Montagem de estagio
FICHA DE REGISTRO 3. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO Estudante Estagiário: Maria da Luz Santos Curso: Pedagogia Supervisor de Estágio: Márcio Bezerra Carvalho Data de Início: 12/02/2019 4. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA Escola: Escola Municipal Manacá Campo de Estágio: Fundamental I – 1º ao 5º ano Professoras Orientadoras: Creusa, Denise, Izaura, Maria do Carmo, Maria José, Marinalva e Solange. Série/Ano: 1º ao 5º ano Turno: Manhã e Tarde 5. INTRODUÇÃO O Estágio Supervisionado é a exteriorização do aprendizado acadêmico. O Ensino Fundamental destina-se às crianças a partir dos 6 anos de idade completos ou a completar na forma estabelecida em Portaria específica. Este é estruturado em 3 Ciclos de Aprendizagem e Desenvolvimento, a saber: Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano), Ciclo Interdisciplinar (4º ao 6º ano) e Ciclo Autoral (7º ao 9º ano), porém, na Escola Municipal Manacá existe – apenas – os Ciclos de Alfabetização e Interdisciplinar, uma vez que a mesma atende do 1º ao 5º ano.
No que tange a sua localização e infraestrutura, a escola encontra-se em uma região de fácil acesso, possuindo: 7 salas, 27 funcionários, sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, cozinha, sala de leitura, banheiro, secretaria, despensa, almoxarifado, pátio coberto, TV, DVD, projetor multimídia (Datashow), Fax. Além disso, atende 347 alunos ao todo (12 turmas), funcionando nos períodos da manhã e tarde, das 06h30min às 18h30min. Por fim, vale salientar que um problema que foi observado, se trata do atraso da entrega da merenda escolar, onde em um dia a gestão necessitou providenciar alimentos, a fim de que houvesse refeição para todos os alunos. Os documentos que orientam o trabalho político-pedagógico da Escola Municipal Manacá são revisados anualmente, através de reuniões entre a equipe docente e, ainda, encontros com a participação da comunidade escolar, visando o planejamento de ações conjuntas, com o intuito de melhorar a organização da Unidade Escolar, acompanhando e discutindo o projeto político pedagógico (PPP).
A avaliação dos alunos é contínua, cumulativa e processual, utilizando-se de instrumentos e formas diversificadas de avaliação, previstas no Projeto Político Pedagógico do estabelecimento de ensino, o qual promover o processo de recuperação concomitante de estudos, estabelecendo estratégias diferenciadas de ensino e aprendizagem, no decorrer do período letivo. Durante o período em que o estágio foi realizado, não houve alteração no calendário escolar. Os projetos são elaborados e/ou reformulados nos HAEC (Hora Atividade Extra Curricular) direcionado pelo diretor em pauta. No mais, no que se refere à metodologia de ensino adotada pela escola, os docentes têm autonomia, porém, os livros “Aula nota 10” de John e Doug Lemov são de uso obrigatório e comum entre todos.
O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco: ( X ) números e sistemas de numeração ( ) espaço e forma ( ) grandezas e medidas ( ) tratamento da informação 4) De modo geral, a aula: ( X ) partiu do conhecimento dos alunos ( ) foi organizada de forma hierarquizada (ex: números menores primeiro). baseou-se apenas em reprodução de exercícios. foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções. foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. Quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que: (X) ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos. demonstraram outro comportamento/atitude. Quanto à avaliação: ( ) foi realizada pelo professor. foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo).
X) houve observação pelo professor. ocorreu outra forma de avaliação. foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções. X) foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. Quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que: (X) ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos. X) ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questioná-los. X) ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo). X) houve observação pelo professor.
ocorreu outra forma de avaliação. não ocorreu avaliação. Quanto ao ambiente escolar: (X) preocupação com a prevenção de acidentes (X) acessibilidade para alunos com deficiência (X) salas de recursos multifuncionais (X) atendimento multidisciplinar (X) limpeza ( ) poluição sonora ( ) poluição visual COMENTÁRIOS Ao chegar à Escola me deparei com os alunos em filas cantando o Hino Nacional. X) foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. Quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que: (X) ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos. X) ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questioná-los. X) ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários.
X) ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas. houve observação pelo professor. ocorreu outra forma de avaliação. não ocorreu avaliação. Quanto ao ambiente escolar: (X) preocupação com a prevenção de acidentes (X) acessibilidade para alunos com deficiência (X) salas de recursos multifuncionais (X) atendimento multidisciplinar (X) limpeza ( ) poluição sonora ( ) poluição visual COMENTÁRIOS A professora fez a minha apresentação para a turma, que me acolheu de forma amistosa. Depois, introduziu o tema (porcentagem) utilizando exemplos do dia-a-dia (na lousa) e, finalmente, entregou uma atividade avaliativa para a turma. X) ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas.
X) tem conhecimento do Projeto Pedagógico da escola ( ) tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência 6) Durante a aula, os alunos: (X) demonstraram interesse. X) realizaram com facilidade as atividades propostas. X) cooperaram entre si. X) respeitaram o professor. Logo em seguida, a professora fez a chamada e colocou no quadro negro um exercício sobre o assunto da aula, atividade impressa com recorte, logo após concluírem, a professora cola a atividade no caderno de cada aluno, assim já lê, também, os recados dos pais. O propósito da atividade era distinguir o que é numero e a coordenação motora de cada um com recorte no livro. Depois, foi realizada a leitura da atividade o “Menino que Aprendeu a Ver”. Em seguida, teve aula de educação física (pega-pega americano) e, na sequência, aula de Inglês, onde os alunos aprenderam o “Abc” em Inglês e algumas cores.
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL MANACÁ NOME DO PROFESSOR (A): Celiane SÉRIE/ANO: 1ºA CARGA HORÁRIA: 5 horas DATA: 20/02/2019 TEMA DA AULA: Ordem alfabética; Bingo alfabético 1) Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados: ( X ) individualmente, sendo um atrás do outro. X) tem conhecimento do Projeto Pedagógico da escola ( ) tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência 6) Durante a aula, os alunos: (X) demonstraram interesse. X) realizaram com facilidade as atividades propostas. X) cooperaram entre si. X) respeitaram o professor. apresentaram dificuldades para realizar as atividades. A aula foi intercalada com Inglês, onde o professor trabalhou com as cores secundárias. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL MANACÁ NOME DO PROFESSOR (A): Solange SÉRIE/ANO: 1ºB CARGA HORÁRIA: 5 horas DATA: 26/02/2019 TEMA DA AULA: Marcadores de tempo 1) Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados: ( ) individualmente, sendo um atrás do outro.
X ) em grupos ( ) em duplas ( ) em trios ( ) em outra formação 2) Quais recursos didáticos foram utilizados na aula? ( ) jogos (X) livros didáticos ( ) vídeos ( ) calculadoras (X) lousa e giz OBSERVAÇÃO E REGISTRO DOS DADOS OBTIDOS ( ) mapas, gráficos. livros paradidáticos (X) outros recursos: Calendário 3) O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco: ( ) números e sistemas de numeração ( ) espaço e forma (X) grandezas e medidas (X ) tratamento da informação 4) De modo geral, a aula: ( X ) partiu do conhecimento dos alunos ( ) foi organizada de forma hierarquizada (ex: números menores primeiro). baseou-se apenas em reprodução de exercícios. apresentaram dificuldades para realizar as atividades. estavam desmotivados. com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais. demonstraram outro comportamento/atitude. Quanto à avaliação: ( ) foi realizada pelo professor.
