Natura: breve análise sobre qualidade, processos e pessoas

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Gestão de projetos

Documento 1

Orientador(a): Nome ESTADO 2018 RESUMO O presente trabalho estudará a empresa brasileira de cosméticos Natura em três áreas do conhecimento: mostrando as diversas ferramentas da qualidade, com exemplos de utilização, a parte de gestão de processos com a analise de um processo especifico da empresa e a forma com que a empresa trata seu capital humano no sentido de motivação, liderança e clima organizacional dos funcionários. Para isso, foram usados os conhecimentos das disciplinas de: Ferramentas da Qualidade – controle e melhoria; Gestão de Processos e Dinâmica das Relações Interpessoais, nesta ordem. Por meio da analise destes assuntos, consegue-se entender o modo de ser da empresa Natura e sua receita para o crescimento acelerado, mostrando como uma gestão da qualidade e de processos, bem como a atenção ao bem estar do funcionário, são muito importantes para o atingimento das metas da organização e na entrega de resultados positivos.

Palavras-chave: Natura, Qualidade, Processos, Interpessoais. ABSTRACT The present work will study the Brazilian cosmetic company Natura in three areas of knowledge: showing the various quality tools, with examples of use, the part of process management with the analysis of a specific process of the company and the way in which the company treats its human capital in the sense of motivation, leadership and organizational climate of employees. Conceito 5Ss 11 1. Análise SWOT 12 1. Benchmarking 13 1. Algumas Ferramentas da qualidade 14 1. Uso do Ciclo PDCA 14 1. No ano de 1974, a empresa interrompe a oferta de seus produtos na loja física e passa a vendê-los no modelo de venda-direta (NAKAGAWA, M. Em termos de localidade, além do Brasil, a Natura está presente em diversos países da América Latina e também se encontra no México e Estados Unidos, na França e em mais 63 outros países indiretamente.

Sua sede permanece no Brasil e fica localizada em Cajamar no estado de São Paulo. WIKIPEDIA, 2018). Em 2017, possuía mais de 6. E. POLVORA, V. N. p. “o Controle de Qualidade é um processo pelo qual as organizações analisam a qualidade de todos os fatores e etapas envolvidos no processo de produção. Esses procedimentos são representados pelos métodos e pela adequada utilização das ferramentas (SELEME E STADLER, 2010). Dentro deste universo da qualidade têm-se os atributos da qualidade que são divididos em cinco pontos, a saber: moral, qualidade intrínseca, entrega, custo e segurança. Estes servem para obter a satisfação das pessoas, o que leva diretamente no auxilio à sobrevivência da organização expectativas (KATO, E. E. POLVORA, V. Tabela 1 – Plano de Ação – 5W2H Plano de Ação Perguntas Respostas 1.

What? O que fazer? Mapear o processo de separação e encontrar os pontos possíveis da ocorrência da falha. Who? Quem fará? O analista de gestão de qualidade em conjuntos com o operador da separação 3. When? Quando será feito? Dias 6 e 7/11, das 08h às 11h30min 4. Where? Onde será feito? No setor de separação 5. Utilização da Ferramenta Fluxograma Outra ferramenta da gestão de qualidade é o Fluxograma, utilizado majoritariamente na identificação de processos, “representando a sequência do caminho real e ideal para um produto e serviço, com o objetivo de identificar desvios” (KATO, E. E. POLVORA, V. N. p. Senso de limpeza Manter o ambiente limpo, mais que limpar, não sujar, um ambiente agradável favorece o trabalho e a saúde do colaborador Senso de higiene Manter as mesas limpas e organizadas da maneira mais eficiente possível, de forma a criar um ambiente física e mentalmente saudável para o colaborador.

Senso de disciplina Ao realizar todas estas etapas com frequência, cria-se a disciplina desta execução, melhorando as condições de trabalho e a produtividade do funcionário. Fonte: Elaborado pelo aluno (2018) À primeira vista, realizar os 5Ss em uma mesa de trabalho pode parecer trivial, mas ao realiza-lo o ganho operacional é visível e por isso a Natura incentiva e confere, por meio dos gestores de cada área, se esta ferramenta esta sendo executada adequadamente. Análise SWOT A análise SWOT é uma ferramenta utilizada extensamente para a realização do planejamento estratégico em empresas, em relação a um setor, a empresa toda ou novos projetos. Com intuito de analisar a empresa Natura de forma geral, optou-se por realizar uma pequena análise SWOT, que consta abaixo: Figura 3 – Análise Interna Natura Forças Fraquezas 1 Avançado conhecimento de plantas nativas da região da Amazônia, utilizando nos produtos matéria-prima de origem nacional, com custo menor que o importado.

