecionada para a extensão influencia no sucesso da metodologia. O Instagram criou uma onda de turismo entre os millennials. Segundo uma recente pesquisa conduzida pelo Schofields, mais de 40% das pessoas com menos de 33 anos priorizam o quão “digno de Instagram” é o destino que irão visitar.

independentemente de qual seja a motivação dos millenials, o Instagram certamente está tendo um impacto nos destinos turísticos. Hoje, lugares remotos que atraíam apenas os viajantes mais aventureiros estão inundados com turistas. O que motiva as pessoas a compartilhar ou postar imagens de lugares visitados? Simplesmente, elas desejam eternizar suas lembranças, e é isto que precisamos fazer para promover as regiões brasileiras e seus encantos, devemos eternizar as trilhas utilizando o instagram como ferramenta. É indiscutível que a atitude de outros pode gerar situações inesperadas e resultando na decisão pela viagem. O setor de hospitalidade e turismo planeja, pesquisa, implementa, controla e avalia todas as atividades elaboradas para satisfazer tanto as necessidades e os anseios dos clientes como os objetivos de sua própria organização [.

devendo esta prestar a devida atenção às características de cada cliente. Beni,2008, p. RESULTADOS E DISCUSSÕES Com o referencial teórico foi possível verificar, que o Instagram pode nos auxiliar na gestão do turismo, porém para que as práticas sejam aceitas pela maioria dos empreendimentos é necessário investimento em cursos e divulgação. Além disso, a empresa deve outorgar a função de difusora da cultura e os seus métodos devem acompanhar o modelo de sociedade contemporânea. No que tange a gestão de turismo, apontou para os aspectos mais administrativos da função e para a temática de compreensão do marketing turístico. Leituras de diferentes bibliografias tiveram papel central nesta pesquisa, pois levando em consideração a hipótese de que o uso do instagram no tempo da pandemia e pós pandemia pode alavancar os lucros, devendo ser considerada como um auxílio na solução de destinos e roteiros para as pessoas que estão impossibilitadas de viajar,permitindo um trabalho estratégico para garantir ao mercado turístico sua renda,através de vendas e live interativa de pontos turísticos.

Quanto aos gastos esperados para a inclusão do instagram,estima se que os valores sejam menores do que as propagandas exibidas na Televisão. B. SILVA, M. G. M. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. KOO, L. As formas de vida e do consumo digital e do consumo tradicional. Revista Signos do Consumo, Universidade de São Paulo, v. n. p. F. M. Planejamento e Gestão em Turismo e Hospitalidade Cengage Learning 2004 p. Dossiê das gerações: o que são as gerações Millennials, GenZ, Alpha e como sua marca pode alcançá-las. ROCKCONTENT Disponível em:<https://rockcontent. M. GANDARA, J. M. Fotografias de viagens: replicando cenas da viagem perfeita em Curitiba/PR. Caderno Virtual de Turismo. SANTOS, E. M.

Considerações sobre os reflexos gerados nos empreendimentos envolvidos. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, v. n. Panrotas 2020. Disponível em:<https://www. panrotas. com. br/> Acesso 06 junh. Invisibilidade social e a cultura do consumo. Disponível em:<https://pt. scribd. com>. Acesso em: 01 jun. Turismo e Redes Educs 2010 p. Turismo global cresce 3,9% e é responsável por US$ 8,8 trilhões em 2018. BRASILTURIS Disponível em:<https://brasilturis. com. br/turismo-global-responsavel-uss-8-trilhoes/> Acesso 05 junh.

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