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL MANACÁ NOME DO PROFESSOR (A): Solange SÉRIE/ANO: 1ºB CARGA HORÁRIA: 5 horas DATA: 27/02/2019 TEMA DA AULA: Associação de figuras e palavras; Identificação de dados do Calendário 1) Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados: ( X ) individualmente, sendo um atrás do outro. em grupos ( ) em duplas ( ) em trios ( ) em outra formação 2) Quais recursos didáticos foram utilizados na aula? ( ) jogos ( ) livros didáticos ( ) vídeos ( ) calculadoras (X) lousa e giz OBSERVAÇÃO E REGISTRO DOS DADOS OBTIDOS ( ) mapas, gráficos. livros paradidáticos ( ) outros recursos: Atividade impressa 3) O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco: ( ) números e sistemas de numeração ( ) espaço e forma ( X ) grandezas e medidas (X) tratamento da informação 4) De modo geral, a aula: ( ) partiu do conhecimento dos alunos ( ) foi organizada de forma hierarquizada (ex: números menores primeiro).
baseou-se apenas em reprodução de exercícios. foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções. estavam desmotivados. com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais. demonstraram outro comportamento/atitude. Quanto à avaliação: (X) foi realizada pelo professor. foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo). X) foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. Quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que: (X) ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos. X) ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questioná-los. X) ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários.
X) ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas. X) houve observação pelo professor. ocorreu outra forma de avaliação. não ocorreu avaliação. Quanto ao ambiente escolar: (X) preocupação com a prevenção de acidentes (X) acessibilidade para alunos com deficiência (X) salas de recursos multifuncionais (X) atendimento multidisciplinar (X) limpeza ( ) poluição sonora ( ) poluição visual COMENTÁRIOS A professora fez a chamada e após distribuiu o livro para os alunos fazerem a leitura, o diretor solicitou a presença da professora na sala de coordenação e, então, a professora me pediu para passar a atividade na lousa. Copiei e os alunos resolveram no caderno as questões relacionadas ao texto.
X) ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questioná-los. X) ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. X) ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas. X) tem conhecimento do Projeto Pedagógico da escola ( ) tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência 6) Durante a aula, os alunos: (X) demonstraram interesse. X) realizaram com facilidade as atividades propostas. não ocorreu avaliação. Quanto ao ambiente escolar: (X) preocupação com a prevenção de acidentes (X) acessibilidade para alunos com deficiência (X) salas de recursos multifuncionais (X) atendimento multidisciplinar (X) limpeza ( ) poluição sonora ( ) poluição visual COMENTÁRIOS A professora fez a chamada e após entregou o livro aos alunos e fez a leitura do texto, pedindo para cada aluno fazer a leitura em voz alta.
A professora aplicou exercícios e durante a atividade ela acompanhou, individualmente, o desenvolvimento de cada aluno, vendo o grau de aprendizagem de cada um. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL MANACÁ NOME DO PROFESSOR (A): Solange SÉRIE/ANO: 1ºB CARGA HORÁRIA: 5 horas DATA: 14/03/2019 TEMA DA AULA: Números e Figuras Geométricas 1) Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados: ( X ) individualmente, sendo um atrás do outro. em grupos ( ) em duplas ( ) em trios ( ) em outra formação 2) Quais recursos didáticos foram utilizados na aula? ( ) jogos (X) livros didáticos ( ) vídeos ( ) calculadoras (X) lousa e giz OBSERVAÇÃO E REGISTRO DOS ( ) mapas, gráficos. X) realizaram com facilidade as atividades propostas. X) cooperaram entre si. X) respeitaram o professor. apresentaram dificuldades para realizar as atividades.