Foco no cliente, que consiste no entendimento que a empresa é sustentada pelos seus clientes e por isso estes merecem atenção e cuidados constantes; liderança, a empresa deve possuir lideres que estabeleçam claramente os objetivos da organização, conduzindo-a por meio de estratégias a alcançar as metas desejadas (QUALYTEAM, 2016). Estes são os princípios mais fortemente encontrados na empresa Natura, pois o foco no cliente é sua prioridade, investindo nas vendas diretas, e assim personalizadas, bem como as on-line, que geram agilidade, buscando atender as necessidades dos mais variados perfis de clientes. E quanto ao principio de liderança, por possuir um número grande de consultoras, cada uma é seu próprio funcionário e gestor, pois cada a elas individualmente estabelecerem as estratégias de vendas para o cumprimento de seus objetivos, também pessoais, esta imensa equipe é gerida por um número pequeno de gerentes que são mais um apoio, pois a liderança já esta fortemente difundida na cadeia de base.

Uso do Ciclo PDCA Uma ferramenta também importante na gestão da qualidade é o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action), que significa em português planejar, fazer, checar e agir. É em sua essência um processo de melhoria (KATO, E. Fazer Passar as modificações do check-list aos operadores da separação e acompanhar a rotina por um período de tempo determinado para verificar o aprendizado. Checar Após um tempo estabelecido, verificar no setor se os operadores estão seguindo as determinações do check list alterado, verificar se mais algum erro de troca de endereço ocorreu no período. Ação Em caso afirmativo, revisar novamente o check list para alterá-lo em algum ponto passível de falha. Fonte: Elaborado pelo aluno (2018) Por meio do ciclo PDCA estruturado acima espera-se resolver definitivamente a situação problema da armazenagem física errônea do produto, mas é importante que o ciclo seja seguido, isto é, por se um ciclo não tem fim, devendo ser feito constantemente para garantir sua validade, em geral caso não haja novos incidentes, realizará apenas a etapa de verificação (check).

O que é CEP e MASP? Por fim, pode-se elencar a importância do controle de processos por meio da estatística e a metodologia de soluções de problemas (MASP). Figura 6 – Fluxograma Natura – Aquisição de Materiais (idem Figura 1) Fonte: Retirado de Alexsander, N. p. WHY? O processo é necessário? Qual é o objetivo? O processo retratado é de aquisição de materiais e mostra da requisição do item até a armazenagem do mesmo após comprado e entregue. Este processo é extremamente importante para o adequado abastecimento da empresa, sendo portanto necessário. Seu objetivo é o de adquirir os materiais conforme as solicitações do controle de estoque, sendo feitas varias cotações para encontrar a condição de melhor custo-benefício, emitindo o pedido de compras e validando que estes materiais sejam recebidos e armazenados de acordo.

Dinâmica das Relações Interpessoais 3. Gestão de pessoas na atualidade Diferentemente de se lidar com uma máquina, que é sempre igual e já se sabe exatamente o que consegue fazer e não tem mudança de humor ou espera recompensas, uma pessoa não é sempre previsível e constante, seu desempenho depende de fatores diversos para se manter em uma nível satisfatório, é preciso que seja dado constantemente motivos para o individuo continue produzindo do jeito esperado. A discussão sobre o tema da harmonização de equipes nas empresas para se alcançar uma maior eficiência e produtividade das pessoas tem estado em foco atualmente. Em relação a este assunto, podem-se explanar sobre os três pilares da harmonia empresarial: motivação, liderança e comunicação, Segundo Carlos, E.