estavam desmotivados. Os alunos realizam a atividade, resolvendo os exercícios. A professora recolhe os livros e pega os cadernos para visitar, depois faz a chamada e cola na agenda o bilhete. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL MANACÁ NOME DO PROFESSOR (A): Celiane SÉRIE/ANO: 1ºA CARGA HORÁRIA: 6 horas DATA: 15/03/2019 TEMA DA AULA: Unidades de tempo 1) Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados: ( ) individualmente, sendo um atrás do outro. X ) em grupos ( ) em duplas ( ) em trios ( ) em outra formação 2) Quais recursos didáticos foram utilizados na aula? ( ) jogos (X) livros didáticos ( ) vídeos ( ) calculadoras (X) lousa e giz OBSERVAÇÃO E REGISTRO DOS DADOS OBTIDOS ( ) mapas, gráficos. livros paradidáticos ( ) outros recursos. X) cooperaram entre si. X) respeitaram o professor. apresentaram dificuldades para realizar as atividades.
estavam desmotivados. com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais. livros paradidáticos ( ) outros recursos: Cartaz 3) O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco: ( ) números e sistemas de numeração ( ) espaço e forma ( ) grandezas e medidas ( X ) tratamento da informação 4) De modo geral, a aula: ( ) partiu do conhecimento dos alunos ( ) foi organizada de forma hierarquizada (ex: números menores primeiro). baseou-se apenas em reprodução de exercícios. foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções. X) foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. Quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que: (X) ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos.
demonstraram outro comportamento/atitude. Quanto à avaliação: ( ) foi realizada pelo professor. foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo). X) houve observação pelo professor. ocorreu outra forma de avaliação. Quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que: (X) ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos. X) ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questioná-los. X) ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. X) ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas. X) tem conhecimento do Projeto Pedagógico da escola ( ) tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência 6) Durante a aula, os alunos: (X) demonstraram interesse.
ocorreu outra forma de avaliação. não ocorreu avaliação. Quanto ao ambiente escolar: (X) preocupação com a prevenção de acidentes (X) acessibilidade para alunos com deficiência (X) salas de recursos multifuncionais (X) atendimento multidisciplinar (X) limpeza ( ) poluição sonora ( ) poluição visual COMENTÁRIOS A professora fez a chamada e após distribuiu impresso para cada aluno, no impresso havia um texto e tabelas com exercícios para resolução, após leitura a professora pediu para os alunos resolverem as questões. Ao terminar a professora distribuiu o livro didático de matemática, os alunos realizaram exercícios propostos. Depois, a professora recolheu o livro e pediu os cadernos para correção e visto. X) tem conhecimento do Projeto Pedagógico da escola ( ) tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência 6) Durante a aula, os alunos: (X) demonstraram interesse.
X) realizaram com facilidade as atividades propostas. X) cooperaram entre si. X) respeitaram o professor. apresentaram dificuldades para realizar as atividades. A aula foi intercalada com Educação Física. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL MANACÁ NOME DO PROFESSOR (A): Maria do Carmo SÉRIE/ANO: 4ºC CARGA HORÁRIA: 6 horas DATA: 25/03/2019 TEMA DA AULA: Medidas de Tempo 1) Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados: ( X ) individualmente, sendo um atrás do outro. em grupos ( ) em duplas ( ) em trios ( ) em outra formação 2) Quais recursos didáticos foram utilizados na aula? ( ) jogos (X) livros didáticos ( ) vídeos ( ) calculadoras (X) lousa e giz OBSERVAÇÃO E REGISTRO DOS DADOS OBTIDOS ( ) mapas, gráficos. livros paradidáticos ( ) outros recursos 3) O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco: ( ) números e sistemas de numeração ( ) espaço e forma ( X ) grandezas e medidas ( X ) tratamento da informação 4) De modo geral, a aula: ( ) partiu do conhecimento dos alunos ( ) foi organizada de forma hierarquizada (ex: números menores primeiro).