S. Quanto à satisfação dos fatores higiênicos de seus colaboradores, podemos citar que a Natura desenvolveu o modelo de trabalho que é seu carro chefe em termos de funcionários, que é o modelo de consultor, pois não possui local ou horário fixo de trabalho, proporcionando à consultadora trabalhar de acordo com sua rotina pessoal e de sua própria casa, tendo conhecimento de como será seus ganhos. Já em relação à satisfação dos fatores motivacionais, a Natura criou um modelo de crescimento profissional ao desempenho do colaborador, como cada funcionário faz sua própria rotina de vendas, aquele que vender mais, será diretamente mais reconhecido e melhor remunerado pela empresa. Estilos de Liderança No que concerne ao pilar de liderança é válido ressaltar que nenhum conceito deve ser entendido como completo, pois englobar diversas reflexões e teorias da condição humana.

No entanto pode-se citar como características fundamentais de um líder: pensar no todo, valorizar a diversidade cultural, fazer uso do progresso tecnológico, desenvolver parcerias e compartilhar a liderança (HESSKBEIN; GOLDSMITH; SOMERVILLE, 2000). Utilizando como base a cultura da empresa Natura, o comportamento de sua liderança e a maneira com que as metas são difundidas entre os colaboradores, tem-se que seus líderes são democráticos e utilizam, em sua maioria, o estilo de liderança adaptador, pois por causa do rápido crescimento que a empresa sofreu nos últimos anos é necessária uma liderança apta a se modificar condizentemente com o desafio enfrentado mantendo os objetivos da empresa em foco e também levando em consideração a visão da equipe em suas decisões.

A pesquisa visou a explicação de conceitos vinculados à ferramentas da qualidade, gestão de processos e dinâmica das relações interpessoais, bem como a aplicação destes no ambiente corporativo, Na exploração das diversas ferramentas de controle e melhoria da gestão da qualidade com a exemplificação de uso de algumas, nota-se que a empresa Natura é fortemente estruturada e possui uma rotina rígida de controle de qualidade fazendo o uso de diversas ferramentas de acordo com a necessidade da situação para garantir um produto entregue de acordo com as especificações, no local e data estabelecidos, visando a satisfação do cliente e operação adequada de sua fábrica. Depois se analisou a gestão de processos por meio da analise do processo de aquisição de materiais da empresa através da ferramenta de 5W2H com a ajuda do fluxograma do processo, por meio dele percebe-se que o processo é fechado e coerente, com etapas definidas e passíveis de cumprimento, visando reduzir a chance de falhas humanas e garantir o abastecimento satisfatório do estoque.

No fim, verificou-se o modo como a empresa enxerga a gestão de pessoas, no que concerne a dinâmica das relações interpessoais, mostrando que a empresa se preocupa em manter o nível de satisfação de seus colaboradores por meio de uma comunicação bem difundida que visa também a motivação destes, sem deixar de lado a importância da liderança, onde o modelo democrático se destaca. Verificou-se também que a empresa realiza periodicamente a pesquisa de clima organização para acompanhar a evolução deste indicador, buscando mantê-lo no nível considerado adequado. Sendo assim, avaliando a empresa Natura em relação ao uso das ferramentas de qualidade, da gestão de processos e da dinâmica das relações interpessoais, tem-se uma empresa atenta ao seu mercado de atuação e ao que acontece dentro da própria organização, que acredita que o uso ferramentas, de metodologias e a valorização das pessoas em direção ao atingimento dos objetivos são a chave para crescer ainda mais e obter melhores resultados financeiros.

com. br/2017/06/20/motivacao-comunicacao-e-lideranca/>. Acesso em: 12 nov. CHANLAT, F. O indivíduo na organização: Dimensões esquecidas. Acesso em: 10 nov. FERREIRA, A. A. REIS, A. C. E. POLVORA, V. N. Fundamentos da Qualidade: Controle e melhoria. Sao Paulo: Editora Sol, 2017. Disponível em: <https://www. natura. com. br/a-natura/nossa-historia>. Acesso em: 08 nov. sobreadministracao. com/o-que-e-a-metodologia-5s-e-como-ela-e-utilizada/>. Acesso em: 12 nov. PORTAL ACTION. Causas comuns e especiais de variação. br/2016/03/10/conheca-os-8-principios-da-gestao-da-qualidade/>. Acesso em: 09 nov. SELEME, R; STADLER, H. Controle da qualidade: As ferramentas essenciais. Curitiba: 2.

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