baseou-se apenas em reprodução de exercícios. apresentaram dificuldades para realizar as atividades. estavam desmotivados. com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais. demonstraram outro comportamento/atitude. Quanto à avaliação: ( X ) foi realizada pelo professor. em grupos ( ) em duplas ( ) em trios ( ) em outra formação 2) Quais recursos didáticos foram utilizados na aula? ( ) jogos (X) livros didáticos ( ) vídeos ( ) calculadoras (X) lousa e giz OBSERVAÇÃO E REGISTRO DOS DADOS OBTIDOS ( ) mapas, gráficos. livros paradidáticos ( ) outros recursos 3) O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco: ( ) números e sistemas de numeração ( ) espaço e forma ( ) grandezas e medidas ( X ) tratamento da informação 4) De modo geral, a aula: ( ) partiu do conhecimento dos alunos ( ) foi organizada de forma hierarquizada (ex: números menores primeiro).
baseou-se apenas em reprodução de exercícios. foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções. X) foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais. demonstraram outro comportamento/atitude. Quanto à avaliação: ( X ) foi realizada pelo professor. foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo). X) houve observação pelo professor. foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções. X) foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. Quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que: (X) ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos.
X) ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questioná-los. X) ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo). X) houve observação pelo professor. ocorreu outra forma de avaliação. não ocorreu avaliação. Quanto ao ambiente escolar: (X) preocupação com a prevenção de acidentes (X) acessibilidade para alunos com deficiência (X) salas de recursos multifuncionais (X) atendimento multidisciplinar (X) limpeza ( ) poluição sonora ( ) poluição visual COMENTÁRIOS A professora fez a chamada, em seguida entregou o livro de matemática, fez-se a leitura e explicou, distribuiu atividade impressa para resolução, os alunos fizeram, e a professora entregou outro impresso com quadrinhos, à professora fez a leitura e explicou à atividade, os alunos resolveram e colaram no caderno, a professora vista todos os cadernos e cola na agenda os bilhetes.
X) tem conhecimento do Projeto Pedagógico da escola ( ) tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência 6) Durante a aula, os alunos: (X) demonstraram interesse. X) realizaram com facilidade as atividades propostas. X) cooperaram entre si. X) respeitaram o professor. apresentaram dificuldades para realizar as atividades. Após a resolução, a professora recolheu o livro e pegou os cadernos para corrigir. Ao terminar as correções, entregou os cadernos e recolheu a agenda, para colar os bilhetes e ver se tinha recados. A aula foi intercalada com educação física, onde o professor trabalhou com jogos. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL MANACÁ NOME DO PROFESSOR (A): Maria do Carmo SÉRIE/ANO: 4ºC CARGA HORÁRIA: 5 horas DATA: 29/03/2019 TEMA DA AULA: Pontuação textual 1) Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados: ( X ) individualmente, sendo um atrás do outro.
em grupos ( ) em duplas ( ) em trios ( ) em outra formação 2) Quais recursos didáticos foram utilizados na aula? ( ) jogos (X) livros didáticos ( ) vídeos ( ) calculadoras (X) lousa e giz OBSERVAÇÃO E REGISTRO DOS DADOS OBTIDOS ( ) mapas, gráficos. X) cooperaram entre si. X) respeitaram o professor. apresentaram dificuldades para realizar as atividades. estavam desmotivados. com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais. PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE PEQUENAS AULAS SÉRIE/ANO: 2º Ano DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 5 horas CONTEÚDOS: Número de letras e sílabas das palavras; Construção de palavras. OBJETIVOS Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o número de sílabas que a compõe; Construir palavras utilizando as sílabas; Completar as palavras com a letra correta. METODOLOGIA RECURSOS Será entregue uma folha com atividades, onde o aluno – inicialmente – verá figuras e, ao lado das mesmas, quadrados para que sejam separadas as sílabas.
Na sequência, haverá uma lista com algumas palavras e, do lado, quadrados com números, onde o aluno deverá pintar aquele que representa a quantidade numérica de sílabas da palavra. Em seguida, terão algumas palavras com lacunas, para que os alunos possam completar com a letra que está faltando (M ou N). Em seguida, os mesmos números serão ditados, porém, agora os alunos terão que separá-los em ímpares e pares. No final, as folhas serão recolhidas para registro e a correção será realizada, coletivamente, na lousa. Folhas pautadas; Lápis; Borracha; Apontador; Lousa; Giz; Apagador. AVALIAÇÃO Deu-se pela análise das atividades recolhidas e participação dos alunos na realização da correção coletiva. SÉRIE/ANO: 3º Ano DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 3 horas CONTEÚDOS: Separação e Contagem de sílabas das palavras; Observação de elementos do texto e Ordenação dos fatos.
Objetivos: - Associar a imagem a letra inicial das figuras; - Identificar numerais e suas representações; - Reconhecer e observar os números em diversas situações; - Reconhecer as letras; - Localizar as letras do alfabeto: antes, entre e depois; - Reconhecer sílabas; - Identificar e reconhecer figuras. Conteúdo: - Grafema e fonema; - Nome; - Vogais; - Alfabeto; - Letra inicial; - Bingo das letras; - Silabas; - Números , quantidades; - Adição; - Sequência numérica. Habilidades a serem desenvolvidas: - Consciência fonológica da letra F, trabalho com a musica fumaça - Carlos Nadalim. Alfabeto: - Identificar as vogais, consoantes recorte e colagem do alfabeto. Pronuncia das letras iniciais de cada figura, recorte e colagem. Procedimentos/ metodologia: - Vídeo como Surgiu a noite e o dia; - Apresentação dos instrumentos utilizado para medir o tempo; - Teatro com a história: A lagartinha comilona ; - Musica dias da semana (recorte e colagem) - Brincadeira para trabalhar as escalas de tempo.
Jogo do conhecimento; - Jogo de perguntas e respostas referente parada matemática; - Uso do calendário para localizar informações; - Trabalho com uso de crachás para registro de nome; - Construção do relógio analógico - História dramatizada “Ontem”; - Material impresso, folha de sulfite, folheto de supermercado, livro didático, lápis, borracha, caderno. Estratégias de aula: - Leitura e interpretação de problemas como forma de aprendizagem, atividades para raciocínio lógico e coordenação motora; - Realização de atividades individuais e em grupo. Avaliação: - Através da participação do aluno, na resolução dos exercícios, frequência, avaliação continua individual. Escola Municipal Manacá Ensino Fundamental Elaboração do Plano de Aula Competência Leitora e Escritora Turma 4º ano A, B e C - Semana de 22/04/2019 a 26/04/2019 Tema proposto: Avaliação Manacá de Desempenho do Aluno, (AMDA), Interpretação de texto e uso dos sinais, Avaliação Bimestral, Tirinha Objetivo: - Aplicação AMDA - Resolver Problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar imitando as formigas.
a escola existe num espaço físico, devendo ser um contexto de trabalho para o aluno que é a aprendizagem e para o professor, a multiplicidade de suas funções, pois não há aprendizagem sem esforço. A escola é também um tempo que não volta, não pode ser desperdiçado. Tempo de desenvolver e utilizar capacidades fundamentais para a aprendizagem ao longo da vida, de memorização, observação, comparação, raciocínio, comunicação, expressão e risco. A escola tem a função de preparar cidadãos para a vivência da cidadania. Outro ponto, que pôde ser observado, foi a importância do planejamento para se atingir os objetivos traçados e a necessidade de se trabalhar com a interdisciplinaridade e com jogos, a fim de tornar a aula mais descontraída e menos cansativa.
Todos os procedimentos de desenvolvimento da observação realizada foram de suma importância, enriquecendo ainda mais o aprendizado. REFERÊNCIAS ALARCÃO, I. Org. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. ASSELVI, 2006. SILVA, D. R. Psicologia da Educação e Aprendizagem. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). ANEXOS Algumas atividades aplicadas: Calendário Escolar: Matriz Curricular:.
68 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes